De acordo com uma fonte da entidade russa de cooperação técnico-militar, Paris e Moscou acordaram preliminarmente uma indenização pela não-entrega por França dos porta-helicópteros da classe Mistral encomendados pela Rússia.
A próxima fase de consultas sobre a quebra do contrato terá lugar em julho, segundo declarou uma fonte da cooperação técnico-militar nesta quinta-feira.
“A Rússia e a França ainda não chegaram a um acordo final sobre a indenização pela não-entrega dos Mistrais. O acordo é “preliminar” porque a decisão precisa ser aprovada agora pelos governos de ambos os países”.
Anteriormente, a imprensa informou que a França estava aparentemente preparada para devolver cerca de 800 milhões de euros para Moscou, no entanto, Moscou insistia em 1,1 bilhões de euros.
FONTE: Sputniknews
Mão entendo quem diz q é caro para a MB manter esses navios…digo o contrário, serão os navios mais econômicos nesse porte de tonelagem que a MB jamais teve, quem diz isso não sabe o quanto custa manter um NDD da década de 50 funcionando e queimando diesel especial nas caldeiras a vapor! Esses navios tem propulsão diesel-eletrica com pods azimutais no lugar de hélices… mais econômicos não há! eles são o futuro, e que um dia todos seguirão… agora basta ter coragem, pois o salto será o mesmo de quando se incorporou a classe niterói… imenso!
Concordo Joao
Brasil com uma costa marítima gigante tem somente 1 PA sucateado. Precisamos, de pelo menos uns 2 PA e mais esses 2 Mistrais, já dava para proteger mais nossa costa. Olhe a India economia 400 bilhões de dolares a menos que a nossa, e tem 3 PA totalmente operacionais.
Sds
Menos Leonardo
O Viraat é um classe Centaur, antigo HMS Hermes da Royal Navy comissionado em 1959… Em 1986 foi vendido para a Marinha da Índia e passou a usar o nome de INS Viraat… Só está habilitado a operar com os velhos Sea Harriers da Índia e helicópteros.. Ele é o mais antigo porta aviões em relativa atividade no mundo e está com os dias contados para ser descomissionado assim que o novo PA Vikrant entrar em operação… Hoje o mesmo está praticamente apenas fazendo volume na Marinha da Índia…
Como disse acima o Vikrant também não está plenamente operacional, pelo contrario se encontra ainda em fase de construção com comissionamento previsto para 2019 / 2020… embora pelo que saiba os trabalhos vão de vento em popa.
O único PA plenamente operacional da Marinha da Índia é o Vikramaditya que é o quarto PA da classe Kiev que foi comprado da Rússia e totalmente reformado e também retirado seu pesado armamento (12 mísseis SS-N12 Bazalt além dos mísseis anti aéreos SA-9 Gaskin e canhões de 100 mm) característico dos porta aviões da classe Kiev que eram uma mistura de porta aviões e cruzadores de batalha de tão pesado armamento que carregavam…
O Vikramatya teve sua proa limpa de armamento para servir apenas como porta aviões convencional e instalada uma segunda pista cruzada com a pista original para melhorar as operações de pouso e decolagem e hoje opera com os MiG-29 K embarcados…
Ou seja, a Índia só tem 1 Porta Aviões plenamente operacional.
Como você disse Topol
Tem 1 PA operacional até 2019, entrar o outro.
Sds
Um país com o nosso litoral não pode pensar em Marinha pequena, porque fazendo isso estaremos atentando contra segurança nacional; não adianta ter uma força naval “pra inglês ver” nem pequena e nem sucateada.
A classe mistral está totalmente fora da realidade da marinha brasileira, com os orçamentos destinados para as 3 forças jamais vamos operar um navio como mistral. O projeto Prosuber já acho um absurdo a marinha deveria focar em parcerias estratégicas por meios navais mais adequados a nossa realidade, ou seja dentro da nossa realidade.
Sou favorável aos MISTRAIS RUSSOS na MB.
Porta Helicópteros atualmente tem emprego apenas para grandes marinhas, marinhas menores preferem multipropósitos ou mesmo porta aviões que além de helicópteros podem levar aviões e alguns até tropas de desembarque.
Entendo a posição do padilha quando fala q a questão é mais política do outra ciosa, sobre uma eventual transferência desses navios à MB, mas não concordo, creio que há chances sim… o Brasil é um parceiro da Russia em várias áreas interessantes para ambos, somos um importante fornecedor de commodities deles…portanto havendo interesse dos políticos em questão, q sejam alinhados, o negócio sai! pagar? pode ser com milho, carne, ferro.. o q eles quiserem e precisarem, basta querer!
Te garanto que os russos vão com certeza preferir esses navios aqui, do que com um parceiro da Otan na europa!
E tem mais: Somos parceiros dos franceses na área de Defesa, lembra?
Está claro q o destino dos navios passa por Moscou, mas também passará por Paris!
Gastos por gastos padilha, impossível esses navios custarem mais à MB do que as velharias q ela opera e em grande parte estão encostados no arsenal do rio e em Belém, sugando recursos imprescindíveis e sem devolverem operabilidade à MB.
A proa desse navio russo lembram os aerodromos soviéticos que levavam os Yak-38.
Essa politica externa francesa sempre foi ruim, Maquiavel em sua obra O Príncipe já menciona dos mesmo entraves e prejuízos que os franceses tomaram por não terem uma política externa de total acordo interno.
Esses navios poderiam sim parar na MB …. num mundo ”ideal” … seria uma boa pros 3… Rússia .. quer queria ou n … somos BRICS…. a um esforço enorme pela parte russa em se aproximar do Brasil …. difícil imaginar q iram cria um atrito por esse motivo … a França pode ir no embalo … além de ”vender” (mesmo q a um preço mais em conta )… e se livrar do problema …. na teoria … os navios n seria repassados pra algum membro da OTAN … ( como o Canadá … q ta de olho ”gordo ” tb …. ) evitando um problema e um desgaste maior ….q o ja complicado momento atual entre Russia e França …. essa ao meu ver seria ”’unir o útil ao agradável” (… ) … embora hj ,,, as opções mais prováveis são … a França modificar essas naves e adequá-las a sua própria Marinha …ou . repassa-las pra algum membros da OTAN (Canadá …. financiado pelo EUA ) …. Índia (quem sabe … ) … ou mesmo algum pais do Oriente Médio ….
Até onde eu sei ,a marinha não está interessada em comprar um Porta Helicopteros .E mesmo se estivesse,ao meu ver não seria viável,pois este navio foi recheado de sistemas russos e feito com os parametros definidos pela marinha Russa.
A MB quer sim meios desse tipo .exatamente 2 unidades .. (uso exclusivo pro CFN ……o Mistral n e so um porto Heli .. longe disso )… n pra agora … afinal temos o Prosuper …seria um programa a parte ……….esses 2 ”MISTRAL” …. são uma oportunidade ùnica ….. podemos ter essas unidade … novas de pronta entrega e quem sabe com mt sorte a um preço mais em conta ….. vale o esforço …
Quais países da OTAN ou aliados, vocês acham podem adquirir essas lindezas??
Eu acredito Holanda, Alemanha, Suécia, Austrália e Canadá vão entrar no páreo.
Sds
nenhum, a não ser que a frança retire todos os sistemas exclusivos russos neles instalados, o que aumentaria os custos de aquisição, sem isso a russia não autorizaria a venda devido ao risco de vazamento de segredos militares
Corrigindo : FINCANTIERI
Esse François Hollande é muito coxinha…
Se fosse o Sarkozy já tinha vendido os navios de boa… A Rússia deveria é ficar fazendo pressão até 2017 quando esse Holande vai cair fora e quem sabe o novo presidente apoiar a entrega dos navios, que afinal já estão prontinhos e sob medida para a VMF…
O Mistral é um navio muito bom… A Rússia não deveria desistir deles, levar o caso até a última instancia nas cortes internacionais para esperar o Holande se mandar.
Acredito que o navio anfibio perfeito para nossa MB seria a classe SAN GIORGIO(da FINCANTIERE) com um porte um pouco maior que o original(entre 7.000 e 8.000 TON), no porte de 15.000 TON.
………………….a Russia “pastou” por causa do problema criado por Hollande de não entregar-lhes os “Mistral” porém logo botou um projeto de um navio doca de nome Lavina com 200 mts de comprimento, largura de 34 mts e 24.000 toneladas, com capacidade para 500 soldados e 50 tanques e mais viaturas e cuja velocidade será de 22 nós contra a máxima de19 nós do “Mistral”…..ha tbm outro projeto chamado Priboy de menor capacidade…levará outra grande quantidade de tempo pra Russia ter seus “docas” novos, mas pela capacidade naval que tem, não sentirão tanto….a MB parece estar de olho no San Giusto italiano………….nós, brasileiros,temos bons estaleiros ….quando construiremos nossos próprio docas?? dia de São Nunca?
Desde do início a França deu um tiron no pé quando fez esse acordo de construção para Rússia!, estão em lado opostos mesmo sendo a França mais liberal; o que importa é a politica e foi no que deu. Agora tem dois navios que ninguém quer!, prejuízo total. Quanto ao Brasil nem dinheiro para a compra do Siroco tem!, e sonhar demais.
Eduardo
O atual presidente da França come na mão do Obama… ele está claramente obedecendo instruções dos EUA… o jeito vai ser esperar as eleições da França em 2017
Exatamente
Levando em conta os antecedentes históricos dos franceses na América Latina, podemos concluir : Não se pode confiar neles!
Meu caro Alex,
Eu posso estar muito enganado mas os Mistral não podem operar o F-35B primeiro por diversos motivos a começar pelo piso que não comporta as altas temperaturas do F-35.
Realmente não tinha pensado nisso, mas será que um tratamento especial para isolar o calor só na área de pouso não é possível???
De qualquer forma obrigado pela informação.
Acho esses caças de pouso vertical excelentes, nas malvinas os ingleses levaram deles até mesmo em cargueiros mercantes.
Me refiro aos harries ingleses claro, não aos F 35.
Também acho que esse 2 navios deveriam ser comprados pela MB, seria um grande avanço para nossa Marinha e ainda poderíamos pensar na aquisição de caças F35 de pouso vertical que poderiam operar desde esses navios.
Alex, o problema é que os navios estão “presos” a um problema politico e a MB nem que quisesse poderia. Enfim, temos que ter navios que possamos operar e manter. Se já está difícil manter os que temos com os cortes que a MB sofre, imagina essas 2 belezinhas. Mas ainda podemos sonhar, porque é de graça. Eu tb queria, mas……………
Absurdamente lamentável que nós não possamos entrar neste negócio, ainda que indiretamente, e arbitrar uma solução mais que ideal para o Pronanf.
Por mim, faria toda a atual frota de navios anfíbios da MB virarem recife de coral a fim de poder obter estes dois navios.
Mas, como hoje em dia nem para o rancho a coisa está dando…
Fica para a próxima… seja lá quando for isso.
abs
É?
Como é que nos entraríamos nesse negocio, se metade desses navios foi feito na Russia e eles são adaptados as necessidades russas?
Esse navio foi feito pros helicópteros russos
se tivéssemos dinheiro, comprando helicópteros russos
Mera desculpa …. lembra um pouco as justificativas usadas contra caças Russos no FX-2 … ou mesmo dos MI-35M… mero lobby do ”contra” …. modificações seriam necessárias sim …. mas nada de outro mundo .. coisa mínima ….ta mais pra ””ajustes””’ do q uma reengenharia na super estrutura … como alguns o fazem parecer necessário