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Home Geopolítica

Sem acordo: Por que a Rússia não vai desenvolver um ‘Su-57’ indiano?

Luiz Padilha por Luiz Padilha
07/05/2018 - 12:07
em Geopolítica
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A Rússia se recusou a revelar os segredos de produção dos caças a jato de quinta geração “de graça”. A Índia, por sua vez, decidiu que um acordo não é apropriado para uma aeronave “que não está em vias de ser chamada de avião de caça do novo milênio”.




No final de abril, a Índia retirou-se de um programa conjunto com a Rússia para desenvolver o avançado multirole Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA) baseado no Su-57. A Índia explicou seu movimento dizendo que o projeto russo não atende aos requisitos declarados, enquanto os aviônicos, radares e sensores de combate projetados pelo avião do avião não estão nos padrões de quinta geração.

Ao mesmo tempo, a Índia diz que está preparada para considerar a revisão de seus planos no futuro e até mesmo a compra de aviões produzidos em série da Rússia, se eles saírem por cima em uma proposta.

Então, por que a Índia se recusou a financiar o desenvolvimento do projeto de projetar um caça a jato de quinta geração para sua Força Aérea?

O obstáculo

O projeto conjunto com a Índia foi problemático desde o início e, de acordo com especialistas, a recusa em desenvolver o Su-57 “indiano” nada tem a ver com o fracasso da aeronave em atender às exigências da nova era.

Inicialmente, em 2007, as partes assinaram um contrato sob o qual o lado indiano investiu a quantia de US $ 300 milhões no desenvolvimento do design e do projeto técnico para a futura aeronave. Ao mesmo tempo, o custo subsequente da pesquisa, os primeiros protótipos e o desenvolvimento de um ciclo de produção total totalizaram US $ 6 bilhões, que a Rússia pagou com base em seu próprio orçamento.

“É aí que as divergências começaram. Lançar a produção de caças Su-57 na Índia significava passar toda a tecnologia dos novos caças a Delhi. Os indianos decidiram que, desde que investiram US $ 300 milhões em um projeto com um custo total de US $ 6 bi, a Rússia imediatamente repassaria todas as suas pesquisas, mas como não havia tal cláusula no contrato, Moscou se recusou a revelar todas as informações aos investidores”, disse Pavel Bulat, diretor do laboratório internacional de Mecânica e Sistemas Energéticos da Universidade de Tecnologias de Informação, Mecânica e Óptica, disse à Rússia além.

Ao mesmo tempo, seguindo o vôo inaugural de um protótipo experimental em 2010, a Índia disse que estava pronta para comprar 214 FGFAs (a versão indiana do Su-57), mas somente se eles fossem produzidos exclusivamente em território indiano.

Segundo Bulat, a Rússia está preparada para repassar toda a tecnologia e revelar os segredos de produção do caça a jato Su-57 para a Índia por nada menos que US $ 5 bilhões. Os índios, por sua vez, dizem que, por esse dinheiro, eles podem desenvolver um caça de quinta geração do zero.




“A Índia acredita que isso levaria a cobrir totalmente o custo do desenvolvimento do Su-57. Sim, é verdade. Mas a lógica da empresa Sukhoi é a seguinte:” Você não quer pagar US $ 5 bilhões pela tecnologia e produção dos melhores caças a jato do mundo em seu território? Então, desenvolva uma aeronave como esta. É simples assim”, explicou Bulat.

Os indianos poderão comprar os primeiros protótipos produzidos em série da Rússia em um ano ou dois, quando a empresa Sukhoi desenvolver um ciclo completo de produção.

Ao mesmo tempo os fabricantes de armas não estão escondendo o fato de que a aeronave ainda precisa de muito trabalho. Ainda assim, no início de dezembro de 2017, eles alcançaram um grande avanço e conseguiram voar o primeiro Su-57 com um novo motor.

Que benefícios o novo ‘coração’ traz?

Após os testes, o novo motor permitirá que o Su-57 acelere a velocidade supersônica sem afterburner e mantenha essa velocidade durante todo o vôo.

“Ele voará a Mach 1.6, o que significa cerca de 2.600 km/h dependendo da natureza dos locais que estão sendo sobrevoados. O motor também melhorará significativamente a baixa assinatura do Su-57 graças ao uso de novos materiais compostos”, disse o professor Vadim. Kozyulin da Academia de Ciências Militares à Russia Beyond.

Ele disse que os projetistas serão capazes de integrar totalmente o motor e descobrir todos os detalhes até 2020. Além disso, a empresa Sukhoi ainda tem que terminar de desenvolver o radar e também resolver os meandros remanescentes envolvidos no projeto da aeronave, que, segundo o especialista, é o mais atualizado entre todos os aviões de quinta geração existentes.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Russia Beyond



Tags: Indian Air ForceSu-57
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Comentários 14

  1. César A. Ferreira says:
    7 anos atrás

    O mantra da transferência de tecnologia é o seguinte: não transfiro a última tecnologia, mas sim a penultima e a preço de ouro.
    Fácil de entender.
    A Índia que pague,ou faça ela mesma…

    Responder
  2. Teropode says:
    7 anos atrás

    Á Rússia não vai desenvolver um sthealt indiano porque não conseguem desenvolver o seu próprio sthealt .Simpres acim!

    Responder
  3. Teropode says:
    7 anos atrás

    Á fonte já dispensa comentários,kkkkk? , tiveram quase um mês pra criarem esta desculpa , aliás pegou mal a India pular fora daquele abacaxi ,kkk, mas tudo bem , a Bielorrússia vai adquirir meia dúzia @

    Responder
    • Teropode says:
      7 anos atrás

      É agora Jose? O dinheiro fácil acabou , a India sumiu , é agora Jose?

      Responder
  4. Anthony Fernando says:
    7 anos atrás

    O engraçado é a Sukhoi dizer que é o melhor caça do mundo sem mesmo estar totalmente operacional!
    Esses russos são ótimos comediantes.

    Responder
  5. Clêuber de Figueirêdo Queiroz says:
    7 anos atrás

    Os indianos ñ conseguem nem concluir o Tejas e ficam nesse chove ñ molha…Os Russos ñ vão entregar algo tão senssível de graça,inda mais q a versão indiana é customizada, biplace.Os idianos atiram pra todo lado e a verdade é que os programas milirares made in india são um fiasco.O rafale virou uma novela,de 126 caças ficaram em 36 pois a Dassou ñ aceitou dar garantia ao produzido na India…A verdade é que a India esta muito atrás tecnologicamente em relação a China,quem dirá a Russia.

    Responder
  6. FSU22.57 says:
    7 anos atrás

    O Brasil deveria propor o desenvolvimento de um caça de quinta geração com a Índia, do zero. Um projeto melhor que o SU- 57 é o F22 juntos. Tudo isso por 2 bilhões, um bilhão ora cada um.

    Responder
  7. Rafa_positron says:
    7 anos atrás

    300 milhões ????
    É sério isso?

    Eu achava que o aporte de dinheiro trazido pela India era algo substancial……

    300 milhões não paga nem o combustivel usado nos voos de testes

    Na boa… se é assim, os indianos não farão falta

    Responder
    • Andre says:
      7 anos atrás

      Concordo! Se for este preço, o dinheiro dos Indianos não fará falta alguma.

      Responder
  8. ricardo says:
    7 anos atrás

    Não pude deixar de notar. Não sei porque, mas mesmo depois do fim do comunismo/socialismo na Rússia, seus aviões militares ainda ostentam a tal estrela vermelha na cauda.

    Responder
  9. J-20 says:
    7 anos atrás

    Hahahahahaha!!!
    Vão desenvolver um caça de quinta geração por 5 bilhões de dólares? Nem em sonhos, amigos!
    Até mesmo a China que hackeou os computadores americanos atrás de informações cruciais para seus projetos de quinta geração, afim de acelerar o desenvolvimento dos mesmos, deve ter gastado, no mínimo, mais de 20 bilhões.
    Os caras entram com 300 milhões querendo todo o processo de fabricação e toda tecnologia de envolvido só pelos russos é o fim da picada.
    A desculpa que o Su-57 não atende os requisitos deles se torna cada vez mais duvidoso, e não é apenas eu quem acha isso.

    Responder
  10. Andre says:
    7 anos atrás

    Esperta essa Índia hein!!

    Responder
  11. Topol says:
    7 anos atrás

    Bem vejamos , foram gastos até aqui 6 Bilhões de dólares pela Rússia no desenvolvimento sendo que deste montante apenas 300 milhões foram financiados pela Índia… e os espertalhões querem adquirir TODO o know-how por uma bagatela dessas ? uma parceria dessas melhor seguir sozinho … não quer arcar com o custo de fazer o avião e sim apenas com o custo de voar o avião e ainda assim quer todos os segredos da máquina aí não dá, isso não é parceria

    Responder
    • Milton dos Santos says:
      7 anos atrás

      concordo. Até hoje eu não sei qual caça que Índia produzira. Que moleza por 300 milhões. Até o Brasil quer

      Responder

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