São 10:25 da manhã na base aérea de Čáslav e os raios solares estão apenas começando a transmitir através da névoa da manhã. Não há vento, tudo que se pode ouvir é o som sibilante de dois caças Gripen deixando seu hangar. Logo, o som se transforma em um rugido com os caças subindo ao céu. Isto é uma típica manhã na base aérea.
A República Tcheca tem utilizado o Gripen há mais de dez anos para proteger o seu espaço aéreo. O país também usa os caças em missões da OTAN em países como a Islândia.
“Os caças estão de prontidão constante para identificar, escoltar, e, se necessário, lutar contra a invasão do espaço aéreo Tcheco. Além disso, eles também fornecem suporte para a aviação civil, incluindo a escolta e fornecendo pouso guiado de aeronaves civis em caso de falha técnica ou mau tempo”, diz Jan Ducha, ground personnel commanding officer da Força Aérea Checa.
Contando sua experiência neste ano no exercício Tiger Meet da OTAN em Saragosa, Espanha, Jan diz que o Gripen é muito fácil de usar e requer menos pessoal, em comparação com outras aeronaves semelhantes. Outros países que participam com outras aeronaves trouxeram até 25 pessoas por aeronave. Para pilotar um Gripen, é necessário apenas um piloto, um engenheiro e um mecânico (por aeronave), Jan acrescenta.
“Qual a utilidade de uma aeronave se ela está em um hangar, à espera de peças de reposição ou se precisar de tanto pessoal para atendê-la que você não pode dar ao luxo de voar? Com base na minha experiência e discussões com colegas de outros países, Eu acredito que o Gripen é o caça de voo mais econômico para monitorar nosso espaço aéreo a cada dia do ano. Aqueles que usam outras aeronaves precisam pagar mais para fazer a mesma função”, diz Jan Ducha.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:
Felipe
Só para encerrar o assunto, me responda algumas perguntas.
A produção do F 16 e F 15 ainda não foi totalmente encerrada, porque ?
Como eu disse mesmo um Gripen usa componentes dos EUA, é uma questão de cronograma industrial acordado entre os fabricantes, ou vc acredita em tudo o que é propaganda ?
Tens que deixar de ser ingenuo, os EUA até pouco tempo atrás não reclamaram (pelo contrario até elogiaram ) o fato de a França estar fornecendo um sub nuclear para o Brasil !
Foi pura imcopetencia nosso pais não conseguir entrar no programa F 35, perdemos a oportunidade, imaginine um pais no final dos anos 70 poder implicar um pouco e conseguir comprar um F 16 ou ser complacente e aceitar um F 5 ou Mirage ?
Estamos hoje vivendo a mesma situação eu só não consigo entender como os colegas não vem isso !
A historia esta se repetindo !
Nosso pais é uma economia bem maior que a de Israel ou Turquia, fora a nossa base industrial para construir aviões que é bem maior, se logo no começo do programa F 35 nosso presidente tivesse chamado a o presidente dos EUA e o diretor do programa F 35 para um churrasquinho não daria em nada, vejo que o colega não sabe muito sobre politica, ou vc não se lembra do churrasquinho do Lula com o Buch onde nosso amigo liso que nem sabonete depois de muita caipirinha entre os dois olhou com seu olho bem dentro dos olho do presidente dos EUA e disse eu sou seu homem de confiança na America latina !
Tens que aprender muito ainda, tem muito mais embaixo desse tapete amigo, nos exercicios o F 35 leva de 7 x 1 enxergue ao seu redor pra cima pra baixo pros lados ao invés de só olhar pra frente.
Kkkkkkkkkkk quer dizer então que o F35 ainda não está totalmente operacional pra não quebrar o mercado de caças? É isso mesmo produção? Israel, Japão e demais clientes estão todos aguardando a boa vontade dos americanos então? O programa mais caro dá história da aviação está assim por opção? Amigo, releia o que leu e reflita. Você já está delirando. Bom, expliquei meu ponto de vista acima. O resto é bancar a mãe Diná. Pode ser que eu esteja errado e você certo, mas aí só o futuro dirá.
Leonardo
Hoje todo mundo pode achar estranho as minhas afirmações no entanto eu me baseio em numeros e historicos comerciais do passado.
Veja bem o caça adquirido (Gripen)tem um custo de aquisição com muito pouca variação diante do F 35, o que difere é o custo operacional que hoje é mais que o dobro para o F 35 mas não podemos avaliar pensando somente no momento atual mas sim pensando nas intenções comerciais das empresas, e no caso do F 35 se os EUA apresentarem logo no inicio um custo operacional baixo e o preço real eles arrebentariam o mercado de caças (inclusive o de seus aliados) por isso todas essas restrições etc alem do que o propio Gripen leva componentes dos EUA ai temos um mercado interesses etc
Voce assim como os outros acreditam que 300 caças vai a longo prazo ter custos e beneficios mais vantajosos do que mais de 3.000 ?
Ai fica o criterio de aceitar ou não ?
Fico impressionado comparar dois equipamentos distintos, em condições distintas com acessórios distintos e oportunidades ímpares.
Felipe
Nós estamos pagando 150 milhões $ por cada Gripen, sendo que o F 35 vai ser vendido por 80 milhões $ cada em 2019 ?
Me explique isto ?
Me explique como um caça com 300 unidades construídas é um melhor negocio do que um caça com 3.000 unidades a serem construídas ?
Qual se sairia melhor num conflito ?
Quanto a aprender alguma coisa eu acho só uma guerra nos ensinaria.
Esquece que os russos estão vendendo SU 30 com R77 será que o caça comprado se sairia tão bem assim ?
Não adianta querer justificar a falta de capacidade para negociar, temos que aprender com os Israelenses e outros, la pelos anos de 2040 vc vai ver a sua afirmação e pensar melhor.
Amanhã se os Emirados comprarem o F 35 por menos do que o Brazil pagou dos Gripen quero ver alguem me questionar.
Nada como um dia após o outro !
Celso, em relação às primeira parte concordo e discordo. Nossos políticos nada mais são do que o brasileiro comum com oportunidade de cometer o ilícito. Nossas estruturas estatais e políticas são um prato cheio para os desvios de recursos. Quem chega lá tem a oportunidade de entrar no esquema. É aquela máxima, a ocasião faz o ladrão. As coisas estão evoluindo…As pessoas, no geral, já estão enojadas com a classe política. Se continuarmos avançando, talvez chegue o dia em que o brasileiro comum deixe de querer levar vantagem sobre tudo e todos e pare de “dar o jeitinho”. Quanto ao segundo ponto, concordo plenamente. O Gripen bem armado pilotado por pilotos bem treinados atende plenamente às necessidades brasileiras e está no nível dá maioria das aeronaves que carregam o piano das maiores forças aéreas do mundo. Fato é que estaremos bem servidos sim. E o caminho natural das coisas, caso exista uma luz no fim do túnel para a situação econômica e política desse país, é que o Brasil participe do desenvolvimento de uma ave de 5° geração no futuro.
Felipe, seu comentario eh bem dentro da realidade q cerca essa nacao, porem, faco 2 apartes necesarios…nao foi o povo brasileiro q colocou o Brasil de joelhos apesar da flagrante omisso dos mesmos, foram estes politicos canalhas c suas castas em todos os niveis de admiistarcao neste pais, sindicaos, judiciario ineficiente e perdulario idem…..enfim. Oura coisa o Gripenn dotado dos melhores recursos digitais como deve ser e com bons misseis e outros, pode sim fazer frente aos melhores cacas da Otan, da China, da Russia, c certeza estaria em inferioridade tecnologica frente ao melhor da Usaf. Nas maos de bons pilotos e taticas a serem aperfeicoadas tanto aqui como la na Suecia, a Fab nao vai passar vergonha tao cedo. Sds
Aeee Felipão, gostei ! Falou e disse ! Perfeito, é isso aí mesmo.
Munhoz, você tem a capacidade de entender o cenário econômico pelo qual o Brasil passa no momento e que perdurará, no mínimo, até o final dessa década? Você consegue entender que policiais, médicos, professores ainda não receberam verbas salariais do ano passado? Você consegue compreender que nossos responsáveis pela gestão pública (sejam do executivo, do legislativo e até mesmo do judiciário) estão mais preocupados em se articularem para fugir da lava jato e continuar a surrupiar os recursos desse país do que com qualquer outra coisa? Entenda, o Brasil não tinha e não tem condições de ter o F 35. Primeiro porque o valor unitário ainda é bem superior ao Gripen. Segundo porque o custo para manter e operar também é muito superior ao gripen. Terceiro, mesmo que essa história de TOT seja 90% balela, a negociação com os suecos irão trazer um mínimo de conhecimento às indústrias brasileiras, caso estas tenham capacidade de absorvê-los. Os Americanos não passariam simplesmente nada. Então parem de se iludir e ficar propagando bobeira. Todo mundo aqui queria que o Brasil operasse do bom e do melhor. Mas infelizmente o brasileiro destruiu esse país. E para recuperar (se é que é possível), levará muito tempo, diria que coisa de século. Então não tem papo, o gripen, caso entregue o que foi proposto, foi de longe a melhor escolha. Caso nosso país estivesse em uma situação melhor, seriam fantásticas as oportunidades que esse programa nos taria. Infelizmente, não teremos capacidade de aproveitar tudo. Espero muito que possamos nos recuperar em um futuro breve e participar do programa de caça de quinta geração dos suecos… mas antes disso, tem muita água para correr. E não se enganem, gripen dotado de meteor está muito a frente de tudo o que existe e existirá na América do Sul nas próximas décadas. Se conseguirmos mesmo comprar os três lotes do gripen com armamento de primeira (meteor), junto à nossa capacidade de Alerta Aéreo Antecipado, a supremacia na região será nossa pelo menos nos próximos 50 anos.
O Gripen foi sim a melhor escolha no aspecto de desenvolvimento tecnológico, não há dúvidas.
Mas teve os pontos negativos por essa escolha, como a demora até que o Gripen NG pudesse de fato estar operando na FAB (o empréstimo dos Gripens C/D acabou não acontecendo como gostariam), e logo 36 unidades terão, obrigatoriamente que ser revistas para mais – na chegada dos primeiros, a FAB já deveria fechar acordo para mais 36, depois dos 36 mais um lote de 36 para completar a intenção de 108 caças, que devem substituir TODOS os F5 e os A1 que darão baixa em breve, ou espero que com o know-how conquistado, as empresas possam desenvolver um caça para substituir os A1. Lembramos que a FAB opera caças dos anos 70 – são mais de 40 anos de defasagem, por mais que os caças tenham sido atualizados para um padrão mais atual, mas vejo nos F5 uma espécie de Chevete turbinado. Penso que se for necessário e se valer a pena, quando tivermos condições e em pleno desenvolvimento econômico, com uma nova visão governamental principalmente, a FAB e o MD podem buscar um caça de quinta geração ou mesmo um caça de superioridade aérea – maior, com maior raio de ação, biturbina, com capacidade maior de armamentos – para tornar a FAB a força novamente a ser respeitada na América do Sul.
Cheguei a torcer pelo F18-SH pensando na disponibilidade quase imediata de termos eles voando pelo território nacional e pela capacidade comprovada. Mas dado o protecionismo americano, será que seria nossa melhor opção? Devido o F18 já ser um caça antigo, será que teríamos um caça pronto para atuar nos tempos futuros? São dúvidas que com certeza devem ter sido ponderadas na hora do canetaço.
Felipe
O que eu estou tentando mostrar é que assim como no final da decada de 70 a Venezuela conseguiu comprar o F 16 e o Brasil tinha acabado de comprar o Mirage III, o Brasil de hoje deveria ter tentado comprar o F 35 ao invés de ter comprado o Gripen, la pelos 2040/50 o Gripen já vai estra obsoleto mas o F 35 vai estar no topo ainda, assim como o F 16 ainda hoje .
O Gripen NG foi a melhor escolha para a FAB. Fato, e parceria vai muito bem obrigado, vai ver teu Independence Day e não enche o saco…
Só a título de curiosidade, qual a relação entre Gripen e Mirage? Tentei acompanhar o raciocínio, mas está complicado! rsrs
Wellington
Quando a Venezuela consegui comprar o F 16 no fim dos anos 70, o Brasil um pouquinho antes comprou o Mirage III, ainda hoje os F 16 poderiam ser atualizados e se manterem atuais, agora e os Mirage III ??
Wellington, você usou a palavra que eu estava procurando para escrever…preguiça.
Que preguiça dessa troca de desinformação e de bobeiras.
O Brasil precisa deixar de ser um país colonial. Está difícil… Mas essa do Gripen foi, sem dúvida, um passo no sentido certo.
O pessoal está misturando alhos com bugalhos, rsrsrsrsrs
Dá até preguiça de explicar
Até mais!!!
Pablo
Tudo é um jogo de poder, veja os Emirados Árabes com uma suposta cooperação com os russos num caça de 5º geração (tudo para pressionar a venda do F 35) se o Brasil fizesse este mesmo tipo de pressão oferecendo uma parceria com a Russia ou a China, com certeza os EUA venderiam o F 35 liberando inclusive os misseis códigos etc
Como eu já disse levando em conta os exercícios recentes o F 35 parece levar uma vantagem desproporcional, em alguns casos a vantagem citada era 7 por 1, avalie bem isto e vera o resultado num conflito, com um custo unitário entre 80 a 100 milhões de dólares não é muito caro não; quanto ao custo operacional eu não sei, mas com mais de 3.000 caças encomendados no final não deve ser muito alto não, e a longo prazo ele se paga.
Munhoz
O EUA ofereceu o F-18 na concorrência do FX-2, eles colocaram no pacote a venda de mísseis também, mas com um pequeno detalhe, esses mísseis não seriam mandados para o Brasil, ficariam guardados lá no EUA e só mandariam quando eles achassem apropriado, agora com F-35, acha que teria alguma transferência de tecnologia??? sem contar o custo desse avião!
No meu ponto de vista, ainda bem que não teve nada do EUA ganhando a disputa!!!
EU acho que tinhamos que fazer pressão para tentar adquirir logo de cara o F 35 pois estamos entrando na 5 geração e começamos comprando um caça de 4 geração, quando os F 35 começarem a operar com todos os ultimos programas.que estão sendo desenvolvidos vai ficar claro que os outros caças da geração anterior ficaram para traz, a mesma historia ocorreu nos anos 70 quando os EUA introduziram os F 15 / F 16, os ceus eram dos F 4 / Mirage lll / Mig 21 / 23 dai veio os EUA com esses caças mais manobraveis e dai em diante quem dominou ?
Agora imaginem com o F 35 onde a diferença é bem maior ?
Na decada de 70 se dizia que um F 16 valia por 2 Mirage , hoje se diz que um F 35 vale por no minimo 4 F 16 , imagine onde isso vai parar ?
Pelo preço de 36 Gripen voce compra 24 F 35.
Simplesmente por o Gripen nao ser Americano! Tem muita gente que sonha com uma filial da USAF aki, kkkkk
Pessoal, ogripen é fantastico e a unica diferença para outros Top é que é monoturbina … e muito mais economico!!!
Avião atrasado… É só um gripen c alongado e com radar aesa.
E a parceria com o Brasil? Como está? Já terminaram a fábrica?
O que está faltando?
E os pilotos que foram para a Suécia?
O conhecimento está se perdendo?
Um ótimo avião com boa tecnologia embarcada e capacidade de fazer frente a muitos caças no mundo, mas como quase todo mundo diz acho que devíamos comprar uns 5 Rafale ou uns 15 Super Hornet que são um pouco mais baratos pra deixar parados aqui no chão apodrecendo pois não vamos ter dinheiro para voar e nem manter eles mas podemos dizer de boca cheia que temos uns bons caças para enfrentar qualquer um no bate papo pois voar que é bom nada.
Acho que temos que colocar os pés no chão e começar a andar pra frente pois ficar olhando pra trás ou querendo ter o que não pode manter não funciona, acho até que deveríamos aumentar as compras com a SAAB pois eles tem ótimos radares, meios navais, submarinos, etc….
O GRIPEN NG está no mesmo nível de um F-16C/60, mas estranhamento não vejo ninguém falando mal dos F-16… o complexo de vira-lata realmente é um problema no Brasil.
O GRIPEN foi a melhor escolha que o FX-2 poderia ter. Não devia nada tecnologicamente para os seus concorrentes, e o que perde em autonomia e capacidade de carga por ser um caça menor, compensa na manutenção e hora de voos bem menores. A parceria tecnológica com a SAAB ta indo de vento em popa, poderiam pesquisar mais em vez de falar besteira…
Quando tivermos os 36 já entregues e armados com misseis A-DARTER e Meteor ou I-DERBY, junto com os E-99A de alerta antecipado, retomaremos a vanguarda aérea na região. Com certeza serão comprados no mínimo mais 48 unidades para substituir os F-5M.
Este é são os C e D, os E e F nem se sabe direito como será, custos, desempenho, etc…..nem voar voou. Só espero que não vá de +/- US$ 5 mil doletas, para algo como +/- US$ 11 mil, como se comenta por ai.
Até mais!!! 😉
Verdade FAB, a palavra chave dever se custo x benefício, não adianta ter uma Ferrari se não consegue mante-la, prefiro ter um uno com uma boa disponibilidade de uso do que um veiculo mais caro com custos altíssimos e proibitivos de uso.
Resumindo : nada melhor que o fiat uno miller econômico e barato …qualquer pecinha e 10 a 20 conto e ta zero = vugo bbb