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Home Geopolítica

USAF escolhe Boeing 747-8 como próximo Air Force One

Luiz Padilha por Luiz Padilha
29/01/2015 - 12:54
em Geopolítica
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Air force one
Ilustração da Magic Wan do futuro 747-8 Air Force One

Por: Dan Parsons

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou em 28 de Janeiro que o novo avião intercontinental da Boeing, 747-8,  será o próximo Air Force One, superando o Airbus A380, como a próxima geração de aeronaves especialmente equipada para transportar o presidente dos EUA.

A Secretária da Força Aérea, Deborah Lee James diz que “o Boeing 747-8 é o único avião fabricado nos Estados Unidos que, quando totalmente customizado, atende as capacidades necessárias estabelecidas para executar a missão de apoio presidencial, refletindo o escritório do presidente dos Estados Unidos da América, de acordo com o interesse público nacional “.

A Força Aérea pretende adquirir até três Boeings 747-8, mas ainda não formalizou um contrato com a Boeing. A decisão foi tomada por meio de um documento “determinações e conclusões”.

747-8I Lufthansa_17

Quando os oficiais da Força Aérea lançaram o programa para um novo avião presidencial, mais de um ano atrás, eles consideraram realizar um concurso para selecionar uma empresa para transformar os sistemas de interiores de um avião civil em Air Force One.

O serviço agora tem a intenção de dar à Boeing, um contrato único para modificar a aeronave com subsistemas que “devem interagir perfeitamente uns com os outros e os sistemas do 747-8, a fim de atender a missão presidencial e “não falhar”.

Documentos da Força Aérea informam que a Boeing foi selecionada para o trabalho de integração de sistemas, porque outras empresas “teriam de enfrentar desafios significativos” para garantir a aprovação da Federal Aviation Administration da aeronave concluída.

Os novos 747-8s irão substituir os atuais 747-200, designados pela força aérea como VC-25, que servem como Air Force One quando o presidente está a bordo.

A Boeing vai gerenciar, projetar, testar, certificar e fornecer treinamento pré-operacional para até três aeronaves.

General_Electric_GEnx_on_747-8JK_N6067E
General_Electric_GEnx 747-8JK

O anúncio é um enorme impulso para a linha de produção comercial da Boeing para o 747-8, que é exclusivamente alimentado pelo motor General Electric GEnx-2B.

Com a atual taxa de produção, a Boeing vai entregar a última aeronave 747-8 deste contrato, no início de 2017. Não é tipicamente um prazo de execução de 18 meses para colocar uma nova ordem, sem uma parada de trabalho na fase de montagem final. A menos que a Boeing receba mais encomendas para as versões de passageiros ou de carga do 747-8, a Força Aérea precisa finalizar um contrato até o final de 2015, para evitar uma parada na produção.

Boeing 747-8

Boeing entregou dois VC-25 como os dois últimos 747-200 da linha de produção em 1990.

A Força Aérea já sabia que ia precisar de uma aeronave wide-body com quatro motores, para atender as necessidades de missão do Air Force One missão, que transporta o presidente em viagens de longo curso e serve como um posto de comando em situações de emergência. A Força Aérea em 2007 , pedir pela primeira vez a Airbus informações sobre o A380 e a Lockheed sobre o C-5.

A Airbus posteriormente se recusou a oferecer o A380 para a competição, dizendo que seria impraticável configurar a montagem final nos EUA.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

FONTE: flightglobal

Tags: Air Force OneBoeing 747-8
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Comentários 6

  1. Alyson Figueirêdo says:
    10 anos atrás

    E o KC-390, será que sai do chão quando hein ?
    poucas semanas atrás a Embraer adiou para
    janeiro, depois disseram que o primeiro
    voo não passaria de da semana passada e agora até
    quando eles vão adiar ?

    Responder
    • Tamandaré says:
      10 anos atrás

      Boa pergunta Alyson, vejo que não sou só eu que estou desconfiado! Será que algo ocorreu?!
      Quem viver verá… abraço

      Responder
  2. Alexandre says:
    10 anos atrás

    é o tipo de resultado “Há vá!!!!”

    Responder
  3. Eder Albino says:
    10 anos atrás

    BOEING
    17,370 km – Boeing B777-200LR
    14,815 km – Boeing B747-800
    14,685 km – Boeing B777-300ER
    14,305 km – Boeing B777-200ER
    Qualquer um da família 777 nos serviria muito bem.

    Responder
    • Douglas Rodrigues says:
      10 anos atrás

      Nos serviria não… Serviria a presidência né? (qualquer que fosse o presidente) rsrsrs

      Responder
  4. Douglas Rodrigues says:
    10 anos atrás

    Essa é uma concorrência velada… Não há no mundo outra empresa capaz de produzir um avião com as configurações e características existentes num Air Force One. A Airbus entrou numa concorrência, com quase absoluta certeza que ia perder. E os americanos não abririam mão de fazer toda montagem final do avião em seu solo, nunca iam permitir que soubessem o que um avião desses tem por dentro. O C-5 teria que ser totalmente adaptado para uso quase civil, já que seu projeto parte de um avião de transporte… Chegou a hora da Dona Dilma deve pedir um desses que vai se aposentar (como parte do pedido de desculpas do Obama pra ela). rsrsrs

    Responder

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