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Home Indústria de Defesa

KC-390 realiza testes em conjunto com Exército Brasileiro na Ala 5

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
18/09/2017 - 10:09
em Indústria de Defesa
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Campanha visa aprimorar o emprego no lançamento de cargas e paraquedistas

Um dos protótipos da aeronave multimissão KC-390, maior avião militar produzido no Brasil, está na Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), para a realização de uma campanha que visa aprimorar o lançamento de cargas e paraquedistas, como parte dos testes necessários para a certificação da aeronave. A missão, que iniciou no dia 11 e vai até o dia 23 de setembro, está sendo realizada em conjunto com a Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro.

Este mesmo tipo de teste já foi realizado em julho do ano passado, também em Campo Grande, e após os ajustes necessários, o avião retornou para verificar se os requisitos foram cumpridos. Os dois protótipos da aeronave já atingiram, juntos, uma média de 1.330 horas voadas, onde foram analisadas a performance e o desempenho em diversas configurações.

“Estamos numa fase bem avançada da campanha e devemos atingir uma média de 2.400 horas de voo com esses protótipos. Esta etapa é muito importante tanto para o ajustes do projeto, quanto para a certificação. O avião foi projetado para desempenhar o que chamamos de multimissão, o que inclui o lançamento de cargas ou paraquedistas e, também, o transporte de tropas militares”, afirma o diretor do projeto na Embraer, Paulo Gastão.

Para o Coronel Samir Mustafá, gerente do projeto KC-390 pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a nova aeronave se traduz para a Força Aérea como um grande incremento de capacidade operacional. “Vai realizar operações humanitárias, de transporte aerologístico, de reabastecimento em vôo, entre outras. Continuaremos a realizar estas mesmas missões, porém, com um ganho de velocidade e de capacidade de carga muito maior”, ressaltou o coronel.

FONTE: FAB
FOTOS: EB

Tags: EmbraerEmbraer Defesa & SegurançaExército BrasileiroForça Aérea BrasileiraKC-390KC390
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Comentários 1

  1. Andre says:
    8 anos atrás

    Boa sorte a todos os envolvidos!
    Eu gostaria de saber, Guilherme – ou quem mais se predispõe a me informar, que importância técnica ou operacional se dá ás chamadas horas de voo. Porque o tempo de voo de uma aeronave ou piloto é tão importante? Entendo que a prática leva á perfeição (no caso do piloto), mas como isso se aplica ao aparelho? Sempre fiquei com dúvida em relação a esse tema depois que o FX2 ficou mais ativo na mídia.
    Lembrando a quem redigiu esse texto que performance e desempenho são sinônimos.

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