Coincidindo com a primeira entrega autônoma do Sistema Primário MMCM pela OCCAR (Organização para Cooperação Conjunta de Armamento) ao Reino Unido, a munição do programa de caça a minas MMCM foi disparada com sucesso no Centro de Testes Sueco (FMV) no Lago Motala.
O objetivo do exercício de teste era realizar um evento de demonstração de alta visibilidade que tranquilizasse os países clientes da OCCAR, França e Reino Unido, sobre o progresso do processo de Neutralização que será entregue para a Capacidade Operacional Final do MMCM.
A munição foi acoplada a um alvo ad-hoc por um Veículo Subaquático Remotamente Operado (ROV) teleoperado, de acordo com o Conceito de Uso de Neutralização do MMCM. Também demonstra o conceito de ponta a ponta “homem longe da ameaça”, que se tornará realidade graças ao MMCM.
Este teste bem-sucedido, demonstrando a excelente cooperação entre a Thales (contratante principal), a Saab (subcontratante responsável pelo ROV e pelo Sistema de Neutralização de Minas (MNS) e a OCCAR), foi realizado com a presença de clientes franceses e britânicos (DGA – Direction générale de l’armement and Defence Equipment & Support (DE&S) e os clientes finais Marine Nationale National e Royal Navy). Foi o primeiro exercício de tiro real realizado em um ambiente real “semelhante ao operacional”.
Em 25 de março de 2025, a munição superou com sucesso dois marcos importantes: a Revisão Crítica de Projeto (CDR) e a Revisão de Prontidão para Teste (TRR), permitindo que o MNS iniciasse sua fase de qualificação.
O MMCM (Contramedida Marítima de Minas) é o primeiro sistema autônomo de caça a minas do mundo. Após a detecção e localização da ameaça, o objetivo do ROV é identificar e neutralizar a mina com o MNS (munição).

A França e o Reino Unido iniciaram um Programa para avaliar e desenvolver uma capacidade de “Medidas Marítimas de Contra-Minas” (MMCM), compreendendo sistemas não tripulados operando remotamente, a uma distância segura de navios-mãe ou, por meio de um centro de comando e controle, a bordo do navio ou implantados em terra.
O objetivo do programa MMCM é fornecer uma capacidade de MMCM ágil, interoperável e robusta. O programa ajudará a determinar as opções para substituir os navios caça-minas existentes quando forem aposentados, bem como os benefícios de custo ao longo do ciclo de vida da implementação da capacidade de contraminagem de uma nova maneira.
Seu conceito de “stand-off” baseia-se em capacidades externas que visam manter o pessoal fora dos campos minados sempre que possível. Ao derrotar ameaças subaquáticas estáticas em ritmo acelerado, esses sistemas proporcionarão liberdade de manobra estratégica, operacional e tática, garantindo, assim, a projeção da força marítima e a segurança marítima no momento e local escolhidos pelas Nações, em apoio a uma ampla gama de operações navais.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN