Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

A volta do Almirante Irizar ao Programa Antártico Argentino

Luiz Padilha por Luiz Padilha
10/05/2017 - 09:36
em Naval
4
0
compartilhamentos
709
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Gabriele Hernández

Os ministros argentinos das Relações Exteriores e da Defesa visitaram, ao final de março, o navio quebra-gelo Almirante Irizar, recentemente reformado a um custo aproximado de US$ 150 milhões após um incêndio ocorrido em 2007, destacando o início das atividades que levarão a embarcação a uma nova missão para a Antártica no período de 2017/18.

A presença do país na região é coordenada pelo Instituto Antártico Argentino, sob a gerência da Dirección Nacional Del Antarctico, parte do Ministério das Relações Exteriores. A visita dos dois ministros demonstra que não é somente a diplomacia que se preocupa com o continente. Atualmente, o país possui sete bases de verão e seis bases permanentes, cuja responsabilidade logística é das Forças Armadas. Além disso, seus militares participam ativamente dos projetos, sendo um dos países com maior presença na Antártica.

As estações concentram-se na chamada Província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul, região que o país considera como parte de seu território, inclusive, constando dos mapas oficiais do país. As Ilhas Malvinas também fazem parte da região, embora não se encontrem sob jurisdição argentina. Em 1983, Chile e Argentina entraram em disputa por três ilhas no canal de Beagle, porções terrestres estratégicas para a corrida territorial que se instaurou entre os dois países pela Antártica, até o Tratado de Paz e Amizade de 1984 ter privilegiado a causa chilena. O fato é um ponto marcante nas relações ambíguas entre os dois países no sexto continente.

Cabe ressaltar que tanto a Argentina quanto o Chile tiveram um relevante papel no início da presença brasileira naquele continente e prestaram relevante apoio por ocasião do incêndio na Estação Comandante Ferraz, em 2012.

FONTE: Boletim GeoCorrente

Tags: Almirante IrizarArmada Argentina
Notícia Anterior

Os Estados Unidos aprovam a adesão de Montenegro à OTAN

Próxima Notícia

Futuro das Operações de Paz: o papel brasileiro

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Geopolítica

Vídeo – ARA ‘Almirante Irízar’ operando na Base Antártica Argentina “Belgrano 2”

11/02/2018 - 08:56
Naval

Força de Submarinos celebra missa em oração pela tripulação do Submarino ARA ‘San Juan’

24/12/2017 - 10:59
Naval

Marinha do Brasil e Armada Argentina realizam a Operação “Fraterno XXXV”

14/08/2017 - 12:35
Carregar mais
Próxima Notícia

Futuro das Operações de Paz: o papel brasileiro

Comentários 4

  1. Rafael Oliveira says:
    8 anos atrás

    Glasquis7
    Um avião da FAA transportou os sobreviventes para Punta Arenas.

    Responder
  2. Glasquis 7 says:
    8 anos atrás

    “…prestaram relevante apoio por ocasião do incêndio na Base Comandante Ferraz, em 2012.” A Argentina prestou apoio? Até onde sei, foi o Chile que prestou socorro tanto aéreo como terrestre pro resgate e deu apoio logístico pra remoção do pessoal.

    Responder
  3. Fabricio Tavares says:
    8 anos atrás

    O Irízar foi (e tem sido) uma grande novela: incendiado em 2007, passa por reparos no estaleiro Tandanor desde 2010. Ao longo de todo esse tempo, a Argentina, que possui bases em regiões inacessíveis sem um quebra-gelos, foi obrigada a contratar logística de outros países, geralmente da Rússia. Até 2016, o gasto com os aluguéis já somava US$ 284 milhões, valor que superaria o necessário para a construção de uma embarcação similar. O mais incrível é que, mesmo estando pronto desde o ano passado, o navio não pôde sair do estaleiro por falta de dragagem do canal de acesso! Isso atrasou não apenas as provas de mar, mas também as provas de gelo, necessárias para a avaliação de um quebra-gelos. Desse modo, o Irízar teve sua volta adiada em mais um ano – e justamente quando ele poderia ser ainda mais útil, já que em 2016-17 o governo argentina tomou a temerária decisão de realizar a campanha antártica apenas com meios navais próprios.

    Responder
  4. Jorge Knoll says:
    8 anos atrás

    parabéns ao ermanos argentinos pela iniciativa

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval