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Home Naval

ADEREX AERONAVAL 2022 – “Trânsito sob Ameaça Aérea”

Luiz Padilha por Luiz Padilha
22/03/2022 - 08:09
em Naval
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Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen

O exercício ADEREX Aeronaval 2022 continha uma série de eventos programados, e logo que o Pontão foi recolhido no NAM Atlântico, foram retomados os voos de QRPB ainda com o dia claro e depois os noturnos quando foram usados os OVNs.

Ao fim da primeira parte dos voos de QRPB, o navio recolheu suas EDVPs e suspendeu com destino a Santos.

Trânsito sob Ameaça Aérea

Com previsão de um ataque a ser realizado pelo 1° Esquadrão de Aviões de Intercepção e Ataque (VF-1), e a convite do ComForAerNav, Contra Alirante José Vicente de Alvarenga Filho, acompanhamos o exercício dentro do Centro de Operações de Combate (COC), do NAM Atlântico. As aeronaves atacantes decolaram da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), uma distância considerável, se levramos em conta nossa posição naquele momento.

COC do NAM Atlântico

O objetivo deste ataque é determinar que tipo de atitude os pilotos devem ter (Velocidade/Altitude), e ao o navio, prontificar o pessoal do COC para atuar em caso de ataque, monitorando a vaga atacante e se preparando para revidar, neste caso específico, sem o auxílio de escoltas. Anexo ao COC existe o GruCon, que mantém contato rádio com as aeronaves sem conhecimento do navio, atuando como orientador a cada ataque desferido contra o navio.

Estações dos canhões de 30mm no COC, lembrando que existem estações iguais próximas a cada canhão como redundância.

Ao término do exercício, as aeronaves realizaram uma passagem baixa, onde foi possível identificar os AF-1B N1008 e o AF-1C N1021, em seguida as aeronaves retornaram para a BAeNSPA, com bastante material para o debriefing.

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Após o exercício, o Contra Almirante Alvarenga concedeu uma entrevista explicando a importância para o Esquadrão VF-1 realizar esse tipo de ataque, que pode ser vista aqui.

Mas, e para o navio? Qual a importância deste exercício para o adestramento da tripulação? Veja o que o CMG Mozart Junqueira Ribeiro, comandante do navio, disse sobre o exercício clicando aqui.

Após a passagem das aeronaves do esquadrão VF-1, o navio iniciou uma série de exercícios internos que envolveram as Estações de Manobra, COC e Máquinas, além do retornos das atividades aéreas com voos de QRPB e Envelope de Vento.

O destacamento de Fuzileiros Navais a bordo realizaram o adestramento de embarque e desembarque de aeronave totalmente equipados na parte da tarde.

Os Esquadrões HU-1, HI-1 e HA-1 realizaram campanhas de Envelope de Voo, onde o objetivo é encontrar o limite para o pouso a bordo com pequena ou nenhuma variação do curso do navio. Normalmente quando se iniciam as Operações Aéreas, o navio muda seu curso para aproar o vento, e assim facilitar a manobra de pouso das aeronaves. Com esses dados apurados, o navio não terá mais que sair de seu curso ou caso seja necessário, alterar apenas um pouco, sem perder tempo no deslocamento de seu Grupo Tarefa, quando for o caso.

Chegada em Santos

A chegada do Capitânea da Esquadra à cidade de Santos, é sempre acompanhada de inúmeros barcos de diferentes tamanhos, e como de outras vezes, também por Drones, que passavam em volta do navio filmando/fotografando a entrada do navio no canal para atracação no cais do 8º Distrito Naval.

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Essa é apenas a primeira parte do exercício. Aguardem que tem mais artigos a caminho!

Tags: 1° Esquadrão de Aviões de Intercepção e Ataque (VF-1)1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1)1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1)Aderex-Aeronaval 2022Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav)NAM Atlântico (A 140)
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