Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

ADEREX AERONAVAL 2022 – “Trânsito sob Ameaça Aérea”

Luiz Padilha por Luiz Padilha
22/03/2022 - 08:09
em Naval
0
0
compartilhamentos
561
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen

O exercício ADEREX Aeronaval 2022 continha uma série de eventos programados, e logo que o Pontão foi recolhido no NAM Atlântico, foram retomados os voos de QRPB ainda com o dia claro e depois os noturnos quando foram usados os OVNs.

Ao fim da primeira parte dos voos de QRPB, o navio recolheu suas EDVPs e suspendeu com destino a Santos.

Trânsito sob Ameaça Aérea

Com previsão de um ataque a ser realizado pelo 1° Esquadrão de Aviões de Intercepção e Ataque (VF-1), e a convite do ComForAerNav, Contra Alirante José Vicente de Alvarenga Filho, acompanhamos o exercício dentro do Centro de Operações de Combate (COC), do NAM Atlântico. As aeronaves atacantes decolaram da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), uma distância considerável, se levramos em conta nossa posição naquele momento.

COC do NAM Atlântico

O objetivo deste ataque é determinar que tipo de atitude os pilotos devem ter (Velocidade/Altitude), e ao o navio, prontificar o pessoal do COC para atuar em caso de ataque, monitorando a vaga atacante e se preparando para revidar, neste caso específico, sem o auxílio de escoltas. Anexo ao COC existe o GruCon, que mantém contato rádio com as aeronaves sem conhecimento do navio, atuando como orientador a cada ataque desferido contra o navio.

Estações dos canhões de 30mm no COC, lembrando que existem estações iguais próximas a cada canhão como redundância.

Ao término do exercício, as aeronaves realizaram uma passagem baixa, onde foi possível identificar os AF-1B N1008 e o AF-1C N1021, em seguida as aeronaves retornaram para a BAeNSPA, com bastante material para o debriefing.

https://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2022/03/VF-1.mp4

Após o exercício, o Contra Almirante Alvarenga concedeu uma entrevista explicando a importância para o Esquadrão VF-1 realizar esse tipo de ataque, que pode ser vista aqui.

Mas, e para o navio? Qual a importância deste exercício para o adestramento da tripulação? Veja o que o CMG Mozart Junqueira Ribeiro, comandante do navio, disse sobre o exercício clicando aqui.

Após a passagem das aeronaves do esquadrão VF-1, o navio iniciou uma série de exercícios internos que envolveram as Estações de Manobra, COC e Máquinas, além do retornos das atividades aéreas com voos de QRPB e Envelope de Vento.

O destacamento de Fuzileiros Navais a bordo realizaram o adestramento de embarque e desembarque de aeronave totalmente equipados na parte da tarde.

Os Esquadrões HU-1, HI-1 e HA-1 realizaram campanhas de Envelope de Voo, onde o objetivo é encontrar o limite para o pouso a bordo com pequena ou nenhuma variação do curso do navio. Normalmente quando se iniciam as Operações Aéreas, o navio muda seu curso para aproar o vento, e assim facilitar a manobra de pouso das aeronaves. Com esses dados apurados, o navio não terá mais que sair de seu curso ou caso seja necessário, alterar apenas um pouco, sem perder tempo no deslocamento de seu Grupo Tarefa, quando for o caso.

Chegada em Santos

A chegada do Capitânea da Esquadra à cidade de Santos, é sempre acompanhada de inúmeros barcos de diferentes tamanhos, e como de outras vezes, também por Drones, que passavam em volta do navio filmando/fotografando a entrada do navio no canal para atracação no cais do 8º Distrito Naval.

https://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Chegada-Santos.mp4

 

Essa é apenas a primeira parte do exercício. Aguardem que tem mais artigos a caminho!

Tags: 1° Esquadrão de Aviões de Intercepção e Ataque (VF-1)1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1)1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1)Aderex-Aeronaval 2022Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav)NAM Atlântico (A 140)
Notícia Anterior

ADEREX AERONAVAL 2022 - Entrevista com o Comte. do Esquadrão HU-2

Próxima Notícia

ADEREX AERONAVAL 2022 - Entrevista com o comandante do NAM Atlântico

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Comando da Força Aeronaval realizará Cerimônia de Ativação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (QE-1)

29/06/2022 - 20:29
Aviação

COMAE visita o Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia

29/06/2022 - 09:03
Aviação

Esquadrão HS-1 realiza resgate de náufrago nas proximidades de Macaé

29/06/2022 - 08:54
Carregar mais
Próxima Notícia

ADEREX AERONAVAL 2022 - Entrevista com o comandante do NAM Atlântico

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Jefferson Kami em França, Alemanha e Suécia assinam acordo para o projeto do Future Mid-Size Tactical Cargo, que substituirá o C-130 Hercules e o CN-235
  • Filipe M. em Vídeo da Embraer do aniversário da FAP mostra o primeiro KC-390 português
  • marcius em França, Alemanha e Suécia assinam acordo para o projeto do Future Mid-Size Tactical Cargo, que substituirá o C-130 Hercules e o CN-235
  • Jefferson em França, Alemanha e Suécia assinam acordo para o projeto do Future Mid-Size Tactical Cargo, que substituirá o C-130 Hercules e o CN-235
  • Dodô em Ex-Navio de Salvamento de Submarinos ‘Felinto Perry’ vai a leilão
  • Sequim em NUCLEP fez novas entregas para o protótipo do Submarino Nuclear Brasileiro
  • Rodrigo Silveira em Projeto COBRA: Armamento do Exército está sendo modernizado




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval