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Amazul: Brasil pode passar a ter um dos maiores territórios marinhos

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
05/12/2013 - 09:29
em Naval
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Esquadra

Com a Amazônia Azul, zona de exploração exclusiva do mar territorial, que inclui a plataforma continental, o Brasil deve ganhar cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados de território, ou 42% dos seus 8,5 milhões de km2.

Durante exposição nesta quarta feira (4) no Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, o diretor técnico-comercial da empresa estatal Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), Leonam dos Santos Guimarães, explicou que só falta a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecer cerca de 300 mil km2.

Leomam acrescentou que, com esse reconhecimento, o Brasil passará a contar com um dos maiores territórios marinhos, suplantado apenas pelo Canadá e Rússia.

De acordo com o almirante Ney Zanella dos Santos, diretor-presidente da Amazul, que também participou da reunião, a pesquisa, proteção e exploração de todo este novo território ainda está nos primeiros passos. “O primeiro foi o início na exploração do pré-sal, uma grande riqueza, mas outras de mesma, ou maior importância, estão por ser descobertas, a exemplo da fosforita já detectada na Elevação do Rio Grande, conhecida como a “Atlântida Brasileira”, disse Ney Zanella.

A Elevação do Rio Grande, como na lenda da Atlântida, é parte do continente em frente ao Rio Grande do Sul que submergiu no oceano.

Orçamento da Amazul

A Amazul é responsável pelo Programa Nuclear da Marinha Brasileira, que inclui a construção do primeiro submarino à propulsão atômica do País. A estatal tem orçamento neste ano de R$ 220 milhões e uma previsão orçamentaria para o próximo ano de R$ 330 milhões. “O nosso capital é o pessoal técnico – observou Leonam – contamos muito com parcerias. A atuação brasileira nesta área ainda é modesta em proporção ao tamanho do seu interesse econômico e estratégico do País. O mar profundo é uma prioridade econômica. Nosso petróleo vem e virá cada vez mais de águas mais profundas”. O local mais profundo já localizado na região tem mais de 5.500 metros.

Entre os projetos já em andamento da Amazul está o navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, uma parceria entre Petrobrás, que arcará com mais da metade do custo total de R$ 120 milhões, e parceiros minoritários: Vale, Marinha e Ministério de Ciência e Tecnologia.

Além do navio com possibilidade de trabalho conjunto, está o Veículo de Imersão Profunda (VIP), com capacidade para três ou quatro tripulantes. Somente cinco países possuem este tipo de submarino: EUA, Rússia, França, China e Japão.

O veículo japonês, Shinkai 6500 já operou ao longo do nosso litoral chegando a profundidades de até 2 mil metros. Um submarino comum navega até 350 metros. A “Atlântida Brasileira” foi descoberta por ele. Uma descoberta que vai permitir que o Brasil reivindique uma extensa área no meio do oceano Atlântico como parte do seu território.

Transferência de tecnologia

Para Leonam, o VIP pode ser construído todo no Brasil, mas é preciso discutir a transferência de tecnologia. “Muitos equipamentos terão de vir de fora, da França, ou da China, por exemplo. O que temos de encontrar agora são patrocinadores. Existe muita riqueza no na nossa Amazônia Azul. Só estamos dando os primeiros passos. Programas como o nosso em alguns países, como a China, têm importância equivalente à exploração espacial. Quando o seu VIP, o Jialong, atingiu os 7.500 metros de profundidade deram a mesma importância do seu primeiro astronauta.

FONTE: Agência Câmara

Tags: Amazônia AzulAMAZULMarinha do Brasil
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Comentários 10

  1. Marcelo says:
    11 anos atrás

    A MB tem que duplicar o que ja tem e ter as 3 esquadras navais diante da Amazonia Azul , tendo pelo menos de 2 a 3 porta aviões e 1 porta helicopteros para que nas missões da ONU , seja realizada com mais sucesso

    Responder
  2. celsopinaffi says:
    11 anos atrás

    concordo plenamente, destroyers, é disso que a MB precisa, pelo menos uns 4.

    Responder
    • Adriano M. says:
      11 anos atrás

      enquanto isso,um país do tamanho de israel compra 2 “destroyers” da Alemanha…

      Responder
  3. Marcelo says:
    11 anos atrás

    Gente a marinha está melhorando com o PROSUB e tem algumas fragatas sendo construídas de diversas toneladas… vamos tentar fazer com que melhora mais , tendo mais navios de classe amazonas e comprar alguns detroyers

    Responder
  4. RL says:
    11 anos atrás

    Até o ponto ideal em termos uma marinha equivalente, todo este território azul já estará, se é que já não esta nas entrelinhas da política externa mundial, em mãos de sabe-se lá quem…..

    Teatro, uma peça de teatro no qual nós, espectadores não conhecemos o que rola por trás das cortinas.

    Apenas assistimos.

    Responder
    • Fred says:
      11 anos atrás

      “Mas será que tem COMPETÊNCIA e MEIOS adequados para exercer controle TOTAL sobre esta área ?”
      —————————-
      Putz! Se os portugueses pensassem assim, não teríamos a Amazônia e sem as entradas e bandeiras o Brasil hoje se se resumiria ao litoral…!

      Responder
  5. justin oliveira says:
    11 anos atrás

    Mas será que tem COMPETÊNCIA e MEIOS adequados para exercer controle TOTAL sobre esta área ?Pois mesmo que os planos de reequipar as forças de defesa desta área estivessem prontos ainda assim seria INSUFICIENTE .

    Responder
  6. mauricio matos says:
    11 anos atrás

    Vai aumentar nossa aérea de domínio mais os meios para proteger essa riqueza toda está sendo desmantelada com nossa frota de superfície sucateada.

    Responder
  7. Ismael says:
    11 anos atrás

    O que adianta um mar territorial tão grande se não temos uma marinha equivalente!?
    Poucos meios de superfície e submarinos. Com essa política de reequipamento para um futuro muito distante e cada vez mais atrasado para o primeiro passo. Sem contar que se prevê poucas unidades. Sei não…

    Responder
    • Fred says:
      11 anos atrás

      Adianta e muito!

      Um viva aos brasileiros com visão, militares e civís, que trabalham ativamente pela ampliação da nossa zona marítima de exploração econômica exclusiva, com o reconhecimento pela ONU…Grande trabalho!

      Responder

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