Durante a operação, os caças se aproximam da aeronave reabastecedora e reduzem a velocidade
O primeiro grupo de Transporte de Trevo 1° GTT 1°/1° GTropa (1° GTT), também conhecido como Esquadrão Coral, voltou a realizar no dia 30 de janeiro missões de reabastecimento em voo, depois de 28 anos. O objetivo é aumentar a capacidade da V Força Aérea (unidade à qual o Esquadrão Coral é subordinado) nas missões desse tipo.
A operação envolveu o reabastecimento de dois caças F-5M do Esquadrão Jambock pelo C-130 Hércules do 1° GTT. Com o reabastecimento em pleno voo, as aeronaves ganham mais autonomia. Durante a operação, os caças se aproximam da aeronave reabastecedora e reduzem a velocidade. Em seguida, o avião “tanque” libera uma mangueira de 30 metros que se conecta ao F-5M. O combustível é transferido por meio da conexão. Todo esse processo dura cerca de dois minutos.
Para o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Leandro do Amaral Marins, o reabastecimento em voo é uma atividade muito importante para a Força Aérea. “Podemos assim aumentar a autonomia e o alcance das aeronaves de caça. A partir de hoje, após 28 anos, o 1° GTT volta a desempenhar essa missão, aumentando ainda mais a operacionalidade da Unidade”.
Os tripulantes do 1° GTT foram readaptados à atividade de reabastecimento em voo pelos integrantes do 1°/1° Grupo de Transporte, Esquadrão Gordo.
Esquadrão Coral
O 1º Grupo de Transporte de Tropa é sediado no Rio de Janeiro, realiza o transporte de cargas, lançamento de paraquedistas e o transporte logístico para o Exército Brasileiro, principalmente nas regiões de fronteira e na Amazônia, além de servir ao Governo Federal no apoio em calamidades públicas.
O Esquadrão Coral realiza também tarefas de transporte aeroterrestre e transporte aéreo tático para Força Aérea Brasileira, além de missões SAR (Search and Rescue – Busca e Salvamento) na parte sul do Oceano Atlântico, essenciais para a segurança da navegação aérea internacional.
Fonte: JORNAL DO ÔNIBUS (PR)
A notícia me parece truncada…. desculpe, mas o intuito é ajudar. O 1°/1° GTT “Coral” jamais em sua história fez REVO. Por isto, não pode estar voltando a missão 28 anos depois. Se fosse seu irmão de AF, o 2°/1° GTT aí sim.
Em 1986 o 1°/1° GTT voava C-115. Quem voava C-130 e voa até hj é o 2°/1° GTT “Cascavel” que em março de 1986 passou a função REVO com os dois KC-130, cujo código é Barão, para o 1°/1° GT. O 2°/1° GTT recebeu os KC-130H em 1975, realizando o 1° REVO em maio de 1976.
Sobre a velocidade,,, , em média na faixa de 180 – 200 kt é possivel revoar com o F-5 e o KC..
Obrigado pela informação Leandro.
sds
Srs. qual a velocidade padrão para que exista a condição de reabastecimento entre o C-130 e o F-5M, visto a diferença de velocidade entre os modelos?
Sds ao DAN.