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Home Naval

CAAML realiza Inspeção Pré-Operação Líbano na Fragata ‘Liberal’

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
23/06/2018 - 06:40
em Naval
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Entre os dias 28 de maio e 8 de junho, foram conduzidos pelo Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML) a Inspeção Pré-Operação e a Etapa Básica do Exercício Final de Pré-Desdobramento da Fragata Liberal (F 43).



Os eventos estavam previstos na Instrução para Coordenação das Atividades de Preparo, Emprego e Desmobilização (ICAPED), elaborada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. As ações tiveram o propósito de assegurar que o nível de adestramento das equipes e o estado do material de bordo estejam em consonância com os requisitos exigidos para a atuação como Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

Foram realizados exercícios de patrulha naval, com emprego do Grupo de Visita e Inspeção e Guarnição de Presa (GVI/GP), controle de avarias, manobra, navegação, fainas marinheiras e adestramentos de níveis básico, intermediário e avançado sobre Operações de Interdição Marítima.

FONTE e FOTO: MB


Tags: Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML)Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL)Marinha do BrasilOperação Líbano
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Comentários 11

  1. Ezequiel says:
    7 anos atrás

    *anos ;* muito mais.

    Responder
  2. Mor.. da Esquadra says:
    7 anos atrás

    Para quem disse estar vendo alguns pontos de ferrugem deveria visitar uma praça de máquinas, em especial a das FCN para conhecer.
    São em sua maioria marcas de graxas/óleos (acreditem se quiser, possuímos isso em navios!!!! Até mesmo aonde motores sofrem reparos!!!) ou marcas de algum descascado que podem ter ocorrido devido ao choque com outro material duro (ampolas de ar respirável não são de pluma de ganço).

    Meu nobre, está maravilhosa belonave possui 40 anos sim, seu copo sente! Mas em seu coração é uma menina!!!

    Máquinas de Ferro, Homens de Aço!
    NBNA

    Responder
  3. Flanker says:
    7 anos atrás

    Pela foto, podem ser vistos vários pontos de ferrugem e alguma corrosão, além da aparência geral de desgaste e mesmo a limpeza deixa a desejar. E esse é o navio que vai para a UNIFIL!! Imagino como estão, por exemplo, as duas classe Greenhalgh, que não são destacadas para essa missão. Via de regra, são enviados para o Líbano sempre os mesmo navios, em sistema de rodízio, que deduz-se que são os que se encontram em melhores condições. E se essas “melhores condições ” são essas, não quero nem ver os outros navios.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      7 anos atrás

      Flanker vc viu uma foto interna onde um navio com quase 40 anos tem tudo funcionando e vc queria uma imagem de equipamentos 0km? Desculpe mas navios são assim. As classe Greenhalgh não vai ao Líbano porque sua propulsão (turbinas) são mais caras de operar do que a classe Niterói.

      Responder
      • Flanker says:
        7 anos atrás

        Padilha, entendo, e sei, que são navios antigos. Está tudo funcionando? Que bom, pois é o mínimo que se espera de um navio que vai atravessar meio mundo e ficar por lá em missão real durante meses. Os navios tem quarenta anos de fabricação, mas passaram por uma modernização e por vários períodos de manutenção geral. Ferrugem nos costados e áreas externas é muito normal em navios em operação. O que me refiro é quanto ao estado geral de desgaste que aparenta. Um navio que passou por modernização e que passa por manutenções periódicas, deveria, ao meu ver, aparentar melhores condições. E como o Wiltgen falou, se não fosse a Unifil os navios estariam acabando. Sei muito bem o peso da idade sobre meios operacionais (que operam mesmo!)…. mas, convenhamos, que não é um dos melhores estados de conservação, ahh, não é, mesmo! Se não fosse assim, a MB não estaria realizando análises do estado geral desses navios para decidir se vale a pena realizar uma nova modernização em alguns deles. Mas, quero que saibam que sou um dos maiores defensores de uma capacidade militar compatível com nossa estatura de 8ª ou 9ª economia do mundo. Nos meios que convivo, defendo sempre investimentos de vulto em nossa Defesa. E, por mais que tentemos entender a idade desses meios e o esforço na sua manutenção, sabemos que eles estão no final de suas vidas. E o pior, sem perspectivas de substituição em quantitativos suficientes para substituir 1 por 1.

        Responder
    • Ezequiel says:
      7 anos atrás

      Olá amigo, é verdade que nossos navios estão desgastados, afinal são 40 da classe Niterói, mas aquele ambiente específicamente é a praça de máquinas do navio, por esse motivo o aspecto bastante óleo e graxa no local mas o navio não é todo assim, para o tempo que tem ele está em bom estado, acredite em mim sou eu naquela foto acima.

      Responder
    • Roberto says:
      7 anos atrás

      Brincantes … isso é uma praça de máquinas de um navio de guerra com quase 40 anos ativo…
      Na próxima inspeção vou sujerir colocar uns quadros e uns vasos de plantas p agradar mais …

      Responder
  4. Fabricio says:
    7 anos atrás

    Essa missão está terminando com aquilo que ainda restava das nossas escoltas, são poucos, com idade avançada e sem perspectiva de substituição (pq essas 4 corvetas são louváveis, mas longe de ser solução) se o presente é ruim, o futuro é tende a ser pior ainda.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      7 anos atrás

      Fabrício,
      É o contrário! Se não fosse a UNIFIL, os navios estariam acabando… graças a ela, a MB recebe recursos para manter as FCN…
      Abs

      Responder
  5. Gaineth says:
    7 anos atrás

    Pela foto essa fragata esta só o osso de usada!

    Responder
    • Ezequiel says:
      7 anos atrás

      Não amigo, aquele lugar específicamente é uma praça de máquinas, tem muita graxa e óleo por este motivo o ambiente tem aquele aspecto, esse navio está desgastado é verdade afinal são 40 amor da classe Niterói, mas o navio não é assim como um todo o aspecto do navio é muitoais que apenas essa foto, acredite em mim, sou eu ali na imagem.

      Responder

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