Em 20 de janeiro, na parte da manhã, como parte da Operação “ASPIRANTEX/2022”, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e comitiva, acompanhado pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luiz dos Santos, estiveram presentes no Escritório de Apoio Administrativo do Programa Fragatas Classe Tamandaré em Itajaí (EAAPFCTI), da EMGEPRON, bem como no Escritório de Fiscalização da empresa, localizado no ThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), onde serão construídas as quatro Fragatas para a Marinha do Brasil (MB), conforme previsto no contrato assinado em 4 de março de 2020, entre a EMGEPRON e a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis (SPE Águas Azuis).
Durante a visita ao tkEBS, o Comandante de Operações Navais assistiu a uma breve explanação proferida pelo CEO da SPE Águas Azuis, Sr. Fernando de Almeida Queiroz e pelo CEO do tkEBS, Sr. Paul Kempers, que apresentaram o estágio atual de desenvolvimento do período de Mobilização do estaleiro para a construção das Fragatas Classe Tamandaré.
Na ocasião, a comitiva foi apresentada à equipe de fiscalização da EMGEPRON, baseada no escritório da empresa dentro do estaleiro, e percorreu as instalações do tkEBS verificando, “in loco”, o andamento das atividades que precedem a construção da primeira Fragata, prevista para iniciar em setembro deste ano.
Na parte da tarde, ocorreu a visita da delegação de 113 Aspirantes do 1º ano da Escola Naval ao estaleiro tkEBS, que tiveram a oportunidade de familiarizar-se com a grandiosidade e importância do PFCT para a MB e para o País.
Se atrasar não haverá nenhum Escolta operacional a partir de 2025…
Servi a briosa de 91 a 97. Nesse período, eu ja tinha a percepção que a marinha era, das tres forças, a bem menos equipada. Desde então eu vejo a esquadra encolhendo e encolhendo… O inicio da construção das FCTs era pra março, neh.. e adiaram mais 6 meses… Só observo o tb S-40; já vai fazer 1 ano que ele era pra ter sido incorporado… Do jeito que está vai ficar complicado.
Eu me chamo Alex Matheus De Souza eu gostaria tanto de pegar nessa empresa por que eu quero crescer nela e cada vez aprender coisas melhor pra minha carreira e crescer junto com a empresa isso é minha meta e ter uma oportunidade de entra dentro da empresa e mostrar o meu serviço e minha força de vontade q eu tenho e muito capacidade de aprender
O efetivo da MB hoje e de cerca de 80.000 militares em curva descendente para se atingir a meta de 69.000 integrantes.
Os meios navais são constituídos por cerca de 300 navios e embarcações diversas além de mais de 80 aeronaves.
Diferente de outros países as atividades de Autoridade Marítima e Guarda Costeira, com efetivos contados em separado, são atribuições da MB.
A MB não e constituída apenas pela a Esquadra e o CFN ( força estratégica de pronta resposta do Estado brasileiro em crise ou guerra, juntamente com os paraquedistas e Aviação do EB), mas também pelas Forças Distritais e Capitanias dos Portos que se desdobram em 7.400 Km de litoral e mais de 20.000 Km de vias navegáveis inferiores.
Entre as missões realizadas estão a de Inspeção e Patrulha Naval, segurança do trafego aquaviario, treinamento e fiscalização da mão de obra marítima, busca e resgate, sinalização e manutenção de todos os equipamentos de sinalização náutica, pesquisa oceanográfica e hidrográfica, atualização e produção de cartas náuticas…etc.
Diversas destas atividades que acontecem as 24 horas do dia os 365 dias do ano o que exige a divisão do pessoal em jornadas de trabalho de 24 horas conforme as Tabelas de Lotação de cada OM.
Quem o projeto saia da prancheta e depois de construída, não se torne um pesadelo igual ao petroleiro João Cândido que lançado ao mar nunca navegou.
Entendi que o João Candido ficou com a quilha “torta”…
Boa tarde Guilherme…agora já temos uma data. Por acaso existe a possibilidade do DAN fazer uma matéria sobre o projeto final das fragatas, as imagens que foram divulgadas tratava-se de um estudo inicial, correto?
Junges,
Assim que forem disponibilizados mais detalhes do projeto final, com certeza faremos!
Cortes nos KCs 390, Atraso dos Gripens e agora isso!!! Desisto…
SETEMBRO!??? A MB ta querendo defender o brasil de canoa ?
Afff! Só em setembro? MB sendo MB. Agora não para de botar pessoal pra dentro. 80 mil homens sem navios.
Pois é, meu amigo. Uma hora a MB irá encarar o problema de seu enorme e desnecessário contingente que custa muito, muito caro. Se pararem de abrir concurso todo ano e progressivamente fazerem a diminuição de pessoal, talvez em 10 anos dê pra reduzir em 20, 30% esse contingente absurdo. Aí sobraria dinheiro pra FREMM, mais Riachuelos, caça-minas deste século, P-8 Poseidon, finalização do Álvaro Alberto antes de 2077… Ou se escolhe a manutenção do cabidão de empregos ou a elevação de nossa marinha ao status de Marinha de Guerra. Dinheiro tem — e muito! –, só é muito mal administrado.
Hoje a MB conta com um efetivo de 80.000 militares em curva descendente para alcançar a meta de 69.000 integrantes.
Entre navios e embarcações de pequeno porte existem cerca de 300 meios navais diversos, além de mais de 80 aeronaves.
E bom lembrar que o litoral brasileiro possui 7.400 km e as vias navegáveis internas possuem cerca de 20.000 km.
Diferente de outros países que possuem Guarda Costeira e o efetivo da mesma e computado em separado o sistema brasileiro insere as atividades deste tipo de Instituição nas da MB.
Então a MB não e só a ESQUADRA ou o CFN (força estratégica juntamente com os paraquedistas e Aviação do EB de pronta resposta do Estado brasileiro) e também a fiscalização e segurança do trafego aquaviario, o treinamento e desenvolvimento de marítimos, busca e resgate, sinalização e manutenção de todo sistema de segurança a navegação, policia naval..etc.
Também e bom lembrar que estas atividades acontecem as 24 horas do dia os 365 dias do ano, sendo assim organizada em escalas de trabalho conforme as Tabelas de Lotação da diversas Organizações Militares.
E facil criticar o trabalho dos outros sem o conhecer.
Não precisava bater tanto assim.
Correta e oportuna explanação! Esperemos que agora a ‘meninada’ ( 12 a 40 anos)dos vídeos games,parem de criticar o que desconhecem . Um bando de obtusos,curiosos ,metidos a “conhecer” de atribuições Militares . 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Jonas, nem você e nem grande parte do altos oficiais das três Forças sabem muita coisa de atribuições militares, visto a penúria das mesmas e sua completa incapacidade de garantir a soberania nacional. Sorte nossa que as grandes potências não querem nada por aqui agora, senão tomariam tudo com facilidade. Que nossa diplomacia nunca falhe, porque se dependermos da pólvora… Não dá nem pra começar!
“Entre navios e embarcações de pequeno porte existem cerca de 300 meios navais diversos, além de mais de 80 aeronaves.”
Aí é que reside o problema!
A maioria dos meios são da época em que meu pai brincava de bolinha de gude e algumas do tempo que meu avô usava fralda. É sério! Uso como exemplo o Monitor Parnaíba e o Navio de Apoio Potengi.
Nossa frota de superfície, velha e em número insuficiente, não sustenta luta com ninguém que queira fazer guerra no nosso quintal. Dos nossos submarinos, quantos estão operacionais? O almirantado já se assustou com os custos do Riachuelo e não tenha dúvidas de que irão parar nesses 4. Imagine quando descobrirem quanto custa operar um nuclear…
Uma Marinha de Guerra deve garantir um poder disuassório mínimo ao país, coisa que a MB passa muito longe de prover. Esperamos menos blá, blá, blá e mais ação. Enquanto o grosso da pasta de Defesa for usado pra soldos e pensões, continuaremos estacionados na década de 80.
“E bom lembrar que o litoral brasileiro possui 7.400 km e as vias navegáveis internas possuem cerca de 20.000 km.”
E a MB não dá conta de fiscalizar e nem defender metade disso, caso seja necessário.
Sem eficiência e gestão continuaremos a ver até uma esquadra de país pequeno como a chilena em melhores condições que a nossa, quando na realidade deveríamos ser A potência do Atlântico Sul.
Concordo que a maioria dos meios da MB deveriam ter sido substituídos por programas navais de renovação contínuos e adequados a projeção marítima do pais. Entretanto a população brasileira não desenvolveu uma mentalidade maritima plena o que se reflete na ‘elite” politica o que redunda em pouco interesse nos assuntos do mar. Esta falta de interesse tem sido muito lentamente sendo revertida devido a um esforço hercúleo da MB.
Por não haver interesse fica difícil os recursos necessários para se manter programas navais perenes para renovação e ampliação de meios.
Foi mencionado pelos colegas que a MB não tem capacidade de manter sob vigilância plena as AJB, mesmo contando com 80.000 integrantes, derrubando assim a falácia do efetivo gigantesco para uma nação quase do tamanho do continente europeu.
Quanto aos navios serem antigos e um fato. Entretanto e preciso analisar cada um individualmente. Vários itens determinam a longevidade de um navio, entre eles a qualidade da quilha, motorização, sensores e armamentos.
A quilha em boas condições e a possibilidade de receber nova motorização, grupos geradores, novos sensores e atualização de armamentos permitem a utilização de meios muito além do tempo projetado de suas vidas úteis.
A MB constantemente introduz modernizações técnicas em seus diversos navios mantendo-os aptos as suas missões em consonância com o cenário naval em que o Brasil esta inserido. E a situação ideal? Claramente que não mas e a possível.
Outras Marinhas , inclusive as mais poderosas e ricas, utilizam navios por muito tempo a partir de programas de extensão de vida útil, como por exemplo a RN com as Type 23 em que as ultimas sairão de serviço por volta de 2035.
Nos EUA a classe Ticonderoga possui navios que se aproximam dos 40 anos de serviço, com a sua classe sucessora estando prevista somente para a década de 2030.
Lembra do PROSUPER? Se compararmos a situação daquele projeto cancelado com esse que iniciará em setembro já é lucro. Em outras palavras poderia ser bem pior. É decepcionante mas e aí? Construir navios, ainda mais militar, não é esse mamão com açúcar que vocês pensam. Será que esse atraso se deve á escolha de sistemas, engenharia, armamento?
Mas vamos lembrar que ainda estamos em meio a uma pandemia, isso veio agravar ainda mais a situação e o fato dessa construção ainda estar em processo de iniciação passou a ser um lucro ainda maior ser iniciado no fim do ano por não ser cancelado pela crise sanitária. De novo: poderia ser ainda pior agora por causa da doença. Além disso esse fato não pode se chocar com a agenda do Riachuelo. São dois eventos importantes no mesmo ano, então tem que haver espaço para a cobertura dos dois. Quer dizer, não é tão simples assim como gostaríamos.