Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Confrontos com guerrilheiros e traficantes na tríplice fronteira estão virando rotina

Luiz Padilha por Luiz Padilha
09/12/2016 - 12:05
em Naval
3
0
compartilhamentos
1.2k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Náferson Cruz

A morte de um colombiano e prisão de outros cinco, durante uma troca de tiros com militares do Pelotão de Fronteira/Vila Bitencourt, base do Exército Brasileiro localizada no município de Japurá, a 744 quilômetros de Manaus, continua sob investigação. Ainda não há informações sobre o motivo que levou os colombianos, que estavam em duas embarcações que navegavam em águas brasileiras (rio Japurá), a se negarem a parar no Posto de Bloqueio Fluvial do Exército Brasileiro.

A suspeita de que os colombianos estariam ligados a grupos paramilitares ou até mesmo sejam ex-guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc-EP), foi descartada pelo general de brigada, Edson Skora Rosty, comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, que está acompanhando o caso.

Embora o episódio tenha ocorrido no município de Japurá, o caso foi levado ao Comando de Fronteira Solimões (CFSol) do 8º Batalhão de Infantaria na Selva (BIS), localizado em Tabatinga, a 1.105 km da capital, que tem jurisdição sobre aquela área militar.

Apesar de a situação estar sob controle, histórias de confrontos com guerrilheiros, traficantes ou criminosos na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) está virando rotina. Um dos maiores confrontos ocorreu em 1991, quando integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) atacaram o pelotão Traíra, matando três militares brasileiros, ferindo outros 29 e roubando armas e munições. Na ocasião, o então presidente Fernando Collor autorizou uma retaliação, e os militares fizeram uma operação na Colômbia para tentar recuperar o material levado.

Depois disso, outros dois incidentes ocorreram em 2002. Em um deles, o Exército matou cinco integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que navegavam pelo rio Japurá perto do Pelotão Especial de Floresta da Vila Bitencourt, onde 49 soldados guardam a divisa com a Colômbia. O confronto ocorreu em território colombiano e durou pelo menos dois dias.

Outro confronto envolvendo tropas brasileiras na Amazônia ocorreu em 2006, envolvendo o pelotão de Cucuí, distrito do município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 km de Manaus. À época, militares que estavam à margem do Rio Negro, atacaram uma embarcação com criminosos que estavam trazendo droga para o Brasil, matando alguns suspeitos.

Em julho do mesmo ano, um homem foi preso e outro morto após troca de tiros com agentes da Polícia Federal (PF) no rio Solimões. Com eles, havia drogas, armas e munição. A mesma lancha havia escapado de uma abordagem em maio, após tiroteio.

Suspeitas

Na opinião de uma autoridade policial que costuma atuar em operações na fronteira, mas que preferiu não se identificar, suspeita que os colombianos envolvidos no confronto com o exército brasileiro seriam ex-combates da Farc ou Exército de Libertação Nacional (ELN), que a cada dia, estão deixando de atuar pelos respectivos grupos armados.

Em números

5 Confrontos na fronteira para coibir crimes foram registrados nos últimos anos. Sendo quatro envolvendo militares do exército brasileiro e um de agentes da Polícia Federal.

Cinco foram presos e uma vítima fatal

O general de brigada, Edson Skora Rosty, comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, que está acompanhando o caso e recebeu informações repassadas por uma fonte primária das investigações subordinadas ao Comando Militar da Amazônia (CMA),  informou que os colombianos estavam em duas pequenas embarcações, tipo lancha, e por volta das 18h do último sábado, tentaram passar por uma das barreiras do Exército instaladas no rio Japurá, na fronteira entre o Brasil e a Colômbia.

Em seguida, após o descumprimento de ordens por parte dos ocupantes da embarcação, houve o confronto. O colombiano atingido chegou a ser socorrido pelos militares do Pelotão de Fronteira/Vila Bitencourt, mas não resistiu. Ele e os outros cinco envolvidos não tiveram os nomes revelados. Nenhum militar do Exército Brasileiro sofreu ferimentos. Na terça-feira (6), uma reunião foi realizada no município de Tabatinga, a 1.105 km da capital, entre o comando do exército brasileiro e colombiano, para tratar do episódio.

Sob investigação

Sobre o episódio que resultou na morte e prisões de colombianos,  A Seção de Comunicação Social da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, informou que o Comando da Brigada determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar para apuração dos fatos e as autoridades colombianas já foram informadas sobre as ações.

FONTE: A Critica

Tags: 8º Batalhão de Infantaria na Selva (BIS)FARCSPelotão de Fronteira/Vila Bitencourt
Notícia Anterior

Documentário russo sobre o 'Admiral Kuznetsov' e sua campanha na Síria

Próxima Notícia

Agência Espacial Brasileira lança foguete com experimentos científicos

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Exército

Exército Brasileiro apreende grande quantidade de drogas na fronteira com a Colômbia

19/03/2023 - 15:29
Exército

Exército Brasileiro apreende mais 1.200 kg de “Skank” na região de fronteira com a Colômbia

07/01/2018 - 14:05
Geopolítica

PCC está recrutando guerrilheiros das Farc, diz jornal

01/02/2017 - 13:07
Carregar mais
Próxima Notícia

Agência Espacial Brasileira lança foguete com experimentos científicos

Comentários 3

  1. Spectre says:
    8 anos atrás

    Já comentei aqui .. , sobre a necessidade de embarcações Blindadas e com mais Segurança para esse tipo de deslocamento e abordagens ,,,espero que os demais colegas comunguem do mesmo pensamento e juntos quem sabe nos façamos ser ouvidos e seja adotada todas as providencias para que Nosso Pessoal tenha o que a de Melhor ,,,ATÉ +

    Responder
  2. Proud says:
    8 anos atrás

    A sensação é que a mão de obra qualificada das Farc estão trabalhando para outros grupos ou criaram algum grupo para não ficarem desempregados.
    Afinal todos estes anos de experiência em combate, sabotagens, influência política e outras mazelas eles conhecem bem.

    Responder
  3. Celso says:
    8 anos atrás

    Estes confrontos sao muito mais frequentes do q se noticia esporadicamente. Eh obvio q isso nao eh publicado por razoes q desconhecemos e para nao provocar conflitos diplomaticos. Mas isso eh mais q conhecido pelas populacoes destes rincoes , pelo EB e pela FF q estao sempre correndo atras do prejuizo c parcos recurssos.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval