Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Conversamos com o comandante do BRF Jacques Chevallier

Luiz Padilha por Luiz Padilha
27/11/2023 - 15:44
em Naval
1
0
compartilhamentos
332
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Luiz Padilha

Pouco antes das 8 horas desta segunda-feira, 27 de novembro, ao embarcar no BRF Jacques Chevallier para uma rápida entrevista com o comandante do navio, o *Capitaine de vaisseau Pierre Ginefri, presenciei o hasteamento do pavilhão francês.

Defesa Aérea e Naval (DAN) – O senhor poderia nos contar quando e de onde o Jacques Chevallier partiu até chegar ao Rio de Janeiro?

Capitain de Vasseau Pierre Ginefri – Então, na verdade, tivemos durante o mês de Setembro um longo período de treino no mar. Mas partimos no dia 27 de Setembro. Aí seguimos para Brest e realizamos alguns testes de assinatura acústica e assim por diante. Depois fomos para a Islândia e depois ao Círculo Polar Ártico. Nosso objetivo era navegar em águas muito frias e mar agitado para testar o navio. Na sequência, chegamos a Norfolk-EUA no início de novembro.

Nos EUA tivemos operações com a Marinha dos EUA (US Navy) e com a Marinha Real (Royal Navy). Tivemos dois períodos principais de treinamento com a Marinha dos EUA na costa norte com o porta-aviões USS George Washington e com o cruzador USS Leyte Gulf. Na oportunidade, realizamos treinamento com o novíssimo porta-aviões da Royal Navy, o HMS Príncipe of Wales que se encontra em testes de mar.

DAN – O treinamento de Replenishment at Sea (TOM- Transferência de Óleo no Mar), era só contato ou ocorreu transferência de óleo para os navios?

CV Pierre Ginefri – Ocorreram de ambas as formas. Nós realizamos transferências de óleo com cada navio com quem trabalhamos, George Washington, Prince of Wales e Atlântico. Aqui tivemos dois dias de treinamento com o Atlântico, comandado por meu amigo CMG Eugênio Huguenin para manobras com helicópteros, treino de embarque com drop rápido para a equipe de VBSS (Visit Board Search and Seizure) que são da minha equipe, e reabastecimento no mar. Na verdade, transferimos algum combustível. Então isso foi muito interessante porque para nós que ainda não estamos acostumados a reabastecer no mar pois este é um navio totalmente novo. Depois navegamos para o Rio e chegamos aqui há cinco dias.

Por essa razão é muito interessante para nós praticar os procedimentos com diferentes países. E o que vimos é que foi muito fácil, muito tranquilo trabalhar com o NAM Atlântico.

DAN – Esta é a primeira vez que o Jacques Chevallier opera em águas tropicais, ou melhor dizendo, quentes. Como está sendo o desempenho dos sistemas do navio em nossas águas?

CV Pierre Ginefri – Foi muito interessante. Esta é a primeira vez que o Jacques Chevalier opera em águas tropicais, e é por isso que estamos aqui, para ter água quente e umidade. Então hoje está tudo bem. O sistema de ar condicionado está funcionando muito bem. Mas o mais importante foi testar os motores e não há problema com isso. Podemos atingir a mesma velocidade que com água fria, e isso foi um grande desafio.

DAN – Com o motor elétrico na propulsão, qual a velocidade máxima que você pode usar? 

CV Pierre Ginefri – Entre 19 e 20 nós. Temos quatro geradores a diesel e podemos usar de um a quatro geradores a diesel. Portanto, a velocidade mais econômica é a velocidade mais baixa.

DAN – Vi na sua sala de máquinas que o navio possui dois tipos de motor, um motor diesel de 12 cilindros e outro de 8 cilindros em cada Bravo. 

CV Pierre Ginefri – Exatamente, temos um de 12 e um de oito. É mais conveniente para escolher a velocidade desejada. Por exemplo, você pode usar um pequeno (8 cilindros) ou um grande (12 cilindros) ou um pequeno e dois grandes, dois grandes e um pequeno.

DAN – Então você pode cofigurar de formas diferentes.

CV Pierre Ginefri – Sim, podemos combinar tudo o que quisermos. Podemos usar apenas um motor para ambos os sistemas de propulsão elétrica. Então isso nos permite usar esses geradores com uma carga muito boa, qualquer que seja a velocidade que nós desejarmos.

DAN – Além dos armamentos de defesa, o navio poderia levar outros tipos de armamentos? Torpedos pesados ou outros tipos de mísseis?

CV Pierre Ginefri – Temos os nossos próprios sistemas de defesa contra ameaças, como canhões de 40 milímetros e mísseis Mistral. Mas podemos transportar e transferir no mar todas as munições que o porta-aviões e as aeronaves necessitem durante as operações. Podemos transportar e transferir qualquer munição que exista na França.

DAN – Assim que deixar o Rio de Janeiro qual o destino do Jacques Chevallier até seu retorno a Toulon?

CV Pierre Ginefri – Depois do Rio de Janeiro navegaremos para a Cidade do Cabo e depois para a Ilha da Reunião, uma ilha francesa no Oceano Índico que é o nosso principal porto de apoio na parte sul do Oceano Índico. Depois iremos para a parte norte do Oceano Índico, em Abu Dhabi e voltaremos para a Cidade do Cabo.

Entre Madagascar e Maurício e depois Abu Dhabi e depois iremos para Toulon onde estaremos no início de Fevereiro de 2024.

* Equivalente à Capitão de Mar e Guerra na Marinha do Brasil.

Nota do Editor: O DAN agradece todo o apoio prestado pelo Capitão de Corveta Thiago Machado durante nossa visita ao navio na BNRJ.

Tags: BRF Jacques Chevallier (A 725)Capitain de vasseau Pierre GinefriMarine Nationale
Notícia Anterior

Conheça o BRF Jacques Chevallier (A 725) o mais novo NApLog da Marinha Francesa

Próxima Notícia

FlightLab da Airbus Helicopters voou totalmente autônomo

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Naval

Fragata FREMM francesa abate drone Houthi no Mar Vermelho

18/04/2025 - 09:09
Forbin
Naval

O Programa Mid-Life Upgrade da classe ‘Horizon’ atinge um marco importante para a Itália e a França

10/04/2025 - 09:23
Naval

Marinha participa da Operação “Jeanne d’Arc 2025” no litoral cearense

18/03/2025 - 17:36
Carregar mais
Próxima Notícia

FlightLab da Airbus Helicopters voou totalmente autônomo

Comentários 1

  1. Bardini says:
    1 ano atrás

    “Podemos transportar e transferir qualquer munição que exista na França.”
    .
    Quando ele fala qualquer munição, é qualquer munição mesmo, pois este navio é capaz de transportar armamento nuclear.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval