Por Tim Zadorozhnyy
A agência de inteligência militar da Ucrânia (HUR) abateu dois caças russos Su-30 usando mísseis ar-ar disparados de drones marítimos Magura-7 perto de Novorossiysk em 2 de maio, disse o chefe do HUR, Kyrylo Budanov, ao War Zone em 3 de maio.
A operação marca a primeira vez na história que caças foram abatidos por embarcações não tripuladas. Inicialmente, relatos confirmaram a destruição de apenas um jato, mas Budanov posteriormente esclareceu que duas aeronaves foram atingidas. “É um momento histórico”, disse ele à publicação.
Segundo o HUR , o Grupo 13, uma unidade de operações especiais da agência, executou o ataque. Um vídeo do primeiro Sukhoi Su-30 abatido foi divulgado e amplamente compartilhado nas redes sociais, embora nenhuma evidência visual do segundo ataque tenha surgido.
Budanov disse que a tripulação do primeiro jato sobreviveu e foi resgatada por uma embarcação civil, enquanto acredita-se que a segunda tripulação tenha morrido.
O Sukhoi Su-30 é um caça bimotor multifuncional de US$ 50 milhões, projetado pelo Sukhoi Design Bureau da Rússia . A HUR alegou que a aeronave foi atingida em pleno ar e caiu no Mar Negro. O Kyiv Independent não pode verificar todas as alegações de forma independente.
O drone Magura-7, utilizado nesta operação, é um modelo de defesa aérea do Magura-5, que já havia derrubado dois helicópteros russos Mi-8 em 31 de dezembro.
A Ucrânia tem usado repetidamente drones marítimos para infligir pesadas perdas a ativos russos no Mar Negro. Os drones Magura afundaram o navio-patrulha russo Sergey Kotov em 5 de março de 2024 e o navio de desembarque Caesar Kunikov em 14 de fevereiro de 2024.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The KYIV Independent
FOTOS: Vitalii Nosach
Estes D rones usaram aim9 para derrubar caças e o r73 para derrubar helicóptero , a Rússia passou usar caças para afundar estes D rones, visto o alto risco com helicópteros, agora nem caça mais vai poder usar. Caminho aberto para Ponte Criméia.
O Brasil poderia fazer um com a-darter e mansup-er!
Lembremos também do Mar Vermelho, onde a autodenominada “primeira maior potência do mundo” é incapaz de eliminar o Houthis, e garantir a livre navegação dos seus ativos de interesse. Aliás, os Houthis fecharam o espaço aéreo do estado-pária-israel nestes últimos dias… rs!
Blá blá blá……é o que resta pra você russ0p@rdo! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
3º caça F-18 perdido no Mar Vermelho!!! 3º Toco!!! Rs!
Tá Russo a coisa lá para a autodenominada “marinha mais poderosa do mundo”…rs!
Solução? EUA pediu para fazer um acordo com o Iêmen (pediu penico) e “declarou vitória” (apanhamos mas vencemos)….rs!
Preocupe-se com a sua “mãe Rússia” meu caro russ0p@rdo pois hoje os aeroportos de Moscou foram fechados em virtude de um ataque de drones ucranianos, e justamente na hora em que chegavam os líderes estrangeiros para o showzinho barato de amanhã do anã0 do Kremlin…kkkk
Nada de novo no front. Veja os drones Russos, que têm destroçado os “poderosos” tanques challenger, abrams e leopards a um custo mísero, causando desespero na otan.
E segue o enterro da autodenominada “segunda maior potência militar do mundo”
O enterro que segue é do estado-pária-israel, (cujos “combatentes” foram destroçados pelas forças do Hamas) que não consegue conter os Houthis e muito menos o Irã. Quanto à Rússia, o enterro segue firme e forte pro lado da otan, que se vê incapaz de vencer o conflito e se encontra em pleno declínio moral e econômico.
Repetir uma mentir@ mil vezes não a torna verdade! G0ebbels era mais inteligente que voce e não conseguiu, por que você conseguiria?
Parabéns por apoiar quem decapita bebês enquanto estupra suas mães.
Você vive em qual mundo??!!! Essa extrapolou a realidade. Essa IA deve ta bolada.
Mais um salto tecnológico notável advindo desta guerra. Estes drones navais vem estabelecer outro patamar de negação de espaço marítimo e aéreo a um custo muito baixo e sem por em risco os operadores que estarão muito longe. E com a evolução das tecnologias de IA embarcadas nestes veículos a capacidade de cobertura e a letalidade vão aumentar cada vez mais.
Um drone deste custa entre 200 a 250 mil dólares e pode transportar mísseis AA ou anti navio. A nova Era dos combates modernos está inaugurada. Vamos ver quanto tempo, anos ou decadas vai demorar para as forças desarmadas brasileiras começarem a investir forte nisto.