Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

ECDIS – A importância de um treinamento adequado do Sistema de Exibição e Informações de Cartas Eletrônicas

O uso ineficaz do ECDIS levou ao encalhe do Cutter australiano

Luiz Padilha por Luiz Padilha
30/06/2019 - 13:49
em Naval
0
O uso ineficaz do ECDIS levou ao encalhe do Cutter australiano

O uso ineficaz do ECDIS levou ao encalhe do Cutter australiano

117
compartilhamentos
779
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish




O treinamento ineficaz da tripulação sobre o uso do sistema eletrônico de exibição de cartas e informações (ECDIS) a bordo pode ter levado o Cutter Roebuck Bay da Força de Fronteira Australiana, segundo uma nova investigação.

Em setembro de 2017, o Australian Border Force Cutter – ABFC Roebuck Bay, encalhou Henry Reef na Grande Barreira de Corais, Queensland. O Cutter estava em uma passagem da Ilha Saibai no arquipélago de Torres Strait Islands com destino a Lizard Island, localizada a cerca de 71 NM a sudeste de Cape Melville.

O navio sofreu danos substanciais, mas não houve feridos ou poluição por óleo. Foi posteriormente rebocado do recife, estabilizado e rebocado para Cairns.

O Departamento de Segurança de Transportes da Austrália (ATSB) divulgou agora seu relatório final de sua investigação sobre o incidente.

ABFC Roebuck Bay após ser retirado do recife onde encalhou

A investigação do ATSB revelou problemas de segurança subjacentes com a eficácia do treinamento específico do tipo ECDIS, atualizações do software ECDIS e o uso de um recurso de ponto único para representar recursos físicos relativamente grandes em cartas de navegação eletrônicas.

Enquanto planejava a travessia da Ilha Saibai, o plano de passagem anteriormente usado pelo ABFC Roebuck Bay foi alterado, com sua rota traçada inadvertidamente sobre Henry Reef.

O EDCIS do navio identificou o recife como um perigo para a rota planejada, no entanto, a tripulação não identificou o perigo visualmente ou usando o ECDIS. O navio continuou na rota alterada e aterrou no recife.

“A ATSB descobriu que a capacidade da tripulação de verificar a rota alterada era limitada, pois seu treinamento não era eficaz para prepará-los para o uso operacional de seu ECDIS a bordo”, disse a ATSB.

Imagem meramente ilustrativa de uma carta eletrônica – ECDIS

A investigação do órgão do governo federal destaca que o uso seguro e eficaz do ECDIS como principal meio de navegação depende dos operadores estarem completamente familiarizados com a operação, a funcionalidade, as capacidades e as limitações do equipamento específico em uso a bordo de sua embarcação.

“O treinamento específico do tipo ECDIS precisa ser projetado, entregue e realizado para que os operadores tenham o conhecimento necessário para operar com confiança o ECDIS conforme pretendido pelo fabricante”, disse Greg Hood, Comissário-Chefe da ATSB.

A ATSB também descobriu que o ECDIS da embarcação não estava atualizado com os padrões mais recentes da International Hydrographic Organization (IHO) e não possuía os recursos de segurança aprimorados de uma nova biblioteca de apresentação de simbologia.

WECDIS – Warship Electronic Chart Display and Information System do PHM Atlântico da Marinha do Brasil

“Como resultado da investigação, o ATSB considera que o uso de características pontuais em cartas de navegação eletrônicas para representar áreas de tamanho relativamente significativo na superfície da terra pode aumentar o risco do perigo representado por tais características serem mal interpretadas e potencialmente reduzir a eficácia das funções de verificação de segurança do ECDIS ”, acrescentou Hood.

“Embora isso não tenha contribuído especificamente para o encalhe do Roebuck Bay, a investigação mostrou que a implementação do ECDIS introduziu alguns riscos não intencionais à navegação marítima.”

FONTE: NavalToday

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Tags: ECDISSistema de Exibição e Informações de Cartas EletrônicasWECDIS - Warship Electronic Chart Display and Information System
Notícia Anterior

O Helicóptero de Ataque KA-52 Gunship no Army 2019

Próxima Notícia

Da busca por submarinos inimigos a exercícios de tiro: as exigentes operações da UNITAS que simulam uma guerra naval

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Sem conteúdo disponível
Carregar mais
Próxima Notícia

Da busca por submarinos inimigos a exercícios de tiro: as exigentes operações da UNITAS que simulam uma guerra naval

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Souto. em ASPIRANTEX 2021: O A-4 Skyhawk da Marinha em ação
  • Antonio Vasquez em NPaOc Apa (P 121) parte hoje de Santos com um cilindro de Oxigênio para Belém-PA
  • WELLINGTON RODRIGO SOARES em NPaOc “Araguari” realiza ações de presença nos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo
  • frapal em Armada Argentina controla sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE)
  • HMS TIRELESS em “Eqtedar 99” – Exército iraniano realizou exercícios perto da foz do Golfo Pérsico
  • Aparecido José em ASPIRANTEX 2021: O A-4 Skyhawk da Marinha em ação
  • WELLINGTON RODRIGO SOARES em ASPIRANTEX 2021: O A-4 Skyhawk da Marinha em ação




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas

Privatização da Nuclep: o PROSUB corre risco?











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval