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Home Naval

Futuro NApAnt da Marinha terá como base o NAPIP do estaleiro Jurong Aracruz/SEMBCORP

Luiz Padilha por Luiz Padilha
06/10/2021 - 10:06
em Naval
23
Ilustração do modelo no qual será baseado o futuro Navio de Apoio Antártico da Marinha.

Ilustração do modelo no qual será baseado o futuro Navio de Apoio Antártico da Marinha.

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Por Luiz Padilha

Após o anúncio do estaleiro Jurong Aracruz/SEMBORP como vencedor da licitação para a construção no Brasil do novo navio de Apoio Antártico (NApAnt), o DAN traz aos seus leitores o modelo que o estaleiro ofereceu à Marinha do Brasil.

Com um Navio de Propriedade Intelectual de Proponente” (NAPIP), o estaleiro Jurong Aracruz/SEMBCORP apresentou um projeto baseado no RV Investigator, um navio de pesquisas oceanográficas com capacidade para operar na região Antártica.

O navio de pesquisa oceanográfica RV Investigator, será a base do futuro NapAnt da Marinha do Brasil

Cabe ressaltar que o projeto do navio sofrerá customizações como adição de hangar e convoo, por exemplo, mas muitas características do navio serão mantidas, com a indústria naval brasileira participando ativamente para atingir o índice de nacionalização do futuro NApAnt em mais de 45%.

Com esse passo, a Marinha do Brasil impulsiona a indústria naval brasileira, com projetos em três diferentes Estados: Santa Catarina (FCT), Rio de Janeiro (PROSUB) e agora o Espírito Santo com o NApAnt.

RV Investigator operando na região Antártica – Foto SCIRO

Características

  • Peso: 6.082 T
  • Comprimento: 93,9 m
  • Boca: 18,5 m
  • Calado: 6,2 m
  • Propulsão: Diesel Elétrica com 3 Diesel Geradores MAK 9M25C (3.000 KW cada), 2 motores de propulsão elétrica reversível (2.600 kW cada) com duas hélices de passo fixo de velocidade lenta, 1 motor elétrico retrátil Azimutal de 1.200 kW
  • Velocidade: 12kts
  • Alcance: 10.000 milhas náuticas (19.000 km) ou 60 dias
  • Tripulação: 20 tripulantes e até 40 cientistas

Nota do Editor: A ilustração que abre este artigo traz o NApAnt com o indicativo H-42 do ex-NaPaOc Barão de Teffé, primeiro navio da Marinha a operar na região Antártica (PROANTAR I). Será que a Marinha fará essa deferência ao ex-Barão de Teffé?

Tags: NApAnt - Navio de Apoio AntárticoRV Investigator
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Comentários 23

  1. Isaac rudes says:
    4 anos atrás

    Boa noitetive o privilégio de conhecer o Barão conheço o ary e o Max a fundo deveriam rever as necessidades na construção não a beleza mas operarividade está é averdade não é bonito vamos ver o que acontece.

    Responder
  2. Rafael Damasceno says:
    4 anos atrás

    O navio vai ter capacidade de levar containers? Se sim já tem uma idéia da quantidade?.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      4 anos atrás

      Sim e não sei.

      Responder
  3. FERNANDO VIDAL says:
    4 anos atrás

    Pois para mim me parece um contrasenso uma Força Naval já quase sem navios disponíveis para a Guerra moderna em sua esquadra priorizar a aquisição de um navio de apoio polar quando a Marinha já dispõem de dois navios relativamente novos para o padrão da MB para essa finalidade. Tanto o Almirante Maximiano, construído na década de 90 e adquirido em 2009 pela MB como o Ary Rongel construído na década de 80 e adquirido pela MB nos anos 90, poderiam ser modernizados em estaleiros brasileiros e manter de forma adequada a Missão de apoio ao continente Antártico. Nesse sentido basta comparar o que fez a Argentina em relação a Manutenção do seu Navio Quebra Gelo Almirante Irizar, construído na década de 70 e quase totalmente destruído num incêndio e posteriormente reconstruído e modernizado. Estando hoje plenamente operacional sendo o navio Insígnia da frota Polar Argentina.

    Responder
  4. Jose Dias says:
    4 anos atrás

    Parece que foram construindo um puxadinho em cima do outro e depois começaram a puxar para os lados . Mostraram um design de Lamborghini e compraram um Gordini !!! Acho que rimou !!!

    Responder
    • Nautilus says:
      4 anos atrás

      Sabia que a imagem que você pensa ser “Lamborghini” é APENAS ilustrativa? Se não sabia, saiba.
      E falar em “puxadinho” em construção naval mostra que você não é o melhor comentarista para este assunto.

      Responder
      • Jose Dias says:
        4 anos atrás

        Pelo comentario , o sr deve ser eng naval com conhecimento profundo na construção naval de navios de maneira confortável dentro do nautilus !!!! A expressão para mim é mais ou menos ” Se é bonito , deve voar muito bem “.

        Responder
  5. Gabriel says:
    4 anos atrás

    Que falta de prioridade, esse tipo de navio podia comprar no exterior usado, enquanto isso estamos ficando sem escoltas e patrulha oceânica. A marinha é a força com a pior administração de recursos…

    Responder
  6. Bardini says:
    4 anos atrás

    A MB realizou o feito incrível de escolher de forma técnica, a pior proposta, rsrs…

    Responder
    • Pedro says:
      4 anos atrás

      Você conhece toda a proposta ou está se baseando em fotos?

      Responder
  7. FERNANDO says:
    4 anos atrás

    Well, agora que via FOTO, não sei, mas, não gostei.
    Quem economiza no carrão só se ferra como meu irmão!!
    Não pretendia, mas, rimou!

    Responder
  8. pgusmao says:
    4 anos atrás

    Excelente notícia, aos poucos vamos adquirindo mais meios navais, mesmo com essa crise mundial, quanto mais aquisições boas melhor para o nosso país!! Viva o Brasil!!

    Responder
  9. Jose Dias says:
    4 anos atrás

    Mostraram um design, onde Projetaram um Landau e compraram um gordini !

    Responder
  10. BK117 says:
    4 anos atrás

    Excelente! Parece um projeto robusto!
    Só é uma pena a ICN não ter ganhado para dar continuidade à construção em Itaguaí. Espero que ganhem outros projetos no futuro.
    Parabéns ao DAN por mais uma excelente notícia em primeira mão!
    Abraços!

    Responder
  11. Bueno says:
    4 anos atrás

    Muito bom !! a Nota do DAN..
    Parabéns para MB e para o DAN na cobertura do tema

    Responder
  12. Junior says:
    4 anos atrás

    Tá explicado porque a proposta deles era a mais barata

    Responder
  13. Fabio says:
    4 anos atrás

    Bom dia Padilha o Napant não terá convoo para helicoptero?

    Responder
    • Pedro says:
      4 anos atrás

      Cara, tu nem leu a matéria e já tá fazendo pergunta? Vai ler.

      Responder
    • Luiz Padilha says:
      4 anos atrás

      Está no texto

      Responder
  14. Pedro says:
    4 anos atrás

    É curioso como fotos enganam a gente. O navio é ligeiramente maior que o NPo Maximiano, mas nas fotos parece bem menor.

    Responder
  15. Brisa says:
    4 anos atrás

    Feio pra caramba……

    Responder
    • Carlos says:
      4 anos atrás

      Não é desfile não Zé

      Responder
    • Walison Brenno Ferreira Lira says:
      4 anos atrás

      Os Submarinos nucleares russos também são bem feios…

      Responder

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