Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil definiu o G 350 como o indicativo do costado do NDM Oiapoque, seguindo os últimos indicativos adotados com três dígitos.
O novo Navio de Doca Multipropósito da Marinha do Brasil, teve sua aquisição anunciada no dia 10/09/25 Durante a DSEI em Londres, no Reino Unido.
O NDM Oiapoque (ex-HMS Bulwark) recebeu o seu nome em alusão à Margem Equatorial, sendo um município brasileiro situado no extremo norte do estado do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa.
O Oiapoque é conhecido por sua localização estratégica e por ser a origem da expressão “do Oiapoque ao Chui”, que representa os extremos norte e sul do Brasil.
O NDM Oiapoque (G 350) possui 176 metros de comprimento, deslocamento de 18.500 toneladas e capacidade para até 710 militares.
O navio mantém velocidade média de 18 nós, o que equivale a aproximadamente 34 Km/h.
A partir do seu amplo convoo, o G 350 poderá operar com todos os modelos de helicópteros empregados hoje pela Aviação Naval, Aviação do Exército e pela Força Aérea Brasileira, contribuindo dessa maneira com o aumento da interoperabilidade entre as Forças.
Com ampla capacidade de transporte de carga e pessoal, o navio está apto a realizar missões anfíbias expedicionárias, promovendo alta capacidade de transporte de tropas e viaturas do Corpo de Fuzileiros Navais.
Como missão secundária, pode apoiar com o envio célere de estruturas para hospitais de campanha, mantimentos, medicamentos e outros itens essenciais diretamente às áreas afetadas por desastres naturais, contribuindo de forma decisiva para a preservação de vidas em situações de emergência humanitária.













Pintura em navio nunca aumentou sua capacidade. F2 ou F200 muda o que?
Boa noite amigo Guilherme vc sabe se a MB vai dar baixa nos Npa classe Grajau e bracui a medida que os Npa forem incorporados a MB?
2 Guilherme o submarino Tupi está operacional?
Obrigado.
Boa tarde Padilha o NDM Oiapoque vem com algum armamento fora os ciws que foram retirados?
Obrigado
Abs.
Por quê G 350?
E por quê o F 200 da corveta Tamandaré?
Será que a MB acha que aumentando os indicativos de costado estará melhorando e atualizando as qualidades e capacidades dos navios?
A MB agora utilizará 3 algarismos em suas embarcações. Começou com o NAM Atlântico.