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Home Naval

HMMWV/Hawkeye 105mm Mobile Weapon System

Luiz Padilha por Luiz Padilha
11/06/2017 - 11:35
em Naval
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Por Luiz Padilha

Na busca por um sistema de obus autopropulsado, com recuo leve, alta manobrabilidade, com raio de 360º e capaz de disparar todas as munições da NATO/OTAN, a AM General e o Mandus Group desenvolveram uma parceria que originou o HMMWV/Hawkeye 105mm Mobile Weapon System (105MWS).

A AM General iniciou o marketing do HMMWV Hawkeye 105 MWS em 2016 durante a AUSA Global Expo Tech. A empresa descreve o HMMWV Hawkeye 105MS como o obus autopropulsado mais leve e altamente manobrável no mercado atualmente.

O sistema de recuo suave do Hawkeye 105mm foi desenvolvido pelo Mandus Group, e montado em um veículo HMMWV 4×4 M1152A1w/B2 da AM General. O Hawkeye utiliza o mesmo canhão M20 de 105mm / 30 cal, como o M119 Howitzer do exército dos EUA, montado num berço leve.

O veículo possui quatro estabilizadores operados hidraulicamente, dois à frente e dois na parte traseira do veículo, fornecendo assim uma plataforma estável para o disparo.

O deslocamento motorizado permite que a arma se mova 90º para a esquerda e para a direita, com uma elevação de -5º até + 72º. Além da observação óptica direta e indireta. O HMMWV Hawkeye 105MWS é equipado com sistema de controle de disparo digital MG9000 e o sistema de mira inclui um sistema de navegação inercial Northrop Grumman LN-270, um GPS, um sistema de radar de velocidade Weibul Scientific e um display para o artilheiro Mandus.

Na imagem acima é possível a diferença entre o HMMWV Hawkeye 105 MWS e o sistema tradicional puxado por caminhões ou outros veículos. O conjunto HMMWV Hawkeye 105 MWS devido ao seu baixo peso, pode ser levado por helicópteros para áreas de combate, onde utilizará sua elevada mobilidade para se posicionar em diferentes locais, possibilitando ao operador do sistema atingir seus objetivos de uma forma muito mais eficaz.

Ao utilizar tecnologias emergentes, que irá definir o padrão de artilharia leve nas áreas de poder de fogo, mobilidade tática, desdobramento estratégico e de comando e controle, o HMMWV Hawkeye 105 MWS será uma alternativa superior aos sistemas de armas existentes, como o 106 milímetros sem recuo do Rifle, o 120mm Mortar e outros sistemas de artilharia de 105mm, devido à sua capacidade de ataque com precisão de baixo custo.

A eficácia é obtida através do fogo direto e indireto, neutralizando e destruindo forças terrestres e estruturas inimigas, graças a capacidade de se mover, disparar, se mover novamente sem a necessidade de grande número de soldados para operar o sistema, aliada a mobilidade off-road em todos os tipos de terreno, mostrando que o sistema HMMWV Hawkeye 105 MSW é atualmente uma das melhores soluções no mercado.

Características do sistema HMMWV Hawkeye 105mm

Atualmente a Força de Fuzileiros da Esquadra – FFE, utiliza o obuseiro 105mm Light Gun rebocado por caminhões Unimog. Essa opção HMMWV Hawkeye 105 MWS pode ser uma boa opção para a Marinha do Brasil, pois o sistema pode ser helitransportado através das aeronaves UH-15 Super Cougar, de terra ou por mar através do NDM Bahia (G 40).

Tags: AM GeneralForça de Fuzileiros da Esquadra (FFE)HMMWV Hawkeye 105 MWSMandus Group
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Comentários 19

  1. Adriano Luchiari says:
    8 anos atrás

    É o tipo de veículo artilhado para nossa realidade. Imagino baterias desses nos GAC Autopropulsadas e, mais ainda, baterias de SPYDER montados nessa plataforma para os GAAe…

    Responder
  2. Carlos Crispim says:
    8 anos atrás

    Pessoal, o HMMWV é coisa de outro mundo, não tem o menor cabimento compará-lo com jipinhos civis pintados de verde que costumamos usar no Brasil, o mesmo vale para os caminhões, aqui se pega um caminhãozinho pinta de preto,solda um monte de placas de ferro como blindagem e vendem como transporte de valores ou blindados para a polícia civil. o HMMWV foi projetado e concebido até as mínimas peças para utilização militar, foi muito bem pensado e elaborado do zero até ser o que é, jipe de macho!

    Responder
  3. Juarez says:
    8 anos atrás

    Você, eu ,os FNs e toda a força que tem juízo e operacionalidade como norte. Chega de faz de conta que é militar.

    g abraço

    Responder
  4. Andre Andrade says:
    8 anos atrás

    Mas esse poderia ser possivelmente montado no blindado guara da Avibras, Padilha?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      8 anos atrás

      Teriam que adaptar, ou seja, algo que já está pronto em um veículo testado e aprovado em combate, o que o Guará e outros mencionados nunca estiveram. Eu prefiro o testado e aprovado.

      Responder
  5. Wellington Góes says:
    8 anos atrás

    Já existe um pré-acordo entre a Avibras e a Nextel, produtora do Caesar de 155mm, para ofertar o seu ônus sobre o chassis do ASTROS. No caso deste ônus de 105mm, acredito que o chassis do Marruá AM31, de 1½ ton, seria suficiente. Lembrando que a ideia é ser um obus autopropulsado de baixo custo, daí a proposta de uso sobre um veículo tipo HMMWV (ou outro similar).

    Responder
  6. Bardini says:
    8 anos atrás

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    Já começaram e falar em trocentas outras coisas para algo que deveria ser simples… Melhor não inventar moda e ir atrás de mais M109A5+ BR então.

    Responder
  7. Tomcat3.7 says:
    8 anos atrás

    Se for pra montar no Astros então tem que ser um obus de 155mm uai, pois já estamos falando em chassi brabo mesmo. Coloca o sistema CAESAR e pronto.

    Responder
  8. Wesst says:
    8 anos atrás

    não o Marruá AM31 não dá pô 🙁 a estrutura parece mais de fazendeiro.

    se fosse montado num sistema Astros artilharia de 105mm
    ou comprar logo aquele que a França fez

    Responder
  9. Leonardo Rodrigues says:
    8 anos atrás

    Legal este Marruá AM31, parece muito capaz.

    Responder
  10. Alexandre says:
    8 anos atrás

    Não acho que o veículo seja um problema para nós, se não é o Marruá pode ser outro, a própria Avibras tem veículos mais robustos (a maioria em projeto e protótipo eu concordo) mas o grande astro da história toda é o próprio sistema de artilharia… pra quem vez o sistema Astros, fazer um veículo pra suportar o 105mm é de menos.

    Responder
  11. Wellington Góes says:
    8 anos atrás

    O AM31 Marruá, de 1½ Ton.
    https://img.favcars.com/agrale/marrua/agrale_marrua_2011_pictures_1_800x600.jpg

    Responder
  12. Juarez says:
    8 anos atrás

    Ponham uma coisa na cabeça, um Hamvee é diferenciado, desde a estrutura do chassi, passando pela suspensão, motor co over power imenso, ou seja, não dá nem para comparar com Marruá, que é um jipinho trilheiro disfarçado de militar. Serve bem para ligação, para deslocamentos leves e etc.., agora não tem nem de perto a capacidade payload e de tração do Humvee.

    g abraço

    Responder
  13. Tomcat3.7 says:
    8 anos atrás

    Realmente Padilha,não olhei por este lado, o qual faz toda a diferença e como o Bardini disse teria que ser ao menos o Agrale 4×4, aquele caminhãozinho que está sendo testado na Argentina o AM-41,mas entra a questão do chassi.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      8 anos atrás

      Muito grande, o sistema perderia em mobilidade/agilidade.

      Responder
  14. Wellington Góes says:
    8 anos atrás

    Realmente o HMMWV é maior e mais robusto do que o Marruá comum, mas no Marruá AM31 seria possível (acredito eu).

    Também achei uma proposta de obus interessante. Se não para colocar no Marruá AM31, talvez em alguma versão do Guarani, Guará ou no próprio Marruá de 2½ ton. (O Caminhão 4×4).

    Até mais!!!

    Responder
  15. Bardini says:
    8 anos atrás

    Teria que ser um caminhão Agrale 4×4 por aqui, rsrsrs….

    Mas isso ai teria de ser muito bem feito, pois ocasiona muita vibração ao Caminhão. Já imaginou se depois de alguns disparos se tem de revisar o caminhão?

    Até o Caesar andaram mudando a plataforma para uma mais estável.

    Os Chineses tem umas plataformas montadas com um 122mm que são bem interessantes.

    Responder
  16. Tomcat3.7 says:
    8 anos atrás

    Parece ser bem eficiente este veiculo , nas poderíamos fazer o mesmo por aqui também, instalando um obus de 120mm em algun veiculo nacional ,o Marruá por exemplo que já até tem uma versão(conforme um vídeo de demonstração de uma empresa) com morteiro automatico.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      8 anos atrás

      Tomcat, poder nós podemos fazer muitas coisas, o que vale é o resultado. Vc reparou quantos equipamentos on board esse sistema leva? Marruá? Na minha opinião não dá pra comparar um HMMWV com Marruá.

      Responder

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