Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Iniciada a Construção do Site do Radar Brasileiro Além do Horizonte

Luiz Padilha por Luiz Padilha
19/04/2015 - 12:46
em Naval
23
0
compartilhamentos
385
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

IACIT

Iniciou-se este mês a construção do projeto do radar Além do Horizonte (OTH) da IACIT em um local costeiro no Sul do Brasil. Apoiado por transferência de know-how tecnológico da IAI-ELTA, o projeto está sendo realizado com o apoio da Marinha do Brasil.

Depois de receber a liberação necessária das autoridades locais, a IACIT começou a instalação e montagem do primeiro OTH brasileiro. O sistema de radar é desenvolvido com o apoio da Autoridade Federal Brasileira Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e com a cooperação tecnológica da ELTA do Grupo IAI.

O desenho inovador do radar de onda de superfície, operando na faixa de Alta Frequência (HF), tem a capacidade de realizar vigilância Mais Além do Horizonte por centenas de quilômetros no mar. O radar emprega tecnologia de matriz faseada e técnicas exclusivas de cancelamento de interferência que asseguram uma cobertura confiável e persistente de uma zona marítima mais ampla em todos os momentos, independentemente das condições atmosféricas ou do estado do mar.

Este aplicativo de radar OTH centra-se no Sistema de Gestão da Amazônia Azul (SisGAAz) e difere da linha de visão convencional de radares, visto que utiliza os fenômenos de propagação de ondas eletromagnéticas.

Estes recursos avançados de vigilância marítima são combinados com as capacidades oceânicas ambientais HF da IACIT. IACIT tem desenvolvido uma solução Radar HF desde 2010 para o clima oceânico ambiental e vigilância da superfície do mar, bem como para o controle da poluição e auxílio na previsão de riscos ambientais, tais como tempestades e tsunamis.

A IAI tem demonstrado um envolvimento crescente e contínuo no mercado de defesa brasileiro, como evidenciado pelo acordo para investimento e cooperação assinado, em 2013, entre a ELTA e a empresa eletrônica IACIT.

“Vemos esse projeto como um marco importante para uma cobertura persistente, acessível, confiável e eficiente de uma ampla área marítima brasileira”, disse o Sr. Nisim Hadas, VP Executivo da IAI e Presidente da ELTA. “Estamos muito entusiasmados em compartilhar nossa experiência com nossos parceiros locais em favor das necessidades únicas de defesa do Brasil.”

“O processo de desenvolvimento tecnológico requer tempo e consideráveis recursos financeiros, dependendo da complexidade do projeto. A assimilação esperada de tecnologia, incluindo pela Estratégica de Defesa Nacional (END), prevê um salto significativo para as tecnologias já testadas fora do Brasil com soluções validadas. No caso de uma Empresa de Defesa Estratégica (EED), como a IACIT, a transferência de tecnologia e know-how é imperativa para garantir a produção contínua no Brasil”, declarou Luiz Teixeira, presidente da IACIT.

“O desenvolvimento do OTH tem impulsionado as capacidades da IACIT anos à frente e irá proporcionar uma vantagem estratégica para a Marinha do Brasil, bem como importantes informações de salvamento para as agências de controle ambiental”.

Tags: ELTAIacitIAI
Notícia Anterior

Brasil terá Escola Nacional de Defesa Cibernética

Próxima Notícia

Petróleo reaquece rivalidade entre britânicos e argentinos por Malvinas

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

IACIT apresenta inovações em gestão do espaço aéreo no Airspace World 2026

25/05/2026 - 21:45
Indústria de Defesa

IACIT chega aos 40 anos com novas fronteiras tecnológicas e papel estratégico na soberania nacional

15/05/2026 - 08:00
Ciência e Tecnologia

Radar desenvolvido pela empresa brasileira IACIT ajuda cientistas a entender tempestades severas e reforçar sistemas de alerta

17/03/2026 - 06:19
Carregar mais
Próxima Notícia

Petróleo reaquece rivalidade entre britânicos e argentinos por Malvinas

Comentários 23

  1. Bosco says:
    11 anos atrás

    Gilberto,
    O artigo cita o radar OTH como sendo do tipo SW (surface wave), que tem menor alcance que os OTH tradicionais (Skywave) que usam a reflexão na ionosfera e focam sua energia numa determinada área de interesse, podendo estar a milhares de quilômetros de distância do emissor, e havendo uma grande área de “silêncio” entre a região monitorada e o emissor.
    Já o OTH-SW não reflete na ionosfera mas usa frequências mais baixas (ondas mais longas) pra aproveitar ao máximo o fenômeno da difração, e trabalha mais parecido com um radar convencional, varrendo tudo desde a antena até o limite do alcance, que não passa de umas 200 milhas. É ideal para a monitoração da ZEE.

    Responder
    • Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
      11 anos atrás

      Então o radar OTH-SW é bem mais limitado do que eu achava….
      OU a localidade não tem nada haver com este radar específico ou temos um projeto a parte de OTH Skywave “secreto” associado pois Rio Grande tem uma linha ideal para pesquisas de HF de longa distância….

      Responder
  2. Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
    11 anos atrás

    Primeiro o radar piloto será instalado próximo do litoral da minha cidade Rio Grande no Rio Grande do Sul, na saída da lagoa dos Patos o porto oceânico do estado, sede do 5º Distrito Naval e do pólo de estaleiros navais.
    Nas comunicações rádio usar onda HF permite comunicações de distâncias extremamente longas, no meu tempo de oficial da MB aqui em Rio Grande tínhamos épocas de propagação muito curiosas onde quase chegando a barra de Rio Grande não conseguíamos falar com a Rio Grande Rádio e no entanto tínhamos sinal alto e claro de Belém Rádio no estado do Pará que retransmitia as nossas mensagens para Rio Grande Rádio !!!
    A área local de Rio Grande é uma área de anomalia eletro magnética do PLANETA pesquise na Wiki sobre Anomalia Magnética do Atlantico Sul.
    O seu efeito é muito forte aqui em Rio Grande o que perturba muito os links EM, celulares e em décadas passadas até aviões da NASA fizeram medições na área com a colaboração do governo brasileiro.
    TALVEZ até por ISSO é que o Radar OTH HF esteja sendo testado aqui.
    Sob o aspecto técnico imagino que este radar trabalhe com alta potência de transmissão e use um potente processamento digital de uma modelo matemático e/ou uma leitura constante das condições da IONOSFERA que é uma camada da atmosfera que reflete as ondas HF que batem na superfície terrestre (mar ou terra) e são refletidas novamente e assim consecutivamente até a potência se dissipar.
    Acredito que o sistema no mínimo possa aproveitar uma reflexão, mais TEORICAMENTE, até reflexões secundárias poderiam ser usadas dependendo da evolução do seu modelo matemático, seu conhecimento da reflexão ionosférica e da reflexão no oceanos que são mais previsíveis que o relevo terrestre (mar plano, maré, salinidade, temperatura, ventos e estado do mar).
    Este alcance máximo refletido eles não dizem nem amarrados ou pode ser uma evolução para o FUTURO uma vez que a IMENSA distância da costa africana no paralelo de Rio Grande alcance a África do Sul e se você direcionar seu estudo com um pequeno angulo da PARALELA para BORESTE (lado direito, incorretamente chamado pelos cinéfilos de Estibordo que é corruptela do inglês Starbord) você tem visada livre entre a África e o Polo Sul (só visível numa representação tridimensional esférica) e pode-se pesquisar quantas reflexões quiser atravessando todo o oceano Pacífico do outro lado até a China ou Russia…
    Deve ser por isso que está por aqui… HE HE…

    Responder
    • Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
      11 anos atrás

      Na verdade olhando no Google Earth em linha reta eu raciocinei errado pois pode-se fazer uma visada direta entre a África e o Polo Sul passando pelo norte da Austrália cruzando todo oceano pacífico num arco esférico até as costas do Equador/Peru (a partir daí é que atravessaria uma extensão contínua de terra até retornar a Rio Grande.
      O único local com mais interferência de terra é nas ilhas do Pacífico ao norte da Austrália…
      É uma seção reta de esfera onde a onde sai sai numa direção e volta por trás 180 º, ou seja nada de China ou Russia.
      Mas tirando esta parte das ilhas do Pacífico é uma das linhas mais privilegiadas para estudo de propagação OTH de HF no mundo…

      Responder
  3. jsilva says:
    11 anos atrás

    Embora nao tenha sido esmiuçado para nós pelas armadas, parece-me um projeto ambicioso e de grande importancia. Parabens às armadas e a este site por nos informar em 1 mão.

    Responder
  4. Foxtrot says:
    11 anos atrás

    Respondendo ao Topol, o nome do radar já diz o seu alcance OTH ( OVER THE HORIZON), ou seja traduzindo; Além do Horizonte.
    Esse radar tem alcance no mínimo na curvatura da superfície terrestre, linha de limite visual entre o oceano e o mar.

    Responder
  5. Topol says:
    11 anos atrás

    Qual seria o alcance desse OTH ? Vai ter capacidade para cobrir todo o litoral Sul?

    Responder
    • Bosco says:
      11 anos atrás

      Pela configuração dele parece que cobrirá 360º , o que supõe seja capaz de cobrir até áreas na Argentina, Uruguai e Paraguai.
      O sistema OTH de onda de superfície pode ter alcance de 3000 km.

      Responder
      • Topol says:
        11 anos atrás

        TKS pelas informações Bosco.

        Responder
    • Bosco says:
      11 anos atrás

      Topol,
      Andei dando uma pesquisada e o que achei é que o tipo de radar OTH que opera no modo “onda de superfície” (OTH-SW) tem menos alcance que o tradicional (que reflete na ionosfera e foca em um ponto específico), chegando a não mais que 400 km.

      Responder
  6. Foxtrot says:
    11 anos atrás

    Só queria entender como uma empresa que teve suas ações majoritárias vendidas a IAI ou outro grupo Israelense, pode ser considerada Empresa Estratégica de Defesa ?
    Ou minha noção de nacionalidade está errada, ou então mudou tudo no mundo e eu não estou sabendo!
    É impressionante como criam leis para facilitar as coisas para estrangeiros nesse país, cada vez mais acredito que o dinheiro gerado nesse país não nos pertence.

    Responder
    • jsilva says:
      11 anos atrás

      E quem iria transferir tecnologia de graça? E se não fossem as leis nao haveria respaldo juridico para os estrangeiros investirem. O que se tem que ver é a composicao acionaria e direito a votos; lembre que o Brasil está há anos-luz em competitividade, produtividade, ciencia e tecnologia, apesar de ter evoluido bastante com parcerias estrangeiras. A mesma coisa foi feita, por exemplo, entre a SAAB e AKAER. A SAAB comprou +/- 13% da AKAER, ou seja, investiu recursos, a AKAER vai absorver tecnologia e se internacionalizar. E a proposito, partindo da mesma ideia, a EMBRAER não poderia ter seu capital aberto como ocorre hoje.
      Outra forma similar ocorreu com a industria naval brasileira, ou seja, se associou a estrangeiros, pois os mesmos trazem dinheiro, mas,sobretudo, tecnologia, confiabilidade internacional comprovadas, qualidade e expertise. Sao as maiores empresas do ramo de defesa no mundo.
      abs.

      Responder
    • F-18 says:
      11 anos atrás

      Pelo que eu sep a IACIT nao subsidiaria de ngm as unicas subsidiarias de Israel aqui sao a AEL.ARES ea PERISCOPIO que sao pertencentes a ELBIT

      Responder
      • jsilva says:
        11 anos atrás

        E pelo que eu sei a IAI comprou 40% da IACIT em 2013. O amigo ta mal informado. E ta facil, facil de achar tal informacao na net. abs

        Responder
        • Jackson5 says:
          11 anos atrás

          Obg Jsilva achei sim na net agr mas é so 40 % os os outros 60% sao nacionais se quiser participar da base industrial de defesa e concorrer a programas estrategicos e ter beneficios fiscais

          Responder
    • Jr says:
      11 anos atrás

      40% não é majoritária nem aqui e nem na China

      Responder
      • jsilva says:
        11 anos atrás

        Exatamente amigo; e tem mais essa ainda…

        Responder
  7. euripedes says:
    11 anos atrás

    e a carruagem continua passando,

    Responder
  8. RobertoCR says:
    11 anos atrás

    Qual a localidade da instalação?
    O vídeo mostra, entre outras coisas, uma usina nuclear. É uma simplificação do litoral brasileiro ou apenas do litoral do Rio de Janeiro? Ou está prevista a criação de mais uma usina nuclear em algum local do litoral do Brasil?
    Achei ótima a confirmação do que a pouco tempo era apenas intenção, mas o vídeo me deixou com muitas dúvidas.

    Responder
  9. DIOGO says:
    11 anos atrás

    Nossa nao sabia desse progama!! faz parte do sisgaaz??? qual empresa recebera a tecnologia ???

    Responder
    • Carlos B. Crispim says:
      11 anos atrás

      Espero que não seja a Odebrecht, OTC, Camargo Correia e outras da lava-jato, senão já viu né, milhões irão encher os bolsos de alguém…

      Responder
  10. Roberto says:
    11 anos atrás

    Ótima notícia ! Estou curioso para saber potência, alcance, bem como se a capacidade anti-furtividade (contra aviões stealth) será trabalhada.

    Responder
  11. César Pereira says:
    11 anos atrás

    Esse sim é um projeto estratégico, necessário, que coloca o país em outro patamar,espero que tudo de certo!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval