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Home Naval

Iniciado o projeto do navio quebra-gelo polar argentino

Luiz Padilha por Luiz Padilha
13/06/2022 - 12:52
em Naval
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A empresa de engenharia finlandesa Aker Arctic anunciou que assinou um acordo com o estaleiro argentino Tandanor Shipyard para finalizar o projeto básico de engenharia de um novo navio polar para a Argentina. O projeto começou oficialmente em Buenos Aires em maio de 2022.

A Aker Arctic havia desenvolvido o design do conceito em 2014, mas o projeto foi arquivado enquanto aguardava a maneira mais apropriada de seguir na fase de construção naval.

Recentemente, o governo argentino tomou a decisão de atualizar as instalações do estaleiro Tandanor, a fim de construir o navio polar. Ao mesmo tempo, foi feito o acordo para continuar o projeto de design de navios.

O estaleiro Tandanor e o Aker Arctic continuarão agora o desenvolvimento de um novo navio polar que proverá assistência as 13 estações antárticas da Argentina, juntamente com o navio de suporte científico e logístico quebra gelo existente, o ARA Almirante Irízar.

Na época em que o conceito inicial foi desenvolvido, o Código Polar da Organização Marítima Internacional (IMO) e outros regulamentos internacionais entraram em vigor, juntamente com os avanços tecnológicos. Por esses motivos, o design foi atualizado para refletir as mudanças nas regras e regulamentos e os requisitos de missão atualizados. O trabalho de design básico está planejado para estar pronto em abril de 2023.

“Os projetos de aquisição governamental geralmente abrangem muitos anos e geralmente correm o risco de serem prolongados devido a eleições, vários grupos de interesse e processos de orçamento burocráticos”, disse o gerente de vendas Arto Uuskallio, do Aker Arctic.

“A lacuna entre um projeto comercial e os requisitos governamentais também é difícil de preencher”, acrescentou Uuskallio. “No entanto, a Argentina agiu rapidamente ao tomar decisões para a primeira fase do projeto, que avançou prontamente”.

Projeto ARC 133 da Aker

Detalhes técnicos do design Aker Arc 133
Comprimento geral: aprox. 131,5 m
Rascunho de design: 8 m
Deslocamento: não menos que 5.000 toneladas
Classe de gelo: Polar Classe 4
Usina: três geradores diesel-elétricos
Sistema de propulsão: motores de propulsão elétricos com linhas de eixo e hélices de passo fixo.

FONTE: Marinelink

Tags: Aker ArcticEstaleiro TandanorNavio Polar Argentinonavio quebra-gelo
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Comentários 7

  1. frapal says:
    2 semanas atrás

    Projetar… até aí tranquilo. Mas construir… aí complica. La plata, no tenemos plata!!!! kkkkk!😄😄

    Excelente o seu comentário Gilberto.

    Responder
  2. Rommel Santos says:
    2 semanas atrás

    Prezado Padilha: sugiro fazer uma postagem comparando os navios encomendados pelo Brasil, Chile e Argentina, com um pouco mais de detalhes, tais como as missões respectivas e condições de navegabilidade/sobrevivência nestas condições climáticas inóspitas. Muito obrigado.
    Abraços!

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 semanas atrás

      Dificil fazer isso neste momento. Teriamos muitas colocações que poderiam não condizer com a realidade, haja visto que todos ainda não são realidade. Mais pra frente até poderemos fazer, mas, como no artigo da assinatura do contrato está bem claro. O NApAnt será diferente dos outros pois não temos as mesmas necessidades da Argentina e do Chile. Por isso, não entendo a razão de comparações. O deles atende a eles e o nosso a nós.

      Responder
  3. KAHLLIL LOPES NATAL says:
    2 semanas atrás

    Porq a MB não vê necessidade de ter capacidade de quebra gelo no novo navio polar brasileiro , já a Argentina vê no dela ?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 semanas atrás

      Porque nossa base não fica onde há necessidade de se ter um Quebra gelos. A Argentina possui mais de uma base lá e precisa deste tipo de navio.

      Responder
    • Gilberto Rezende says:
      2 semanas atrás

      Como diz o texto a Argentina possui 13 estações antárticas em diversas áreas que precisam se comunicar eventualmente mesmo em períodos mais frios. Um quebra gelo é uma opção de segurança necessária e faz sentido no caso deles.
      O Brasil só possui uma Estação Antártica e apenas pequenos postos avançados numa área não tão complicada no Polo Sul portanto a necessidade de um QUEBRA-GELO para o Brasil é BEM MENOR…

      Responder
    • KAHLLIL LOPES NATAL says:
      2 semanas atrás

      Muito obrigado, agora entendi

      Responder

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