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Home Naval

IPEV substitui o T-27 pelo A-29 na fase de parafuso do Curso de Ensaio em Voo

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/12/2015 - 11:22
em Naval
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DCTA_10

No dia 08 de dezembro, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) finalizou a fase de parafuso do XXV Curso de Ensaio em Voo, utilizando pela primeira vez a aeronave A-29 Super Tucano. Este evento marcou o final de um período de 6 anos sem que esta instrução fosse realizada no Curso de Ensaios. Fatores limitantes como a telemetria antiga, o recebimento e o processo de instrumentação dos A-29 foram os principais óbices que postergaram a realização desta fase.

A fase de ensaio de parafuso compreende a realização da manobra com diferentes tipos de entrada e recuperação, para a adaptação dos alunos a este tipo de ensaio. “A observação às normas faz com que sejam realizadas entradas em parafuso normal a 1g, invertido e com fator de carga. Durante esta fase, é feita a investigação dos agravamentos com rolamentos pró e anti-parafuso e com profundor a picar. Por fim, são executadas recuperações com comandos soltos, com manche a cabrar e da forma tradicional. Estas investigações são previstas em norma e permitem que o piloto e engenheiro analisem qual a forma mais adequada para a recuperação.”, explica o Maj Av Bussmann, instrutor do Curso.

Por ser um ensaio de risco significativo, o link de telemetria é mandatório para que o engenheiro de prova monitore numa estação de solo e em tempo real parâmetros como ângulo de ataque, fator de carga positivo e negativo, velocidades angulares e altitudes mínimas para manter o nível de segurança adequado. Uma aeronave paquera também acompanha a aeronave Prova a fim de garantir a segurança do ensaio, monitorando a perda de altitude e realizando a inspeção da aeronave a cada parafuso realizado.

DCTA_12

“Desde a retirada das aeronaves T-27 do IPEV a seis anos atrás, houve uma grande mobilização para que esta fase fosse adaptada ao A-29. A realização desta fase permite que o Curso de Ensaios seja ministrado plenamente e o seu currículo mínimo seja cumprido”, complementa o Maj Av Bussmann.

O curso de ensaios em voo ministrado pelo IPEV possui reconhecimento internacional pela SETP (Society of Experimental Test Pilots) e segue padrões e técnicas mundialmente empregadas. O Brasil é um dos 5 países no mundo que realizam essa capacitação (EUA, Inglaterra, França, Índia e Brasil) com o devido reconhecimento.

Atualmente conta com 2 pilotos e 2 engenheiros alunos em curso.

FONTE: IPEV
FOTO: Ilustrativa

Tags: A-29A-29 Super TucanoDCTADepartamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV)IPEV
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Comentários 4

  1. Bolovo says:
    9 anos atrás

    Esse Super Tucano do IPEV voa todo dia, quando não o dia todo. É muito legal escutar a PT6 e seus 1600hp daqui de casa. =)

    Responder
  2. Bolovo says:
    6 anos atrás

    Esse Super Tucano do IPEV voa todo dia, quando não o dia todo. É muito legal escutar a PT6 e seus 1600hp daqui de casa. =)

    Responder
  3. Celso says:
    9 anos atrás

    Isso sim eh muitissimo importante e merece destaque…..nunca perder a CAPACITACAO adquirida c tanto esforco, dedicacao e investimento. Infelizmente, muitos nao sabem disso e a importancia q tem para a nacao, a FAB e a Embraer entre outros.

    Responder
  4. Celso says:
    6 anos atrás

    Isso sim eh muitissimo importante e merece destaque…..nunca perder a CAPACITACAO adquirida c tanto esforco, dedicacao e investimento. Infelizmente, muitos nao sabem disso e a importancia q tem para a nacao, a FAB e a Embraer entre outros.

    Responder

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