Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Japão lança a quarta fragata multifunção da classe ‘Mogami’

Luiz Padilha por Luiz Padilha
13/12/2021 - 10:59
em Naval
3
0
compartilhamentos
1k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Kosuke Takahashi

O estaleiro Mitsubishi Heavy Industries (MHI) lançou a mais recente fragata, a quarta de uma frota planejada de 22 fragatas multifunção da classe Mogami, para a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF).

A Mikuma, uma embarcação de 133 metros de comprimento entrou na água em uma cerimônia realizada em 10 de dezembro na empresa Nagasaki Shipyard & Machinery em Nagasaki, e espera-se que esteja em serviço na JMSDF em março de 2023.

Como a vizinha China expande o tamanho e as capacidades de suas forças navais, o Japão planeja defender as Ilhas Nansei do sudoeste, incluindo as ilhas Senkaku / Diaoyu disputadas no Mar da China Oriental, impulsionando suas atividades de patrulha. As ilhas Senkaku / Diaoyu são controladas pelo Japão, mas também reivindicadas pela China e na Taiwan.

Equipada com um casco compacto, a fragata JS Mikuma custou cerca de 47,6 bilhões de ienes (US$ 419 milhões) sob um contrato concedido em janeiro 2020, de acordo com um comunicado de imprensa da MHI. Tal como acontece com os outros navios da classe, o navio de 3.900 toneladas terá uma tripulação de cerca de 90 marinheiros.

A nova fragata exigirá menos tripulantes em comparação com outras classes de fragata, os custos de construção serão menores devido ao seu tamanho compacto.

Com uma propulsão combinada a diesel e gás (CODAG) com dois motores a diesel MAN 12V28 / 33D STC e uma turbina a gás Rolls-Royce MT30, espera-se que os navios de guerra da classe Mogami sejam capazes de atingir uma velocidade máxima de mais de 30 nós .

Espera-se que o armamento das fragatas inclua a versão navalizada do Type-03 (também conhecido como Chū-SAM Kai) míssil superfície-ar de médio alcance, um canhão de 5 polegadas (127 mm), mísseis antinavio lançados e um sistema CIWS SeaRAM, que deverá usar mísseis giratórios RIM-116C atualizados.

Os navios também serão equipados com um sistema de lançamento vertical (VLS) e um veículo de superfície não tripulado (USV), ambos os quais serão lançados de qualquer fragata japonesa.

Mais recentemente, o Ministério da Defesa em Tóquio garantiu 8,4 bilhões de ienes para adquirir o sistema de lançamento vertical para duas fragatas multirole de classe de 3.900 toneladas para o JMSDF no orçamento suplementar fiscal de 2021 aprovado pelo gabinete do primeiro-ministro japonês Kishida Fumio em 26 de novembro.

As fragatas, cada uma das quais capaz de embarcar um helicóptero e também um veículo subamarino não tripulado, também serão equipadas com sonar de profundidade variável e sistemas de sonar rebocados para operações de guerra anti-submarino.

De acordo com o JMSDF, esta nova classe de fragata, que se destina a missões de vigilância em águas ao redor do arquipélago japonês, incluindo o Mar da China Oriental, será equipada com capacidades multifuncionais aprimoradas, incluindo a capacidade de conduzir operações de guerra antiminas, que até agora foram executados pelos caça-minas oceânicos da JMSDF.

A primeira fragata da classe, a JS Mogami, deverá entrar em serviço em algum momento de 2022 e a segunda da classe, JS Kumano, deverá entrar em serviço em março de 2022. Enquanto isso, a terceira da classe, JS Noshiro, deverá entrar em serviço em dezembro de 2022.

O porta-voz da JMSDF disse que Tóquio planeja construir 10 navios da classe sob seu Programa de Defesa de Médio Prazo (MTDP) para os anos fiscais de 2019-23, que foi aprovado em dezembro de 2018. O serviço tem planos de eventualmente colocar um total de 22 dessas fragatas .

As atuais Diretrizes do Programa de Defesa Nacional do Japão, que também foram aprovadas em dezembro de 2018, exigem que Tóquio mantenha uma frota de 54 destróieres, incluindo oito destróieres equipados com o sistema Aegis e uma frota de 22 submarinos. Em 31 de março de 2021, o JMSDF tinha 47 destróieres e 21 submarinos.

FONTE: The Diplomat

FOTOS: MHI

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

 

 

Tags: Classe MogamiFrgata MikumaJMSDF - Japan Maritime Self-Defense ForceMitsubishi Heavy Industries (MHI)
Notícia Anterior

Exército mobiliza meios para combater efeitos das chuvas no sul da Bahia

Próxima Notícia

Nota de Esclarecimento da ABIMDE

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

FIA2024: Parceiros do Global Combat Air Programme revelam o novo modelo de conceito do caça de próxima geração

21/07/2024 - 18:36
Exposições Internacionais

Mitsubishi Heavy Industries apresentou seu USV “Whale” durante a DSEI 2023

20/03/2023 - 12:37
Operações Anti-Pirataria

CTF-151 – Liderada pelo Brasil, a força multinacional mantém vigilância constante no Golfo de Aden

17/10/2021 - 14:38
Carregar mais
Próxima Notícia

Nota de Esclarecimento da ABIMDE

Comentários 3

  1. Francisco says:
    3 anos atrás

    Já possui 47 destróieres e 21 submarinos, os números já seriam impressionantes para qualquer país, mas sendo este um país “pacifista”, isso só vem a reforçar aquela máxima “se quer a paz esteja preparado para a guerra”

    Responder
    • Filipe M. says:
      3 anos atrás

      Esse é o ponto, o Japão não se pode dar o luxo de ficar parado vendo a China ameaçando a soberania de todos os vizinhos asiáticos…
      Si vis pacem, para bellum

      Responder
    • Décio San. says:
      2 anos atrás

      Enquanto isso o Brasil gigantesco no tamanha e praticamente sem Marinha, pois não passa de 7 navios de combate. E não consegue ter mais que 7 submarinos…. Cheio de almirantes e pouquíssimos navios.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

ADSB: O estaleiro do EDGE Group

Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval