Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Japão lança a quarta fragata multifunção da classe ‘Mogami’

Luiz Padilha por Luiz Padilha
13/12/2021 - 10:59
em Naval
2
0
compartilhamentos
709
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Kosuke Takahashi

O estaleiro Mitsubishi Heavy Industries (MHI) lançou a mais recente fragata, a quarta de uma frota planejada de 22 fragatas multifunção da classe Mogami, para a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF).

A Mikuma, uma embarcação de 133 metros de comprimento entrou na água em uma cerimônia realizada em 10 de dezembro na empresa Nagasaki Shipyard & Machinery em Nagasaki, e espera-se que esteja em serviço na JMSDF em março de 2023.

Como a vizinha China expande o tamanho e as capacidades de suas forças navais, o Japão planeja defender as Ilhas Nansei do sudoeste, incluindo as ilhas Senkaku / Diaoyu disputadas no Mar da China Oriental, impulsionando suas atividades de patrulha. As ilhas Senkaku / Diaoyu são controladas pelo Japão, mas também reivindicadas pela China e na Taiwan.

Equipada com um casco compacto, a fragata JS Mikuma custou cerca de 47,6 bilhões de ienes (US$ 419 milhões) sob um contrato concedido em janeiro 2020, de acordo com um comunicado de imprensa da MHI. Tal como acontece com os outros navios da classe, o navio de 3.900 toneladas terá uma tripulação de cerca de 90 marinheiros.

A nova fragata exigirá menos tripulantes em comparação com outras classes de fragata, os custos de construção serão menores devido ao seu tamanho compacto.

Com uma propulsão combinada a diesel e gás (CODAG) com dois motores a diesel MAN 12V28 / 33D STC e uma turbina a gás Rolls-Royce MT30, espera-se que os navios de guerra da classe Mogami sejam capazes de atingir uma velocidade máxima de mais de 30 nós .

Espera-se que o armamento das fragatas inclua a versão navalizada do Type-03 (também conhecido como Chū-SAM Kai) míssil superfície-ar de médio alcance, um canhão de 5 polegadas (127 mm), mísseis antinavio lançados e um sistema CIWS SeaRAM, que deverá usar mísseis giratórios RIM-116C atualizados.

Os navios também serão equipados com um sistema de lançamento vertical (VLS) e um veículo de superfície não tripulado (USV), ambos os quais serão lançados de qualquer fragata japonesa.

Mais recentemente, o Ministério da Defesa em Tóquio garantiu 8,4 bilhões de ienes para adquirir o sistema de lançamento vertical para duas fragatas multirole de classe de 3.900 toneladas para o JMSDF no orçamento suplementar fiscal de 2021 aprovado pelo gabinete do primeiro-ministro japonês Kishida Fumio em 26 de novembro.

As fragatas, cada uma das quais capaz de embarcar um helicóptero e também um veículo subamarino não tripulado, também serão equipadas com sonar de profundidade variável e sistemas de sonar rebocados para operações de guerra anti-submarino.

De acordo com o JMSDF, esta nova classe de fragata, que se destina a missões de vigilância em águas ao redor do arquipélago japonês, incluindo o Mar da China Oriental, será equipada com capacidades multifuncionais aprimoradas, incluindo a capacidade de conduzir operações de guerra antiminas, que até agora foram executados pelos caça-minas oceânicos da JMSDF.

A primeira fragata da classe, a JS Mogami, deverá entrar em serviço em algum momento de 2022 e a segunda da classe, JS Kumano, deverá entrar em serviço em março de 2022. Enquanto isso, a terceira da classe, JS Noshiro, deverá entrar em serviço em dezembro de 2022.

O porta-voz da JMSDF disse que Tóquio planeja construir 10 navios da classe sob seu Programa de Defesa de Médio Prazo (MTDP) para os anos fiscais de 2019-23, que foi aprovado em dezembro de 2018. O serviço tem planos de eventualmente colocar um total de 22 dessas fragatas .

As atuais Diretrizes do Programa de Defesa Nacional do Japão, que também foram aprovadas em dezembro de 2018, exigem que Tóquio mantenha uma frota de 54 destróieres, incluindo oito destróieres equipados com o sistema Aegis e uma frota de 22 submarinos. Em 31 de março de 2021, o JMSDF tinha 47 destróieres e 21 submarinos.

FONTE: The Diplomat

FOTOS: MHI

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

 

 

Tags: Classe MogamiFrgata MikumaJMSDF - Japan Maritime Self-Defense ForceMitsubishi Heavy Industries (MHI)
Notícia Anterior

Exército mobiliza meios para combater efeitos das chuvas no sul da Bahia

Próxima Notícia

Nota de Esclarecimento da ABIMDE

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Operações Anti-Pirataria

CTF-151 – Liderada pelo Brasil, a força multinacional mantém vigilância constante no Golfo de Aden

17/10/2021 - 14:38
Naval

Japão comissiona o JS Tōryū, seu segundo submarino com bateria de íons de lítio

24/03/2021 - 10:52
O destróier japonês JS Shimakaze teria colidido com um navio de pesca chinês no mar da China Oriental, segunda-feira, 30 de março de 2020.
Acidentes Navais

Destróier japonês foi danificado após colidir com um pesqueiro chinês no mar da China Oriental

01/04/2020 - 12:24
Carregar mais
Próxima Notícia

Nota de Esclarecimento da ABIMDE

Comentários 2

  1. Francisco says:
    6 meses atrás

    Já possui 47 destróieres e 21 submarinos, os números já seriam impressionantes para qualquer país, mas sendo este um país “pacifista”, isso só vem a reforçar aquela máxima “se quer a paz esteja preparado para a guerra”

    Responder
    • Filipe M. says:
      6 meses atrás

      Esse é o ponto, o Japão não se pode dar o luxo de ficar parado vendo a China ameaçando a soberania de todos os vizinhos asiáticos…
      Si vis pacem, para bellum

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Luiz Padilha em Submarino ‘Tikuna’ chega aos EUA para participar do exercício COMPTUEX
  • Luiz Padilha em Submarino ‘Tikuna’ chega aos EUA para participar do exercício COMPTUEX
  • Caique em SARP Nauru 1000C da XMOBOTS foi apresentado na 6ª Mostra BID Brasil
  • Fábio em 1º  RCC realiza tiro real com o blindado Leopard 1 A5 BR 
  • Henrique Pawlak em Submarino ‘Tikuna’ chega aos EUA para participar do exercício COMPTUEX
  • Fernando em Exército Brasileiro assiste demonstração do H145M com HForce lançando mísseis Spike
  • Antonio Ademir da Rocha em 1º  RCC realiza tiro real com o blindado Leopard 1 A5 BR 




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval