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Home Naval

KC-X2 – 2º/2º GT enfim receberá o KC-767

Luiz Padilha por Luiz Padilha
21/03/2015 - 18:11
em Naval
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767_MMTT - IAI

Por Arie Egozi

Depois de longos atrasos, o governo brasileiro concedeu o orçamento necessário para a compra de três Boeing 767-300 convertidos em reabastecedores. As conversões serão realizadas pela IAI – Israel Aerospace Industries.

A IAI foi selecionada para o contrato em 2013, mas as eleições no Brasil em outubro passado, congelaram o processo, que se manteve lento mesmo após a formação de um novo governo.

KC-767-Jupter-FAC-5

De acordo com fontes no Brasil, a força aérea aumentou sua pressão, alegando que a capacidade de abastecimento da aeronave no ar e também para o transporte de forças e equipamentos é a sua prioridade.

O esquadrão ‘Corsário’ já aposentou  frota de quatro KC-137 – Boeing 707 adaptados, e agora tem apenas dois reabastecedores Lockheed Martin KC-130H operacionais.

Pelo menos um dos 767 será convertido pela divisão Bedek da IAI, com os outros sendo convertidos no Brasil pela subsidiária TAP Manutenção e Engenharia Brasil, sob a sua supervisão. O trabalho incluirá equipar a aeronave com mangueiras e pods de reabastecimento montados nas asas.

Fontes brasileiras dizem que já escolheram os três 767  que serão convertidos. Após a assinatura do contrato IAI vai comprar o avião e começar o processo de conversão.

IAI se recusa a comentar o fato de que o programa recebeu a luz verde do governo brasileiro.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Flightglobal

Tags: 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2ºGT)Esquadrão CorsarioKC-X2
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Comentários 21

  1. willhorv says:
    10 anos atrás

    Para mim, 4 era o número ideal. Um para cada esquadrão de frente a fim de um cobrir o outro e um para a tia viajar! Este último podia ser bem grande e com piloto automático, para fazer uma visita a Europa sobre o Atlântico, e com passagem de cortesia para todos lá de Brasília…..KKKK.
    Já puderam imaginar né …. kkkkk

    Responder
    • Juarez says:
      10 anos atrás

      Serão quatro aeronaves no final do programa, sendo que a primeira chega ainda no final de semestre na IAI em israel para conversão, a segunda chega no segundo semestre deste ano na TAP Seman POA e a terceira deve chegar no primeiro semestre de 2016 também na TAP para conversão, uma delas provavelmente a terceira contará com sistema de REVO com boon central junto com as duas mangueiras probe and drog nas pontas das asas. a quarta aeronave é uma opção que poderá ser exercida em 2018 se as condições financeiras
      permitirem.

      Grande abraço

      Responder
  2. Topol says:
    10 anos atrás

    Com esses três 767 REVO partindo simultaneamente a FAB teria a capacidade por exemplo de arrastar um esquadrão de 12 Gripens até a Europa para uma missão de treinamento ou combate caso fosse necessário… e para missões, digamos, internas ou em nosso quintal teremos os KC 390 que dão conta desse recado, para mim é um numero razoável para o tamanho da FAB, a menos é claro em uma situação de guerra em que cada um desses abatido seria um golpe terrível… teríamos no mínimo que ter como repô-los rapidamente sem depender de Israel.

    Responder
  3. Foxtrot says:
    10 anos atrás

    E lá vamos nos de novo, aposto que após 3 anos a FAB irá iniciar uma nova concorrência internacional para troca das asas desses aviões rsrsrs.
    Seria cômico se não fosse trágico !

    Responder
  4. Wellington Góes says:
    10 anos atrás

    Alguém sabe dizer se estas aeronaves terão Winglet?

    Responder
  5. jose luiz esposito says:
    10 anos atrás

    VACAS MAGRAS !!
    Realmente elas estão sempre Magras par o que Interessa o País , Infra-Estrutura , Ciência e Tecnologia , Defesa ,Tecnologia Espacial , Educação e Saúde , mas não para Milhares de DAS , ONGs , Bolsas Vazias e Demagógicas , Desvios e Roubalheiras , etc !

    Responder
  6. willhorv says:
    10 anos atrás

    Mas em épocas de vacas magras este novilho rechunchudo vem em boa hora. Só espero que não seja em 10 anos com reajuste de tempo pela tia no decorrer do processo né!!

    Responder
  7. RRONIN says:
    10 anos atrás

    Não esquecendo que, provavelmente, um deles, talvez o primeiro, será usado também como avião de tranporte presidencial com pintura diferenciada, como foi o caso dos 707.

    Responder
  8. RRONIN says:
    10 anos atrás

    A FAB supostamente necessitaria de um reabastecedor de longo curso para cada esquadrão de FX-2(36 aviões em 3 esquadrões: Anápolis, Manaus e Canoas), fora o transporte estratégico de forças para nossos contingentes de capacetes azuis da ONU, em tempos de paz, num primeiro momento! O resto seria suprido pelos KC-390.

    Responder
  9. Popaey says:
    10 anos atrás

    Tamandaré, perfeito É
    difícil para alguns rssss Se for assim…20 destes não seria melhor?? Talvez 50 quem sabe rsss

    Responder
    • Tamandaré says:
      10 anos atrás

      hehehehehe quanto mais, melhor, não?! Boa tarde

      Responder
  10. Diego says:
    10 anos atrás

    Bem, 3 é o numero minimo só vamos ver se vão chegar todos ou se depois do primeiro começa o contingenciamento ou atraso. É lamentavel esse gap entre a desativação dos 707 e a futura entrada em serviço do 1º 767, esses já poderiam estar operacionais a pelo menos 5 anos, enfim vamos aguardar os proximos episodios, um abraço!

    Responder
  11. fernandofalcom says:
    10 anos atrás

    E uma quantidade muito pequena mais e melhor que nada.

    Responder
  12. ALois says:
    10 anos atrás

    Realmente, ótima noticia, mas lamento que a quantidade seja tao pequena , pelo menos mais 3 seria muito mais racional e adequada a FAB.

    Responder
    • Tamandaré says:
      10 anos atrás

      Bom, também considero a quantidade pequena, mas provavelmente pediram só 3 em virtude dos KC-390, que serão também reabastecedores. Abraço

      Responder
      • jsilva says:
        10 anos atrás

        Também acredito nisso amigo, até porque as armadas encomendaram 28 dos kc-390. Alem disso, tem que fazer valer o dinheiro investido no projeto e gerar emprego, renda e divisas ao brasil e à embraer.

        abs

        Responder
        • Tamandaré says:
          10 anos atrás

          Na mosca!! 😉 Boa tarde

          Responder
  13. Tamandaré says:
    10 anos atrás

    Desculpem a pergunta amigos, mas para quando seria a primeira entrega?!

    Boa noite!

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Ainda a ser divulgada.

      Responder
      • Tamandaré says:
        10 anos atrás

        Obrigado Padilha!!

        Boa noite!

        Responder
  14. marcio says:
    10 anos atrás

    Já era sem tempo. Seria bom se o Esquadrão Corsário tivesse uma dotação de uns 8 KC-767 assim teria uma maior disponibilidade e mobilidade e em caso de crises internacionais que exija a retirada de brasileiros de modo rápido.

    Responder

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