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Home Naval

Marinha assume as operações que envolvem o casco do ex-Navio Aeródromo ‘São Paulo’

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
20/01/2023 - 20:41
em Naval
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A Marinha do Brasil, por meio da Autoridade Marítima Brasileira (AMB), informa que assumiu hoje (20), as operações que envolvem o casco do ex-Navio Aeródromo São Paulo, visando preservar a segurança da navegação, danos a terceiros e ao meio ambiente, com base na Lei nº 7.542/86, após a empresa Sök Denizcilik Tic Sti (Sök) não ter efetivado as providências anteriormente determinadas pela AMB.

Como parte desse processo o Navio de Apoio Oceânico Purus substitui o rebocador Alp Centre, da empresa ALP (contratada pela proprietária do casco), que apresentou restrições logísticas para a manutenção do reboque do casco. Cabe ressaltar que a Sök não deixou de ter responsabilidade pelo bem.

Por fim, a AMB não autorizará a aproximação do casco de águas interiores ou terminais portuários brasileiros, em face do elevado risco que representa, com possibilidade de encalhe, afundamento ou interdição do canal operacional e econômica ao Estado brasileiro.

Centro de Comunicação Social da Marinha

Tags: ex-NAe São Pauloex-Navio Aeródromo (NAe) São PauloFragata União (F 45)Marinha do Brasil (MB)NAe São Paulo (A 12)NApOc Purus (G 152)PA Foch (R 99)Sök Denizcilik Tic Sti
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Comentários 16

  1. Monique says:
    2 anos atrás

    Alguma noticia do F45? Sem comunicação ou sinal desde dia 16/01.

    Responder
  2. Claudia says:
    2 anos atrás

    A fragata F45 sem sinal alguma notícia do navio

    Responder
  3. Ale Godoy says:
    2 anos atrás

    Daria um belo coral e bons mergulhos !!!

    Responder
  4. Inhotep says:
    2 anos atrás

    Queria saber se procede a informação que o casco do ex NAe São Paulo será afundado pela MB, dito pela Folha de São Paulo?

    Responder
  5. Souza says:
    2 anos atrás

    Sabem mais noticias sobre o Purus? embarcados estão há mais de 10 dias sem sinal

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Não há sinal de internet onde eles estão rebocando o ex-São Paulo.

      Responder
  6. Penske says:
    2 anos atrás

    Essa era uma situação que estava caminhando para o colapso da flutuação do casco, não sobrou outra alternativa… A Marinha teve que assumir o controle, pois esse navio “não é uma simples embarcação” Ainda que tenha sido descomissionado, esse Porta Aviões tem o poder de causar uma tragédia ambiental de enormes proporções. Mas agora a grande pergunta a se fazer:
    – O que vai acontecer com NAe São Paulo ???

    Responder
  7. Dodô says:
    2 anos atrás

    Eu ouvi mansup ?

    Responder
    • Marcelo says:
      2 anos atrás

      Sim

      Responder
  8. Demetrius says:
    2 anos atrás

    Mansup nele…

    Responder
  9. Edilson says:
    2 anos atrás

    E a MB vai fazer o que com o casco?

    Responder
    • Koprowski says:
      2 anos atrás

      Provavelmente rebocar para águas internacionais, mais profundas, afundando-o.

      Responder
      • FERNANDO says:
        2 anos atrás

        Putz,
        e estudar o casco para futuramente construir um porta aviões solo.
        nada né.

        Responder
        • MARCELO MARTINS says:
          2 anos atrás

          O Brasil não tem necessidade de ter porta aviões. O porta aviões é um navio para projeção de poder em águas internacionais, e o Brasil não tem interesse nem condições de projetar poder em águas internacionais.
          Muitos dizem besteiras de que um porta aviões serviria para patrulhar nossa costa, mas país nenhum que tem porta aviões o utiliza para essa atividade. Os Estados Unidos tem 11 porta aviões nucleares e todos são utilizados para desdobrar aeronaves em águas internacionais, visando a proteção das rotas marítimas e também projetando força de combate em áreas de conflito (Oriente Médio e Ásia), nenhum deles é utilizado para patrulhar o litoral americano!
          O porta aviões é um navio que tem um custo de operação muito elevado. Para patrulhar nosso litoral, o ideal é termos dezenas de navios de patrulha oceânicos e também submarinos.

          Responder
          • Marcelo says:
            2 anos atrás

            Bla, bla, bla…tem q projetar poder sim, isto se chama dissuasão…

            Responder
            • ADM says:
              2 anos atrás

              Não adianta ter um NAe sem escoltas para protegê-lo e nem uma logística de manutenção que os apoiem…

              Responder

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