CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Esclarecimentos sobre notícias relacionadas à Marinha do Brasil
Nos últimos dois meses, vêm sendo veiculadas na mídia matérias contendo críticas a respeito de alguns aspectos e processos em curso na Força. Visando corrigir as falhas cometidas nessas reportagens, dissipar equívocos de percepção e manter o nosso pessoal informado do posicionamento da Marinha do Brasil, por determinação do Comandante da Marinha, este Centro esclarece os seguintes pontos:
“Aquisição do TCD “Siroco”
A transferência do “Siroco”, futuro Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, atenderá à necessidade premente de que a Marinha do Brasil mantenha suas capacidades de Operações Anfíbias, de Comando e Controle de grandes áreas oceânicas, de apoio à Defesa Civil, inclusive como Navio-Hospital, de apoio às tropas no Haiti ou estabelecidas em outras regiões afastadas, e de Comando e Coordenação de regiões marítimas em que ocorrerem desastres ambientais.
Essas capacidades se encontram bastante degradadas, em face da postergação do início do Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER) e de Navios Anfíbios (PRONANF), da baixa do ex-Navio de Desembarque-Doca (NDD) “Rio de Janeiro” e da previsão de passagem para reserva do NDD “Ceará”, que vem operando muito além de sua vida útil.
A decisão foi pautada na impossibilidade de se preencherem as lacunas mencionadas, no curto prazo, com a construção de meios navais novos em estaleiro nacional e no valor do investimento para a transferência do navio, que representa aproximadamente 25% do custo para se fabricar uma embarcação nova com especificações similares.
“Despejo de esgoto na Baía de Guanabara”
O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) não despeja suas águas servidas, sem nenhum tratamento, na Baía de Guanabara. Todo o esgoto sanitário produzido na área do AMRJ é canalizado para 32 fossas sépticas distribuídas ao longo da Ilha das Cobras, com o objetivo de realizar uma purificação primária antes de desaguar na Baía. Além do referido processo, cerca de 40% desse esgoto é submetida também a um tratamento secundário, realizado por biorreator (fossa séptica + filtro anaeróbio), que proporciona maior eficiência na filtragem do esgoto e melhoria da qualidade dos efluentes despejados. Portanto, o esgoto não é lançado “in natura”.
O AMRJ possui, ainda, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) específica para tratamento das águas servidas das unidades de saúde localizadas na Ilha das Cobras, devidamente licenciada pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (InEA).
Encontra-se em andamento a construção da rede que permitirá o bombeamento da totalidade dos efluentes sanitários produzidos pelas Organizações Militares sediadas na Ilha das Cobras para um tronco coletor de esgoto da Companhia Estadual de Água e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE). A obra deverá ser concluída até o final deste ano.
“Licença Administrativa e outras consequências das atuais limitações financeiras”
Em face da redução na disponibilidade de recursos em 2015, que monta cerca de R$ 2 bilhões, a Marinha do Brasil vem realizando fortes ajustes nos investimentos e no custeio da Força. A Alta Administração Naval determinou a adoção de medidas de economia complementares, a fim de reduzir os custos da Força em, pelo menos, 40%.
Os Almirantes, dentro de suas áreas, e os Comandantes das diversas Organizações Militares possuem a prerrogativa para, entre outras medidas de economia, e, em última instância, conceder licenças administrativas para seus militares e funcionários civis para cumprir as metas de redução de gastos e, assim, honrar com o pagamento das contas de energia, água e municiamento.
Estima-se que essa situação excepcional e temporária não chegará a afetar a prontidão da Força no curto prazo, tampouco os serviços prestados à população e ao público interno, que continuarão sendo executados sem interrupções.
As limitações financeiras implicaram, também, na diminuição do ritmo das atividades da Fábrica de Munição da Marinha e do setor industrial das Organizações Militares Prestadoras de Serviço, bem como nos empreendimentos do Programa Nuclear da Marinha (PNM) e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Exemplificando, somente nas obras de construção do Estaleiro e da Base Naval de Itaguaí houve a redução de mais de 50% da força de trabalho, desde NOV2014.
“Baixa de Navios da Esquadra”
O Comandante da Marinha, respaldado por decisão do Almirantado, resolveu dar baixa na Corveta “Frontin”, que já se encontrava na reserva desde o fim de AGO2014, e na Fragata “Bosísio”, em 23SET deste ano. Esses navios apresentavam relação desfavorável de custo e benefício para revitalizá-los.
“Condição estrutural do Navio-Aeródromo “São Paulo”
Como parte do processo decisório sobre a modernização do Navio-Aeródromo (NAe) “São Paulo”, a Marinha do Brasil decidiu investigar a atual condição estrutural do meio, com o adequado rigor técnico, para verificar a possibilidade de extensão da sua vida útil por mais vinte anos.
A inspeção estrutural foi iniciada em março do corrente ano, quando foi realizada uma docagem extraordinária do Navio para a inspeção das obras vivas e de todos os compartimentos do duplo fundo, e concluída em outubro. Ao todo, foram inspecionados cerca de 400 compartimentos, contabilizando-se aproximadamente 27 mil medições no costado, obras vivas e nos principais conveses, incluindo os hangares e o convés de voo.
O resultado preliminar das inspeções indica uma situação estrutural bastante satisfatória, sem indícios de rachaduras no casco do Navio.
Com a conclusão do estudo técnico preliminar de análise de resistência global da estrutura, na atual configuração do navio, o projeto de modernização passará a uma nova fase de estudos, cujas metas são a realização do projeto de concepção e os estudos de exequibilidade.
“Licitação para compra de acessórios de mesa”
O procedimento licitatório para aquisição de itens de palamenta de rancho foi estabelecido no Sistema de Registro de Preços, no qual inexiste a obrigatoriedade de aquisição.
As quantidades estipuladas no certame permitirão a compra de um lote mais econômico e estão baseadas na necessidade de reposição do material nas Organizações Militares e no consumo médio estimado para os próximos dois anos, considerando o tamanho da atual força de trabalho da Marinha, que conta com mais de 82 mil militares e servidores civis. A licitação é nacional, podendo concorrer qualquer empresa instalada no País, que demonstre ter capacidade de produção e fornecimento.
O referido processo foi suspenso temporariamente, em função das atuais restrições orçamentárias, para reavaliação dos itens a serem adquiridos, e não porque estivesse ferindo qualquer princípio da legislação vigente. Atualmente, o certame, após sua revisão, prossegue normalmente com o corte de alguns itens, cuja compra foi considerada não prioritária nesse momento de restrições financeiras.
As especificações utilizadas são as denominações comerciais dos objetos da licitação. Por exemplo, o termo “porcelana” é utilizado para a louça de pasta de cerâmica esmaltada comum (pratos, xícaras, pires etc.), de uso cotidiano em nossas Organizações Militares para realização das refeições, e comercializada em qualquer loja do ramo. Não se trata de aquisição de itens de luxo!
FONTE: Bono da MB
NOTA DO EDITOR: Para o DAN, vale a palavra oficial da Marinha do Brasil, que se contrapõe de forma contundente, face a publicações feitas por algumas mídias estrangeiras e brasileiras.
Professor by Luiz Padilha sou seu fá nota 10000000 para voçe e a marinha brasileira o exercito e a aeronaltica por nos dar orgulho com o pouco que canhão se os ladroes do pais parassem de roubar nos seriamos mais felizes e um pais respeitado de primeiro mundo
parabéns a todos que ajudam esse pais a ser melhor PARABÉNS BY
Após a conclusão dos laudos técnicos de engenharia que demonstraram inexistir trincas ou rachaduras no casco do NAE São Paulo, somado a penúria financeira causada por anos e anos de desmandos financeiros do GF, penso que a única alternativa da MB que possibilite a reativação no médio prazo da ala aérea naval seja mesmo a modernização deste meio naval.
Contanto que a partir desta baita reforma, ele passe finalmente a cumprir sua missão de Nau Capitânea da Esquadra Brasileira, que sejam colocadas em prática e no mais curto prazo possível todas as modificações necessárias a fim de devolvê-lo ao setor operacional da MB.
Esse é o objetivo. Mas o governo precisa entender isso também.
Em que pese eu discordar de muitas formas como o dinheiro é gasto pela Marinha, se os quadros de gestão da coisa continuarem da forma que se faz, o dinheiro é e será sempre curto, e com o avanço do PrOSub, a conta vai ficar cada vez mais cara. E então, se não injetarem mais dinheiro, gradualmente ao longo dos anos, não adianta insistir em certos meios, como o SNBr e NAe, pois se não houver dinheiro para manter estes meios funcionais, melhor investir em algo com custo benefício mais atraente, como um maior número de escoltas, tipo Fragata.
Se a MB não consegue tirar dinheiro do próprio bolso e financiar o valor da reforma do NAe SP, como vão pagar a conta dos custos de renovação de toda sua ala aérea, treinamentos, bem como suas operações durante o ano de exercício?
Sds.
Pois é Bardini, isso a MB sabe. Esse dever de casa cabe a ela fazer. Nós não mudaremos nada, só nos cabe observar. Certo ou errado, eles que vivem o dia a dia, sabem o que querem e farão o melhor para a MB.
Concordo que cabe a nós, meros civis e entusiastas do assunto esperarmos e ficarmos à observar o que será feito para se sair deste “banco de areia” cujo qual a MB se meteu.
Se não fosse a crise, talvez tudo estaria de certa forma mais adiantado, mas a meu ver, e isso é minha visão do assunto, a MB e seu comando foram extremamente ‘infelizes” em suas escolhas, feitas no passado, e que iram atrapalhar todo o futuro da força em se tratando de operacionalidade.
Sem mirar nas questões gerenciais do dinheiro que sempre entrou na conta da MB, mas nas escolhas pelos meios: Tivessem continuado a fabricar SSK´s da Classe Tikuna, aproveitando as estruturas existentes e mantendo-as em constante atualização, estaríamos hoje, com uma força de Submarinos respeitável, e poderíamos estar com o U-216 na mira para o futuro.
O PrOSuper estaria encaminhado, com os escoltas e demais navios sendo montados, e estaríamos discutindo quando teríamos dinheiro para fabricar o PrONAe (que substituiria o Opalão que já teria sido “tunado”…) e PrOAnf.
Professor by Luiz Padilha sou seu fá nota 10000000 para voçe e a marinha brasileira o exercito e a aeronaltica por nos dar orgulho com o pouco que canhão se os ladroes do pais parassem de roubar nos seriamos mais felizes e um pais respeitado de primeiro mundo
parabéns a todos que ajudam esse pais a ser melhor PARABÉNS BY
………….penso que seja tudo muito simples de raciocinar, porém o pessoal “viaja” no devaneio…ora, o prêço de um NAE NOVO “tinindo” saído do estaleiro, deve estar na ordem de umas 4 ou 5 vezes o prêço da reforma do Sampa……..sendo assim. é muiiiiiiito melhor reforma-lo…….aguardemos….um dia a reforma chega………
Até porque Porta-Aviões não é um tipo de navio disponível para venda assim que se quer!
Sempre defendi a modernização do NAe São Paulo, mas, o vendaval orçamentária poderia interromper o processo. Tecnicamente, estamos reimplantando a aviação naval na MB e, isto ocorrer logo ou demorar, desde que o navio esteja em boas condições. Será que o NOVO São Paulo terá uma velocidade de cruzeiro adequada para com caças embarcados?
Os estudos preveem isso. Ainda não se bateu o martelo se será diesel ou elétrica a nova propulsão. Com turbina ou sem turbina. Com caixa redutora ou sem caixa redutora. Vai depender do marcado ($$$$$) e de quanto a MB poderá dispor para isso. Só sei que qualquer que seja, os caças irão operar com segurança.
Obrigado Luiz Padilha! Foi muito esclarecedor!
Após a conclusão dos laudos técnicos de engenharia que demonstraram inexistir trincas ou rachaduras no casco do NAE São Paulo, somado a penúria financeira causada por anos e anos de desmandos financeiros do GF, penso que a única alternativa da MB que possibilite a reativação no médio prazo da ala aérea naval seja mesmo a modernização deste meio naval.
Contanto que a partir desta baita reforma, ele passe finalmente a cumprir sua missão de Nau Capitânea da Esquadra Brasileira, que sejam colocadas em prática e no mais curto prazo possível todas as modificações necessárias a fim de devolvê-lo ao setor operacional da MB.
Esse é o objetivo. Mas o governo precisa entender isso também.
Em que pese eu discordar de muitas formas como o dinheiro é gasto pela Marinha, se os quadros de gestão da coisa continuarem da forma que se faz, o dinheiro é e será sempre curto, e com o avanço do PrOSub, a conta vai ficar cada vez mais cara. E então, se não injetarem mais dinheiro, gradualmente ao longo dos anos, não adianta insistir em certos meios, como o SNBr e NAe, pois se não houver dinheiro para manter estes meios funcionais, melhor investir em algo com custo benefício mais atraente, como um maior número de escoltas, tipo Fragata.
Se a MB não consegue tirar dinheiro do próprio bolso e financiar o valor da reforma do NAe SP, como vão pagar a conta dos custos de renovação de toda sua ala aérea, treinamentos, bem como suas operações durante o ano de exercício?
Sds.
Pois é Bardini, isso a MB sabe. Esse dever de casa cabe a ela fazer. Nós não mudaremos nada, só nos cabe observar. Certo ou errado, eles que vivem o dia a dia, sabem o que querem e farão o melhor para a MB.
Concordo que cabe a nós, meros civis e entusiastas do assunto esperarmos e ficarmos à observar o que será feito para se sair deste “banco de areia” cujo qual a MB se meteu.
Se não fosse a crise, talvez tudo estaria de certa forma mais adiantado, mas a meu ver, e isso é minha visão do assunto, a MB e seu comando foram extremamente ‘infelizes” em suas escolhas, feitas no passado, e que iram atrapalhar todo o futuro da força em se tratando de operacionalidade.
Sem mirar nas questões gerenciais do dinheiro que sempre entrou na conta da MB, mas nas escolhas pelos meios: Tivessem continuado a fabricar SSK´s da Classe Tikuna, aproveitando as estruturas existentes e mantendo-as em constante atualização, estaríamos hoje, com uma força de Submarinos respeitável, e poderíamos estar com o U-216 na mira para o futuro.
O PrOSuper estaria encaminhado, com os escoltas e demais navios sendo montados, e estaríamos discutindo quando teríamos dinheiro para fabricar o PrONAe (que substituiria o Opalão que já teria sido “tunado”…) e PrOAnf.
………….penso que seja tudo muito simples de raciocinar, porém o pessoal “viaja” no devaneio…ora, o prêço de um NAE NOVO “tinindo” saído do estaleiro, deve estar na ordem de umas 4 ou 5 vezes o prêço da reforma do Sampa……..sendo assim. é muiiiiiiito melhor reforma-lo…….aguardemos….um dia a reforma chega………
Até porque Porta-Aviões não é um tipo de navio disponível para venda assim que se quer!
Sempre defendi a modernização do NAe São Paulo, mas, o vendaval orçamentária poderia interromper o processo. Tecnicamente, estamos reimplantando a aviação naval na MB e, isto ocorrer logo ou demorar, desde que o navio esteja em boas condições. Será que o NOVO São Paulo terá uma velocidade de cruzeiro adequada para com caças embarcados?
Os estudos preveem isso. Ainda não se bateu o martelo se será diesel ou elétrica a nova propulsão. Com turbina ou sem turbina. Com caixa redutora ou sem caixa redutora. Vai depender do marcado ($$$$$) e de quanto a MB poderá dispor para isso. Só sei que qualquer que seja, os caças irão operar com segurança.
Obrigado Luiz Padilha! Foi muito esclarecedor!
bom saber que o ”são paulo” ta com uma boa estrutura e sem rachaduras no casco! uma revitalização por mais que não saia agora, com certeza sairia mais barato e mais rápido que um novo navio
A pergunta que não quer calar compesa reformar o NAE-A12 SP ?
Sim.
Simmmmmm….PORQUE mas qto vai nos custar esta brincadeira…qual o custo beneficio disso para operar 23 avioes…..vai projetar poder aonde……..sera q nao eh mais necessario a obtencao de pelo menos 6 fragatas de bom porte e bem equipadas……enfim……..e nem vamos falar aqui dos tais subs ou do SubNuc……….do jeito q ta indo a verdade eh bem outra e vai levar muito mais tempo do q muitos imaginam ou acreditam……..Padilha, c certeza ainda teremos por muitos anos aqui excelentes assuntos para discutir e estes meios ainda estarao em algum arsenal esperando suas conclusoes e depois ainda ficarem operacionais e a meias capacidades……quer apostar…..rsrsrsrsrrs Sds
Pois é. Tem uns caras que estudaram anos a fio lá na MB com diversas especializações que devem saber, vc não acha?
Eu, vc e muitos outros podemos no máximo ter os nossos “achismos”. Muita coisa que se “acha” não é viável. Mas nós que estamos fora da casinha, achamos que tudo pode, dai esses debates em looping que não vão mudar em nada a realidade das forças. Só quem está lá, sabe onde o calo aperta.
Sei de muitos óbices que emperram uma série de coisas, mas não seria correto da minha parte, colocar aqui o que ouvi. Cabe a MB, a FAB ou ao EB fazerem essa parte.
A mim só cabe ouvir, entender e torcer para que eles consigam contornar toda a série de barreiras que os impedem de serem maior e melhor do que são.
Um ditado para vc: Aguarde e confie!
rsrsrsrsrs disso eu tbm sei, mas quem sabe o nosso achismo os leve a uma breve reflexao pra melhor e mais rapido, eu leio aqui dezenas de otimos comentarios q poderiam servir como referencia a estes doutos da MB…mas so pra te contrariar….estes ditos profissionais de agora q estudaram anos, nao sao os mesmos q la estavam a mais de 45 anos…portanto, pegaram o bonde errado e continuam a fazer e acreditar…so vivem de promessas e sonhos..ta na hora de acordarem e justificarem a confianca q neles foi depositada qdo pegaram seus espadim ou seus diplomas . Deixemos o papo de verbas, todos ja sabemos o q ocorre e o tamanho do ralo, isso eh dar murrro em ponta de faca. Eu tbm nao coloco aqui o q escuto numa destas forcas……..(segredo de estado rsrsr). Eh obvio q eles sabem onde o calo aperta, so nao mudam o tamanho do sapato ou compram outro (privilegios). Sou otimista, por isso sofro antecipadamente, mas vou morrer sentado ,nao da mais para aguardar e confiar , quero ver mesmo, teste sao tome…..de promessas e projetos o inferno anda muito cheio, senao vira papo furado. Nao tem outro jeito mesmo neh…e ai vem mais um rombo de 120 bi…durma-se c um barulho destes, agora eh q a coisa vai ficar ruim mesmo, conseguiram piorar aquilo q ja era horroroso………tadim das FAs….vao continuar c migalhas e a sonhar o sonho eterno. Sds
É verdade. Quebraram o país. Melhor esquecer navios, caças e afins pq virou utopia neste momento.
…………….. o importante é que a nave vem,será útil e bem utilizada….o resto e apenas e tão somente……..resto…………….
Quanto ao NAE, entendi claramente em miúdos: “não, não faremos a revitalização agora, vamos analisar, analisar, e engarna, digo, analisar até poder encomendar um decente.”
Arruma a grana que ele volta.
E porque não o mandam para a lata velha se não tem grana? Vai ficar docado em mar esplêndido até aparecer dinheiro? Planejamento não deve está nas qualidades da MB
Porque o que é lata velha para uns, é um navio importante para outros.
Pelo que entendi, o Porta-aviões São Paulo tem condições estruturais para receber modernizações, que lhe darão sobrevida de mais vinte anos. É isto mesmo ???
Isso mesmo Aurélio!
Esta informação já havia sido publicada aqui no DAN no início de novembro, decorrente do encontro que participei com o CM no 8º DN.
Abs
Nao vi ou li nada de excepcional colocado no texto de exclarecimentos…no minimo eh obrigacao deles trazer fatos e exclarecimentos ao conjunto da sociedade sem q sejam colocados contra a parede. Depois q pega fogo nao adianta chamar os bombeiros. O papel aceita tudo como todos sabem , a mediocridade eh geral no quesito FAs e seus ministros. Esta nota peca pela extrema morosidade e falha do setor de comunicacao , estes assuntos abordados ja estao em voga a tempos e ninguem se preocupou exclarecer. Dai q vira este monstrengo de notas e contra informacoes q dao margens a tudo e a todos…os contra e os a favor. Nos os pagadores de impostos quetremos isso sim mais transparencia e mais verdade, mesmo q sejam as tuins………como sempre, muito caranaval e explicacoes genericas e nada q ja nao se soubesse…nem sei o pqe de tanta aplauso, a verdade mesmo salta aos olhos e uma delas esta ali mesmo na baia de guanabara…nao da pra esconder…..minha opiniao nao contaminada sem ideologias, apologias ou qualquer bajulacao. Sds
Parece que vc não entendeu o porque deste comunicado. Mas vou te ajudar.
Há na mídia muita desinformação sobre um assunto militar que como tal, nem sempre pode ser aberto 100%.
Pela sua idade creio não ser necessário te explicar o significado da palavra sigilo militar.
A MB apenas colocou os pingos nos is.
Padilha, o q idade tem a ver c minha opiniao……sendo assim , acredito q vc tbm tenha a idade e o discernimento para separar alhos de bugalhos…pingos nos is…..quer dizer q ate agora nos so lemos ou vimos nuvens de fumaca……a verdade eh q se tem algo de anorma, procura-se corrigir isso imediatamente e nao deixar q isso fuja de controle. Eh disso q comento antes,…….depois da coisa feita em absoluto sigilo (so para alguns) ai se vem a publico para exclarecer como se nada demais fosse….enfim, a sociedade esta sim a favor e da manutencao de uma excelente marinha, mas o sinal q frequentemente vemos eh exatamente o contrario…muito sigilo e pouco resultado, afinal todos sabem q os meios citados ja estao obsoletos…..entao mais uma vez….no q isso tem a ver c SIGILO…..o obvio salta aos olhos dos mais interessados nestes assuntos e ai vem a Mb c esta notinha aparando beiradas q eles mesmos deixaram ocorrer……este setor de comunicacao nao eh transparente e demora a se colocar ou explicar algo a opiniao publiuca. Eh por estas e outras q sempre estao na berlinda e correndo atras do prejuizo…… Vc cita o SIGILO…..me perdoe Padilha, mas isso nao eh justificativa, este assunto nada tem de importante, vale sim um bom comentario , afinal a coisa anda tao ruim por aqueles lados q esta noticia tem e teria sim de ser comemorada, mesmo q sendo uma aquisicao de segunda mao Abrir informacao 100 % das eventuais aquisicoe nesta area, nada tem de tao importante assim, afinal estao tao na penuria q qualquer coisa seria bem vinda e ainda asim estariamos soltado fogos de artificio. Mas aquilo q realmente nos interessa eh a transparencia dos gastos….estes sim sao sigilosos e mal geridos…….eu sei, voce sabe, todos sabemos. O Brasil perde, e as FAs perdem mais ainda qdo o amago do problema nao eh atacado como deveria. Enfim, mais uma vez, respeito seu trabalho diario e sempre aberto a opinioes e contraditorios, mas temos q colocar certos assuntos sob outra otica e nao a mesmice. Sds
Celso, eu te entendo, mas gostaria que vc tb entendesse o seguinte: Assuntos militares envolvem mil aspectos onde nem sempre o que nós civis que pagamos a conta e gostaríamos de saber, podemos saber. Para isso é que existe um tal de TCU.
A nota da MB é para que os fofoqueiros e sensacionalistas de plantão, aqui do Brasil e do exterior, saibam que o São Paulo não está rachado, e que o Siroco virá. O quando, é problema gerencial da MB e ela não tem que ficar agora se justificando porque não foi hoje e porque será amanhã. O que ela tem que fazer, ela está fazendo, diga-se de passagem, como sempre fez, é trabalhar.
O bacana é que o navio é nosso, virá revisado, talvez não 100% por causa do prazo mas nada disso ainda está decidido e ficar aqui ou pior, ficarem em espaços declarando “vergonha” e etc é que não acho correto.
Vamos deixar a MB trabalhar. OK?
abs
Padilha, valeu por sua boa vontade e respeito…..mas so faco mais um reparo…ate ai tudo bem..mas nunca se esqueca q o bolso eh so hum…o NOSSO e sobre isso as coisas sao mal e porcamente discutidas ou debatidas…….outrossim, tenho um amigo Belga e este assunto do casco do A 12 ja havia sido investigado e analisado anteriormente por engenheiros da DCNS q deram sua aprovacao……sei la….do casco estamos falando sobre a estrutura interna ou externa…ou ambas…..me pareeu sempre q os problemas eramoutros…enfim, cada dia q passa temos novas e velhas informacoes q nunca se traduzem na verdade absoluta e por ai vao cada vez mais alguns milhoes q antes nao estava previsto, ta parecendo aquela piada q diz q mae subiu no telhado e……tudo pra dizer q a velhinha faleceu……aos poucos……eh piada ou nao eh…….Abraco Sds
Concordo contigo.
E não há qualquer razão para haver sigilo sobre os assuntos pautados pois são de pleno conhecimento de todo o planeta.
A MB tem que ser mais transparente com quem lhes paga.
Renato, isso nao eh so direito…eh obrigacao…….eh disso q escrevo acima, valeu por sua interpretacao correta. Este setor de comunicao da MB eh feito de aprendizes pra comecar e restrito de forma geral. Vende muito mal suas necessidades e se aproxima muito mal da sociedade……..eh por isso q estao nesta situacao, nao carreiam simpatias e vivem atrelados as necessidades ideologicas e politicas da PETROBRAS entre outras coisas.. Sds..
Celso tu perdeu uma grande oportunidade de não escrever bobagem. Desculpe mas vc se perdeu feio agora. Triste em ver que vc acompanha o DAN mas não absorve nada do que colocamos aqui.
Padilha, bobagem por bobagem, fico c as minhas …quem esta perdendo somos nos .eu, vc e todos a continuar minimizando os fatos reais…….acompanho sim e desde o inicio, sei de onde vcs vieram e nem preciso saber o pqe (espaco proprio), voltem bem no comeco deste site e vejam quem la estava. Eu os apoiei e recomendei tbm.. Mas isso nao significa q tenho q concordar c tudo o q vcs publicam, mesmo q venham de outras fontes. Lembre-se, acompanhar o DAN assim como outros nao significa q tenho q abanar a cabeca ou o rabo pra tudo. A soma de todos os fatos nos conduzem as conclusoes, por certo q ate algumas vezes as mais absurdas. Mantenha sua verve, mas nao se iluda c aquilo q lhe da sustentacao, afinal, a verdade nunca esta a sua frente. eu pelo menos tento. Converso c inumeras pessoas de todas as matizes, fruto sempre de meu trabalho a muitos anos (inclusive politica) e nem sempre apoio ou concordo c estes, mas mantenho os canais abertos. Felizmente ou nao, errando costuma-se acertar, as vezes ate demora, mas no nosso pais isso virou moda…os erros sao continuados e chegam as raias da desfacatez……….agora se voce acredita mesmo q a petrobras e seu acionista mor nao estao por detras da derrocada da MB……..entao vc perdeu o bonde (de uma espiada no q sempre foi composta administrativamente a estrutura da petrobras) …sinto muito, vc nao esta vendo pelo outro lado da lente…..mesmo assim agradeco por seu conselho, mas nao fique triste nao, sei como vc defende c unhas e dentes a MB por sua dedicada paixao ao assunto e a eles, nao sou formador de opiniao como voces, nem pretendo, mas nao sou forcado a concordar c tudo q leio ( a nota da MB eh uma delas)……analiso e bem os fatos qdo necessario, pesquiso e assim posso tirar melhores conclusoes e lembre-se…contra fatos, nao existem explicacoes ou desculpas. Pais q nao tem memoria, nao tera um futuro Sds
E mesmo assim ainda tem gente se mordendo……..Putz!
bom saber que o ”são paulo” ta com uma boa estrutura e sem rachaduras no casco! uma revitalização por mais que não saia agora, com certeza sairia mais barato e mais rápido que um novo navio
fico pasmo que os vassalos que vem aqui dar pitacos no DAN e gerar discórdia e agoram calam-se em baixo da saia de outros sites. Valeu Padilha! Nossas posições ideológicas não significam que não honremos em defender nosso país e não há onisciência, são apenas fatos e contra fatos não há argumentos.
A pergunta que não quer calar compesa reformar o NAE-A12 SP ?
Sim.
Simmmmmm….PORQUE mas qto vai nos custar esta brincadeira…qual o custo beneficio disso para operar 23 avioes…..vai projetar poder aonde……..sera q nao eh mais necessario a obtencao de pelo menos 6 fragatas de bom porte e bem equipadas……enfim……..e nem vamos falar aqui dos tais subs ou do SubNuc……….do jeito q ta indo a verdade eh bem outra e vai levar muito mais tempo do q muitos imaginam ou acreditam……..Padilha, c certeza ainda teremos por muitos anos aqui excelentes assuntos para discutir e estes meios ainda estarao em algum arsenal esperando suas conclusoes e depois ainda ficarem operacionais e a meias capacidades……quer apostar…..rsrsrsrsrrs Sds
Pois é. Tem uns caras que estudaram anos a fio lá na MB com diversas especializações que devem saber, vc não acha?
Eu, vc e muitos outros podemos no máximo ter os nossos “achismos”. Muita coisa que se “acha” não é viável. Mas nós que estamos fora da casinha, achamos que tudo pode, dai esses debates em looping que não vão mudar em nada a realidade das forças. Só quem está lá, sabe onde o calo aperta.
Sei de muitos óbices que emperram uma série de coisas, mas não seria correto da minha parte, colocar aqui o que ouvi. Cabe a MB, a FAB ou ao EB fazerem essa parte.
A mim só cabe ouvir, entender e torcer para que eles consigam contornar toda a série de barreiras que os impedem de serem maior e melhor do que são.
Um ditado para vc: Aguarde e confie!
rsrsrsrsrs disso eu tbm sei, mas quem sabe o nosso achismo os leve a uma breve reflexao pra melhor e mais rapido, eu leio aqui dezenas de otimos comentarios q poderiam servir como referencia a estes doutos da MB…mas so pra te contrariar….estes ditos profissionais de agora q estudaram anos, nao sao os mesmos q la estavam a mais de 45 anos…portanto, pegaram o bonde errado e continuam a fazer e acreditar…so vivem de promessas e sonhos..ta na hora de acordarem e justificarem a confianca q neles foi depositada qdo pegaram seus espadim ou seus diplomas . Deixemos o papo de verbas, todos ja sabemos o q ocorre e o tamanho do ralo, isso eh dar murrro em ponta de faca. Eu tbm nao coloco aqui o q escuto numa destas forcas……..(segredo de estado rsrsr). Eh obvio q eles sabem onde o calo aperta, so nao mudam o tamanho do sapato ou compram outro (privilegios). Sou otimista, por isso sofro antecipadamente, mas vou morrer sentado ,nao da mais para aguardar e confiar , quero ver mesmo, teste sao tome…..de promessas e projetos o inferno anda muito cheio, senao vira papo furado. Nao tem outro jeito mesmo neh…e ai vem mais um rombo de 120 bi…durma-se c um barulho destes, agora eh q a coisa vai ficar ruim mesmo, conseguiram piorar aquilo q ja era horroroso………tadim das FAs….vao continuar c migalhas e a sonhar o sonho eterno. Sds
É verdade. Quebraram o país. Melhor esquecer navios, caças e afins pq virou utopia neste momento.
Padilha vc é o cara ….
Sr Luis Padilha, minha intenção aqui não é criticar sem fundamento ,meu interesse é pela verdade; este artigo foi para mim de grande esclarecimento.Como assíduo frequentador deste site,quero congratular pelo fim das especulações e pela isenção nas informações prestadas.
Estimado editor,é com grande satisfação que recebo essas informações sobre as especulações a respeito das nossas FA e esta especificamente sobre a Marinha de Guerra Parabéns por sempre defender a verdade,até porque a verdade será sempre única,mas os que vivem de retransmitir boatos sem respaldo não passam de fofoqueiros. O pior que pode existir são as contra informações sendo propagadas nas redes gerando sempre instabilidade e dúvidas.
Interessante a nota sobre o NAe São Paulo.
O que a MB disse não respondeu a nenhum ponto polêmico. Foram apenas platitudes. Truísmo.
…………….. o importante é que a nave vem,será útil e bem utilizada….o resto e apenas e tão somente……..resto…………….
Quanto ao NAE, entendi claramente em miúdos: “não, não faremos a revitalização agora, vamos analisar, analisar, e engarna, digo, analisar até poder encomendar um decente.”
Arruma a grana que ele volta.
E porque não o mandam para a lata velha se não tem grana? Vai ficar docado em mar esplêndido até aparecer dinheiro? Planejamento não deve está nas qualidades da MB
Porque o que é lata velha para uns, é um navio importante para outros.
Muito, bom mesmo Padilha, do resta agr, esperar o o G40! Dale MB
Pelo que entendi, o Porta-aviões São Paulo tem condições estruturais para receber modernizações, que lhe darão sobrevida de mais vinte anos. É isto mesmo ???
Isso mesmo Aurélio!
Esta informação já havia sido publicada aqui no DAN no início de novembro, decorrente do encontro que participei com o CM no 8º DN.
Abs
Nao vi ou li nada de excepcional colocado no texto de exclarecimentos…no minimo eh obrigacao deles trazer fatos e exclarecimentos ao conjunto da sociedade sem q sejam colocados contra a parede. Depois q pega fogo nao adianta chamar os bombeiros. O papel aceita tudo como todos sabem , a mediocridade eh geral no quesito FAs e seus ministros. Esta nota peca pela extrema morosidade e falha do setor de comunicacao , estes assuntos abordados ja estao em voga a tempos e ninguem se preocupou exclarecer. Dai q vira este monstrengo de notas e contra informacoes q dao margens a tudo e a todos…os contra e os a favor. Nos os pagadores de impostos quetremos isso sim mais transparencia e mais verdade, mesmo q sejam as tuins………como sempre, muito caranaval e explicacoes genericas e nada q ja nao se soubesse…nem sei o pqe de tanta aplauso, a verdade mesmo salta aos olhos e uma delas esta ali mesmo na baia de guanabara…nao da pra esconder…..minha opiniao nao contaminada sem ideologias, apologias ou qualquer bajulacao. Sds
Parece que vc não entendeu o porque deste comunicado. Mas vou te ajudar.
Há na mídia muita desinformação sobre um assunto militar que como tal, nem sempre pode ser aberto 100%.
Pela sua idade creio não ser necessário te explicar o significado da palavra sigilo militar.
A MB apenas colocou os pingos nos is.
Padilha, o q idade tem a ver c minha opiniao……sendo assim , acredito q vc tbm tenha a idade e o discernimento para separar alhos de bugalhos…pingos nos is…..quer dizer q ate agora nos so lemos ou vimos nuvens de fumaca……a verdade eh q se tem algo de anorma, procura-se corrigir isso imediatamente e nao deixar q isso fuja de controle. Eh disso q comento antes,…….depois da coisa feita em absoluto sigilo (so para alguns) ai se vem a publico para exclarecer como se nada demais fosse….enfim, a sociedade esta sim a favor e da manutencao de uma excelente marinha, mas o sinal q frequentemente vemos eh exatamente o contrario…muito sigilo e pouco resultado, afinal todos sabem q os meios citados ja estao obsoletos…..entao mais uma vez….no q isso tem a ver c SIGILO…..o obvio salta aos olhos dos mais interessados nestes assuntos e ai vem a Mb c esta notinha aparando beiradas q eles mesmos deixaram ocorrer……este setor de comunicacao nao eh transparente e demora a se colocar ou explicar algo a opiniao publiuca. Eh por estas e outras q sempre estao na berlinda e correndo atras do prejuizo…… Vc cita o SIGILO…..me perdoe Padilha, mas isso nao eh justificativa, este assunto nada tem de importante, vale sim um bom comentario , afinal a coisa anda tao ruim por aqueles lados q esta noticia tem e teria sim de ser comemorada, mesmo q sendo uma aquisicao de segunda mao Abrir informacao 100 % das eventuais aquisicoe nesta area, nada tem de tao importante assim, afinal estao tao na penuria q qualquer coisa seria bem vinda e ainda asim estariamos soltado fogos de artificio. Mas aquilo q realmente nos interessa eh a transparencia dos gastos….estes sim sao sigilosos e mal geridos…….eu sei, voce sabe, todos sabemos. O Brasil perde, e as FAs perdem mais ainda qdo o amago do problema nao eh atacado como deveria. Enfim, mais uma vez, respeito seu trabalho diario e sempre aberto a opinioes e contraditorios, mas temos q colocar certos assuntos sob outra otica e nao a mesmice. Sds
Celso, eu te entendo, mas gostaria que vc tb entendesse o seguinte: Assuntos militares envolvem mil aspectos onde nem sempre o que nós civis que pagamos a conta e gostaríamos de saber, podemos saber. Para isso é que existe um tal de TCU.
A nota da MB é para que os fofoqueiros e sensacionalistas de plantão, aqui do Brasil e do exterior, saibam que o São Paulo não está rachado, e que o Siroco virá. O quando, é problema gerencial da MB e ela não tem que ficar agora se justificando porque não foi hoje e porque será amanhã. O que ela tem que fazer, ela está fazendo, diga-se de passagem, como sempre fez, é trabalhar.
O bacana é que o navio é nosso, virá revisado, talvez não 100% por causa do prazo mas nada disso ainda está decidido e ficar aqui ou pior, ficarem em espaços declarando “vergonha” e etc é que não acho correto.
Vamos deixar a MB trabalhar. OK?
abs
Padilha, valeu por sua boa vontade e respeito…..mas so faco mais um reparo…ate ai tudo bem..mas nunca se esqueca q o bolso eh so hum…o NOSSO e sobre isso as coisas sao mal e porcamente discutidas ou debatidas…….outrossim, tenho um amigo Belga e este assunto do casco do A 12 ja havia sido investigado e analisado anteriormente por engenheiros da DCNS q deram sua aprovacao……sei la….do casco estamos falando sobre a estrutura interna ou externa…ou ambas…..me pareeu sempre q os problemas eramoutros…enfim, cada dia q passa temos novas e velhas informacoes q nunca se traduzem na verdade absoluta e por ai vao cada vez mais alguns milhoes q antes nao estava previsto, ta parecendo aquela piada q diz q mae subiu no telhado e……tudo pra dizer q a velhinha faleceu……aos poucos……eh piada ou nao eh…….Abraco Sds
Concordo contigo.
E não há qualquer razão para haver sigilo sobre os assuntos pautados pois são de pleno conhecimento de todo o planeta.
A MB tem que ser mais transparente com quem lhes paga.
Renato, isso nao eh so direito…eh obrigacao…….eh disso q escrevo acima, valeu por sua interpretacao correta. Este setor de comunicao da MB eh feito de aprendizes pra comecar e restrito de forma geral. Vende muito mal suas necessidades e se aproxima muito mal da sociedade……..eh por isso q estao nesta situacao, nao carreiam simpatias e vivem atrelados as necessidades ideologicas e politicas da PETROBRAS entre outras coisas.. Sds..
Celso tu perdeu uma grande oportunidade de não escrever bobagem. Desculpe mas vc se perdeu feio agora. Triste em ver que vc acompanha o DAN mas não absorve nada do que colocamos aqui.
Padilha, bobagem por bobagem, fico c as minhas …quem esta perdendo somos nos .eu, vc e todos a continuar minimizando os fatos reais…….acompanho sim e desde o inicio, sei de onde vcs vieram e nem preciso saber o pqe (espaco proprio), voltem bem no comeco deste site e vejam quem la estava. Eu os apoiei e recomendei tbm.. Mas isso nao significa q tenho q concordar c tudo o q vcs publicam, mesmo q venham de outras fontes. Lembre-se, acompanhar o DAN assim como outros nao significa q tenho q abanar a cabeca ou o rabo pra tudo. A soma de todos os fatos nos conduzem as conclusoes, por certo q ate algumas vezes as mais absurdas. Mantenha sua verve, mas nao se iluda c aquilo q lhe da sustentacao, afinal, a verdade nunca esta a sua frente. eu pelo menos tento. Converso c inumeras pessoas de todas as matizes, fruto sempre de meu trabalho a muitos anos (inclusive politica) e nem sempre apoio ou concordo c estes, mas mantenho os canais abertos. Felizmente ou nao, errando costuma-se acertar, as vezes ate demora, mas no nosso pais isso virou moda…os erros sao continuados e chegam as raias da desfacatez……….agora se voce acredita mesmo q a petrobras e seu acionista mor nao estao por detras da derrocada da MB……..entao vc perdeu o bonde (de uma espiada no q sempre foi composta administrativamente a estrutura da petrobras) …sinto muito, vc nao esta vendo pelo outro lado da lente…..mesmo assim agradeco por seu conselho, mas nao fique triste nao, sei como vc defende c unhas e dentes a MB por sua dedicada paixao ao assunto e a eles, nao sou formador de opiniao como voces, nem pretendo, mas nao sou forcado a concordar c tudo q leio ( a nota da MB eh uma delas)……analiso e bem os fatos qdo necessario, pesquiso e assim posso tirar melhores conclusoes e lembre-se…contra fatos, nao existem explicacoes ou desculpas. Pais q nao tem memoria, nao tera um futuro Sds
E mesmo assim ainda tem gente se mordendo……..Putz!
Mandou bem Padilha, nota oficial e não tititi de revistinha de fofoca.
A nota é clara ao tratar a compra do Bahia como evento futuro. Apenas não esclareceu as dificuldades financeiras para a finalização da aquisição.
E nem iria, pois existem negociações em curso (que não são impeditivas a compra), e que não se sai por ai divulgando.
São assuntos internos entre a MB e a MN. O povo cisma em colocar a DCNS na parada como se a empresa privada tivesse alguma coisa com a compra e reforma. Para quem não sabe, (avisa lá o sabe tudo), a negociação é entre a MB e a MN e a MN através da DGA (Direção Geral de Armamento), é quem decidirá quem e quando serão feitas as obras no navio.
Existem muitos pontos que não me cabe colocar aqui, que estão sendo decididos e só posso dizer que o navio não sai de lá antes de março de 2016 por causa, justamente dos serviços que serão feitos lá.
Gente, mais claro do isso, impossível. Agora, quem quiser acompanhar sites de fofocas nacionais e estrangeiros……
Estive afastado e acho que perdi alguma info.
Por que o Siroco não vem mais este ano?
fico pasmo que os vassalos que vem aqui dar pitacos no DAN e gerar discórdia e agoram calam-se em baixo da saia de outros sites. Valeu Padilha! Nossas posições ideológicas não significam que não honremos em defender nosso país e não há onisciência, são apenas fatos e contra fatos não há argumentos.
Parabéns Padilha e a Marinha Brasileira, essas especulações lançadas por blogueiros são na verdade uma maneira de fazer a crítica pela crítica tão somente, parece que nossa armada já percebeu isso e deu uma resposta correta e equilibrada. Temos em nossa imprensa, bem como em alguns meios internacionais uma tentativa de desqualificar nosso governo e nossas forças, independente do que seja feito, esses entreguistas só dão destaque as coisas ruins, e notas de rodapé para as coisas boas, somente esse ano, mesmo com todas as restrições orçamentárias nossa Marinha recebeu 02 helicópteros EC 725 caracal e mais 02 sea hawk novos, estamos em processo de recebimento do Siroco, que hoje é o segundo maior meio naval de nossas marinha de guerra e por fim, recebemos o 1 caça A4 modernizado com previsão de recebermos mais 2 ainda esse ano, isso tudo num ano de crise e corte orçamentário, eu pergunto, qual marinha da América Latina recebeu tyantos meios neste período??? continue assim Padilha, trazendo informação séria, e deixe os que ladram só na inveja, abraços cordiais.
Mas um certo “editor de opinião” não escreve que o Almirantado é contra a modernização do SP?
E agora José?
Luiz Padilha essa valeu, confesso que já estava ficando preocupado com o terrorismo realizado por um certo editor, que não se conformou até hoje do fato da DAN ter sido a percursora da notícia do fechamento da compra do Siroco pela Marina do Brasil. Valeu, bom domingo.
Nem fala, a última matéria desse senhor é patética, com direito a alfinetada no DAN e tudo, aliás Padilha, parece que esse senhor dorme pensando em você e acorda pensando em você, cada matéria, sensacionalista é claro, que ele escreve sobre a aquisição do Siroco é uma oportunidade para ele alfinetar o DAN.
Fiquei curioso, que site é esse q tanto falam? Geralmente so acompanho 2, o DAN e mais um outro, mas nunca vi nenhum dos dois se atacarem, então não deve ser esse outro, queria saber pra poder dar uma olhada por la e rir um pouco, deem uma luz ai
Caro amigo. O DAN não ataca ninguém.
Não vou dar espaço para um site de fofocas, logo, não será mencionado aqui. OK? Desculpe se não lhe ajudei. Opsss, acho que lhe ajudei sim, pois assim vc não terá que ler baboseiras lá. 🙂
kkkkkkk
Realmente, acho que nunca vi porque so acompanho sites sérios que abordam com responsabilidade o tema defesa, sorte a minha então em nunca ter “pisado” em tal terreno hostil, e parabéns ao DAN por abordar seriamente o tema e também por divulgar a nota oficial da MB para abrir os olhos da parcela paisanada fofoqueira que não pode ver nada relacionado à gasto das forças armadas sem polemizar e fofocar, novamente BZ ao DAN
Padilha vc é o cara ….
Sr Luis Padilha, minha intenção aqui não é criticar sem fundamento ,meu interesse é pela verdade; este artigo foi para mim de grande esclarecimento.Como assíduo frequentador deste site,quero congratular pelo fim das especulações e pela isenção nas informações prestadas.
Estimado editor,é com grande satisfação que recebo essas informações sobre as especulações a respeito das nossas FA e esta especificamente sobre a Marinha de Guerra Parabéns por sempre defender a verdade,até porque a verdade será sempre única,mas os que vivem de retransmitir boatos sem respaldo não passam de fofoqueiros. O pior que pode existir são as contra informações sendo propagadas nas redes gerando sempre instabilidade e dúvidas.
Interessante a nota sobre o NAe São Paulo.
O que a MB disse não respondeu a nenhum ponto polêmico. Foram apenas platitudes. Truísmo.
Muito, bom mesmo Padilha, do resta agr, esperar o o G40! Dale MB
Mandou bem Padilha, nota oficial e não tititi de revistinha de fofoca.
A nota é clara ao tratar a compra do Bahia como evento futuro. Apenas não esclareceu as dificuldades financeiras para a finalização da aquisição.
E nem iria, pois existem negociações em curso (que não são impeditivas a compra), e que não se sai por ai divulgando.
São assuntos internos entre a MB e a MN. O povo cisma em colocar a DCNS na parada como se a empresa privada tivesse alguma coisa com a compra e reforma. Para quem não sabe, (avisa lá o sabe tudo), a negociação é entre a MB e a MN e a MN através da DGA (Direção Geral de Armamento), é quem decidirá quem e quando serão feitas as obras no navio.
Existem muitos pontos que não me cabe colocar aqui, que estão sendo decididos e só posso dizer que o navio não sai de lá antes de março de 2016 por causa, justamente dos serviços que serão feitos lá.
Gente, mais claro do isso, impossível. Agora, quem quiser acompanhar sites de fofocas nacionais e estrangeiros……
Estive afastado e acho que perdi alguma info.
Por que o Siroco não vem mais este ano?
Parabéns Padilha e a Marinha Brasileira, essas especulações lançadas por blogueiros são na verdade uma maneira de fazer a crítica pela crítica tão somente, parece que nossa armada já percebeu isso e deu uma resposta correta e equilibrada. Temos em nossa imprensa, bem como em alguns meios internacionais uma tentativa de desqualificar nosso governo e nossas forças, independente do que seja feito, esses entreguistas só dão destaque as coisas ruins, e notas de rodapé para as coisas boas, somente esse ano, mesmo com todas as restrições orçamentárias nossa Marinha recebeu 02 helicópteros EC 725 caracal e mais 02 sea hawk novos, estamos em processo de recebimento do Siroco, que hoje é o segundo maior meio naval de nossas marinha de guerra e por fim, recebemos o 1 caça A4 modernizado com previsão de recebermos mais 2 ainda esse ano, isso tudo num ano de crise e corte orçamentário, eu pergunto, qual marinha da América Latina recebeu tyantos meios neste período??? continue assim Padilha, trazendo informação séria, e deixe os que ladram só na inveja, abraços cordiais.
Mas um certo “editor de opinião” não escreve que o Almirantado é contra a modernização do SP?
E agora José?
Luiz Padilha essa valeu, confesso que já estava ficando preocupado com o terrorismo realizado por um certo editor, que não se conformou até hoje do fato da DAN ter sido a percursora da notícia do fechamento da compra do Siroco pela Marina do Brasil. Valeu, bom domingo.
Nem fala, a última matéria desse senhor é patética, com direito a alfinetada no DAN e tudo, aliás Padilha, parece que esse senhor dorme pensando em você e acorda pensando em você, cada matéria, sensacionalista é claro, que ele escreve sobre a aquisição do Siroco é uma oportunidade para ele alfinetar o DAN.
Fiquei curioso, que site é esse q tanto falam? Geralmente so acompanho 2, o DAN e mais um outro, mas nunca vi nenhum dos dois se atacarem, então não deve ser esse outro, queria saber pra poder dar uma olhada por la e rir um pouco, deem uma luz ai
Caro amigo. O DAN não ataca ninguém.
Não vou dar espaço para um site de fofocas, logo, não será mencionado aqui. OK? Desculpe se não lhe ajudei. Opsss, acho que lhe ajudei sim, pois assim vc não terá que ler baboseiras lá. 🙂
kkkkkkk
Realmente, acho que nunca vi porque so acompanho sites sérios que abordam com responsabilidade o tema defesa, sorte a minha então em nunca ter “pisado” em tal terreno hostil, e parabéns ao DAN por abordar seriamente o tema e também por divulgar a nota oficial da MB para abrir os olhos da parcela paisanada fofoqueira que não pode ver nada relacionado à gasto das forças armadas sem polemizar e fofocar, novamente BZ ao DAN