Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

NAe ‘São Paulo’ completa 15 anos

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
15/11/2015 - 05:02
em Naval
84
0
compartilhamentos
1.8k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

O Navio-Aeródromo São Paulo (A 12), ex-Foch (R 99) e ex-Richelieu, é o quarto navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, em homenagem ao Estado e a cidade de São Paulo.

Após mais de um ano de negociações, em agosto de 2000, foi assinado um acordo entre o Brasil e a França para a compra do PA Foch, cujo contrato foi estimado em 300 milhões de francos (US$ 12 milhões), incluídos nesse total os custos dos trabalhos no Arsenal de Brest e o término da retirada dos isolamentos de amianto existentes no navio, que já vinham sendo realizados a três anos.

porte-avions Foch

Em 4 setembro de 2000, o Foch iniciou o processo de adaptação para transferência à Marinha do Brasil. A partir desta data, já tinha incluído em sua tripulação os primeiros marinheiros brasileiros, iniciando desse modo o processo de familiarização com o navio, chegando a receber 50 oficiais e 250 praças a bordo.

Marine nationale le "Foch"

Em 15 de novembro de 2000 foi realizada em Brest a cerimônia de transferência e incorporação à Marinha do Brasil do Navio-Aeródromo São Paulo (A 12), em cerimônia presidida pelo CEMA, Almirante-de-Esquadra José Alberto Accioly Fragelli, e contou com a presença do CMG (MN) Bertrand Aubriot, último comandante do PA Foch, e do Almirante-de-Esquadra Jean-Louis Battet, Major General de la Marine Nationale Française.

Marine nationale le "Foch"

Nesta ocasião, assumiu o 1º comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Antônio Alberto Marinho Nigro e o seu atual Comandante é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Amaury Calheiros Boite Junior.

FOTOS: Ilustramos este post com essas lindas fotos de Jean Guichard, realizadas em 25.01.2001, durante uma tempestade no mar de Irose, logo após o NAe São Paulo deixar Brest a caminho do Brasil.

Tags: Classe ClemenceauMarinha do BrasilNAe São Paulo (A 12)PA Foch (R 99)Porta Aviões
Notícia Anterior

Operação Machifaro II aperfeiçoa a doutrina de combate de resistência

Próxima Notícia

Venda do Sistema de Defesa Aérea S-400 poderá ser o maior contrato de defesa entre Rússia e Índia

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Há 30 anos o Rafale realizava primeiro pouso a bordo do porta-aviões ‘Foch’

19/04/2023 - 18:06
Naval

ARAEX-VI 2002: Marinhas do Brasil e da Argentina operam juntas a bordo do NAe ‘São Paulo’

18/04/2023 - 11:44
Naval

Ex-NAe ‘São Paulo’ foi afundado hoje (03/02/23)

03/02/2023 - 20:16
Carregar mais
Próxima Notícia

Venda do Sistema de Defesa Aérea S-400 poderá ser o maior contrato de defesa entre Rússia e Índia

Comentários 84

  1. Joseph Mackenzie says:
    9 anos atrás

    Srs,

    Olhando o bom exemplo de indianos e chineses, me pergunto: Por que temos que insistir na configuração CATOBAR? Uma transformação do A12 para uma configuração STOBAR não seria mais rápida e eficiente?

    Um grupo aéreo com 15-20 Mig-29Ks (em produção para as marinhas Russa e Indiana), 4-6 EC725 Aew, e 8-10 EC725 ASW/ASuW/SAR não nos traria um enorme ganho de efetividade em relação ao que temos hoje (nada…), a um custo mais baixo, e num prazo mais curto? O REVO poderia ser coberto pelos próprios MIGs (budy-to-budy), e o COD pelos helicópteros.

    O Liaoning é um STOBAR, e provavelmente o segundo PA chinês também terá a mesma configuração.

    O Vikramanditya é STOBAR, e o Vikrant também será. O Vishal será um CATOBAR, mas por que temos que repartir este abacaxi com os indianos? Problema deles! Que comprem Rafale-Ms, ou F/A-18Es…

    O Sea Gripen, se tiver mercado (ou seja, se trabalharmos com os indianos), pode ser desenvolvido para operar com rampas ou catapultas. E não precisamos ficar na dependência do desenvolvimento desta aeronave, afinal o Mig-29k é uma realidade, e seguramente terá substitutos nas marinhas Russa e Indiana. Sem contar com o Tejas naval, e por que não, com o F35B, com o J15 e seus substitutos.

    Claro que as operações em PAs STOBAR não permitem a utilização plena das capacidades das aeronaves de asa fixa, mas ainda sim, será que temos mais razão que Espanhóis, Italianos, Indianos, Chineses, Russos e Ingleses por insistir no “ideal” da configuração CATOBAR?

    Se quebrássemos este paradigma, muito mais simples do que ressuscitar Traders, inventar sabe-se lá qual AEW, e tentar transformar Skyhawks em caças de 4++ geração, teríamos condições de contar com um NAe operacional com um formidável componente aéreo, de forma mais rápida e barata. Sem contar que as opções de novos navios para substitui-lo também seriam mais abundantes. E ainda sobrariam recursos para dar ao navio os merecidos meios AA e CIWS.

    Responder
  2. Joseph Mackenzie says:
    6 anos atrás

    Srs,

    Olhando o bom exemplo de indianos e chineses, me pergunto: Por que temos que insistir na configuração CATOBAR? Uma transformação do A12 para uma configuração STOBAR não seria mais rápida e eficiente?

    Um grupo aéreo com 15-20 Mig-29Ks (em produção para as marinhas Russa e Indiana), 4-6 EC725 Aew, e 8-10 EC725 ASW/ASuW/SAR não nos traria um enorme ganho de efetividade em relação ao que temos hoje (nada…), a um custo mais baixo, e num prazo mais curto? O REVO poderia ser coberto pelos próprios MIGs (budy-to-budy), e o COD pelos helicópteros.

    O Liaoning é um STOBAR, e provavelmente o segundo PA chinês também terá a mesma configuração.

    O Vikramanditya é STOBAR, e o Vikrant também será. O Vishal será um CATOBAR, mas por que temos que repartir este abacaxi com os indianos? Problema deles! Que comprem Rafale-Ms, ou F/A-18Es…

    O Sea Gripen, se tiver mercado (ou seja, se trabalharmos com os indianos), pode ser desenvolvido para operar com rampas ou catapultas. E não precisamos ficar na dependência do desenvolvimento desta aeronave, afinal o Mig-29k é uma realidade, e seguramente terá substitutos nas marinhas Russa e Indiana. Sem contar com o Tejas naval, e por que não, com o F35B, com o J15 e seus substitutos.

    Claro que as operações em PAs STOBAR não permitem a utilização plena das capacidades das aeronaves de asa fixa, mas ainda sim, será que temos mais razão que Espanhóis, Italianos, Indianos, Chineses, Russos e Ingleses por insistir no “ideal” da configuração CATOBAR?

    Se quebrássemos este paradigma, muito mais simples do que ressuscitar Traders, inventar sabe-se lá qual AEW, e tentar transformar Skyhawks em caças de 4++ geração, teríamos condições de contar com um NAe operacional com um formidável componente aéreo, de forma mais rápida e barata. Sem contar que as opções de novos navios para substitui-lo também seriam mais abundantes. E ainda sobrariam recursos para dar ao navio os merecidos meios AA e CIWS.

    Responder
  3. Guilherme Wiltgen says:
    9 anos atrás

    Alguns dados sobre o NAe São Paulo, que muitas vezes não são falados e que dão a entender que o navio nunca operou, desde a sua aquisição, o que não corresponde a realidade.

    – 2001: Catrapo I (52 pousos enganchados e catapultagens),
    – 2002: URUEX I/ARAEX VI (69 toques e arremetidas, 31 enganches e 33 catapultagens de aeronaves Super Etendard e Turbo Tracker argentinas, fora as do AF-1)
    – 2002: TEMPEREX-I/02 (105 catapultagens e 106 enganches)
    – 2003: ASPIRANTEX 03, TROPICALEX 03 e CATRAPO
    – 2004: PASSEX- USS Ronald Reagan, CATRAPO III/HELITRAPO III e ESQUADREX 04,
    – 2005: Acidente
    – 2005 a 2011: PMG
    – 2011: QRPB, HELITRAPO I, visita a Santos.

    Responder
  4. Guilherme Wiltgen says:
    6 anos atrás

    Alguns dados sobre o NAe São Paulo, que muitas vezes não são falados e que dão a entender que o navio nunca operou, desde a sua aquisição, o que não corresponde a realidade.

    – 2001: Catrapo I (52 pousos enganchados e catapultagens),
    – 2002: URUEX I/ARAEX VI (69 toques e arremetidas, 31 enganches e 33 catapultagens de aeronaves Super Etendard e Turbo Tracker argentinas, fora as do AF-1)
    – 2002: TEMPEREX-I/02 (105 catapultagens e 106 enganches)
    – 2003: ASPIRANTEX 03, TROPICALEX 03 e CATRAPO
    – 2004: PASSEX- USS Ronald Reagan, CATRAPO III/HELITRAPO III e ESQUADREX 04,
    – 2005: Acidente
    – 2005 a 2011: PMG
    – 2011: QRPB, HELITRAPO I, visita a Santos.

    Responder
  5. Rocha says:
    10 anos atrás

    Que pena possuimos uma belonave dessas e não poder operar. É o mesmo que ter um carro na garagem e não poder usar. É triste onde chegamos com nossos equipamentos militares. Militares é hora de acordar para a verdade, vamos tirar estes corruptos do poder.

    Responder
  6. Rocha says:
    6 anos atrás

    Que pena possuimos uma belonave dessas e não poder operar. É o mesmo que ter um carro na garagem e não poder usar. É triste onde chegamos com nossos equipamentos militares. Militares é hora de acordar para a verdade, vamos tirar estes corruptos do poder.

    Responder
  7. Eduardo Pereira says:
    10 anos atrás

    Acredito que ainda veremos o grandão “a todo pano”,recauchutado e operacional como o capitania q já deveria estar sendo.

    Responder
  8. Eduardo Pereira says:
    6 anos atrás

    Acredito que ainda veremos o grandão “a todo pano”,recauchutado e operacional como o capitania q já deveria estar sendo.

    Responder
  9. RRONIN says:
    10 anos atrás

    Contando também com um fato: A previsão para um novo é 2030.

    Responder
  10. RRONIN says:
    10 anos atrás

    Não vamos parar de termos problemas com nosso NAe até termos um de fato operante, novo e com uma ala aérea atual! Isso demanda tempo, dinheiro e vontade política! Não adianta termos um ” Tigre de Papel”. Se nos propomos a ter, que tenhamos de forma correta. Agora é esperar 2019.

    Responder
  11. Marcelo says:
    10 anos atrás

    Este navio serviu apenas para se fazer umas belas fotos, no curto tempo que foi usado e mais nada…
    Porta aviões é complemento de uma esquadra, esta sim é fundamental para a proteção dos interesses de uma nação, sem nunca ter tido um grupo aéreo operacional completo, sem nunca ter tido treinamento para operar com suas equipagens completas, para poder ser chamado de porta aviões, sem nunca ter tido as modernizações necessárias, executadas sem perda de tempo (que tinham de ser executadas na época necessária, para que fosse este navio útil), aproveitando-se o “tempo de vida que restava” da estrutura, máquinas, instalações em geral, acontece que foi tudo empurrado com a barriga, sempre levando tudo para o ano seguinte, foram por outro lado, destinadas verbas erradamente para projetos faraônicos de construção de submarinos atômicos que nunca ficarão prontos, gastos errados com bases navais suntuosas que nunca serão utilizadas a contento, devidos aos seus custos operacionais extremamente altos.
    Como tudo neste pais, sempre se utiliza o conceito de que “estão trabalhando para o futuro do pais” e na realidade não estão fazendo nada. Todos sempre enganando a todos com faláceas. Tratou-se apenas de um navio que transportava sempre três ou quatro jatos muito ultrapassados, que todos julgavam ser um porta aviões, porque viram nos filmes americanos.

    Esta na hora de todos tomarem vergonha da situação em que se encontra este pais agora, vamos acabar com as mentiras e enganações e começar a trabalhar corretamente, todos que tiverem ainda alguma ética, que tiverem ainda algum respeito pela sua Pátria, que tiverem alguma consciência de que precisamos trabalhar para construir e defender nosso pais, para que no futuro, nossos filhos tenham o direito de viverem em um lugar honesto…e não em um prostíbulo.

    Responder
  12. RRONIN says:
    6 anos atrás

    Contando também com um fato: A previsão para um novo é 2030.

    Responder
  13. RRONIN says:
    6 anos atrás

    Não vamos parar de termos problemas com nosso NAe até termos um de fato operante, novo e com uma ala aérea atual! Isso demanda tempo, dinheiro e vontade política! Não adianta termos um ” Tigre de Papel”. Se nos propomos a ter, que tenhamos de forma correta. Agora é esperar 2019.

    Responder
  14. Sidney Camargo says:
    10 anos atrás

    15 anos no Brasil dos quais uns 13 anos parado..que piada kkk?

    Responder
  15. Lucas Iglesias says:
    10 anos atrás

    Desculpem-me, mas o maior erro da MB foi ter comprado esse navio, hoje em dia não passa de uma lata velha, espero que no futuro a marinha avalie melhor suas escolhas de compra.

    Responder
  16. Marcelo says:
    6 anos atrás

    Este navio serviu apenas para se fazer umas belas fotos, no curto tempo que foi usado e mais nada…
    Porta aviões é complemento de uma esquadra, esta sim é fundamental para a proteção dos interesses de uma nação, sem nunca ter tido um grupo aéreo operacional completo, sem nunca ter tido treinamento para operar com suas equipagens completas, para poder ser chamado de porta aviões, sem nunca ter tido as modernizações necessárias, executadas sem perda de tempo (que tinham de ser executadas na época necessária, para que fosse este navio útil), aproveitando-se o “tempo de vida que restava” da estrutura, máquinas, instalações em geral, acontece que foi tudo empurrado com a barriga, sempre levando tudo para o ano seguinte, foram por outro lado, destinadas verbas erradamente para projetos faraônicos de construção de submarinos atômicos que nunca ficarão prontos, gastos errados com bases navais suntuosas que nunca serão utilizadas a contento, devidos aos seus custos operacionais extremamente altos.
    Como tudo neste pais, sempre se utiliza o conceito de que “estão trabalhando para o futuro do pais” e na realidade não estão fazendo nada. Todos sempre enganando a todos com faláceas. Tratou-se apenas de um navio que transportava sempre três ou quatro jatos muito ultrapassados, que todos julgavam ser um porta aviões, porque viram nos filmes americanos.

    Esta na hora de todos tomarem vergonha da situação em que se encontra este pais agora, vamos acabar com as mentiras e enganações e começar a trabalhar corretamente, todos que tiverem ainda alguma ética, que tiverem ainda algum respeito pela sua Pátria, que tiverem alguma consciência de que precisamos trabalhar para construir e defender nosso pais, para que no futuro, nossos filhos tenham o direito de viverem em um lugar honesto…e não em um prostíbulo.

    Responder
  17. Sidney Camargo says:
    6 anos atrás

    15 anos no Brasil dos quais uns 13 anos parado..que piada kkk?

    Responder
  18. Lucas Iglesias says:
    6 anos atrás

    Desculpem-me, mas o maior erro da MB foi ter comprado esse navio, hoje em dia não passa de uma lata velha, espero que no futuro a marinha avalie melhor suas escolhas de compra.

    Responder
  19. dilson queiroz says:
    10 anos atrás

    …….quando se lê como India e China fizeram para possuir seu atuais seus porta-aviões, fica-se pensando na boa sorte que o Brasil teve em comprar o São Paulo tão barato e a irresponsabilidade dos últimos três Governos para com a manutenção da Arma…porisso que digo que 99% dos políticos não sabe nada de armamento e geopolítica julgando desnecessárias as atualizações das nossas FFAAs….pra fabricar um porta- aviões na atualidade gasta-se quase 4 vezes (ou mais) o dinheiro da recuperação do Sampa,o qual ja deveria estar no mar rápido e poderoso, cuidando deste país…Ao contrário de muitos que rezam pra vê-lo defunto em Alang, faço fé em sua modernização deixando-o mais tempo vivo servindo a nossa Nação………

    Responder
  20. Tiago Silva says:
    10 anos atrás

    Antes que me crucifiquem é apenas uma opinião minha, o SP em 15 anos deu mais custo do que benefícios, vários processos de manutenção e pouca ação.

    Sei que isso em grande parte é reflexo do baixo orçamento que é disponibilizado para a MB, porém compramos um navio muito defasado e com pouco potencial de crescimento ao meu ver. Se somarmos o custo total do que já foi ou será investido neste navio o valor seria o suficiente para comprar um novo.

    Na minha humilde opinião péssima escolha pra a MB, mas era o que tinha ao nosso alcance na época.

    “Parabéns para você nesta data querida muitas felicidade MAS QUE NÃO MUITOS ANOS DE VIDA.”

    Responder
    • Dalton says:
      10 anos atrás

      Tiago…

      longe de querer “crucificar” alguém, mas, a compra do ex-Foch foi uma medida
      “tampão” entre a baixa do “Minas Gerais” que não iria durar muito mais nem podia
      operar com plena segurança os A-4 comprados do Kuwait e um novo NAe que na
      época, ano 2000, pensava-se já estaria em vias de construção hoje para entrar em
      serviço lá por volta de 2025 quando então o NAeSP seria retirado de serviço.

      Que o NAeSP teria que passar por uma boa revitalização era de conhecimento da
      marinha ,Infelizmente as coisas não saíram como idealizado, começaram a faltar recursos
      e da mesma forma como ocorreu com a corveta Barroso os trabalhos de revitalização foram
      feitos a base de conta gotas durando mais que o necessário.

      Para piorar as coisas apenas 12 A-4s foram selecionados para modernização e quase
      20 anos após a compra deles apenas 1 foi entregue até o momento.

      A ideia de um NAe “tampão” juntamente com a Lei que finalmente permitiu à marinha
      possuir aeronaves de asa fixa à par com as demais marinhas do mundo foi muito boa
      e até lógica, mas, não houve o investimento correspondente.

      Responder
      • Tiago Silva says:
        10 anos atrás

        Caro Dalton concordo contigo em partes principalmente quanto a falta de recursos, mas mesmo assim sendo um navio “tampão” não dá para engolir que um meio de sua importância tenha gastado mais parado do que em operação.

        Sim a MB estava ciente da necessidade de uma grande modernização tando do navio quanto das suas aeronaves como os A-4 e agora os S-2, que na minha opinião são um tiro no pé. Trabalho com aeronaves a 11 anos e vejo que ok precisávamos de uma aeronave de asa fixa para termos novamente a capacidade de com tal tipo de aeronave.

        Mas a modernização dos A-4 vejo como economicamente inviável devido a diminuição da frota mundial deste vetor e que em breve apenas Argentina e Brasil vão estar utilizando. Ainda tem o S-2 que nem vou falar sobre, mas enfim sem orçamente nada de operação ao menos num nível satisfatório.

        Responder
  21. Carlos Franca says:
    10 anos atrás

    Realmente as fotos são lindas, mas nada comemorar pelos 15 anos do São Paulo!

    Responder
  22. Rafael Pinheiro Machado says:
    10 anos atrás

    Onde fica o mar de Irose???

    Responder
  23. filipe says:
    10 anos atrás

    O caminho não é fácil, mas tenho a certeza que o principal objectivo da MB é a criação de cultura de operacionalidade de NAEs e SSNs, mais cedo ou mais tarde essa crise vai passar (Crise financeira, Crise económica e Crise politica ) , mais cedo ou mais Tarde o PRESAL vai ser valorizado, é o momento de adquirir autonomia, o PRONAE é capaz de dotar a MB de até 2 navios , e o PROSUB é capaz de dotar a MB de até 6 SSN, pode demorar, mas um país continental como nosso têm todo o direito de ter esses meios, e inclusive quem sabe um SSBN, porque não? O Brasil vai conseguir, mais cedo ou mais tarde.Temos que ser pacientes , que nem os chineses.

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      Filipe,,,,,tudo passa realmente, alias, esta passando a tanto tempo q este filme ja esta queimado………crises vao e vem de fato, mas aqui neste pais, estamos em crise a mais de 80 anos…eh historico por falta de comprometimento de nossos politicos , governantes e um povo q nao faz a menor esforco de fato para q as coisas mudem……EDUCACAO…muita educacao mesmo, conhecimento de suas leis (a comecar pela constituicao), respeita-las , cobrar muito mais as suas instituicoes e seriedade no trato da coisa publica pra comecar. Portanto, nao cabe nenhuma esperanca neste momento, isso nao vai acontecer c a rapidez e necessidade q este pais precisa….mudancas em prol da populacao prejudicam as castas q ai estao em todos os niveis e isso ninguem destas minorias quer….eh melhor continuar a encobrir e enganar do q ser etico e honesto….. …Brasil, pais do futuro q nunca chegara……Sds

      Responder
  24. Cassio Fraccari says:
    10 anos atrás

    Lindas fotos. Nem como ampliá-las?

    Responder
  25. vanicio says:
    10 anos atrás

    estamos cansados de saber que nada no brasil vai para frente por causa da corrupçao ,,a nao ser os proprios meios de mante la , por ex o futebol, a copa do mundo foi um ex disso ,, nem imaginamos o dinheiro que deve ter sido desviado neste evento.
    portanto este navio pode sim voltar a sua plena atividade e seria um grande ganho para a nossa e qualquer outra naçao , pois e uma peça de guerra que nos colocaria num potencial muito acima da media mundial em termos de aparato e poder militar. mas devido as circunstancias ,, tudo indica que ele vai ficar alojado ate que se acabe pela açao do tempo ate apodrecer e assim so vai nos restar as belas fotos como lembrança.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Vanicio isso não irá acontecer. O país passa por uma crise e temos que esperar ela passar para retomarmos nosso planejamento. Até lá temos que ter paciência.

      Responder
      • vanicio says:
        10 anos atrás

        TOMARA MEU AMIGO… pois apesar de nossas esperanças estarem se acabando , torcenos muito por dias mellores.
        torcemos muito para que nosso pais ainda seja uma naçao de verdade , onde o interesse de todos prevalessa . saudaçoes.

        Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Prezado Luiz Padilha, acho q voce esta pedindo demais….paciencia eh algo q ja se esgotou em nosso pais a mais de 50 anos……..o q esta ocorrendo agora ja tem nome e historia, portanto, nao peca o impossivel……..muita agua ainda vai ter q passar debaixo da ponte para q algo realmente mude neste pais….quem sabe umas 2 ou 3 geracoes de menos oportunistas e imediatistas………..ah e uma constituicao realista e livre de vicios. Sds

        Responder
  26. Adriano Alves says:
    10 anos atrás

    Vamos pedir…á santo expedito santo das causa,urgente para o NAE são paulo voltar ativa.

    Responder
  27. Marino says:
    10 anos atrás

    Para os que, sem nenhum fundamento, escrevem pela baixa do navio, sugiro lerem o artigo “Navio-Aeródromo” na coluna Mar & Guerra aqui no DAN.
    Podemos lê-lo no link abaixo.
    http://www.defesaaereanaval.com.br/navio-aerodromo/

    Responder
    • cesar says:
      10 anos atrás

      Marino, o fundamento para justificar é a falta de DINHEIRO para conseguir manter um equipamento obsoleto em situação operacional, com segurança para sua operação, até porque o nível de complexidade na operação de um meio desse porte é complexo. Agora é claro que o préstimo de um porta aviões é extremamente importante, mas para quem pode ter………

      Responder
      • Marino says:
        10 anos atrás

        Cesar, o préstimo, a necessidade de um PA para o Brasil é óbvia, ou devia ser, para quem se interessa pelo tema “defesa”.
        Os motivos ostensivos podem ser lidos no artigo que sugeri aqui do DAN. Imagine os outros motivos que não podem ser ditos.
        A questão financeira é conjuntural, hoje a MB não tem dinheiro para o SP, a FAB não tem para os AMX, o EB não tem para os Guarani, mas não vejo ninguém escrevendo para sucatearmos os AMX, ou fecharmos a fábrica da Iveco.
        Um dia o orçamento será recomposto, mas de nada adiantará se não existir o SP.

        Responder
  28. Marino says:
    10 anos atrás

    O que precisamos entender é que o governo pode não repassar recursos para a MB reparar o navio agora, mas o mesmo pode esperar.
    O que não pode ocorrer é darmos baixa no navio e ficarmos sem esta capacidade indefinidamente.
    Os equipamentos de geração de energia e motores serão trocados a seu tempo. Tudo mais está em condições de uso. Seria uma perda irreparável para o Brasil não restabelecermos a plena operacionalidade do navio.

    Responder
  29. Rogério says:
    10 anos atrás

    E nos brasileiros, o que nos resta, apenas ver e lamentar, o que nos falta para deixar de ser apenas espectadores desse circo, o que falta para colocarmos voz em um forte coro para exigirmos o que queremos, nossas forças armadas acabarão junto com esse governo? Como outros fazem e aqui nada acontece?

    Responder
  30. Larri Gonçalves says:
    10 anos atrás

    Pessoalmente, sempre fui contra NAE e Sub Nuclear, sou mais escoltas (fragatas e corvetas) bem equipadas e armadas, assim como, navios de patrulha de diversas tonelagens e submarinos com AIP, mas já que a MB optou por NAE, e sub Nuclear, tem que achar um jeito de levar em frente, o que não pode é ficar enferrujando no cais do porto ou parar o desenvolvimento e construção pela metade como é o caso dos subnuc, talvez a saída fosse empréstimos com carência prolongada e vários anos para pagar à exemplo dos caças gripen, financiamentos de governo-à-governo, já que não tem recursos próprios para o serviço, não pode é ficar parado esperando um milagre, em economia não há milagres é preciso arriscar, se der certo bom se não der certo arca com as consequências.

    Responder
    • Edilson says:
      10 anos atrás

      Como você é contra o NAE, seriam escoltas do que?

      Responder
      • Gabriel says:
        10 anos atrás

        Um Porta helicópteros multifunção?

        Responder
  31. dilson queiroz says:
    6 anos atrás

    …….quando se lê como India e China fizeram para possuir seu atuais seus porta-aviões, fica-se pensando na boa sorte que o Brasil teve em comprar o São Paulo tão barato e a irresponsabilidade dos últimos três Governos para com a manutenção da Arma…porisso que digo que 99% dos políticos não sabe nada de armamento e geopolítica julgando desnecessárias as atualizações das nossas FFAAs….pra fabricar um porta- aviões na atualidade gasta-se quase 4 vezes (ou mais) o dinheiro da recuperação do Sampa,o qual ja deveria estar no mar rápido e poderoso, cuidando deste país…Ao contrário de muitos que rezam pra vê-lo defunto em Alang, faço fé em sua modernização deixando-o mais tempo vivo servindo a nossa Nação………

    Responder
  32. Adriano RCC says:
    10 anos atrás

    Caramba!!! O caminho para o Brasil já foi em mares revoltos!! Lindas fotos!!

    Responder
  33. mauricio matos says:
    10 anos atrás

    Só assim para gente ver o A12 operacional na fotografia ou então vídeos antigos desses 15 anos quantos anos eles ficou em operação estou para dizer que ele passou a maior parte desses 15 anos docado. Ele já veio da frança só o bagaço e a Mb ficou empurrando com a barriga seus problemas para dizer que o brasil tinha um porta aviões tampando o sol com peneira ele entrou para o PMG e parece que não sai mais de lá.

    Responder
  34. cesar says:
    10 anos atrás

    Infelizmente mais uma situação de falta de planejamento da nossa MB, se analisarmos esses 15 anos, pouco foi realmente aproveitado, o navio já chegou velho, sem uma boa reforma. até porque um meio tão antigo, ou melhor VELHO (pois existe uma diferença) é extremamente oneroso mantê-lo operacional. e vamos falar a verdade reforma-lo vai ser bastante dispendioso. estaríamos investindo os escassos recursos em mais um Elevante Branco.

    Responder
  35. Celso says:
    10 anos atrás

    rsrsrsr E tem um bando de ignaros, safos e oportunistas la em brasilia q estao querendo fazer mais um puxadinho do congresso por miseros R$ 400 milhoes…kkkkkkkk so isso ja bastaria para colocar esta barca de novo a navegar ……..infelizmente aqui nao da pra escrever o q realmente sentimos senao os adjetivos seriam somente de elogios. Sds

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Os 400 milhões serão recursos exclusivamente privados , não haveria um centavo público na obra.

      Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Gabriel, duvidoooooooo…..nao tem almoco de graca….larga a mao de ser inocente…qrghhh….nao da pra defender o indefensavel e muito menos acreditar candidamente no q eles dizem…famoso pega trouxas…..Sds

        Responder
  36. Tiago Silva says:
    6 anos atrás

    Antes que me crucifiquem é apenas uma opinião minha, o SP em 15 anos deu mais custo do que benefícios, vários processos de manutenção e pouca ação.

    Sei que isso em grande parte é reflexo do baixo orçamento que é disponibilizado para a MB, porém compramos um navio muito defasado e com pouco potencial de crescimento ao meu ver. Se somarmos o custo total do que já foi ou será investido neste navio o valor seria o suficiente para comprar um novo.

    Na minha humilde opinião péssima escolha pra a MB, mas era o que tinha ao nosso alcance na época.

    “Parabéns para você nesta data querida muitas felicidade MAS QUE NÃO MUITOS ANOS DE VIDA.”

    Responder
    • Dalton says:
      6 anos atrás

      Tiago…

      longe de querer “crucificar” alguém, mas, a compra do ex-Foch foi uma medida
      “tampão” entre a baixa do “Minas Gerais” que não iria durar muito mais nem podia
      operar com plena segurança os A-4 comprados do Kuwait e um novo NAe que na
      época, ano 2000, pensava-se já estaria em vias de construção hoje para entrar em
      serviço lá por volta de 2025 quando então o NAeSP seria retirado de serviço.

      Que o NAeSP teria que passar por uma boa revitalização era de conhecimento da
      marinha ,Infelizmente as coisas não saíram como idealizado, começaram a faltar recursos
      e da mesma forma como ocorreu com a corveta Barroso os trabalhos de revitalização foram
      feitos a base de conta gotas durando mais que o necessário.

      Para piorar as coisas apenas 12 A-4s foram selecionados para modernização e quase
      20 anos após a compra deles apenas 1 foi entregue até o momento.

      A ideia de um NAe “tampão” juntamente com a Lei que finalmente permitiu à marinha
      possuir aeronaves de asa fixa à par com as demais marinhas do mundo foi muito boa
      e até lógica, mas, não houve o investimento correspondente.

      Responder
      • Tiago Silva says:
        6 anos atrás

        Caro Dalton concordo contigo em partes principalmente quanto a falta de recursos, mas mesmo assim sendo um navio “tampão” não dá para engolir que um meio de sua importância tenha gastado mais parado do que em operação.

        Sim a MB estava ciente da necessidade de uma grande modernização tando do navio quanto das suas aeronaves como os A-4 e agora os S-2, que na minha opinião são um tiro no pé. Trabalho com aeronaves a 11 anos e vejo que ok precisávamos de uma aeronave de asa fixa para termos novamente a capacidade de com tal tipo de aeronave.

        Mas a modernização dos A-4 vejo como economicamente inviável devido a diminuição da frota mundial deste vetor e que em breve apenas Argentina e Brasil vão estar utilizando. Ainda tem o S-2 que nem vou falar sobre, mas enfim sem orçamente nada de operação ao menos num nível satisfatório.

        Responder
  37. Renato de Mello Machado says:
    10 anos atrás

    Realmente o sonho tá ficando difícil sim,mais pela falta de vontade política,pois a China comprou uma sucata,reformou,pois para navegar,arrumou um jeito de copiar o Su-33,renomeando de j-15,e montou seu grupo aéreo e botou para ralar.Um trabalho mais complexo quê o nosso.Pois eles partiram do zero,e espionando aqui e ali já é realidade.O Brasil tem quê cortar seus gastos com políticos,de todas esferas,seus salários,poderes,ministros,ministérios.Político é para servir a nação,não para se servir.

    Responder
    • Walter says:
      10 anos atrás

      A china tem industria naval para fazer isso. Nos ficamos a ver navios…

      Responder
  38. Carlos Franca says:
    6 anos atrás

    Realmente as fotos são lindas, mas nada comemorar pelos 15 anos do São Paulo!

    Responder
  39. César Pereira says:
    10 anos atrás

    O Nae São Paulo, esta acabado, creio que já estava quando nos foi vendido, sua manutenção é impraticável , o mais sensato é desmantela-lo !

    Responder
  40. Rafael Pinheiro Machado says:
    6 anos atrás

    Onde fica o mar de Irose???

    Responder
  41. filipe says:
    6 anos atrás

    O caminho não é fácil, mas tenho a certeza que o principal objectivo da MB é a criação de cultura de operacionalidade de NAEs e SSNs, mais cedo ou mais tarde essa crise vai passar (Crise financeira, Crise económica e Crise politica ) , mais cedo ou mais Tarde o PRESAL vai ser valorizado, é o momento de adquirir autonomia, o PRONAE é capaz de dotar a MB de até 2 navios , e o PROSUB é capaz de dotar a MB de até 6 SSN, pode demorar, mas um país continental como nosso têm todo o direito de ter esses meios, e inclusive quem sabe um SSBN, porque não? O Brasil vai conseguir, mais cedo ou mais tarde.Temos que ser pacientes , que nem os chineses.

    Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      Filipe,,,,,tudo passa realmente, alias, esta passando a tanto tempo q este filme ja esta queimado………crises vao e vem de fato, mas aqui neste pais, estamos em crise a mais de 80 anos…eh historico por falta de comprometimento de nossos politicos , governantes e um povo q nao faz a menor esforco de fato para q as coisas mudem……EDUCACAO…muita educacao mesmo, conhecimento de suas leis (a comecar pela constituicao), respeita-las , cobrar muito mais as suas instituicoes e seriedade no trato da coisa publica pra comecar. Portanto, nao cabe nenhuma esperanca neste momento, isso nao vai acontecer c a rapidez e necessidade q este pais precisa….mudancas em prol da populacao prejudicam as castas q ai estao em todos os niveis e isso ninguem destas minorias quer….eh melhor continuar a encobrir e enganar do q ser etico e honesto….. …Brasil, pais do futuro q nunca chegara……Sds

      Responder
  42. Cassio Fraccari says:
    6 anos atrás

    Lindas fotos. Nem como ampliá-las?

    Responder
  43. vanicio says:
    6 anos atrás

    estamos cansados de saber que nada no brasil vai para frente por causa da corrupçao ,,a nao ser os proprios meios de mante la , por ex o futebol, a copa do mundo foi um ex disso ,, nem imaginamos o dinheiro que deve ter sido desviado neste evento.
    portanto este navio pode sim voltar a sua plena atividade e seria um grande ganho para a nossa e qualquer outra naçao , pois e uma peça de guerra que nos colocaria num potencial muito acima da media mundial em termos de aparato e poder militar. mas devido as circunstancias ,, tudo indica que ele vai ficar alojado ate que se acabe pela açao do tempo ate apodrecer e assim so vai nos restar as belas fotos como lembrança.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Vanicio isso não irá acontecer. O país passa por uma crise e temos que esperar ela passar para retomarmos nosso planejamento. Até lá temos que ter paciência.

      Responder
      • vanicio says:
        6 anos atrás

        TOMARA MEU AMIGO… pois apesar de nossas esperanças estarem se acabando , torcenos muito por dias mellores.
        torcemos muito para que nosso pais ainda seja uma naçao de verdade , onde o interesse de todos prevalessa . saudaçoes.

        Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Prezado Luiz Padilha, acho q voce esta pedindo demais….paciencia eh algo q ja se esgotou em nosso pais a mais de 50 anos……..o q esta ocorrendo agora ja tem nome e historia, portanto, nao peca o impossivel……..muita agua ainda vai ter q passar debaixo da ponte para q algo realmente mude neste pais….quem sabe umas 2 ou 3 geracoes de menos oportunistas e imediatistas………..ah e uma constituicao realista e livre de vicios. Sds

        Responder
  44. Topol says:
    10 anos atrás

    E depois dessa tempestade no percurso de vinda o mesmo praticamente só viu a calmaria do cais onde está atracado em sua estadia no Brasil…

    Eu ainda gostaria de ver de novo este gigante em operação na Marinha, mas o sonho está ficando mais distante a cada dia… A compra dos Trader inúteis e a reforma dos Sky Hawks sem sentido…

    Responder
  45. Adriano Alves says:
    6 anos atrás

    Vamos pedir…á santo expedito santo das causa,urgente para o NAE são paulo voltar ativa.

    Responder
  46. Gabriel says:
    10 anos atrás

    15 anos no Brasil .

    Responder
  47. Marino says:
    6 anos atrás

    Para os que, sem nenhum fundamento, escrevem pela baixa do navio, sugiro lerem o artigo “Navio-Aeródromo” na coluna Mar & Guerra aqui no DAN.
    Podemos lê-lo no link abaixo.
    http://www.defesaaereanaval.com.br/navio-aerodromo/

    Responder
    • cesar says:
      6 anos atrás

      Marino, o fundamento para justificar é a falta de DINHEIRO para conseguir manter um equipamento obsoleto em situação operacional, com segurança para sua operação, até porque o nível de complexidade na operação de um meio desse porte é complexo. Agora é claro que o préstimo de um porta aviões é extremamente importante, mas para quem pode ter………

      Responder
      • Marino says:
        6 anos atrás

        Cesar, o préstimo, a necessidade de um PA para o Brasil é óbvia, ou devia ser, para quem se interessa pelo tema “defesa”.
        Os motivos ostensivos podem ser lidos no artigo que sugeri aqui do DAN. Imagine os outros motivos que não podem ser ditos.
        A questão financeira é conjuntural, hoje a MB não tem dinheiro para o SP, a FAB não tem para os AMX, o EB não tem para os Guarani, mas não vejo ninguém escrevendo para sucatearmos os AMX, ou fecharmos a fábrica da Iveco.
        Um dia o orçamento será recomposto, mas de nada adiantará se não existir o SP.

        Responder
  48. Marino says:
    6 anos atrás

    O que precisamos entender é que o governo pode não repassar recursos para a MB reparar o navio agora, mas o mesmo pode esperar.
    O que não pode ocorrer é darmos baixa no navio e ficarmos sem esta capacidade indefinidamente.
    Os equipamentos de geração de energia e motores serão trocados a seu tempo. Tudo mais está em condições de uso. Seria uma perda irreparável para o Brasil não restabelecermos a plena operacionalidade do navio.

    Responder
  49. Rogério says:
    6 anos atrás

    E nos brasileiros, o que nos resta, apenas ver e lamentar, o que nos falta para deixar de ser apenas espectadores desse circo, o que falta para colocarmos voz em um forte coro para exigirmos o que queremos, nossas forças armadas acabarão junto com esse governo? Como outros fazem e aqui nada acontece?

    Responder
  50. Larri Gonçalves says:
    6 anos atrás

    Pessoalmente, sempre fui contra NAE e Sub Nuclear, sou mais escoltas (fragatas e corvetas) bem equipadas e armadas, assim como, navios de patrulha de diversas tonelagens e submarinos com AIP, mas já que a MB optou por NAE, e sub Nuclear, tem que achar um jeito de levar em frente, o que não pode é ficar enferrujando no cais do porto ou parar o desenvolvimento e construção pela metade como é o caso dos subnuc, talvez a saída fosse empréstimos com carência prolongada e vários anos para pagar à exemplo dos caças gripen, financiamentos de governo-à-governo, já que não tem recursos próprios para o serviço, não pode é ficar parado esperando um milagre, em economia não há milagres é preciso arriscar, se der certo bom se não der certo arca com as consequências.

    Responder
    • Edilson says:
      6 anos atrás

      Como você é contra o NAE, seriam escoltas do que?

      Responder
      • Gabriel says:
        6 anos atrás

        Um Porta helicópteros multifunção?

        Responder
  51. Adriano RCC says:
    6 anos atrás

    Caramba!!! O caminho para o Brasil já foi em mares revoltos!! Lindas fotos!!

    Responder
  52. mauricio matos says:
    6 anos atrás

    Só assim para gente ver o A12 operacional na fotografia ou então vídeos antigos desses 15 anos quantos anos eles ficou em operação estou para dizer que ele passou a maior parte desses 15 anos docado. Ele já veio da frança só o bagaço e a Mb ficou empurrando com a barriga seus problemas para dizer que o brasil tinha um porta aviões tampando o sol com peneira ele entrou para o PMG e parece que não sai mais de lá.

    Responder
  53. cesar says:
    6 anos atrás

    Infelizmente mais uma situação de falta de planejamento da nossa MB, se analisarmos esses 15 anos, pouco foi realmente aproveitado, o navio já chegou velho, sem uma boa reforma. até porque um meio tão antigo, ou melhor VELHO (pois existe uma diferença) é extremamente oneroso mantê-lo operacional. e vamos falar a verdade reforma-lo vai ser bastante dispendioso. estaríamos investindo os escassos recursos em mais um Elevante Branco.

    Responder
  54. Celso says:
    6 anos atrás

    rsrsrsr E tem um bando de ignaros, safos e oportunistas la em brasilia q estao querendo fazer mais um puxadinho do congresso por miseros R$ 400 milhoes…kkkkkkkk so isso ja bastaria para colocar esta barca de novo a navegar ……..infelizmente aqui nao da pra escrever o q realmente sentimos senao os adjetivos seriam somente de elogios. Sds

    Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      Os 400 milhões serão recursos exclusivamente privados , não haveria um centavo público na obra.

      Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Gabriel, duvidoooooooo…..nao tem almoco de graca….larga a mao de ser inocente…qrghhh….nao da pra defender o indefensavel e muito menos acreditar candidamente no q eles dizem…famoso pega trouxas…..Sds

        Responder
  55. Renato de Mello Machado says:
    6 anos atrás

    Realmente o sonho tá ficando difícil sim,mais pela falta de vontade política,pois a China comprou uma sucata,reformou,pois para navegar,arrumou um jeito de copiar o Su-33,renomeando de j-15,e montou seu grupo aéreo e botou para ralar.Um trabalho mais complexo quê o nosso.Pois eles partiram do zero,e espionando aqui e ali já é realidade.O Brasil tem quê cortar seus gastos com políticos,de todas esferas,seus salários,poderes,ministros,ministérios.Político é para servir a nação,não para se servir.

    Responder
    • Walter says:
      6 anos atrás

      A china tem industria naval para fazer isso. Nos ficamos a ver navios…

      Responder
  56. César Pereira says:
    6 anos atrás

    O Nae São Paulo, esta acabado, creio que já estava quando nos foi vendido, sua manutenção é impraticável , o mais sensato é desmantela-lo !

    Responder
  57. Topol says:
    6 anos atrás

    E depois dessa tempestade no percurso de vinda o mesmo praticamente só viu a calmaria do cais onde está atracado em sua estadia no Brasil…

    Eu ainda gostaria de ver de novo este gigante em operação na Marinha, mas o sonho está ficando mais distante a cada dia… A compra dos Trader inúteis e a reforma dos Sky Hawks sem sentido…

    Responder
  58. Gabriel says:
    6 anos atrás

    15 anos no Brasil .

    Responder

Deixe uma resposta para Dalton Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval