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Home Naval

NAVIRIS e Navantia assinam MoU para o programa European Patrol Corvette

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/02/2021 - 09:08
em Naval
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Gênova/Madrid, 11 de fevereiro de 2021 – NAVIRIS, joint venture formada 50/50 entre a Fincantieri e o Naval Group, responsável pelo desenvolvimento de programas de cooperação, e a NAVANTIA assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que visa aumentar a cooperação industrial para o programa European Patrol Corvette (EPC), a iniciativa naval mais importante dentro do Permanent Structured Cooperation (PESCO).

A EPC será uma embarcação inteligente, inovadora, acessível, sustentável, interoperável e flexível, para atender às missões futuras no contexto mundial em meados do século 21.

A Corveta será um navio totalmente pronto para realizar missões diversas, principalmente destinadas a aumentar a consciência situacional marítima, superioridade na guerra de superfície e projeção de poder, e também no contexto de ações governamentais em tempos de paz, como combater a pirataria, contrabando, ajuda humanitária, controle de imigração e para garantia da liberdade de navegação.

Terá cerca de 100 metros de comprimento e deslocamento de 3.000 toneladas, podendo substituir em um futuro próximo (a partir de 2027) várias classes de navios, desde de patrulhas até Fragatas leves.

Os requisitos de projeto tem um objetivo claro de uniformizar as soluções e modular para adaptação à cada requisito dos países participantes.

No lado industrial, NAVIRIS e NAVANTIA atuarão de forma totalmente coordenada com a Fincantieri e o Naval Group.

O projeto, que conta com a adesão de quatro países ao nível da PESCO (Itália como coordenador, França, Espanha e Grécia), visa incluir outros parceiros europeus na integração, que correspondam aos fluxos de inovação compatíveis com os requisitos de cada participante.

IMAGEM: Fincantieri

Tags: Corveta PPXEspanhaFincantieri - Cantieri Navali ItalianiFrançaGréciaItáliaNaval GroupNavantiaNAVIRISPermanent Structured Cooperation (PESCO)
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Comentários 3

  1. Marcelo R says:
    3 semanas atrás

    Enquanto não saem as 4 Tamandares, coisa que eu duvido que saiam nos proximos 10 ou 15 anos …..
    a Marinha do Brasil deveria ir atras de um saldão na Europa ….
    Na Marinha da Italia teremos logo, logo …. um saldão das ultimas 4 fragatas Maestrales: de 3050tons …..
    tem ainda algum GAS de 10 ou 15 anos para empurrar agua por aqui….
    Grecale F 571,
    Libeccio F 572
    Espero F 576 ,
    Zeffiro F 577
    que devem sair de operação a partir de 2021….na Italia..

    Tem tambem as 4 unidades patrulhas oceanicas OPV Cassiopea class de 1500tons
    Cassiopea P 401
    Libra P 402
    Spica P 403
    Vega P 404

    Tem tambem os 2 DDG classe Luigi Durand de la Penne… mas estes dois devem sair de serviço em 2024..

    Responder
    • _RR_ says:
      3 semanas atrás

      Marcelo…

      Esqueça as Maestrales… Estão tão ou mais surradas que as Niterói, assim como os DDGs…

      A verdade é que, no que tange a escoltas, não tem nada de atrativo no “mercado de usados”… Ou vai de ‘Tamandaré’ ou não vai ter nada…

      OPV também não é nada de outro mundo… Basta um pouquinho de vontade e se encomenda mais três classe River batch II….

      Responder
  2. Elias says:
    3 semanas atrás

    Do tamanho das Tamandaré,talvez mais equipadas

    Responder

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