Dando continuidade ao projeto de revitalização do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Mattoso Maia (G 28), foi realizada, no dia 8 de fevereiro, a desdocagem do navio do Dique Almirante Régis, localizado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).
O NDCC Mattoso Maia é um navio que conta com elevada capacidade de transporte de tropas de Fuzileiros Navais e de material, sendo fundamental na condução das atividades anfíbias realizadas pela Marinha. Ele foi projetado para executar lançamento dinâmico de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnfs) e para abicagem em cabeças de praia, a fim de realizar desembarque de pessoal e material.
A desdocagem concluiu um período de três meses em que foram realizados, com a colaboração da Empresa Gerencial de Projetos Navais e contínuo apoio do AMRJ, importantes e variados serviços e reparos que visam à recondução do meio ao Setor Operativo.
FONTE: MB
Padilha bom dia
pelo tempo esse navio não deveria já ter sido transferido em definitivo para a MB não?
não é esse o fim de um processo de arrendamento praticado pela US NAVY ?
como o foi os NDDs
e essa classe na navios praticamente já saiu da reserva da US NAVY .
servi na força de apoio ( batateiros ) ARRY PARREIRAS.
cheguei a fazer umas comissões destacado no mattoso, já tem um bom tempo que esse navio esta operativo aqui né
abraço
O navio pertence a MB.
Elcimar,
O G28 foi transferido em 1994, por empréstimo, para a MB por um período de 5 anos. Em fevereiro de 2001, foi recebido do Governo dos EUA o certificado de transferência do NDCC Mattoso Maia.
O G28 foi adquirido definitivamente em 24/01/2001.
Abs,
Boa tarde amigo Padilha você se o Mattoso vai agora para testes de mar?
obrigado.
abraço;
Em breve.
Alguém sabe me dizer se o Mattoso Maia realmente possui um sistema de artilharia Phalanx CIWIS? Vi algo muito similar a ele.
Tem, mas é a primeira versão e não funciona devido ao alto custo.