Por Bruno Amorim
Marinha já fez mais de mil inspeções durante o Mundial. Trinta e seis barcos foram apreendidos
O aviso à embarcação suspeita é claro: parem suas máquinas ou abriremos fogo. Pelo rádio do Navio Patrulha Oceânico Amazonas P 120 – e de outras 23 embarcações da Marinha empregadas na patrulha da costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo -, o alerta foi feito a 1.081 barcos que navegavam na região do 1º Distrito Naval, desde o dia 28 de maio, quando começou a operação de defesa para a Copa do Mundo.
Desde então, 200 foram notificados e 36 apreendidos por problemas de documentação ou falta de material de segurança.
Durante as partidas do Mundial no Maracanã, as patrulhas são intensificadas. Além disso, a Marinha trabalha para garantir a segurança de alguns pontos-chave: o Fifa Fan Fest e o Centro Aberto de Mídia (CAM), em Copacabana, além dos hotéis na orla que hospedam seleções estrangeiras, chefes de estado e a diretoria da Fifa.
De acordo com o comandante do Navio Patrulha Oceânico Amazonas, o capitão de fragata Álvaro Lemos, nenhum tiro foi disparado da embarcação com 1.800 toneladas (o mesmo que uma corveta), armada com um canhão e quatro metralhadoras, desde que foi comprado pela Marinha, em 2012.
– O próprio tamanho do navio já intimida barcos menores – diz Lemos
Explicado o atraso dos NPa’s 500 no post http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=43466
Mais uma vez, parabéns ao DAN pelo respeito aos seus leitores.
Cronograma de entrega :
3º NPa “Maracanã” (4ºDN) – JUN2015
4º NPa “Mangaratiba” (1ºDN) – 2º SEM2015
5º NPa “Miramar” (3ºDN) – 1º SEM2016
6º NPa “Magé” (1ºDN) – 2º SEM2016
7º NPa “Maragogipe” (2ºDN) – 1º SEM2017
Creio que seja normal estarem enferrujado próximo a âncora, já vi navios que utilizam a Âncora pendurada assim exposta com essa ferrugem no casco (alguns têm uma reentância no casco para acomodar a âncora, esteticamente acho mais bonito).Abçs
É normal um navio desses, comprado há tão pouco tempo, já estar enferrujando próximo à âncora? Falo do P120, adquirido junto à BAE na Inglaterra. Estão dando a manutenção adequada?
Quando acabar a copa tudo volta a ser como antes na terra de Abrantes só assim para nossas autoridades acordarem do sono profundo eles sonham que estamos na ilha da fantasia ou na terra do mágico de Oz onde tudo é bonito. Uma pena que a copa vai acabar podia ter um evento desse todo ano no Brasil.
Com esses resultados, acho que a Marinha deveria continuar com essa ‘pegada’.
Padilha, a maioria dos brasileiros acha que ninguém quer nada conosco, nunca vamos ter pescadores ilegais em nossas águas territoriais, contrabandistas, terroristas, inimigos, etc.
Por onde andam nossos NPa’s 500 classe Macaé? Como está o cronograma de construção? Precisaríamos ter no mínimo uns 30 navios desta classe. Não temos a licença para construir mais NPo’s 1800 classe Amazonas?
Fico me perguntando, porque a MB não divulga seus resultados e suas necessidades na hora dos jornais televisivos, redes sociais, jornais impressos, na porta do Congresso? Não solicita o descontingenciamento de suas verbas, royalties sobre a exploração do petróleo (Não é ela a guardiã destas águas?)
O mundo está pegando fogo e nós aqui sentados em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo…
Marcos, o Macae e o Macau estão trabalhando normalmente. Cada um em sua região.
Os novos classe Macae precisamos ver com o estaleiro Eisa pra saber qual a dificuldade deles para fazer navios patrulha e cumprir os prazos.
Os de 1.800t apesar da licença, dependemos de verba e de um estaleiro capaz e disponível.
Enfim, só nos resta esperar.