Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

PHM ‘Atlântico’ agora é oficialmente Navio-Aeródromo Multipropósito

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
26/11/2020 - 17:36
em Naval
14
0
compartilhamentos
277
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

A Marinha do Brasil, pela Portaria nº 328/MB de 12 de novembro de 2020, modificou a Portaria nº 190/MB/2018, para alterar a denominação do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “ATLÂNTICO” que agora, passa ser denominado: Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM “Atlântico”).

Outras duas modificações foram feitas:

Art. 2º Classificar o NAM “Atlântico” como navio de 1ª Classe.
Art. 3º Subordinar o NAM “Atlântico” ao Comando de Operações Navais.
Art. 4º Delegar competência ao Comandante de Operações Navais para transferir a subordinação do NAM “Atlântico” ao Comando em Chefe da Esquadra”.

Segundo a Marinha, tal alteração do tipo de navio deve-se ao fato do NAM Atlântico possuir a capacidade de operar em seu convoo com aeronaves remotamente pilotadas e com aeronaves turbohélice de pouso vertical (Tipo Tiltrotor).

Essa alteração já havia sido divulgada pelo DAN, quando da coletiva de imprensa sobre o PEM40, concedida pelo Comandante da Marinha, AE Ilques Barbosa Junior, às principais mídias especializadas.

 

 

Tags: Comando de Operações Navais(CON)Comando em Chefe da Esquadra (ComemCh)Marinha do Brasil (MB)NAM Atlântico (A 140)Navio Aeródromo Multipropósito (NAM)PHM Atlântico (A 140)
Notícia Anterior

Programa F/A-XX da US Navy prevê o futuro caça naval de 6ª geração

Próxima Notícia

Vídeo - Primeiro voo do UH-17 na Antártica

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

TH-X: Helibras entrega os dois primeiros helicópteros H125

21/05/2025 - 09:15
Aviação

Aviação Naval continua o processo de recebimento do primeiro H125 na Helibras

17/05/2025 - 11:28
Aviação

IPEV realiza estudo de envelope de vento para a ‘Tamandaré’ operar com o Seahawk

17/05/2025 - 10:58
Carregar mais
Próxima Notícia

Vídeo - Primeiro voo do UH-17 na Antártica

Comentários 14

  1. Gilberto Rezende says:
    4 anos atrás

    Então pelo menos no papel a Marinha do Brasil volta a operar um Navio-Aeródromo…
    Tipo no TAPETÃO…
    HA HA HA… Triste…

    Responder
    • HMS TIRELESS says:
      4 anos atrás

      Concordo contigo dessa vez Giba…..

      No mais, quem mandou os almirantes embarcarem na barca furada do “Brasil PuTënfia”?

      Responder
      • Gilberto Rezende says:
        4 anos atrás

        Caro incansável, talvez seja melhor entrar na onda do cara que quer que os americanos de Biden sintam o cheiro da nossa pólvora ou que manda perguntar ao vírus da COVID-19 se a segunda onda chegou… Tá Okei? Para mim não…

        Esclarecendo o “Brasil PuTënfia” como te referes foi do presidente que aprovou o ProSub que o néscio atual quer certificação americana para submarinos militares brasileiros…
        Quem é o ignorante e quem é o estadista entre os dois meu caro?

        Quanto a sua insinuação maldosa e ignorante da REALIDADE esclareço que quem comprou o NAe Foch foi o FHC por pouco mais do preço de um Super Tucano e que os franceses alertaram das condições perigosas do navio e a grande quantidade de amianto presente no seu casco…

        DESDE o início (e antes do período do presidente que tens preconceito e rejeição) foram os ALMIRANTES que decidiram manter o NAe São Paulo (homenagem ao FHC) como ele estava e assim o mantiveram por toda sua vida na Esquadra contra toda lógica de engenharia Naval e contra toda lógica de uma força que ALMEJAVA ter duas frotas capitaneadas por dois Porta-Aviões construídos no BRASIL.

        Mais uma vez, a ambição (ou como queira o delírio) era da Marinha e seus Almirantes, o Presidente Lula não teve rigorosamente NADA com isso. A não ser apoiar os líderes navais. Os erros (e que houveram) foram DELES…

        NUNCA fizeram o que deveria ter sido feito desde o Início, que era aproveitar o casco e APRENDER a construir um Navio Aeródromo como fizeram a Índia e a China com casco russos.
        Preferiam SEMPRE a manutenção do STATUS de fachada de continuar a ser “uma Marinha que operava um Porta-Aviões” ao invés de procurar SERIAMENTE a tecnologia da sua construção.
        TUDO para manter esta fachada que querem restabelecer com este decreto vergonhoso.
        Drone não é avião portanto o Atlântico é um Porta-helicóptero e um Porta-drone…
        Ele só poderá realmente MERECER a alcunha de porta-AVIÕES SE o Governo Brasileiro ousar gastar algumas centenas de milhões de dólares e comprar para operar de 4 a 6 Boeing V-22 Osprey.

        Do contrário esta denominação será mais uma das muitas humilhações e vergonhas que somos obrigados a aguentar nestes tempos do TEU atual “Brasil Colônia Yankee”… Tá Okei?

        Responder
    • guilardo says:
      4 anos atrás

      É um porta helicóptero, e não vai deixar de ser por DECRETO. A preocupação deveria ser de dotá-lo com helis de ataque, velozes, armados com mísseis anti-navio de longo alcance. Assim teríamos uma verdadeira arma dissuasória naval. A cobertura da esquadra deveria limitar-se à aviação de combate com aeronaves modernas, instalada nas nossas bases terrestres no litoral, já existentes, com capacidade para cobrir todo o nosso mar, assim considerado, protegendo a esquadra. Essa tentativa pueril de “atestar” que nós temos um navio-aeródromo, é falta do que fazer. Decisão tomada nos intervalos dos jogos de dominó. Esqueçam de porta-aviões, a nossa primeira missão não é estender a projeção naval, mas sim proteger os nossos campos de petróleo. Os vizinhos marítimos que temos não metem medo em ninguém. É simples assim.

      Responder
  2. André says:
    4 anos atrás

    Isso significa que todo aquele processo de certificações foi concluído?

    Responder
  3. Claudio Moreno says:
    4 anos atrás

    Boa noite Senhores,

    Além do Atobá, existe ainda uma oportunidade para o TUPAN 300.

    CM

    Responder
  4. Paulo Sollo says:
    4 anos atrás

    E será que advirá algo em relaçao a emprego de uavs, ucavs ou tiltrotores?

    Responder
  5. Oséias says:
    4 anos atrás

    Aos editores,
    gostaria muito de assistir lives dos senhores. Seria enriquecedor assistir vocês nos brindo com conhecimento de vários assuntos militares. Tipo as lives do Robson Farinazo. Sei que teremos um video novo sobre brasileiros em outras forças. Grande abraço.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      Prezado Oséias,
      Nós temos feito várias live’s ao longo desse ano, com diversos assuntos, trazendo autoridades, Oficiais Generais, empresários e executivos das principais empresas que constituem a BID.
      Inclusive, nós dois participamos de uma live especial no canal do nosso amigo Farinazzo.
      Coloca DAN TV no campo busca aqui do site ou no YouTube.
      Abs,

      Responder
      • Oséias says:
        4 anos atrás

        Caro Guilherme Wiltgen, obrigado pela resposta, já sou inscrito no canal. Essa live feita no arte da guerra foi maravilhosa, e a de vocês são excelentes, parabéns por elas e fico no aguardo de mais lives, isso aproxima o leitor dos autores.
        Abs.

        Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          4 anos atrás

          💪🏻👍🏻🇧🇷

          Responder
  6. Oséias says:
    4 anos atrás

    E essa esquadrilha de Atoba sobrevoando o Atlântico ficou muito boa.

    Responder
    • Flanker says:
      4 anos atrás

      Na realidade é uma aeronave só, em vários pontos do circuito de voo demonstrado . E é um Hermes 450 e não um Atobá.

      Responder
      • Oséias says:
        4 anos atrás

        Caro Flanker, você tem razão em suas observações, obrigado amigo. Abs

        Responder

Deixe uma resposta para guilardo Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval