Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Portugal e Brasil vão celebrar juntos 100 anos da travessia do Atlântico Sul

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
28/09/2017 - 18:32
em Naval
1
0
compartilhamentos
275
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

O Presidente de Portugal anunciou que em 2022, Portugal e Brasil vão celebrar o centenário da primeira travessia do Atlântico Sul.

O Presidente da República prestou nesta quinta-feira homenagem à aviação naval portuguesa, criada há cem anos, e anunciou que em 2022 Portugal e o Brasil vão celebrar em conjunto o centenário da primeira travessia do Atlântico Sul.

O chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas falava durante uma cerimônia comemorativa dos cem anos da aviação naval, em Belém, Lisboa, junto ao monumento da travessia aérea realizada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho no hidroavião “Lusitânia”, em 1922.

“Quero realçar, pela sua esmagadora grandeza e valor científico, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que celebraremos em conjunto com o Brasil em 2022, levada a cabo por dois ilustres oficiais da Marinha: os heroicos, então comandantes, Artur Sacadura Cabral e Carlos Gago Coutinho”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes, o acadêmico Cyrne de Castro, que foi aviador nos anos 50, pediu que essa efeméride seja devidamente celebrada: “Este centenário merece que nos empenhemos numa melhor conscientização do significado daquele feito aeronáutico e do que ele contribuiu para o prestígio de Portugal e para o desenvolvimento da segurança na navegação aérea em todo o mundo. Cinco anos é daqui a pouco tempo”, salientou o comandante, membro da Academia de Marinha.

O Presidente da República referiu a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, “mais do que atravessar o Atlântico num pequeno hidroavião, comprovaram o rigor do seu sistema de navegação, pioneiro entre os demais e precursor do irreversível progresso da navegação aérea. Por isso, aqui lhes rendo, mais uma vez, em nome de Portugal e de todos os portugueses, a minha homenagem, não esquecendo o crucial papel do primeiro no lançamento e direção no quadro da nova aviação naval”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que a aviação naval portuguesa nasceu “naqueles anos da Grande Guerra”, quando “os submarinos devastavam no Atlântico e no Mediterrâneo” e foi necessário “empregar as máquinas voadoras também para garantir a guarda e o uso desse mar. Apesar da agitação política da época, dos avanços e recuos institucionais e das dificuldades que pareciam intransponíveis, o ttabalho e a perseverança de meia dúzia de homens que foram o sustentáculo da aviação naval que se esboçava, tornaram possível voar sobre o mar português”, prosseguiu, elogiando os “muitos e notáveis os serviços prestados ao país” até à sua integração na Força Aérea.

Na presença do ministro da Defesa Nacional e das chefias militares da Força Aérea e da Marinha, o Presidente da República concluiu: “Duas épocas distintas, a mesma notável Armada, a mesma Marinha, servida por pessoas competentes e temerárias. Mais uma vez se prova, e nunca é demais frisá-lo, que o valor das instituições assenta na excelência das pessoas que nelas servem”.

O chefe do Estado-Maior da Armada, o almirante Silva Ribeiro, defendeu a “importância prática” da Marinha possuir capacidade aeronaval e apontou o trabalho conjunto como a Força Aérea como “exemplo virtuoso e paradigmático de cooperação institucional”, afirmando que tem sido feito “de forma notável, sem mácula, sem replicação de meios e de tarefas, e com economia de esforço e de recursos”.

Durante esta cerimônia, que incluiu um desfile militar e acrobacias aéreas, foi descerrada uma placa comemorativa e depositada uma coroa de flores em memória aos mortos em serviço.

Também esteve presente, como convidado, o antigo ministro Paulo Portas, acompanhado pela sua mãe, Helena Sacadura Cabral, que é sobrinha de Artur de Sacadura Cabral.

A Marinha voltou a ter asas em 1993. E, tal como no passado, rapidamente cresceu e afirmou, com afinco e determinação, uma significativa aviação naval. Neste quase quarto de século de existência do helicóptero naval, a Esquadrilha de helicópteros da Marinha é e continuará sendo uma unidade fundamental para as nossas operações navais”, considerou o Presidente de Portugal.

FONTE: Observador

FOTOS: Ilustrativas

Tags: 100 anos da Aviação Naval PortuguesaEsquadrilha de Helicópteros de Marinha (EHM)Gago CoutinhoMarinha de PortugalPrimeira travessia do Atlântico SulSacadura CabralSuper Lynx Mk95
Notícia Anterior

28 de Setembro: Dia do Hidrógrafo

Próxima Notícia

FOTO - Super Lynx Mk95 recebe pintura comemorativa pelos 100 anos da Aviação Naval portuguesa

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Marinha Portuguesa inicia qualificação de pouso a bordo com o Super Lynx modernizado

05/06/2022 - 12:48
Aviação

Marinha Portuguesa realiza voo final de aceitação do Super Lynx Mk95A

18/07/2021 - 10:57
Cdr Daniel da Silva and Portuguese Navy (PtN) accepting Portugal 1 at Leonardo Helicopters, Yeovil.
Aviação

Primeiro Super Lynx modernizado de Portugal entra em fase final de aceitação

29/12/2020 - 10:12
Carregar mais
Próxima Notícia

FOTO - Super Lynx Mk95 recebe pintura comemorativa pelos 100 anos da Aviação Naval portuguesa

Comentários 1

  1. Ediel says:
    9 anos atrás

    Que legal… acho que poderiamos trazer esse avião que hoje está exposto em algum museu lá na Terrinha num translado cheio de pompas na barriga de um KC-390 e deixá-lo em exposição aqui em algum shopping ou aeroporto por um determinado tempo… Deixem suas ideias.. rsss

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval