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Home Naval

ProAdSumus: Fuzileiros Navais tem previsão de receber o JLTV em outubro de 2022

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
28/07/2021 - 12:53
em Naval
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Por Guilherme Wiltgen

O Subprograma ProAdSumus foi criado para consolidar e ampliar as capacidades operativas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), de forma que possa atuar como a Força Naval de caráter anfíbio, expedicionário e de pronto emprego.

A obtenção desses meios de última geração e no estado da arte, vai assegura ao CFN um elevado grau de versatilidade e flexibilidade, consequentemente ampliando a sua prontidão operacional e, principalmente, na sua capacidade de projeção de poder em áreas de interesse estratégico nacional.

O Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), produzido pela empresa norte-americana Oshkosh Defense, é um projeto de última geração das Forças Armadas dos EUA. Por possuir elevados ganhos tecnológicos, vai promover um aumento operativo atual e futuro aos Fuzileiros Navais brasileiros, assim como foi no US Marine Corps (USMC).

Aliando blindagem,  alta mobilidade e poder de fogo, além da capacidade de comando e controle, essas viaturas possibilitarão a ampliação da capacidade dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais na condução das Operações Anfíbias, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), nas Missões de Paz e em outras variadas ações que compõe o amplo espectro das operações militares.

O contrato celebrado entre a Marinha do Brasil e o governo dos Estados Unidos, prevê a obtenção de 12 Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas 4×4 Oshkosh Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), com entregas previstas a partir de outubro de 2022.

FOTOS: Oshkosh Defense e USMC

Tags: Corpo de Fuzileiros Navais (CFN)Joint Light Tactical Vehicle (JLTV)Marinha do Brasil (MB)Oshkosh DefensePlano Estratégico da Marinha (PEM 2040)PROADSUMUSUnited States Marine Corps (USMC)
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Comentários 19

  1. Lemes says:
    4 anos atrás

    O pessoal fica reclamando do porque o CFN não ter comprado o LMV. Aqui vão alguns motivos: O JLTV é mais barato (é a tal de escala fazendo seus milagres), o JLTV é cotado em dólares e o LMV é em euros e ainda por cima vem pelo FMS (o CFN paga o mesmo preço que o USMC), O JLTV ao ter uma escala muito maior e vir pelo FMS terá uma manutenção e um custo de operação mais barato, e para fechar, o JLTV é um projeto novo e um baita veículo.

    Responder
  2. GILBERT says:
    4 anos atrás

    No link desse vídeo tem o preço até os centavo, obviamente muda conforme o modelo

    https://www.youtube.com/watch?v=7W-xYK943xQ

    Tamos juntos pelo Brasil

    Responder
  3. GILBERT says:
    4 anos atrás

    Parabéns ao CFN do Brasil excelente aquisição pena que a falta de verbas não permite uma encomenda maior.

    Tamos juntos pelo Brasil

    Responder
  4. And says:
    4 anos atrás

    Porque não compra o LMV Iveco igual do Exército, padroniza facilita a manutenção reduz custos e tem um excelente equipamento em mãos. Ahh não, sou Fuzileiro Naval sou especial tenho que ser tudo diferente da gentalha.

    Responder
    • Welington S. says:
      4 anos atrás

      As atribuições do IVECO LMV é totalmente diferente do JLTV. Inclusive, a MB testou o IVECO LMV e ele não passou nos testes. A escolha da MB foi acertada.

      Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      A questão não é tão mesquinha assim, cada Força tem seus critérios e nem sempre o que serve para uma pode não atender os requisitos da outra…

      Responder
  5. Diogo Lima says:
    4 anos atrás

    Creio que somente 12 unidades porque o JLTV custa entre 400 mil dólares a unidade. Além dos EUA, o exército belga comprou, exército português e britânico o cobiçam.

    Responder
    • Diogo Lima says:
      4 anos atrás

      Correção: o custo do JLTV é 250 mil á 400 mil dólares.

      Responder
  6. Colombelli says:
    4 anos atrás

    Ao menos testaram o lince ou como sempre querem so copiar o USNC a ” qualquer custo”?

    Responder
    • Satyricon says:
      4 anos atrás

      Colombeli, concordo contigo.
      O que impressiona é que, para a missão a que se destinam, hoje o CFN utiliza Land Rover com teto de lona!
      De repente, o CFN, sob o aval da MB, precisa do “melhor” veículo 4×4 do planeta.
      Depois ainda tem gente que fala em política industrial nesse país.

      Responder
  7. ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA says:
    4 anos atrás

    12?

    Responder
    • Carlos says:
      4 anos atrás

      Essa Quantidade de 12 Carros é uma Aquisição Irrisória, inexpressiva e inexplicável Militarmente Falando ..

      Não seria 120 não.⁉️

      Responder
  8. Marcelo says:
    4 anos atrás

    Comprar 12 viaturas faz alguma diferença pro CFN? Teste não é, pq os Marines já o incorporaram, como Oficial da Reserva do EB fico triste com nossa falta de verba para aquisição de equipamentos nas FFAA, ter 12 é melhor não ter, pq sempre algumas viaturas estarão em manutenção….

    Responder
  9. MMerlin says:
    4 anos atrás

    Os meios principais da MB resultam em projetos tão caros, mesmo para poucas unidades, que gastar “alguns” milhões com várias unidades menores.
    Possivelmente o investimento em NPaOC e NPa estão aguardando a liberação do FMM para início do PRONAPA.

    Responder
    • Márcio Maxedo says:
      4 anos atrás

      O FMM não foi extinto?

      Responder
  10. Fabio says:
    4 anos atrás

    Boa tarde amigo Guilherme voce sabe quantos veiculos anfibio Clanfs sairam de serviço?

    Responder
  11. Tomcat4,2 says:
    4 anos atrás

    A intenção é que a partir destas 12 unidades se chegue a qual quantitativo ????

    Responder
  12. Gabriel Cezar says:
    4 anos atrás

    Wiltgen esse baixo número, seria, uma abertura de mercado? Como será o grupamento que o CFN pretende empregar esses veículos?

    Responder
    • Welington S. says:
      4 anos atrás

      A resposta de emprego está na terceira imagem da matéria.

      Responder

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