Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Programa de Corvetas Pohjanmaa da Finlândia sofre atraso

Luiz Padilha por Luiz Padilha
05/11/2021 - 11:55
em Naval
0
0
compartilhamentos
822
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Nathan Gain

Dois anos atrás, o Ministério da Defesa finlandês selecionou a Rauma Marine Constructions (RMC) e a Saab para a construção de quatro novas corvetas da classe Pohjanmaa dentro do programa Squadron 2020. Parece agora que o programa está enfrentando um novo atraso, de 6 a 12 meses, devido a um trabalho extra de design.

Em um novo desenvolvimento, o Diretor do Programa do Squadron 2020, Major General Lauri Puranen, escreveu no blog oficial das Forças Armadas Finlandesas no início desta semana:

“Agora foi confirmado pelo estaleiro que o trabalho de design do navio precisa de mais tempo. A estimativa do atraso do projeto notificado pelo estaleiro ao cliente é de 6 a 12 meses”.

“Sempre soubemos que construir a classe Pohjanmaa seria um projeto desafiador. O trabalho de design de qualquer navio de guerra é muito exigente, especialmente quando é feito a partir do zero e envolve vários atores. Nas condições finlandesas, um navio de guerra de alto desempenho que atenda aos requisitos da defesa naval, significa uma combinação de armas, sensores e sistemas de comando eficientes parcialmente adaptados, agilidade e resistência de combate e, claro, a capacidade de operar em condições durante todo o ano”, ele acrescentou.

As consequências para a construção e comissionamento das embarcações estão sendo investigadas. Embora todas as partes permaneçam comprometidas com o gerenciamento dos riscos do cronograma e as repercussões do atraso, o atraso também provavelmente mudará para o cronograma de conclusão e implantação.

No entanto, os esforços continuarão a ser feitos para cumprir estritamente o cronograma de implantação original para que o novo esquadrão seja concluído em 2028, diz o blog. Claro, a pandemia do Covid-19 trouxe seus próprios desafios para todos os aspectos da vida e da sociedade, e é certamente um dos fatores por trás do atraso, acrescenta.

Justamente pelo desafio do projeto, muito tempo foi reservado para o desenho do navio, mais de dois anos. De acordo com o cronograma original, a construção naval estava programada para começar em 2022. Além do trabalho de design, durante os últimos dois anos, inúmeras aquisições foram preparadas para a classe de navios e implementadas com bastante antecedência devido aos longos prazos de entrega que eles exigem.

Além da aquisição previamente decidida de um sistema de combate e mísseis antiaéreos e de superfície, a empresa alemã RENK AG fornecerá os redutores e sistemas de propulsão de energia dos navios, a General Electric (EUA) fornecerá turbinas a gás e os geradores a diesel serão fornecidos pela MAN Energy Solutions SE (Alemanha). A empresa finlandesa Koja Marine fornecerá o ar condicionado e a Furuno Finland Oy é responsável pela implementação do sistema de navegação da classe Pohjanmaa.

Para a administração de defesa, entretanto, as coisas parecem ser tais que uma pandemia por si só não explicará o prolongamento da fase de planejamento. “Temos repetidamente expressado nossa preocupação com o atraso que surgiu. O design de um navio de guerra moderno e tecnicamente avançado com grandes detalhes, e é inegavelmente uma entidade exigente, mas da perspectiva do cliente, o atraso de design deveria ter sido evitado com estudos de design mais amplos”, comenta Puranen.

Do ponto de vista do cliente, as Forças de Defesa Finlandesas, a situação se tornará mais difícil se o atraso começar a afetar os planos da Marinha de usar e descartar os navios que darão baixa na frota.

As classes Hämeenmaa e Rauma já estão no final de sua vida útil e não pode ser estendida indefinidamente. Prolongar a vida útil também é uma questão de custo. Embora o atraso já tenha ocorrido na fase de negociação dos acordos, o atraso atual é administrável do ponto de vista da defesa, e mesmo assim ainda há espaço de manobra.

“A partir de agora, é absolutamente vital que não haja mais atrasos e que possa até ser recuperado. A cooperação estreita e transparente entre a Administração de Defesa e o RMC e a adesão ao acordo fechado, serão fundamentais para atingir este objetivo. É do interesse de todos os envolvidos no projeto e, mais amplamente, da defesa nacional”, conclui Puranen.

Sobre a Corveta Classe Pohjanmaa

As corvetas da classe Pohjanmaa (programa Squadron 2020) serão construídas na Finlândia. Eles serão navios de combate multifuncionais com capacidade de quebrar o gelo. O contrato de construção (no valor de 647,6 milhões de euros) foi concedido ao construtor naval finlandês Rauma Marine Constructions em setembro de 2019. A construção das quatro corvetas estava programada para começar em 2022 e terminar em 2025. Os testes de mar estão previstos para começar em 2024. Espera-se que toda a classe Pohjanmaa esteja operacional com a Marinha Finlandesa até 2028.

A Saab foi selecionada em setembro de 2019 para fornecer e integrar o sistema de combate e sensores das corvetas. As embarcações serão equipadas com mísseis ESSM superfície-ar, mísseis anti-navio Gabriel V e torpedos ‘Torpedo 47’. A Kongsberg equipará as embarcações com seus sonares SS2030 e SD9500. A Patria fornecerá o sonar de profundidade variável Sonac DTS.

A Saab fornecerá uma ampla gama de sistemas e soluções para as corvetas Pohjanmaa, incluindo:

· Estação de Arma Remota Trackfire

· Sistema de comunicação integrado TactiCall

· Mastro Integrado Leve Saab (SLIM)

· Radar de face fixa Sea Giraffe 4A

· Radar Sea Giraffe 1X

· Novo torpedo leve da Saab

· Radar Ceros 200 e diretor eletro-óptico

· Sistema de Alerta de Laser Naval Saab

Juntamente com os quatro navios com mísseis da classe Hamina que estão sendo modernizados, as quatro novas corvetas formarão a espinha dorsal da Marinha da Finlândia a partir de meados da década de 2020. Eles substituirão sete navios mais antigos que foram ou estão para ser desativados.

Características principais do Corveta classe Pohjanmaa

  • Comprimento: 114 m (374 pés)
  • Feixe: 16 m (52 pés)
  • Deslocamento: 3.900 toneladas
  • Tripulação: 70 a 120 marinheiros

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Tags: Corvetas Classe PohjanmaaSAAB
Notícia Anterior

AW149 na perspectiva do piloto de testes

Próxima Notícia

Vídeo - Impasse entre destróier dos EUA e forças iranianas por causa de um petroleiro

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Futura corveta classe Pohjanmaa
Naval

Saab entrega primeiro mastro em compósito para a classe ‘Pohjanmaa’ da Finlândia

15/05/2025 - 12:26
Indústria de Defesa

Saab cresce em Gotemburgo e estabelece nova instalação

12/05/2025 - 12:10
Naval

Saab recebe pedido de torpedo leve da Suécia

07/05/2025 - 06:41
Carregar mais
Próxima Notícia

Vídeo - Impasse entre destróier dos EUA e forças iranianas por causa de um petroleiro

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval