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Home Naval

Programa Fragatas Classe Tamandaré: construção da primeira embarcação segue em ritmo acelerado

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
16/10/2023 - 12:32
em Naval
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Formada a partir da aliança entre thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, a Águas Azuis anuncia o atingimento de mais um importante marco no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). Como parte do processo de construção da primeira fragata na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC), a Fragata Tamandaré (F200), destacam-se o posicionamento dos motores principais, dos geradores, das caixas redutoras e dos eixos intermediários do sistema de propulsão a bordo, bem como a edificação de quatro blocos, sendo dois deles onde está localizada a praça de máquinas e outros dois na praça de geração de energia da embarcação.

“A instalação desses equipamentos, assim como a conclusão da solda do casco, deve ocorrer no primeiro trimestre de 2024. Com isso, a previsão é que o lançamento da primeira fragata Classe Tamandaré aconteça em meados do mesmo ano”, conta Fernando Queiroz, CEO da Águas Azuis. Paralelamente, até o final deste ano, o estaleiro da thyssenkrupp fará o primeiro corte de chapa do casco da segunda fragata.

A metodologia de construção adotada pela thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul prevê a produção das Fragatas Classe Tamandaré em blocos para serem edificados posteriormente. Desse modo, é possível instalar acessórios e fundações de forma antecipada, além de facilitar a colocação de equipamentos a bordo e possibilitar trabalhos em diversos estágios de maneira segregada em cada unidade. A construção em módulos também facilita muito a transferência de tecnologia e know-how, contribuindo também para a redução de custos de manutenção e de modernização ao longo do ciclo de vida da embarcação.

Conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), o PFCT é o mais moderno e inovador projeto naval desenvolvido no país, prevendo a construção, em território nacional, de quatro navios de defesa de alta complexidade tecnológica. As embarcações devem atingir capacidade operacional para proteger as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), gerando transferência de tecnologia e licença perpétua, e promovendo a indústria local e a construção naval no país. Prevê-se que o Programa, como um todo, possa gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos. Mais de 800 colaboradores diretos já foram contratados para trabalhar no estaleiro da thyssenkrupp em Itajaí.

Entre os principais fornecedores locais que contribuíram com seus produtos e serviços nesta fase do Programa, destacam-se: Netzsch (bombas); Altona (fundidos); Cozil (cozinha); Ciltech (vasos de pressão); Blastsul (tratamento de chapas grossas e finas); Usiminas (fornecimento de chapas grossas); Sauer do Brasil (compressor de partida); WEG (geradores); Jotun (tintas); Altona (escadas da embarcação).

Tags: Atech Negócios em Tecnologia S/ADiretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM)EmbraerEmbraer Defesa & SegurançaEmpresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON)Estaleiro tkEBSFragata Classe Tamandaré (FCT)Fundação EZUTEItajaíMarinha do Brasil (MB)Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT)SPE Águas AzuisThyssenKrupp Marine Systems (TKMS)
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Comentários 12

  1. Felipe says:
    2 anos atrás

    Desde o início já se dizia que havia previsão para mais duas fragatas previstas no contrato, falta a MB querer ou poder efetuar o aditivo contratual, o que acredito que acontecerá.

    Responder
  2. Mailon Silva Barbosa says:
    2 anos atrás

    Com a sua experiência, essas 4 embarcações são suficientes para uma defesa para o Brasil?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Não serão 4. Aguardemos a primeira ir pro mar, a Marinha testar e ver seu desempenho, e então outro contrato será assinado. Mas não agora.

      Responder
  3. Fabio says:
    2 anos atrás

    Boa noite amigo Guilherme o DAN pideria com seu prestígio averiguar se existe um aditivo para construção de mais duas fragatas Tamandaré?

    Responder
  4. FERNANDO VIDAL says:
    2 anos atrás

    Acredito que após a entrega da primeira fragata e a confirmação de que atende todos os requisitos possa haver sim o anúncio para a aquisição de pelo menos mais duas unidades

    Responder
  5. Cesar Prata says:
    2 anos atrás

    O modelo de aquisição de novos barcos pela Marinha, canalizando verbas e gestão através da Emgepron, provou-se o mais eficiente dos últimos tempos , dando mais agilidade ao contratante e aos contratados.

    Responder
  6. Pablo Pereira says:
    2 anos atrás

    Olá, Caro Guilherme.
    Nao há fotos atuais de construção dos navios?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      2 anos atrás

      Olá, Pablo
      Já solicitamos…
      Abs

      Responder
  7. Roberto says:
    2 anos atrás

    A transferências de tecnologias p as construções das fragatas (navios), e dos submarinos faz acreditar q o Brasil tem condições de projetar e construir embarcações de guerras modernas, logo, poderiam fazer projetos navais p as futuras embarcações q a marinha tanto precisa, e aproveitar a gestão do atual presidente Lula, p produzir, visto q tudo o q for feito e produzido no Brasil faz gerar empregos e rendas financeiras, agradando o presidente e o seu partido, é questão de aproveitar o momento.
    Uma boa reforma administrativa no setor público (civil, político e militar), ajudaria em muito na obtenção de dinheiro p o financiando dos projetos.
    Observação, se eles aumentar o números de trabalhadores nas construções navais, p acelerar, vai encarecer as embarcações no preço final…
    Abraco

    Responder
  8. Fabio says:
    2 anos atrás

    Boa tarde amigo Guilherme vc pode me dizer
    se existe um aditivo contraual para mais duas Tamandare?

    2- Alguma comprade oportunidade ainda é possivel

    obrigado
    abs.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      2 anos atrás

      Fábio,

      Só a MB pode responder se há algum aditivo no contrato para aquisição de mais duas FCT.

      Com relação a compra de oportunidade, parece que a MB ao invés de gastar com navio usado/antigo, vai investir em navio novo.

      Abs,

      Responder
  9. Tomcat4,5 says:
    2 anos atrás

    Excelente notícia, a construção está de vento em popa.

    Responder

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