MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE GESTÃO DE PROGRAMAS DA MARINHA
PRESS RELEASE
Projeto do NApAnt (Navio de Apoio Antártico)
A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), informa que, em 30 de novembro de 2020, foi encerrada a Fase de Entrega das Propostas do Projeto de obtenção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt).
Foram recebidas quatro propostas comerciais, das seguintes empresas/consórcios:
− Damen Shipyards Gorinchem e Wilson Sons Estaleiros Ltda;
− Grupo Sembcorp Marine – Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.;
− Glosten Inc. e Sacanb Offshore Ltda; e
− Itaguaí Construções Navais S/A e Kership S.A.S.
As próximas etapas do processo ocorrerão conforme o cronograma a seguir:
O NApAnt substituirá e desenvolverá as mesmas missões NApOc Ary Rongel, com capacidades aprimoradas, em função da experiência da Marinha no Programa Antártico Brasileiro e dos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz.
O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel foi incorporado à MB em 25 de abril de 1994 e, a partir de então, a cada ano, opera em média durante seis meses na Antártica.
A escolha lógica seria ICN mas se der Wilson sons também tá bom
Se a MB não é doida vai com certeza dar ICN pra não perder a mão de obra no hiato entre os SBR’s e o SNBR.
Acho que a ICN leva. O estaleiro vai precisar de contratos para manter a mão de obra entre a construção do último submarino convencional e o início do nuclear.
Também pensei nisso, só existe dois competidores sérios nesse concurso, a Damen/WS e a ICN e a parceira francesa, só que fui no site da Pirou/Kership e me decepcionei com o navio polar do portfólio que eles tem, não creio que seja aquilo que a MB queria o navio nem hangar tem e parece ser muito pequeno, o da Damen se aproxima mais do que a MB deseja, pra a ICN ganhar vai ter que modificar muito aquele navio polar
Os Chilenos da Asmar ja haviam desistido.
No mínimo estranho a ICN com a Kership, que é uma empresa da Naval Group…..
Uma empresa de Singapura e uma de desenhos(projetos). Favor corrigir, o certo é Sembcorp
na torcida pelo Wilson Sons do Guaruja e a Damem
Fui no site desses dois concorrentes − Grupo Semcorp Marine – Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.;
− Glosten Inc. e Sacanb Offshore Ltda; e não tem um projeto de quebra gelo/Navio Polar sequer, seja no site ou em suas redes sociais, não precisa nem de short list a MB já pode pedir a melhor ultima oferta direto para a Damen/WS e a ICN/Kership
Ué, os chilenos com a Engevix deram para trás? Que estranho, deve ficar entre a Damen/WS e a Itaguai Construções Navais, nem sabia que a Sempcorp tinha feito algum Quebra gelo na vida dela, quanto a outra, nem conheço
Alguma previsão para substituição do NPo Almirante Maximiano também?
Caro Padilha, aviso que as datas na tabela estão no passado ano de 2020. Acredito que o correto seria ano de 2021
Acabei de receber da MB assim. Mas já alterei. Muito obrigado por sua observação.
Eu que te agradeço por nos trazer importantes reportagens
Muito estranho a Vard não apresentar proposta. Os chilenos, associados a Engevix, anunciaram mas também não apresentaram. Acho que a disputa real será entre a Damen e a Itaguai.