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Home Naval

Prosub: ICN concluiu a transferência do conjunto das seções S2B, S3 e S4 do S-BR4

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
03/05/2023 - 08:59
em Naval
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Por Guilherme Wiltgen

Nessa terça-feira (02), a Itaguaí Construções Navais (ICN) realizou a transferência do conjunto das seções S2B, S3 e S4 do Submarino Angostura (S 43), o 4º submarino da Classe Riachuelo.

A operação dura por volta de 9 horas, para percorrer o trajeto de 4,5 quilômetros entre a UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas) e o ESC (Estaleiro de Construção).

O conjunto das seções S2B, S3 e S4 pesa mais de 600 toneladas e possui 39 metros de comprimento.

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil é fruto de um acordo de transferência de tecnologia da empresa francesa Naval Group (ex-DCNS), assinado em 2008 pelo Brasil e a França, que viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais da classe Scorpène (S-BR) e na fabricação do primeiro Remover termo: Submarino Convencional de Propulsão Nuclear (SC-PN) Submarino Convencional de Propulsão Nuclear (SCPN).

A previsão é de que o quarto submarino diesel-elétrico do PROSUB seja entregue ao Setor Operativo da Marinha em 2025.

Tags: Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM)Classe ScorpèneDiretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM)Estaleiro de Construção (ESC)Itaguaí Construções Navais (ICN)Marinha do Brasil (MB)Naval GroupPrograma de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)SBR-4 AngosturaSubamarinos Classe RiachueloSubmarino Angostura (S 43)Submarino Convencional de Propulsão Nuclear (SC-PN)Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM)
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Comentários 16

  1. Lucas says:
    2 anos atrás

    Cabe algumas considerações, o transporte das partes por rodovias é muito perigoso e em tempos de guerra podem ser inviáveis, seria muito interessante se aproximassem essa constelação de empresas ou construissem ferrovias próprias para isso. Outro ponto é a manutenção da unidade fabril, será que veremos novamente o abandono da expertise?

    Em que pé está o SBNC?

    Responder
  2. Heli says:
    2 anos atrás

    Acho que, como o SNB vai demorar bastante, seria oportuna a aquisição de mais 2 classe Riachuelo para nao deixar morrer a linha de montagem.

    Responder
    • André says:
      2 anos atrás

      Antes de se pensar em escala de produção é necessário pensar do ponto de vista estratégico, ou seja, a Marinha precisa primeiro adquirir experiência na operação desses novos submarinos, principalmente seus defeitos, e a partir desse conhecimento confeccionar o projeto de um novo lote de submarinos. Primeiro aprender, depois fazer.
      Se esse primeiro grupo de submarinos começar a dar problemas inesperados, mas reparáveis, e começarmos a construí-los nessas condições seria um caríssimo desperdício de investimento. Temos que esperar a conclusão do Prosub para iniciar outra empreitada dessa, mas com um projeto totalmente nacional.

      Responder
  3. ADM says:
    2 anos atrás

    O que será da UFEM? Já se sabe qual diâmetro da seção do SCPN?

    Responder
    • MARCELO ANDRADE says:
      2 anos atrás

      Acho que o diâmetro é de 6 ou 9m, alguém confirma por favor!

      Responder
      • Luiz Padilha says:
        2 anos atrás

        6 no SBR e 8 no SBN.

        Responder
        • MMerlin says:
          2 anos atrás

          Padilha. A boca do Álvaro Alberto chega perto dos dez metros pelo que li na última vez.

          Responder
          • Luiz Padilha says:
            2 anos atrás

            Quando ele começar a ser construído, vamos ver se eu errei. 😉

            Responder
  4. MMerlin says:
    2 anos atrás

    Meu canário.
    Em 2024 já teremos boa parte do grupo técnico ocioso.
    O complexo está sendo sacrificado aguardando o eterno sonho do SNBR.
    Entraram naquela “agora vai”. Enquanto isso, a ICN fica esperando e os navios de patrulha, esquecido.
    Esse projeto megalomaníaco e redemoinho de recursos da MB só teria rival se a FAB resolvesse criar um projeto para desenvolver um Bombardeiro.

    Responder
    • André says:
      2 anos atrás

      Se o governo não encomendar outro lote de submarinos ou outra categoria fica difícil! Não tem nada a ver a FAB com os submarinos e um país gigante como o Brasil precisa de um submarino que tenha capacidade de cobrir toda essa área. Essa ideia de “megalomania” sempre usada por quem critica o submarino nuclear contraria o mega território oceânico que nos banha.

      Responder
  5. Gustavo Martins says:
    2 anos atrás

    E depois desse, o que vem? Ou vai ficar ocioso aguardando trabalho?

    Responder
    • Sequim says:
      2 anos atrás

      Depois começa a construção do SN-BR “Álvaro Alberto “

      Responder
      • Cristiano says:
        2 anos atrás

        Ou seja só um 2029 ou 2030

        Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      O foco agora é o SCPN.

      Responder
      • Sequim says:
        2 anos atrás

        Submarino CONVENCIONAL de propulsão NUCLEAR é uma tremenda contradição.

        Responder
  6. ADM says:
    2 anos atrás

    Excelente, que o cronograma seja cumprido.

    Responder

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