O Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM) realizou uma Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) Estática e Dinâmica Atracada para Helicópteros no Navio-Aeródromo (Nae) “São Paulo”. O grupo foi composto por quinze oficiais e doze praças que vistoriaram quatorze setores do Navio.
Em função da complexidade das operações aéreas de um Navio Aeródromo, a comitiva contou com a experiência de oficiais e praças da Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM), da Diretoria de Engenharia Naval (DEN), do Comando da Força de Superfície (ComForSup), da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM), do Centro de Perícias Médicas da Marinha (CPMM), da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (PNNSG), da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) e da Corveta Jaceguai (V-31), além das aeronaves UH-12 e MH-16, pertencentes ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) e ao 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqdHS-1).
A Vistoria de Segurança de Aviação foi considerada satisfatória.
Saudações a Todos!
Me tirem uma duvida por favor.
…vi certa vez uma foto parece que é da BAeNSPA , que na pista tinha pintado o desenho do PORTA AVIÕES ( acho navio aerodromo nome muito fraquinho que não assusta) com um carrinho com aquelas luzes para orientar os aviões , para os pilotos treinarem pousos no PA. Minha duvida
È possivel os A4 pousarem no São Paulo , mesmo ele estando atracado ?
assim eles não perderiam as qualificações para pouso em PA.
Não. Não é possível. O navio precisa aproar contra o vento e estar com velocidade compatível para receber a aeronave.
Em São Pedro eles treinam as aproximações com o pessoal de terra auxiliando.
Essa questão do vento relativo para lançamento de aeronaves foi um dos culpados para não ter havido o ataque do ARA 25 de Mayo aos Porta Aviões Ingleses em 82, Naquela manhã de 2 de Maio de 82 já com a Frota Inglesa localizada pelos Trackers faltou vento para o lançamento dos A-4 com carga de 4 bombas Snakeye de 500 Lbs, dois tanques externos e 200 projéteis de 20mm o alvo estava a cerca de 200 milhas. A fraca catapulta e baixa velocidade do ARA 25 de Mayo (Gêmeo do Minas Gerais) pedia mais vento para o lançamento seguro dos A-4 com apreciável carga ofensiva, No ataque seriam de 6 aeronaves, a probabilidade mostrava que se perderiam 2 aeronaves antes e duas na sequencia do ataque, sobrariam 2 aeronaves, as 4 aeronaves que conseguiriam despejar suas 16 bombas, 4 seriam certeiras e com certeza haveria 01 Porta Aviões neutralizado. Estariam a bordo prontas no convôo mais 2 aeronaves A-4. uma equipada com o Kit Buddy-Buddy para reabastecimento dos sobreviventes e outra com dois Sidewinders para qualquer emergência. Outro fator para o não acontecimento do ataque foi o deslocamento da força Inglesa para Leste e o afundamento do Gen Belgrano mais ao SUl revelando a presença de Subs Nucleares Ingleses como comentei antes aqui.
Porta Aviões – A Arma Majestosa.
A corrida aos Porta Aviões na Ásia nos mostra muito o valor dessa arma, ela leva dissuasão a todos os lugares em que passa, Não há sequer uma base aérea de nossa primeira linha fora do alcance de um bom Porta Aviões com REVO.
O projeto da India de Porta Aviões operando Mig 29K é muito bom, o desempenho dessa aeronave é legendário, isso é dissuasão. Devemos ter ciência que mesmo os velhos A-4 dão certeza que, quando em missão de ataque, alguém lá do outro lado vai sentir. A história nos mostra claramente desde Pearl Habor de que vale um Porta Aviões.
O conflito do Atlântico sul (Malvinas) nos mostrou em seus primeiros momentos duas forças de Porta Aviões tentando atacar uma a outra, incrivelmente para alguns, a vantagem inicial foi para a dupla Argentina A-4 – Tracker que tinham alcance e permanência maiores que a dupla Inglesa Sea Harrier – Sea King, Os Ingleses sabendo disso se retiraram à leste deixando uma armadilha com seus Subs, na frota Argentina ao sul, sem cobertura aérea anti sub, o Belgrano pagou o preço, aí vimos a maior ameaça ao Porta Aviões, o Submarino Nuclear!
Mesmo assim em seu “Home Run” os Trackers e Sea Kings do ARA 25 de Mayo atacaram duas vezes com torpedos Subs Ingleses à espreita, sem essas aeronaves quem sabe o 25 de Mayo não teria o mesmo destino do Belgrano?
Vale muito ter o São Paulo!
Os NAes chineses e indianos já estão operacionais mesmo com alguns problemas que é normal depois das reformas feitas, Eles fizeram umas reformas com R maiúsculo não esse concerto a meia boca que fazem com o A12 ficam empurrando os defeitos com a barriga ele nunca fica pronto . As criticas servem para melhorar não adianta ficar tampando o sol com peneira todo mundo sabe as condições do A12. Se eles querem ouvir comentários de elogios do A12 que resolvam seus problemas e não fiquem mascarando a real condição do A12.
Engraçado uma crítica que fiz foi moderada e apagada. O site agora vai censurar ? Não teve palavras de baixo calão, apenas disse que esse Nael é um gasto de verba mal direcionado. Lamentável essa atitude do site, apesar de ser de assuntos militares o tempo da ditadura já foi.
Prezado leitor.
O DAN possui a prerrogativa de aprovar ou não os comentários aqui postados.
O seu comentário foi editado.
Quando para os editores do DAN o comentário não agrega nenhum valor ao tópico em questão, o mesmo não é aprovado.
Para deixar isso bem claro isso, foi que fiz questão de deixar o seu comentário se queixando.
Não venha com essa conversa de ditadura e etc. O DAN não é espaço para queixas contra nossas FFAAS.
Aqui no nosso site quem regula o nível dos comentários somos nós.
Antes de escrever pense um pouco, para ver se o seu comentário tem algum valor, pois caso contrário, ele seguirá o caminho de tantos outros que não acrescentavam nada para o debate.
Tenha um bom dia.
O ufanismo exagerado em relação as nossas Fas, faz que as visões contrárias ou críticas, sejam colocadas como “Não valor agregado”. A FAs agradecem, e vamos fingir que não existe políticas descabidas ,que tudo se desenvolve a contento e que não tem pessoas sem a mínima visão que nem militares são, interferindo. As FAs estão finalmente se recuperando da estagnação de alguns anos e fico feliz com isso, o seu site é bom, gosto de acompanhar, tem ótimas matérias exclusivas, mas na minha visão qualquer opinião contra ou a favor deveria ser considerada. Jornalismo imparcial, é antes de tudo um ato de patriotismo e democracia, mas como vc disse o site é seu e vc faz o que bem quer. Um bom fim de semana senhor editor.
O DAN não é, e não será ‘palco’ para criticar de forma pejorativa nossas FFAAs.
Ale Godoy, quando as criticas são feitas de uma forma correta, sempre aprovaremos, o que não foi o seu caso e não é o da maioria.
A campanha de difamação contra o Nae São Paulo não cansa… O Nae indiano nem consegue ficar operacional, o nae chinês idem… por lá, é tudo rotina. Aqui é tudo essa sangria desatada, esse desassossego. Da pra entender que comissão de Nae é de vez em quando mesmo? Não é como navio-patrulha que fica saindo de dois em dois dias. daqui a 20028, quando se pretende desativá-lo, ele só vai sair mais de duas vezes por ano se houver GUERRA. Deus queira que não!
Jura que estão gastando tempo ainda nesse ineficaz consumidor de verba ? Que tal investir em armamentos que vale a pena?
Para um navio que fica parado o satisfatório é não tropeçar nas escadas, escorregar no piso molhado ou bater a cabeça em algo pendurado. MARINHA!! Acorda!! Precisamos de embarcações que possam garantir o controle de área com segurança, sem arriscar o que mais é importante….o valor humano que existe no Nael SP.!