A Thales entregou o primeiro sistema de produção em série de drones de contramedidas de minas para a Marinha Francesa em dezembro de 2024. Esta é uma estreia mundial, como parte do programa MMCM franco-britânico, liderado pela Agência Francesa de Aquisição de Defesa (DGA) e sob a égide da OCCAR1. Um verdadeiro avanço tecnológico na condução de missões de contramedidas de minas, este sistema ajuda a reduzir a exposição dos marinheiros ao perigo e contribui para a segurança do domínio marítimo, que é a espinha dorsal da economia global.
O primeiro sistema entregue à Marinha Francesa inclui um drone de superfície (USV – Unmanned Surface Vehicle) equipado com o sonar rebocado TSAM para a detecção e classificação de minas navais. Suas operações podem ser controladas de terra, de uma nave-mãe ou de uma embarcação oportunista, permitindo assim que missões de contramedidas de minas sejam realizadas enquanto reduz a exposição da tripulação ao perigo.
A Thales, fornecedora e integradora de sistemas para o programa MMCM, está na vanguarda dos sistemas de drones para contramedidas de minas navais, com soluções inovadoras como o sonar multivisão SAMDIS, o centro de operações portátil e-POC, o sistema de gerenciamento de missão M-Cube e o aplicativo de análise de dados Mi-Map, reconhecido por seu desempenho excepcional e baixa taxa de alarmes falsos, principalmente devido ao uso de inteligência artificial (IA).
O drone de superfície naval compacto de 12 metros foi projetado para ser transportável por via aérea, permitindo a implantação em 48 horas a bordo de um A400M e pode ser embarcado no futuro Mine Warfare Vessel (BGDM).
A Thales e seus parceiros têm orgulho de ter enfrentado os desafios associados ao seu papel como pioneiros. Dentro do programa SLAMF1, a França receberá 6 USV em 2025: 3 sistemas de sistemas, cada um compreendendo 2 USVs, serão entregues à Marinha Francesa, além do sistema protótipo já entregue e atualizado. A Marinha Real Britânica também receberá 4 sistemas de sistemas, cada um consistindo de um USV, durante 2025.
“O Reino Unido e a França estabeleceram uma meta ambiciosa: transformar suas capacidades de contramedidas de minas adotando novos conceitos operacionais disruptivos. A Thales tem orgulho de estar no centro dessa transformação, que posiciona ambas as nações como pioneiras em sistemas navais autônomos. Nosso Grupo, líder mundial em contramedidas de minas, reafirma sua posição como um parceiro inovador e confiável com o qual as marinhas podem contar para desenvolver suas capacidades estratégicas.” disse Philippe Duhamel, vice-presidente executivo de Sistemas de Missão de Defesa da Thales.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN