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Home Naval

Turquia impede que caça minas doados pelo Reino Unido entrem no Mar Negro

Luiz Padilha por Luiz Padilha
04/01/2024 - 15:59
em Naval
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Por Richard Thomas

A Turquia bloqueou o trânsito dos recém-comissionados navios de contramedidas de minas (MCMV) da Ucrânia, que foram doados a Kiev pelo Reino Unido numa tentativa de reforçar a capacidade da Marinha Ucraniana de monitorizar e proteger a sua costa.

Em meados de dezembro, o Reino Unido anunciou ainda o fornecimento de dois MCMVs da classe Sandown da Marinha Real para a Ucrânia, uma medida que havia sido discutida há muito tempo e parte do apoio contínuo de Londres a Kiev, enquanto esta última lutava contra a Rússia após a invasão em grande escala de Moscou ao seu vizinho. em fevereiro de 2022.

Caça Minas da classe Sandown – HMS Pembroke. Foto: Tam McDonald

Num comunicado, a Direção de Comunicações da Turquia revelou que “a alegação em alguns meios de comunicação” de que os MCMVs doados à Ucrânia pelo Reino Unido foram autorizados a passar “pelo Estreito Turco” e para o Mar Negro “não era verdade”.

Além disso, a Direção de Comunicações da Turquia afirmou que a “operação militar especial” da Rússia na Ucrânia – um termo propagado por Moscou, tinha sido classificada pela Turquia “como uma guerra”.

Como resultado disto, a Turquia, de acordo com o Artigo 19 da Convenção de Montreux, “fechou o Estreito do Bósforo aos navios de guerra das partes beligerantes (Rússia e Ucrânia)” a fim de evitar “a escalada de tensão” no Mar Negro.

“Os nossos aliados pertinentes foram devidamente informados de que os navios caça minas doados à Ucrânia pelo Reino Unido não serão autorizados a passar através do Estreito Turco para o Mar Negro enquanto a guerra continuar”, concluiu a declaração da Turquia.

O que é a Convenção de Montreux?

No início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em Fevereiro deste ano, a Turquia promulgou a Convenção de Montreux de 1936, que lhe permite limitar os trânsitos navais dos Estreitos de Dardenelos e do Bósforo, introduzindo efetivamente um embargo ao comércio marítimo de armas no Mar Negro aos dois países e aos seus apoiadores.

No entanto, em 2022, parecia que um navio comercial russo que supostamente transportava equipamento relacionado com o sistema de defesa aérea S-300 do porto militar russo de Tartus, na Síria, foi autorizado a transitar através do estreito para o Mar Negro, com destino ao porto de Novorossiysk. .

Ignorando a excepção que a Turquia poderia ter feito à Convenção de Montreux, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia tomou a medida em 29 de Agosto de 2022 de chamar o embaixador turco no país, Yagmur Ahmet Guldere, ao ministério para uma reprimenda pública.

A Rússia mantém um bloqueio marítimo à Ucrânia desde a sua retirada do acordo de cereais do Mar Negro, em Julho do ano passado. Uma das principais ameaças ao transporte marítimo no Mar Negro são as minas marítimas flutuantes, colocadas principalmente pela Rússia, que tem procurado manter o domínio das exportações marítimas da Ucrânia.

Falando em dezembro de 2023 sobre um acordo conjunto Reino Unido-Noruega-Ucrânia sobre a formação de uma nova Coalizão de Capacidade Marítima para apoiar a Ucrânia no Mar Negro, o Secretário de Estado de Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, disse que os MCMVs doados “forneceriam capacidade vital para a Ucrânia o que ajudará a salvar vidas no mar e a abrir rotas de exportação vitais, que têm sido severamente limitadas desde que Putin lançou a sua invasão ilegal em grande escala”.

Em Novembro de 2023, durante uma visita à Ucrânia, o Secretário dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Lord Cameron, saudou os esforços para apoiar este objetivo da empresa britânica Marsh McLennan, que visa fornecer seguro de transporte acessível para cereais e produtos alimentares exportados dos portos ucranianos do Mar Negro através de uma nova ‘Unidade de Facilidade» que lançou com o Governo ucraniano.

Em setembro de 2023, foi anunciado que a Romênia iria adquirir dois MCMVs da classe Sandown da Marinha Real, HMS Blyth e HMS Pembroke, para aumentar a segurança no Mar Negro.

A Turquia e o Reino Unido são ambos membros da NATO/OTAN embora os objetivos da política externa de Ancara estejam frequentemente em desacordo com os dos aliados europeus e dos EUA. Ancara mantém laços estreitos com a Rússia e foi anteriormente expulsa do programa de caças F-35 liderado pelos EUA depois que a Turquia decidiu adquirir sistemas de defesa aérea russos.

Reportagem adicional de Andrew Salerno-Garthwaite

FONTE: Global Data

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Tags: Caça MinasMar NegroRússiaTurquia
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Comentários 4

  1. Dodô says:
    1 ano atrás

    Correta aplicação do tratado de Montreal nada mais. Aliás não dei o que esperavam que fosse acontecer, que a Turquia iria violar o tratado e a russia iria deixar 3 navios que são excencialmente alvos ambulantes passarem pelo bloqueio e chegar em um plrto que aliás toda noite recebe uma visita de drones suicidas ? Me poupe… propaganda barata e pior, estúpida, do Reino Unido
    Passaram vergonha

    Responder
  2. Marcelo says:
    1 ano atrás

    Esses navios inglês são 20 anos (1989 fabricação) mais novos e modernizados que os navios da MB da classe aratu de fabricação (1970) alemão que ja estão defasados em tecnologia e a manutenção para manter esse navio navegando é proibitivo por ser um navio antigo.
    Qualquer coisa que bóia é melhor que os navios da classe aratu.
    https://hmn.wiki/pt/Sandown-class_minehunter

    https://votoporvoto.com.br/classe-aratu/

    Responder
  3. Fabio says:
    1 ano atrás

    Boa tarde Padilha esses servem pra MB?

    Obrigado
    Abs

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      1 ano atrás

      Não

      Responder

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