Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Release

Inmarsat faz parceria com a Rolls-Royce em projeto de navio autônomo

Luiz Padilha por Luiz Padilha
09/09/2015 - 15:57
em Release
0
0
compartilhamentos
278
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

inmarsat

A parceria setorial no novo projeto de € 6,6 milhões liderado pela Rolls-Royce deve abrir o caminho para os navios autônomos

A Inmarsat, fornecedora líder de serviços globais de comunicações móveis por satélite, anunciou a sua participação na Iniciativa Avançada de Aplicações Aquáticas Autônomas (Advanced Autonomous Waterborne Applications Initiative – AAWA) lançada recentemente pela Rolls-Royce.

O projeto financiado pela Tekes (Agência Financiadora Finlandesa de Tecnologia e Inovação) unirá parceiros setoriais, juntamente com universidades, institutos de pesquisa, armadores e outras partes interessadas, para explorar os fatores econômicos, sociais, jurídicos, regulatórios e tecnológicos que precisam ser abordados para tornar os navios autônomos uma realidade. O papel da Inmarsat no projeto é o de proporcionar o link e a plataforma de comunicações por satélite – um elemento essencial para que exista a capacidade de controle remoto.

A transferência de dados entre navios, bem como entre os navios e os centros de controle em terra, é uma das áreas-chave de desenvolvimento para a pesquisa dos navios de controle remoto e autônomos, constituindo um elemento fundamental da Iniciativa AAWA. A Iniciativa AAWA terá como base as plataformas de comunicação navio-navio e navio-terra existentes e a sua eficácia no suporte à funcionalidade de controle remoto. O Serviço Fleet Xpress da Inmarsat, entregue através das constelações Global Xpress e Banda L da empresa – o primeiro sistema móvel via satélite híbrido de bandas Ka e L do mundo – forma a base do sistema.

“O lançamento da rede de banda larga móvel Global Xpress da Inmarsat, que constitui o núcleo do novo serviço Fleet Xpress, é um verdadeiro ponto de inflexão para o futuro do setor marítimo e presta-se de maneira ideal à Iniciativa AAWA”, comenta Ronald Spithout, presidente da Inmarsat Maritime.

“O serviço Fleet Xpress habilitará as comunicações navio-terra necessárias para fornecer suporte à funcionalidade de controle remoto, que é fundamental para a viabilização do navio autônomo. A rede de alto desempenho e rendimento criará possibilidades ilimitadas para aplicações marítimas e para o monitoramento e a análise de dados em tempo real para um transporte marítimo mais inteligente hoje e no futuro”. Spithout continua: ”Estamos muito satisfeitos com a parceria que teremos neste projeto com algumas das empresas e instituições mais inovadoras do mundo, e de trabalharmos na vanguarda desta tecnologia em evolução“.

“O projeto de ampla abrangência levará primeiramente em consideração as pesquisas realizadas até o momento, antes de explorar o business case de aplicações autônomas, as implicações de segurança do projeto e operação de navios operados remotamente, as implicações jurídicas e regulamentares, e a existência e disponibilidade de um fornecedor de rede capaz de entregar produtos comercialmente utilizáveis ​​no curto ou no médio prazo“, disse Esa Jokioinen, Diretor do Blue Ocean Team da Rolls-Royce. “O fluxo de trabalho tecnológico será liderado pela Rolls-Royce e abrange conhecimentos de toda uma gama de capacidades de liderança mundial no mercado marítimo. Temos o prazer de ter parceiros como a Inmarsat fazendo parte dessa equipe, capacitando-nos a dar os primeiros passos concretos no sentido de tornar as aplicações autônomas e o controle remoto de navios uma realidade“, completa.

A Iniciativa Avançada de Aplicações Aquáticas Autônomas será realizada de 2015 até o fim de 2017.

Sobre a Inmarsat

A Inmarsat plc é a provedora líder global de serviços de telecomunicação móvel por satélite. Desde 1979, a Inmarsat oferece confiabilidade em comunicação de voz e dados de alta velocidade para governos, empresas e outras organizações, com uma gama de serviços que podem ser utilizados em terra, mar ou ar. A Inmarsat emprega cerca de 1.600 funcionários em mais de 60 instalações no mundo inteiro, e está presente nos maiores portos e centros de comércio em cada continente. As ações da Inmarsat são negociadas na Bolsa de Valores de Londres (LSE:ISAT.L). Para mais informações, visite o site www.inmarsat.com.

Tags: InmarsatRolls-Royce
Notícia Anterior

Dos três comandantes militares, Comandante da Marinha é o que mais se revoltou com decreto de Dilma; entenda

Próxima Notícia

Grupo de Fiscalização e Apoio (GFA) do Navio Doca Multipropósito 'Bahia' (G40).

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Helisul celebra conquista de selo Rolls-Royce e firma parceria com Helibras

31/03/2023 - 11:34
Ilustração: MoD
Naval

AUKUS – Reatores nucleares da Rolls-Royce vão alimentar submarinos australianos

17/03/2023 - 12:27
Naval

Damen seleciona a Rolls-Royce para fornecer o mtu NautIQ para as Fragatas F126 da Marinha Alemã

08/02/2022 - 19:26
Carregar mais
Próxima Notícia

Grupo de Fiscalização e Apoio (GFA) do Navio Doca Multipropósito 'Bahia' (G40).

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval