Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

Irã: Mísseis atingem navio-tanque na Arábia Saudita

Luiz Padilha por Luiz Padilha
12/10/2019 - 09:13
em Geopolítica
0
103
compartilhamentos
1.9k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish




Por NASSER KARIMI e JON GAMBRELL

TEERÃ, Irã – Dois mísseis atingiram um navio-tanque iraniano que viajava pelo Mar Vermelho na costa da Arábia Saudita na sexta-feira, disseram autoridades iranianas, o mais recente incidente na região em meio a meses de tensões aumentadas entre Teerã e os EUA. A Arábia no ataque relatado e as autoridades sauditas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. Os preços do petróleo subiram 2% após as notícias.

“Este incidente mais recente, se confirmado um ato de agressão, provavelmente fará parte da narrativa mais ampla de deterioração das relações entre a Arábia Saudita os EUA e o Irã”, alertou a empresa de segurança marítima privada Dryad Maritime. “É provável que a região enfrente outro período de ameaças marítimas crescentes, à medida que o impasse geopolítico iraniano e saudita continua”, acrescentou.

A televisão estatal iraniana disse que a explosão danificou dois porões a bordo do navio petroleiro e causou um vazamento de petróleo no Mar Vermelho, perto da cidade portuária saudita de Jiddah. O vazamento foi interrompido posteriormente, informou o IRNA. A agência de notícias estatal IRNA, citando a National Iranian Tanker Co. do Irã, identificou o navio atingido como o Sabiti. Ele ligou seus dispositivos de rastreamento no final da manhã de sexta-feira no Mar Vermelho, localizando-se a cerca de 80 mil a sudoeste de Jiddah, de acordo com dados do MarineTraffic.com.

Navio tanque Sabiti – REUTERS

O navio transporta cerca de 1 milhão de barris de petróleo bruto, de acordo com uma análise da empresa de dados Refinitiv. Imagens divulgadas pelo Ministério do Petróleo do Irã pareciam não mostrar danos visíveis ao Sabiti da ponte, embora não mostrassem as laterais do navio. Imagens de satélite da área não mostraram fumaça visível. A agência de notícias SHANA do ministério disse que nenhum navio nem qualquer autoridade na área respondeu às suas mensagens de angústia. O Sabiti ligou os dispositivos de rastreamento pela última vez em agosto, perto da cidade portuária iraniana de Bandar Abbas. Os petroleiros iranianos rotineiramente desligam seus rastreadores, pois as sanções dos EUA visam a venda do petróleo bruto do Irã.

“O petroleiro sofreu danos ao corpo quando foi atingido por mísseis a 100 quilômetros da cidade portuária saudita de Jiddah”, disse a IRNA. A agência não disse de quem as autoridades iranianas suspeitam de lançar os mísseis. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Abbas Mousavi, descreveu o incidente como um “ataque” realizado por “aventureiros perigosos”.

O tenente Pete Pagano, porta-voz da 5ª Frota da Marinha dos EUA que supervisiona o Oriente Médio, disse que as autoridades estavam “cientes dos relatos deste incidente”, mas se recusou a comentar mais. O petróleo Brent de referência subiu mais de 2% nas negociações de sexta-feira para atingir cerca de US $ 60,40 por barril. O ataque relatado ocorre depois que os EUA alegaram que, nos últimos meses, o Irã atacou petroleiros perto do Estreito de Hormuz, na foz do Golfo Pérsico, algo negado por Teerã. O incidente de sexta-feira pode aumentar ainda mais as tensões entre o Irã e os EUA, mais de um ano depois que o presidente Donald Trump retirou unilateralmente os Estados Unidos do acordo nuclear e impôs sanções que agora esmagam a economia iraniana.

FONTE: Star and Stripes

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Tags: Arábia SauditaEUAIrãNT Sabiti
Notícia Anterior

Amazul e Nuclep assinam contrato para construção de reator nuclear

Próxima Notícia

Entrevista com o CA Eduardo Augusto Wieland, comandante da FTM-UNIFIL

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Acidentes Navais

Acidente com Navio-Escola do México nos EUA deixa dois tripulantes mortos e vários feridos

18/05/2025 - 06:29
Aviação

Drones iranianos monitoram de perto porta-aviões dos EUA e navios aliados posicionados no Oriente Médio

09/05/2025 - 12:29
Caças F-16 em AMARG - Foto:  Sgt. Desiree N. Palacios
Aviação

Caças F-16 retirados do cemitério dos EUA estão sendo entregues à Ucrânia

03/05/2025 - 13:32
Carregar mais
Próxima Notícia
O Contra-Almirante da Marinha do Brasil Eduardo Augusto Wieland quando comandou a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano. (Foto: Marinha do Brasil)

Entrevista com o CA Eduardo Augusto Wieland, comandante da FTM-UNIFIL

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval