Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

2° BAvEx comemora 20 anos

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
21/03/2014 - 16:10
em Aviação
3
0
compartilhamentos
134
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

20anos 2BavEx_03

Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho

20anos 2BAvEx_Bolacha (621x640)O 2° Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx) comemorou na última sexta-feira (14.03), seus 20 anos de existência, com uma cerimônia militar no seu hangar, presidida pelo General-de-Brigada Laerte de Souza Santos, Comandante da Aviação do Exército e contou ainda com a histórica presença do Cel Inf Jomar Nascimento Telles, primeiro Comandante da Aviação do Exército, além de autoridades civis e militares e convidados.

O 2° BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica ”Batalhão Casimiro Montenegro Filho”, homenagem que evoca os fatos notáveis nacionais, ligados com a história do 2° Regimento de Aviação do Exército, ao Marechal Casimiro Montenegro Filho, no intuito de manter viva no Exército do presente, as tradições do seu passado.

20anos 2BAvEx_01

O 2° BAvEx iniciou suas atividades em 10 de fevereiro de 1994, mas comemora o seu aniversário em 14 de março, data esta em que cumpriu a sua 1ª Missão Aérea, prestando apoio a 26ª Brigada de Infantaria Para-quedista.

Quando da sua criação, o então 2° Esquadrão de Aviação do Exército, foi fruto do desmembramento do 1° Batalhão de Helicópteros e teve origem na 1ª Companhia de Helicópteros de Manobra e na Companhia de Comando e Serviço do então 1° Batalhão de Helicópteros.

20Anos 2BAvEx_05

A partir de 1° de janeiro de 2005, mudou a sua designação de 2° Esquadrão para 2° Batalhão de Aviação do Exército, também conhecido como Batalhão Guerreiro, permanece até os dias atuais com esta designação.

Durante a cerimônia, foram entregues os certificados de horas de voos aos seus tripulantes, que também receberam a bolacha comemorativa dos 20 anos.

20anos 2BAvEx_02

Ao final da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aviação do Exército.

O 2° BAvEx é comandado pelo TC Fábio Serpa Carvalho Lima.

20anos 2BavEx_04

Tags: 2° Batalhão de Aviação do Exército2° BAvExAvExAviação do ExércitoCAvExCougar HM-3HM-1 PanteraHM-3 CougarTaubaté
Notícia Anterior

Brasil e África do Sul fortalecem cooperação na área de Defesa

Próxima Notícia

Aeronáutica esclarece medidas de restrição de voos nas cidades-sede

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

AvEx segue no combate ao fogo na Serra da Mantiqueira

21/07/2020 - 18:30
Aviação

Comando de Aviação do Exército (CAvEx) apoia o combate ao incêndio na Serra da Mantiqueira

19/07/2020 - 15:12
Aviação

Aviação do Exército atua na Operação Verde Brasil II

22/06/2020 - 16:28
Carregar mais
Próxima Notícia

Aeronáutica esclarece medidas de restrição de voos nas cidades-sede

Comentários 3

  1. Marco says:
    7 anos atrás

    A AvEx precisa mesmo e de hélis pesados com rampa traseira, chinook ou MI-26.. Eles precisam de hélis senão daqui a pouco colocam na obrigação deles ter seu próprio apoio aéreo aproximado, nosso novo veloz cargueiro vai proporcionar levar grandes quantidades de tropa e suprimento, junto com sua escolta e apoio aéreo aproximado, essa frota aérea só pode ser gerida pela FAB.

    Responder
  2. Eduardo Ramos says:
    7 anos atrás

    Com certeza! Agora o que falta aviação do Exército é volta as suas raízes e ter novamente aeronaves de asas fixas para desafogar a FAB e cumprir ele mesmo algumas Missões que hoje só são realizadas por aeronaves da FAB, Tais como ligação,Transporte, Lançamento de Pára-quedistas e etc. Ao meu ver o Exército deveria comprar algumas unidades do KC-390 para realização dessas Missões citadas e com relação a aviação de asas rotativas falta um helicóptero genuinamente de ataque já que o Apache é um sonho para não dizer um conto mítico para nossa aquisição nós sobra o valente e durão Mi-35, E ainda tem a carência de um helicóptero de grande porte nesse quesito só resta escolher entre o Mi-26T ou o Boeing CH-47F .

    Responder
  3. Luiz Padilha says:
    7 anos atrás

    Muito bacana, hein? Show!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Juarez em Exército Australiano seleciona o AH-64E Apache Guardian
  • Juarez em Nota de Esclarecimento da FAB sobre o cancelamento da licitação do Boeing 767 300ER (2020)
  • Juarez em Nota de Esclarecimento da FAB sobre o cancelamento da licitação do Boeing 767 300ER (2020)
  • Juarez em Nota de Esclarecimento da FAB sobre o cancelamento da licitação do Boeing 767 300ER (2020)
  • Tomcat4,2 em Armada Argentina controla sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE)
  • Ricardo Sprenger em Forças Armadas transportam 168 toneladas de carga e realizam 314 horas de voo em 10 dias de missão em Manaus
  • anubys em Nota de Esclarecimento da FAB sobre o cancelamento da licitação do Boeing 767 300ER (2020)




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas

Privatização da Nuclep: o PROSUB corre risco?











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval