Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

BAAN – A casa das aeronaves mais modernas da FAB

Luiz Padilha por Luiz Padilha
17/09/2021 - 13:09
em Aviação
2
Entrada da Base Aérea de Anápolis - Foto: Fernando Henrique Freire Machado

Entrada da Base Aérea de Anápolis - Foto: Fernando Henrique Freire Machado

0
compartilhamentos
966
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Anápolis,GO – A Base Aérea de Anápolis (BAAN), é uma base da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada na cidade de Anápolis, estado de Goiás. Sua função primordial é a defesa aérea de Brasília, capital do Brasil, e nela estão os esquadrões, 1° GDA, 1°/6° GAV, 2°/6° GAV, 1° GTT e o 3° GDAAE. Cada esquadrão possui uma missão específica para cumprir diferentes tipos de missão da FAB.

Em vias de receber seu novo caça, o F-39 Gripen E, a FAB designou a BAAN e o 1º GDA como operadores do novo vetor. Para isso, a BAAN precisou se adequar não só para o F-39 como também para o KC-390 do 1ºGTT.

No final de agosto, nossos amigos Marco Aurélio e Márcio Souza do Spotters Brasil, visitaram a Base Aérea de Anápolis (BAAN), na ALA 2 e na oportunidade, foram recebidos pelo seu comandante, Cel Av Gustavo Pestana Garcez, que realizou uma apresentação sobre a unidade militar e sua importância no contexto da defesa aérea brasileira. Na oportunidade nossos amigos realizaram uma rápida entrevista com o comandante da BAAN, Cel Av Paulo Roberto Cursino dos Santos, com o piloto 1º GTT, Ten Cel Francisco Roza Kosaka e com o piloto do 1º GDA, Major Felipe Braga Galvão de Souza.

Comandante da Ala 2, Cel Av Gustavo Pestana Garcez

Na oportunidade, que contou com a presença de outros oficiais, foram feitos questionamentos sobre a base e sobre as aeronaves que a Ala 2 pode utilizar.

F-39 Gripen E (FAB 4100)

Spotters Brasil – Cel Cursino, quais foram as modificações necessárias físicas e estruturais tanto para o 1º GTT quanto para o 1ºGDA, para se adaptarem e receber o KC-390 e o F-39 Gripen?

Cel Cursino – Nós trabalhamos em cima de requisitos técnicos, logísticos e industriais (RTLI) de um projeto estratégico, de um requisito maior, que é o operacional (ROP). Então, temos todas as áreas concorrendo para a implantação de um sistema complexo desse projeto estratégico. Em cima disso, nós trabalhamos um caderno de necessidades. Desse modo, não focamos no que se pensa ser necessário e sim em cima de requisitos, o que torna tudo mais simples.

Quando os engenheiros do ITA trabalham, em parceria com a COPAC, na construção dos RTLI dos projetos estratégicos, o resultado são planos de infraestrutura, de capacitação e de logística, ou seja, são vários planos derivados da engenharia de sistemas e da engenharia de requisitos, facilitando o processo.

Aguardando a chegada dos F-39 Gripen, os F-5M vão cumprindo a missão

Quando a Base abre um processo licitatório de infraestrutura para atender à uma implantação estratégica, ela usa o caderno de necessidades e vai traduzir isso num termo de referência para um projeto básico e para um projeto executivo. Essa sistemática é muito mais relevante e eficiente num trabalho de preparação de um processo licitatório, derivado dos documentos dos processos de seleção, de aquisição, de desenvolvimento e de implantação, do que fazer o inverso, perguntando o que o cliente precisa. Na verdade, o balizamento vem, em grande medida, dos ROP e RTLI. O cliente não sabe o sistema que receberá (tem apenas uma visão geral), ele é um partícipe da implantação. Aqueles que conhecem, a fundo, o produto final são os gerentes de projeto, gerentes temáticos e os engenheiros que definiram os requisitos e delinearam como os sistemas complexos serão.

E-99 do 2º/6º GAV – Esquadrão Guardião

Isso não quer dizer que problemas não existam. O nosso maior problema, hoje, continua sendo os reflexos da pandemia de COVID-19, pois afeta a contratação de mão de obra, o aumento de preço do aço, etc.. De maneira geral, os insumos ficaram mais caros e com o lead time maior. Do ponto de vista da engenharia, esses impactos são relevantes. Entretanto, não vão afetar a implantação, na medida em que ela foi baseada em estudos de engenharia de sistemas e requisitos. Temos a segurança de que a implantação será bem realizada. Os prazos são ajustados em função dos efeitos negativos da pandemia na cadeia de suprimentos.

KC-390 do 1º GTT

Spotters Brasil – Qual o estágio atual de capacitação dos tripulantes do KC-390, e quantos pilotos e load masters, já estão qualificados nesse modelo?

Ten Cel Francisco Roza Kosaka – Atualmente, o esquadrão está pronto para realizar missões de transporte aéreo logístico e missões de lançamento de paraquedistas.

Spotters Brasil – Quando o KC-390 irá realizar a 1ª OPERANTAR? Já existe previsão?

Ten Cel Francisco Roza Kosaka – Não temos previsão ainda. Para realizar operação Antártica é preciso fazer os ensaios com a aeronave, e isso está sendo coordenado pela gerência técnica do projeto junto com a equipe de certificação da Embraer.

Spotters Brasil – É o 1º GTT que irá fazer a OPERANTAR?

Ten Cel Francisco Roza Kosaka – Está previsto ter missão no PROANTAR sim.

Spotters Brasil – A utilização do MAFFS também está prevista?

Ten Cel Francisco Roza Kosaka – Vamos fazer sim. O MAFFS também precisa de certificação e se encontra em fase de aquisição do equipamento. O processo está bem avançado.

Spotters Brasil – Quantos pilotos de F-39 Gripen já estão qualificados?

Major Felipe Braga Galvão de Souza – Atualmente temos 6 pilotos qualificados no Gripen C. A qualificação para o F-39 Gripen E, será feita aqui no Brasil.

Spotters Brasil – Existe a previsão da chegada de quatro caças F-39 Gripen E até o final desse ano. Essa previsão mudou ou está de pé? 

Major Felipe Braga Galvão de Souza –  A janela não mudou, ela é entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022. A expectativa é sobre a data dentro desses doze meses. Nós estamos dentro do calendário, apenas não temos com exatidão, a data específica.

Spotters Brasil – Até o momento não foi realizado nenhum voo de REVO com o Gripen E, isso significa que os quatro F-39 Gripen E da FAB virão de navio?

Major Felipe Braga Galvão de Souza – São coisas distintas. A COPAC enquanto responsável para o contrato do desenvolvimento e de produção, ela tem uma série de variáveis que vão definir como serão as entregas. E essa informação não chega até o operador, Isso é uma questão de uma esfera superior. Nós não temos a informação de como o caça chegará.

Imagem do F-39 Gripen E (FAB 4101) na fábrica da Saab em Linköping-Suécia

Nota do Editor: Nossos agradecimentos aos oficiais da Ala 2, da Base Aérea de Anápolis e aos nossos amigos, pela entrevista concedida.

Tags: 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA)2º/6º GAV (Esquadrão Guardião)ALA 2Base Aérea de Anápolis (BAAN)Esquadrão Zeus (1º GTT)Spotters Brasil
Notícia Anterior

Documento interministerial defende criação da Política Nacional da Base Industrial de Defesa

Próxima Notícia

'Tensão': Japão diz que a flotilha de navios chineses armados apareceram perto das ilhas Senkakus

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

PM-Sim
 
Aviação

Base Aérea de Anápolis recebe equipamentos de suporte e treinamento do Gripen

07/07/2022 - 12:44
Comandante da Força Aérea Brasileira, Ten. Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior recebendo um quadro das mãos do artista Marco Aurélio do Couto Ramos
Divulgação

Cerimônia Militar em comemoração ao Aniversário da BAAN e 1º GDA

16/04/2022 - 14:29
Aviação

Base Aérea de Anápolis completa 50 anos

05/04/2022 - 18:15
Carregar mais
Próxima Notícia

'Tensão': Japão diz que a flotilha de navios chineses armados apareceram perto das ilhas Senkakus

Comentários 2

  1. GLADSTON CHARLES says:
    11 meses atrás

    Tenho muita satisfação de ter servido na BAAN em 1984. Acompanhar a chegada dessas aeronaves em solo goiano faz brotar ainda com mais intensidade o sentimento de orgulho. Viva!

    Responder
  2. Flanker says:
    11 meses atrás

    A Ala 2 é comandada por um coronel e a BAAN é comandada por outro coronel? A FAB não havia criado as Alas para facilitar, diminuir e enxugar a estrutura? Acabaram retornando com a estrutura anterior e, ainda pior, mais aumentada, pois antes eram apenas as Bases Aéreas e agora, além dessas, ficaram também as Alas.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Carlos Eduardo kwitkoski em PEC proíbe bloqueio de verbas para projetos estratégicos das Forças Armadas
  • Bardini em PEC proíbe bloqueio de verbas para projetos estratégicos das Forças Armadas
  • ADM em Submarino Riachuelo será comissionado em 1° de Setembro
  • ADM em Submarino Riachuelo será comissionado em 1° de Setembro
  • ADM em China escala novos exercícios militares em torno de Taiwan
  • Liuber em PEC proíbe bloqueio de verbas para projetos estratégicos das Forças Armadas
  • Celso em PEC proíbe bloqueio de verbas para projetos estratégicos das Forças Armadas




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

O NAe ‘São Paulo’ na Marinha do Brasil

Marinha do Brasil ativa seu primeiro Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval