O novo caça russo da última geração está pronto para produção em massa, diz jornal russo Izvéstia.
O caça russo da quinta geração Sukhoi T-50, conhecido ainda como PAK FA, está pronto para produção em série, informa o jornal russo Izvéstia, citando uma fonte anônima na corporação estatal de construção aérea (OAK, na sigla em russo).
A fonte comunicou à mídia que a OAK está preparando um relatório preliminar sobre a fabricação do lote inicial de uma dúzia de aeronaves T-50 para as Forças Aeroespaciais da Rússia.
Oito aviões deste tipo devem efetuar seus voos inaugurais em 20 de junho na cidade russa de Komsomolsk-no-Amur, no extremo oriente do país, adiantou a fonte, afirmando que o caça cumpre todas as exigências apresentadas pela Defesa russa quanto à capacidade de combate do caça da quinta geração.
“Podemos dizer que, tendo oito caças já produzidos, o T-50 pode ser considerado como um equipamento de combate e pronto para o início de fabricação em massa para corresponder ao interesse das Forças Aeroespaciais da Rússia”, disse a fonte.
Anteriormente, o comandante das Forças Aeroespaciais da Rússia Victor Bondarev tinha adiantado que o fornecimento de caças T-50 começaria em 2017.
FONTE: Sputnik
Com esta configuração, ou seja, com o motor AL-41F1 e o radar N036 somado aos aviônicos avançados desenvolvidos para ele e os novos armamentos o T-50 tem sim carta branca para início de produção seriada, e digo mais, será um dos três melhores caças do mundo…
O que precisa ser melhorado nele são detalhes que impactam diretamente na furtividade como por exemplo um canopi em peça única, o domo do IRST incorporado na fuselagem, a cobertura definitiva dos motores e finalmente o bocal de escape com reduzida assinatura térmica (como o do F-22), este talvez seja o principal problema do T-50 hoje, pois os protótipos apresentados até aqui todos tem o thrust vectoring control embora não seja nada “especial” característico de um caça stealth e sim o mesmo sistema usado por exemplo no SU-35, isto precisa e acredito que será melhorado no futuro.
Não sei se está ou não pronto, mas o fato de usar motor e radar do Su-35 facilita em muito o projeto. Gradualmente faram as melhorias adicionando substituindo motores e radares mais avançados entre outros. Os russos foram práticos e econômicos.
Lembrando que o motor do Su35S AL-41F1 tem o empuxo de aproximadamente 14,500 kg (o que já é muito), e se usarem o radar PESA N035E de 400km de alcance do também Su-35S, o T-50 vai está entre uma das aeronaves mais letais da atualidade.
Os radares não são iguais. O radar do Su-35 é o N035 Irbis-E, um PESA, enquanto o radar do T-50 é o N036 Byelka, um radar AESA composto por 1.552 módulos T/R feitos de arsenito de gálio. Isso sem contar os dois pequenos radares N036-1-01 laterais compostos por 358 módulos T/R cada. O motor é, por enquanto, um interino, que na verdade não e exatamente o mesmo, mas é muito parecido, quase igual ao 117S do Su-35. No futuro será colocado o motor definitivo que por enquanto se conhece por “izdeliye 30” (artigo 30).
Ou seja, certas criticas são muito injustas. O T-50 tem tudo para ser um avião moderno e letal com total possibilidade de receber melhorias com o passar do tempo.
Como 90º de ataque? O avião parece um remo como vai fazer isso, o motor nem se quer tem um difusor de fluxo como o do F-22 pra ganhar mais ângulo de ataque!
Tem sim. Alias o TVC do T-50 é 3D e o do F-22 é 2D…
O que o T-50 não tem “ainda” é um bocal com reduzida assinatura térmica… mas vetoração de empuxo ele tem sim, inclusive mais manobrável que a do Raptor.
Está pronto para a produção em massa mas seu radar não está pronto para produção em massa, seus motores definitivos também não estão prontos e o RCS ainda não é o projetado.
Bacana não?
HMS, não gosto de fazer esse tipo de comparação, mas vamos lá…
A Rússia avisou cronologicamente os avanços do PAK FA, sobre quando seriam produzidos e com quais itens seria produzido, deixando para 2017.2 a inserção do motor e 2018 a inserção do novo radar, que já estão em testes finais, a única coisa que impressionou é que os testes desse caça avançaram de alguma forma (creio que pelos testes intensivos) e adiantou-se em um semestre a sua produção em massa. Motor? será inserido e a depender do desenho poderá haver modificações na parte traseira do caça, então é óbvio que o RCS dele não está “fechado”, e não vejo ele, pois ele vai sofrer variação. Radar? simples, o desenho do tal, suas dimensões, características técnicas de integração já estão fechadas, pois os testes que ele está sofrendo nos dá a resposta que ele já foi concluído, e só está tendo suas capacidades testadas para homologação. E isso acontece com todos os caças que vemos no mundo a fora, o F-35 que o diga.
Muito ´´massa´´ esse caça !kkk!