Combates aéreos entre FAB e Marinha dos Estados Unidos acontecem no Sul do País. O fim de semana foi marcado pelo movimento de caças na Base Aérea de Canoas.
Entre os dias 14 e 22 de novembro, caças F-5 da Força Aérea Brasileira e F-18 da Marinha dos Estados Unidos estarão treinando manobras de combate aéreo durante o exercício UNITAS 2015.
FONTE: Agência Força Aérea
..ta danado…quantos adoradores do George Washington…e o pobre São Paulo jogado àss baratas…ninguém o adora……………..que contradição…… humilhante……………
Colegas que moram no Rio tem muita sorte de estar andando pelas ruas e ver um F-18 voando, e depois um V-22 Osprey. Deve ser muito doido.
Se eu morrase no Rio eu ia lá tirar fotos e filmar. E ver o George Washington também, kkkkkkkkkkkk
Sds
Em que pese a inferioridade numérica e de material, a FAB, com as táticas desenvolvidas ao longo dos anos, com o profundo conhecimento do vetor que possui e principalmente com o valoroso e profissional elemento humano dos seus pilotos e pessoal de apoio, demonstra que é páreo duro mesmo perante a máquina de guerra mais sofisticada do planeta, que é a US Navy e sua ala aérea.
Enfim, dissuade hoje com os F-5M e dissuadirá mais ainda no futuro, com os Gripen e outros vetores mais. FAB, bravo zulu.
Em que pese a inferioridade numérica e de material, a FAB, com as táticas desenvolvidas ao longo dos anos, com o profundo conhecimento do vetor que possui e principalmente com o valoroso e profissional elemento humano dos seus pilotos e pessoal de apoio, demonstra que é páreo duro mesmo perante a máquina de guerra mais sofisticada do planeta, que é a US Navy e sua ala aérea.
Enfim, dissuade hoje com os F-5M e dissuadirá mais ainda no futuro, com os Gripen e outros vetores mais. FAB, bravo zulu.
..ta danado…quantos adoradores do George Washington…e o pobre São Paulo jogado àss baratas…ninguém o adora……………..que contradição…… humilhante……………
Acho que esses F-18 são Super Hornet, todavia em sendo ou não impossivel comparar os F-5BR com os F-18, sem considerar o treinamento, armamento e o radar dos norte americanos, e ainda bem que são os F-5 pois se fossem os Skyhawk a diferença seria um abismo.
Vale pela demonstração de apreço do Imperio com a nossa FAB, bem como o que se pode aprender nesses treinamentos conjuntos caso um dia tenhamos de lutar lado a lado em defesa da paz e das nossas instituições.
Colegas que moram no Rio tem muita sorte de estar andando pelas ruas e ver um F-18 voando, e depois um V-22 Osprey. Deve ser muito doido.
Se eu morrase no Rio eu ia lá tirar fotos e filmar. E ver o George Washington também, kkkkkkkkkkkk
Sds
Acho que esses F-18 são Super Hornet, todavia em sendo ou não impossivel comparar os F-5BR com os F-18, sem considerar o treinamento, armamento e o radar dos norte americanos, e ainda bem que são os F-5 pois se fossem os Skyhawk a diferença seria um abismo.
Vale pela demonstração de apreço do Imperio com a nossa FAB, bem como o que se pode aprender nesses treinamentos conjuntos caso um dia tenhamos de lutar lado a lado em defesa da paz e das nossas instituições.
Muito loko esse treinamento …..gostaria de estar perto p/ poder acompanhar melhor.
Eu tive a oportunidade de ver os F/A-18 de perto, tanto em solo como voando na AFA…..são máquinas maravilhosas e grandes, o ronco de seus dois motores é ensurdecedor.
Quem nunca viu estas aeronaves de perto e voando, ñ faz ideia da potência de da manobrabilidade delas.
Os pilotos decolavam sem frescura nenhuma debaixo de uma forte chuva e arrebentavam no céu…um rasante atrás do outro.
Gosto dos nossos F-5EM, mas eles pareciam brinquedos perto deles.
Que pena que ñ ganhou a concorrência do FX-2, mas estaremos bem tb com o moderníssimo Gripen NG.
Abs,
Muito loko esse treinamento …..gostaria de estar perto p/ poder acompanhar melhor.
Eu tive a oportunidade de ver os F/A-18 de perto, tanto em solo como voando na AFA…..são máquinas maravilhosas e grandes, o ronco de seus dois motores é ensurdecedor.
Quem nunca viu estas aeronaves de perto e voando, ñ faz ideia da potência de da manobrabilidade delas.
Os pilotos decolavam sem frescura nenhuma debaixo de uma forte chuva e arrebentavam no céu…um rasante atrás do outro.
Gosto dos nossos F-5EM, mas eles pareciam brinquedos perto deles.
Que pena que ñ ganhou a concorrência do FX-2, mas estaremos bem tb com o moderníssimo Gripen NG.
Abs,
Força Aérea, BRASIL!!!!!!!!!!!!! Senta Pua, Tché!!!!!
Força Aérea, BRASIL!!!!!!!!!!!!! Senta Pua, Tché!!!!!
Boa tarde a todos! Estava eu voltando do trabalho, quando avistei um V-22 decolando da Base Naval do Tonelero. É muito bonito ver ela voando! Os amigos sabem me dizer se está tendo algum treinamento na base ou na Base aérea de Santa Cruz? Agradeço a atenção desde já. E peço desculpas por não ter relação com o tema da postagem.
Não. Eles estão na BAGL e não estão no porta aviões tb.
Eles operam de solo aqui no Brasil.
Em tempo, quero informar aos que não conhecem, que a parte em que estou aqui no centro do RJ, fica à uns 500 metros do mar, só não sei onde se encontra exatamente o George Washington.
Off topic CARACA!!!! Acabou de passar por cima do meu prédio no Centro – RJ um V22- Osprey, que deve ter saído do porta aviões George Washington para alguma missão em terra ou para o comando conhecer a cidade maravilhosa rssss Ele é grande e o barulho do motor é diferente de tudo que conheço e bem forte. Pena que não deu tempo pra filmar, mas valeu!!!!!
…………não fiquem tão tristes colegas…estamos bem melhores que a Argentina…….
Boa tarde a todos! Estava eu voltando do trabalho, quando avistei um V-22 decolando da Base Naval do Tonelero. É muito bonito ver ela voando! Os amigos sabem me dizer se está tendo algum treinamento na base ou na Base aérea de Santa Cruz? Agradeço a atenção desde já. E peço desculpas por não ter relação com o tema da postagem.
Não. Eles estão na BAGL e não estão no porta aviões tb.
Eles operam de solo aqui no Brasil.
O problema e nao e a FAB, foram os desgovernos incompetentes, corruptos e perdularios depois do Regime Militar.
Em tempo, quero informar aos que não conhecem, que a parte em que estou aqui no centro do RJ, fica à uns 500 metros do mar, só não sei onde se encontra exatamente o George Washington.
Off topic CARACA!!!! Acabou de passar por cima do meu prédio no Centro – RJ um V22- Osprey, que deve ter saído do porta aviões George Washington para alguma missão em terra ou para o comando conhecer a cidade maravilhosa rssss Ele é grande e o barulho do motor é diferente de tudo que conheço e bem forte. Pena que não deu tempo pra filmar, mas valeu!!!!!
…………não fiquem tão tristes colegas…estamos bem melhores que a Argentina…….
O problema e nao e a FAB, foram os desgovernos incompetentes, corruptos e perdularios depois do Regime Militar.
Dificil de entender porque tem gente que se acha brasileiro teimando em esculachar nossa FAB. Se esquecem que temos um jato que já foi até virado do avesso, deste nossos pilotos já tiraram o suco, além de sua modernização, não estão sozinhos pois contam com o apoio dos E 99. Vi pessoalmente o pouso de um destes últimos em Canoas e fiquei muito orgulhoso de nossa FAB. Tenho certeza que no futuro breve também conseguiremos tirar o melhor dos Gripens NG.
Cara, pára de viver de ilusão, sei que às vezes é bom ser otimista, mas o nosso F5 é da guerra do Vietnam, não tem como achar que isso é bom, países menos ricos que o Brasil esculacham a gente, veja o Chile, anos-luz à nossa frente, eles tem políticas coerentes, pensando no bem estar do povo e na defesa do país, fazem compras adequadas e corretas, enquanto a gente insiste em parceria com os corsários que NUNCA nos beneficiaram.
Olá turminha, como já comentei em outro lugar, eu acredito que seria uma ótima compra de oportunidade os F18 do Kuwait, já que estão par serem aposentado, se esse F-18 estiverem em condições similares aos A4 que compramos deles então esses F-18 seriam seminovos. Mesmo que no momento os F-18 não pudessem operar no Nae São Paulo eles poderiam operar da base de São Pedro da Aldeia como Interceptadores navais.
Abraços
Interessante pois o Kuwait vai trocar seus 27 F/A-18 C por 28 F/A-18 E/F e foi colocada em maio de 2015.
Como a linha do SH está aberta e os sheiks pagam na bucha, pode ser que os novos vespões estejam entregues no final de 2016 ou início de 2017.
São aeronaves destinadas ao serviço da Força Aérea do Kuwait e poderiam ser o GAP filler caso os Gripens C/D continuarem inacessíveis e depois da chegada do Gripen poderiam ser repassadas para a MB e readaptadas para uso Naval.
Não daria para usar no São Paulo, mas daria uma oportunidade excepcional de treinamento com os NAes americanos e poderia sendo mais ousados no pensamento constituir uma ala de Sgressors para treinamento tanto da FAB como da MB. E dar emprego a um monte de pilotos já fora da ativa.
Gostei muito desta ideia, até por que o Brasil tem ótima relação com o Kuweit e não seria impossível negociar com os americanos duas ou três unidades de F/A-18 D para completar o lote…
Seria uma excepcional compra de oportunidade para o Ministério da Defesa, FAB e MB…
Boa AlexRio, !!!!
O que mais me alegra é que finalmente tanto a FAB como a MB podem aproveitar o trânsito de uma unidade de porta-aviões americana em operação UNITAS para aproveitar a possibilidade de “treinar pesado” com uma mini Força Aérea embarcada americana.
Quantas vezes nestas 56 operações UNITAS desde de 1960 operaram NAes americanos na nossa costa ???
Tomara que daqui a diante estas oportunidades sejam bem e amplamente aproveitadas incluindo a FAB e a Aviação Naval nos exercícios, ISTO SIM foi uma bela evolução e vai ser um baita treinamento…
Bravo Zulu !
Acredito que alguns comentaristas ainda pensam o combate aéreo na forma cinematográfica dos “dog fights”. Hoje, mais que potencia, capacidade de absorver Gs, é a tecnologia embarcada, que permite ‘ver’ o rival, antes de ser visto e torná-lo alvo.
A capacitação dos nossos militares está nivelada aos melhores do mundo. Logo teremos o complemento material, com a chegada dos caças Gripen e o conhecimento envolvido. No futuro estaremos entre os grandes fabricantes de caça, igualando o que temos na aviação civil, com Embs e Jets.
Dificil de entender porque tem gente que se acha brasileiro teimando em esculachar nossa FAB. Se esquecem que temos um jato que já foi até virado do avesso, deste nossos pilotos já tiraram o suco, além de sua modernização, não estão sozinhos pois contam com o apoio dos E 99. Vi pessoalmente o pouso de um destes últimos em Canoas e fiquei muito orgulhoso de nossa FAB. Tenho certeza que no futuro breve também conseguiremos tirar o melhor dos Gripens NG.
Cara, pára de viver de ilusão, sei que às vezes é bom ser otimista, mas o nosso F5 é da guerra do Vietnam, não tem como achar que isso é bom, países menos ricos que o Brasil esculacham a gente, veja o Chile, anos-luz à nossa frente, eles tem políticas coerentes, pensando no bem estar do povo e na defesa do país, fazem compras adequadas e corretas, enquanto a gente insiste em parceria com os corsários que NUNCA nos beneficiaram.
A opinião do tenente-coronel sobre os caças não vale nada, quem entende mesmo do assunto são os palpiteiros de seção de comentários de sites de Defesa.
A Internet não tem senso de ridículo.
AlexRio, eles são verdeiras sumidades, entendem muito de tudo e ninguém pode contestar rssss Durma com um barulho destes. O CEL não sabe nada perto deles rssss
Olá turminha, como já comentei em outro lugar, eu acredito que seria uma ótima compra de oportunidade os F18 do Kuwait, já que estão par serem aposentado, se esse F-18 estiverem em condições similares aos A4 que compramos deles então esses F-18 seriam seminovos. Mesmo que no momento os F-18 não pudessem operar no Nae São Paulo eles poderiam operar da base de São Pedro da Aldeia como Interceptadores navais.
Abraços
Interessante pois o Kuwait vai trocar seus 27 F/A-18 C por 28 F/A-18 E/F e foi colocada em maio de 2015.
Como a linha do SH está aberta e os sheiks pagam na bucha, pode ser que os novos vespões estejam entregues no final de 2016 ou início de 2017.
São aeronaves destinadas ao serviço da Força Aérea do Kuwait e poderiam ser o GAP filler caso os Gripens C/D continuarem inacessíveis e depois da chegada do Gripen poderiam ser repassadas para a MB e readaptadas para uso Naval.
Não daria para usar no São Paulo, mas daria uma oportunidade excepcional de treinamento com os NAes americanos e poderia sendo mais ousados no pensamento constituir uma ala de Sgressors para treinamento tanto da FAB como da MB. E dar emprego a um monte de pilotos já fora da ativa.
Gostei muito desta ideia, até por que o Brasil tem ótima relação com o Kuweit e não seria impossível negociar com os americanos duas ou três unidades de F/A-18 D para completar o lote…
Seria uma excepcional compra de oportunidade para o Ministério da Defesa, FAB e MB…
“eu acho que com o que a força aerea tem hoje,a gente tá muito bem”
pensamento pequeno esse do piloto,é claro que ele nunca falaria mal da FAB em entrevista,mas tambem nao precisa mentir dizendo que nos estamos bem,até porque a FAB só estara bem quando possuir 236 gripens F em seu inventario
Concordo, por entrevistas assim que todos acham que a FAB está bem equipado e os políticos não se preocupam com as FA.
Boa AlexRio, !!!!
………………com o F-5 a FAB fará pouca coisa ….com Gripen será melhor, creio…….
Não faz tanto tempo a FAB operava os Mirage 2000,,,sei que foram aposentados mas não dá pra dar um Upgrade em algumas células ,,,,penso que modernizados com data link poderia carregar uns armamentos mais Pesados,,,,,,,,,,,,saudaçôes
Spectre sei que temos dificuldades de caixa, mas independente deste “detalhe” uma das coisas que sugeri, assim que ficou claro que os MILITARES suecos não tem nenhuma intenção de fornecer os Gripens C/D prometidos , que se eu fosse procurar uma solução tampão para o Brasil seria:
Negociar com a Índia para incluir as células brasileiras do Miragem 2000 no programa de atualização dos Mirage 2000 indianos em curso para suprir nosso gap, com a opção de quando chegarem os nossos Gripens repassar nossas células modernizadas para eles….
O que mais me alegra é que finalmente tanto a FAB como a MB podem aproveitar o trânsito de uma unidade de porta-aviões americana em operação UNITAS para aproveitar a possibilidade de “treinar pesado” com uma mini Força Aérea embarcada americana.
Quantas vezes nestas 56 operações UNITAS desde de 1960 operaram NAes americanos na nossa costa ???
Tomara que daqui a diante estas oportunidades sejam bem e amplamente aproveitadas incluindo a FAB e a Aviação Naval nos exercícios, ISTO SIM foi uma bela evolução e vai ser um baita treinamento…
Bravo Zulu !
Acredito que alguns comentaristas ainda pensam o combate aéreo na forma cinematográfica dos “dog fights”. Hoje, mais que potencia, capacidade de absorver Gs, é a tecnologia embarcada, que permite ‘ver’ o rival, antes de ser visto e torná-lo alvo.
A capacitação dos nossos militares está nivelada aos melhores do mundo. Logo teremos o complemento material, com a chegada dos caças Gripen e o conhecimento envolvido. No futuro estaremos entre os grandes fabricantes de caça, igualando o que temos na aviação civil, com Embs e Jets.
Uma dúvida de um leigo: para uma aviação que nem a americana, que está acostumada com combates reais (menos ar-ar) e com caças tão superiores aos nossos, qual a vantagem e aprendizado que eles tiram com a gente? O contrário tenho certeza que é bastante valioso.
Mesmo nunca tendo sido uma aeronave de linha da USAF durante muito tempo o F-5 era utilizado como Agressor (avião oponente em exercícios-coisa que nunca tivemos por aqui).
Com as melhorias da modernização dos F-5 brasileiros não é impossível se pensar que nossas aeronaves podem ter sido “revalidadas” na antiga função e voltarem a ser uma aeronave VÁLIDA como oponente de treinamento na mão dos bons pilotos brasileiros.
Mas sobre este meu “chute” educado só os americanos poderiam avaliar do seu ponto de vista conforme o grau de dificuldade que nossos pilotos tenham conseguido impor nos exercícios…
Corvetes contra VW SP2,
Baba ovo de made in usa….
E vc é o quê , Ricardo Ribeiro? Eterno Iludido que gosta de achar que está tudo bem e que a culpa é sempre duzamericanusmalvadus? Melhor falar a verdade do que viver de ilusão…
Ricardo, tente manter o mínimo de respeito nas respostas. Se não é civilizado, ao menos finja.
Como estamos bem apesar da modernização os caças F5 se passarem de 7G desfazem no ar estamos mais para mal do que bem um pais com a importância geopolítica do brasil e riquezas voando numa caça que não nos oferece proteção nenhuma.
F-18 pousou em solos brasileiros é para ficar de boca aberta, para quem poder ver estes lindos caças em terras brasileiras. Este é considerado o melhor caça naval do mundo. Belo video.
Sds
Quem ta ganhando os dogfight?
Amigo, os caças podem brincar usando seus BVR, e nunca saberemos se houve vencedor, porque por uma questão de ética, nenhuma das 2 forças comenta isso.
A opinião do tenente-coronel sobre os caças não vale nada, quem entende mesmo do assunto são os palpiteiros de seção de comentários de sites de Defesa.
A Internet não tem senso de ridículo.
AlexRio, eles são verdeiras sumidades, entendem muito de tudo e ninguém pode contestar rssss Durma com um barulho destes. O CEL não sabe nada perto deles rssss
“eu acho que com o que a força aerea tem hoje,a gente tá muito bem”
pensamento pequeno esse do piloto,é claro que ele nunca falaria mal da FAB em entrevista,mas tambem nao precisa mentir dizendo que nos estamos bem,até porque a FAB só estara bem quando possuir 236 gripens F em seu inventario
Concordo, por entrevistas assim que todos acham que a FAB está bem equipado e os políticos não se preocupam com as FA.
………………com o F-5 a FAB fará pouca coisa ….com Gripen será melhor, creio…….
Não faz tanto tempo a FAB operava os Mirage 2000,,,sei que foram aposentados mas não dá pra dar um Upgrade em algumas células ,,,,penso que modernizados com data link poderia carregar uns armamentos mais Pesados,,,,,,,,,,,,saudaçôes
Spectre sei que temos dificuldades de caixa, mas independente deste “detalhe” uma das coisas que sugeri, assim que ficou claro que os MILITARES suecos não tem nenhuma intenção de fornecer os Gripens C/D prometidos , que se eu fosse procurar uma solução tampão para o Brasil seria:
Negociar com a Índia para incluir as células brasileiras do Miragem 2000 no programa de atualização dos Mirage 2000 indianos em curso para suprir nosso gap, com a opção de quando chegarem os nossos Gripens repassar nossas células modernizadas para eles….
Uma dúvida de um leigo: para uma aviação que nem a americana, que está acostumada com combates reais (menos ar-ar) e com caças tão superiores aos nossos, qual a vantagem e aprendizado que eles tiram com a gente? O contrário tenho certeza que é bastante valioso.
Mesmo nunca tendo sido uma aeronave de linha da USAF durante muito tempo o F-5 era utilizado como Agressor (avião oponente em exercícios-coisa que nunca tivemos por aqui).
Com as melhorias da modernização dos F-5 brasileiros não é impossível se pensar que nossas aeronaves podem ter sido “revalidadas” na antiga função e voltarem a ser uma aeronave VÁLIDA como oponente de treinamento na mão dos bons pilotos brasileiros.
Mas sobre este meu “chute” educado só os americanos poderiam avaliar do seu ponto de vista conforme o grau de dificuldade que nossos pilotos tenham conseguido impor nos exercícios…
Corvetes contra VW SP2,
Baba ovo de made in usa….
E vc é o quê , Ricardo Ribeiro? Eterno Iludido que gosta de achar que está tudo bem e que a culpa é sempre duzamericanusmalvadus? Melhor falar a verdade do que viver de ilusão…
Ricardo, tente manter o mínimo de respeito nas respostas. Se não é civilizado, ao menos finja.
Como estamos bem apesar da modernização os caças F5 se passarem de 7G desfazem no ar estamos mais para mal do que bem um pais com a importância geopolítica do brasil e riquezas voando numa caça que não nos oferece proteção nenhuma.
F-18 pousou em solos brasileiros é para ficar de boca aberta, para quem poder ver estes lindos caças em terras brasileiras. Este é considerado o melhor caça naval do mundo. Belo video.
Sds
Quem ta ganhando os dogfight?
Amigo, os caças podem brincar usando seus BVR, e nunca saberemos se houve vencedor, porque por uma questão de ética, nenhuma das 2 forças comenta isso.