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Home Aviação

Despedida do Super Puma na FAB

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
28/11/2015 - 19:34
em Aviação
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H-34_01

Por Guilherme Wiltgen

O 3°/8° Grupo de Aviação realizou nesta sexta (27), o último voo com o helicóptero H-34 Super Puma na FAB.

As aeronaves que estão sendo desativadas fizeram, durante o dia de ontem, vários voos com todos os tripulantes marcando a despedida do H-34.

A família Puma na FAB

Em 26 de outubro de 1981, o 3º/8º GAv iniciou a substituição dos Bell UH-1H pelos pelos novos helicópteros de fabricação francesa Aerospatiale SA 330 Puma (CH-33 na FAB), quando então passou a ser conhecido como “Esquadrão Puma”.

CH-33 Puma
CH-33 Puma

Em 1986, o CH-33 deu baixa e foi substituído pelo CH-34 Super Puma (hoje H-34), que permaneceu em operação até esta sexta-feira, 27 de novembro de 2015.

Nestes 29 anos, a FAB acumulou mais de 48 mil horas voo nos valentes H-34 Super Puma.

O H-34 está sendo substituído pelo H-36 Caracal (H225M) no 3º/8º GAv, a versão mais moderna da lendária família de helicópteros Puma.

H-34 Super Puma
H-34 Super Puma (DCTA 25.10.2008)

 

 

 

Tags: 3°/8° Grupo de Aviação3º/8º GAVAerospatialeAirbus HelicoptersCH-33 PumaCH-34 Super PumaEsquadrão Puma (3º/8º GAV)EurocopterH-34 Super PumaHelibras
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Comentários 44

  1. Cassio Roberto says:
    6 anos atrás

    Como ficará a operacionalidade do 3/8, visto que recebeu apenas um exemplar do H-36 ?

    Responder
  2. Tiago Silva says:
    10 anos atrás

    Uma despedida que poderia ser postergada, o fato de meios mais modernos estarem entrando em serviço no lugar dos H-34 Super Puma é necessário e bem vindo mas deixo a questão no ar.

    Mesmo com 29 anos de bons serviços prestados ao Brasil estes vetores ainda tem potencial de modernização para serem utilizados por mais duas décadas ao menos, é óbvio que uma avaliação de custo seria necessária mas por alto seria uma possibilidade sim. Num país tão grande e com grandes zonas sem proteção ou presença militar montar uma nova unidade com estas aeronaves geraria uma maior projeção da FAB em regiões menos atendidas e ampliando a capacidade da força como um todo.

    O H-34+ (um jeito de diferenciar ele “modernizado”) pode ser uma versão melhorada e se aproximando dos H-36 podendo assim prestar serviço mais alguns anos. Agora o que nos resta é ver qual será o destino das células.

    Responder
    • Marcelo says:
      10 anos atrás

      Provavelmente não há verbas para uma modernização

      Responder
      • Luiz Padilha says:
        10 anos atrás

        Positivo.

        Responder
        • Douglas Schuindt says:
          10 anos atrás

          Novidade…

          Responder
  3. Tiago Silva says:
    6 anos atrás

    Uma despedida que poderia ser postergada, o fato de meios mais modernos estarem entrando em serviço no lugar dos H-34 Super Puma é necessário e bem vindo mas deixo a questão no ar.

    Mesmo com 29 anos de bons serviços prestados ao Brasil estes vetores ainda tem potencial de modernização para serem utilizados por mais duas décadas ao menos, é óbvio que uma avaliação de custo seria necessária mas por alto seria uma possibilidade sim. Num país tão grande e com grandes zonas sem proteção ou presença militar montar uma nova unidade com estas aeronaves geraria uma maior projeção da FAB em regiões menos atendidas e ampliando a capacidade da força como um todo.

    O H-34+ (um jeito de diferenciar ele “modernizado”) pode ser uma versão melhorada e se aproximando dos H-36 podendo assim prestar serviço mais alguns anos. Agora o que nos resta é ver qual será o destino das células.

    Responder
    • Marcelo says:
      6 anos atrás

      Provavelmente não há verbas para uma modernização

      Responder
      • Luiz Padilha says:
        6 anos atrás

        Positivo.

        Responder
        • Douglas Schuindt says:
          6 anos atrás

          Novidade…

          Responder
  4. Julio Filho says:
    10 anos atrás

    A França usa os Super Pumas bem mais intensamente que a FAB e só modernizar não sei se pode colocar os aviônicos entubados de Israel mais e o melhor custo beneficio do momento.
    Ou a FAB vai complementar com os blackhawk?

    Responder
  5. Cassio Roberto says:
    10 anos atrás

    Como ficará a operacionalidade do 3/8, visto que recebeu apenas um exemplar do H-36 ?

    Responder
  6. Larri Gonçalves says:
    10 anos atrás

    A França está modernizando os super Puma, deveríamos fazer o mesmo, se a FAB não quer mais, teriam grande utilidade, modernizados no EB ou nos Fuzileiros navais, digo, marinha, pois o Brasil é um país continental e não pode simplesmente estocar aeronaves desta qualidade, seria um desperdício.

    Responder
  7. Douglas Schuindt says:
    10 anos atrás

    Me parece um pouco prematura a retirada. As células poderiam ser modernizadas e repassadas às forças estaduais ou mesmo ao EB ou ao CFN para operação na Amazônia. Sò não vale doar aos vizinhos cucarachos.

    Responder
    • Lucas Iglesias says:
      10 anos atrás

      Também acho, ninguém da nada de graça pra nós, se quiser vai ter que comprar. Mas prefiro que seja reaproveitado por aqui mesmo.

      Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      Douglas….bingo…….aguarde….. Sds

      Responder
  8. Fred says:
    10 anos atrás

    Quase 30 anos de bons serviços prestados, e os lobistas de equipamentos anglo/yankees ainda vem dizer que foram os Caracal foram entubados nas F.A….Quando é evidente que a longa experiência da FAB com os Puma, também influenciou na escolha dos H225M.

    Responder
  9. Julio Filho says:
    6 anos atrás

    A França usa os Super Pumas bem mais intensamente que a FAB e só modernizar não sei se pode colocar os aviônicos entubados de Israel mais e o melhor custo beneficio do momento.
    Ou a FAB vai complementar com os blackhawk?

    Responder
  10. Rogério says:
    10 anos atrás

    Poderia servir de material de pesquisa para o primeiro helicóptero de combate da aviação brasileira? Seria só necessidade de vontade?? A África do sul assim fez, e deu certo, a China fez com outro modelo.

    Responder
  11. Larri Gonçalves says:
    6 anos atrás

    A França está modernizando os super Puma, deveríamos fazer o mesmo, se a FAB não quer mais, teriam grande utilidade, modernizados no EB ou nos Fuzileiros navais, digo, marinha, pois o Brasil é um país continental e não pode simplesmente estocar aeronaves desta qualidade, seria um desperdício.

    Responder
  12. Douglas Schuindt says:
    6 anos atrás

    Me parece um pouco prematura a retirada. As células poderiam ser modernizadas e repassadas às forças estaduais ou mesmo ao EB ou ao CFN para operação na Amazônia. Sò não vale doar aos vizinhos cucarachos.

    Responder
    • Lucas Iglesias says:
      6 anos atrás

      Também acho, ninguém da nada de graça pra nós, se quiser vai ter que comprar. Mas prefiro que seja reaproveitado por aqui mesmo.

      Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      Douglas….bingo…….aguarde….. Sds

      Responder
  13. Fred says:
    6 anos atrás

    Quase 30 anos de bons serviços prestados, e os lobistas de equipamentos anglo/yankees ainda vem dizer que foram os Caracal foram entubados nas F.A….Quando é evidente que a longa experiência da FAB com os Puma, também influenciou na escolha dos H225M.

    Responder
  14. Flanker says:
    10 anos atrás

    Pelo que foi noticiado anteriormente, o 3º/8º só recebeu 1 exemplar do Caracal até agora. Deram baixa dos Super Puma para ficar só com uma aeronave? Até quando?

    Responder
  15. Rogério says:
    10 anos atrás

    Obrigado Mateus barbosa

    Responder
  16. Rogério says:
    6 anos atrás

    Poderia servir de material de pesquisa para o primeiro helicóptero de combate da aviação brasileira? Seria só necessidade de vontade?? A África do sul assim fez, e deu certo, a China fez com outro modelo.

    Responder
  17. Flanker says:
    6 anos atrás

    Pelo que foi noticiado anteriormente, o 3º/8º só recebeu 1 exemplar do Caracal até agora. Deram baixa dos Super Puma para ficar só com uma aeronave? Até quando?

    Responder
  18. Rogério says:
    6 anos atrás

    Obrigado Mateus barbosa

    Responder
  19. Lucas Iglesias says:
    10 anos atrás

    Foi bem preservado, nem parece tão velho assim.

    Responder
    • claudio Moreno says:
      10 anos atrás

      A excelência do projeto! Operado por mais de 35 forças militares e mais de 1000 operadores civis.

      Somente quem já tem uma opinião pré concebido e mal embasada para criticar esta aeronave e sua evolução.

      CM

      Responder
  20. Wellington Góes says:
    10 anos atrás

    Acredito que, ante a necessidade de ainda mais meios de asas rotativas, poderia se avaliar a modernização das aeronaves ao mesmo nível das Caracal (pelo menos a parte da aviônica). Em todo caso, o destino seria a venda?

    Responder
  21. Mateus Felipe Dias Barbosa says:
    10 anos atrás

    Rogério, em 1986 A FAB recebeu 10 AS-332 SUPER PUMA(H-34) e em 1997 recebeu mais 1 VH-34 para transporte VIP(presidencial), e sobre os CARACAL a FAB irá receber 16 H-36 e 2 VH-36 para transporte VIP.

    Responder
  22. adriano silva says:
    10 anos atrás

    Prestou. ….um ótimo serviço na FAB. Que venha agora, os novas aeronaves de asas. ..rotativa.

    Responder
  23. Luiz Gabriel Garcia says:
    10 anos atrás

    O que será feito com os puma aposentados ?

    Responder
  24. Emerson says:
    10 anos atrás

    O que será feito das células?

    Responder
  25. Rogério says:
    10 anos atrás

    Quantos são ao total, e quantos caracal entraram em serviço para substituilos?

    Responder
  26. Lucas Iglesias says:
    6 anos atrás

    Foi bem preservado, nem parece tão velho assim.

    Responder
    • claudio Moreno says:
      6 anos atrás

      A excelência do projeto! Operado por mais de 35 forças militares e mais de 1000 operadores civis.

      Somente quem já tem uma opinião pré concebido e mal embasada para criticar esta aeronave e sua evolução.

      CM

      Responder
  27. Wellington Góes says:
    6 anos atrás

    Acredito que, ante a necessidade de ainda mais meios de asas rotativas, poderia se avaliar a modernização das aeronaves ao mesmo nível das Caracal (pelo menos a parte da aviônica). Em todo caso, o destino seria a venda?

    Responder
  28. Mateus Felipe Dias Barbosa says:
    6 anos atrás

    Rogério, em 1986 A FAB recebeu 10 AS-332 SUPER PUMA(H-34) e em 1997 recebeu mais 1 VH-34 para transporte VIP(presidencial), e sobre os CARACAL a FAB irá receber 16 H-36 e 2 VH-36 para transporte VIP.

    Responder
  29. adriano silva says:
    6 anos atrás

    Prestou. ….um ótimo serviço na FAB. Que venha agora, os novas aeronaves de asas. ..rotativa.

    Responder
  30. Luiz Gabriel Garcia says:
    6 anos atrás

    O que será feito com os puma aposentados ?

    Responder
  31. Emerson says:
    6 anos atrás

    O que será feito das células?

    Responder
  32. Rogério says:
    6 anos atrás

    Quantos são ao total, e quantos caracal entraram em serviço para substituilos?

    Responder

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