Por Carolina Oms
A presidente Dilma Rousseff sancionou projeto de lei aprovado pelo Congresso que autoriza a contratação de empréstimo para a compra dos 36 caças suecos Gripen NG pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os caças serão fornecidos pela Saab.
O governo brasileiro fará a contratação de operação de crédito externo com a agência sueca de crédito às exportações Swedish Export Credit Corporation AB SEK. O valor será de US$ 245,3 milhões e mais 39,8 bilhões de coroas suecas, aproximadamente US$ 4,5 bilhões no total.
Os recursos destinam-se ao financiamento do Projeto F-X2, com aquisição de aeronaves, suporte logístico e fornecimento de armamento necessário à operação. A entrega das aeronaves, de acordo com a Saab, terá início em 2019 e se estenderá até 2024.
Depois que o governo da Suécia concordou em reduzir as taxas de juros cobradas, o índice ficou em 2,19% ao ano. São 25 anos de financiamento, com oito anos e meio de carência. Ou seja, o Brasil só deverá começar a pagar efetivamente em 2024.
A assinatura do contrato com a Saab foi recebido com alento pelas empresas fornecedoras para o setor de defesa. O projeto de lei sancionado, aprovado pelo Congresso em agosto, também abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Educação.
FONTE: Valor Econômico
Que contraste Luiz! Na página principal e lado á lado com essa informação dos aviões está o tema da crise do prosub. Não que eu seja contra os recursos para os caças! Somos, literalmente, o país dos contrastes!
André, eu já não acho que seja muito questão de contraste, eu acho que no caso da marinha é falta de noção mesmo, pois como eu sempre digo, qual ser humano não sabe que a modernização daquela coisa inútil que eles chamam de porta-aviões é o mesmo que jogar dinheiro no lixo? A grana que já foi gasta naquela “coisa” já poderia ter dado um ótimo andamento a um projeto muito mais importante que é o das novas corvetas Tamandaré, ou até mesmo para o Prosub.
A FAB e o EB, ao meu ver, fazem bom uso de seus recursos, e até mesmo o CFN (fuzileiros navais) gastam muito bem sua grana, mas a marinha de guerra, essa tem treta, ô se tem, não acredito que eles são simplesmente burrinhos que não sabem usar a grana direito.
Pois é Bruno! Isso mostra que não é apenas o lado financeiro que conta para ser ter um respeitável arsenal, mas a parte pensante também. Até porque, de que adiantaria ter dinheiro se ele não for usado adequadamente?
Os 3,projetos prioritários da FAB tem que dar certo cara
3? FX, KC390 e KCX?
Que contraste Luiz! Na página principal e lado á lado com essa informação dos aviões está o tema da crise do prosub. Não que eu seja contra os recursos para os caças! Somos, literalmente, o país dos contrastes!
André, eu já não acho que seja muito questão de contraste, eu acho que no caso da marinha é falta de noção mesmo, pois como eu sempre digo, qual ser humano não sabe que a modernização daquela coisa inútil que eles chamam de porta-aviões é o mesmo que jogar dinheiro no lixo? A grana que já foi gasta naquela “coisa” já poderia ter dado um ótimo andamento a um projeto muito mais importante que é o das novas corvetas Tamandaré, ou até mesmo para o Prosub.
A FAB e o EB, ao meu ver, fazem bom uso de seus recursos, e até mesmo o CFN (fuzileiros navais) gastam muito bem sua grana, mas a marinha de guerra, essa tem treta, ô se tem, não acredito que eles são simplesmente burrinhos que não sabem usar a grana direito.
Pois é Bruno! Isso mostra que não é apenas o lado financeiro que conta para ser ter um respeitável arsenal, mas a parte pensante também. Até porque, de que adiantaria ter dinheiro se ele não for usado adequadamente?
No meio de tantas PÉSSIMAS NOTICIAS de vez em quando pinga umas boas ,,, fora essa assinatura também pela terceira vez teve o voo do KC 390 em Gavião Peixoto
Ufá!!!………..Ainda bem, que o programa FX ainda não sofreu cortes e continua andando!!! Espero que continue assim!!!
Já era p esperado, agora gostaria de saber quando vai começar os testes com 1º Gripen E… o anunciado pela SAAB era inicio de 2016 más… existe um silencio grande e isso desagrada e gera desconfiança!
Um abraço.
O Gripen E sueco irá voar no 2º semestre de 2016.
Boa tarde, sou novo aqui e tenho algumas dúvidas, e acho que esse post por ser mais recente e por tratar do tema pode me ajudar, mas, gostaria de saber qual a diferença prática entre um caça, um bombardeiro e um avião de ataque, conforme vi no infográfico do post sobra a atuação da Rússia na Síria. Entendo que caça deve manter a superioridade aérea e bombardeiro atacar alvos em solo, mas imagino que existam diferenças maiores que isso, inclusive entre aviões de ataque. Se alguém puder ajudar, fico grato.
Att.
Olá Icaro…
Bem, posso estar errado em algumas afirmações, se os colegas ajudarem seria legal, mas vou tentar resumir pelo meu ponto de vista.
Fazendo uma analogia dos caças, dos bombardeiros e dos aviões de ataque com carros.
O “caças” são divididos em algumas vertentes assim como os carros:
Os caças leves que geralmente são monomotores como o F-5, o F-16, o Gripen são comparados aos carros de passeio, carros populares normais.
Os caças de guerra eletrônica para confundir radares e embaralhar o inimigo seriam aqueles carros de campeonato de som automotivo e tunados… nessa categoria eu destaco o F/A18G Growler, o EA6B Prowler, o EF-111 , alguns SU-24, etc…
Os caças multifuncionais são o que eu compararia com uma caminhonete ou uma pick-up ou um SUV pois tem mais de uma utilidade… nessa categoria coloco o Rafale, o F/A-18, o Typhoon, o Mirrage 2000, o SU-30, etc…
Os caças embarcados são os aviões destinados a operação a partir de porta aviões como o F/A-18, o F-14, o Rafale-M, o SU-33, o MiG-29K,o F-35 B/C… também existe uma subdivisão que são os caças embarcados VSTOL de decolagem vertical e recuperação pairada como o Sea Harrier e o F-35B
Tem também os caças pesados que podem ser de superioridade aérea, interceptação ou as duas coisas. São caças com grande autonomia e destinado ao combate aéreo e controle do espaço aéreo, ou a interceptar inimigos rapidamente. Esses seriamos carrões esportivos, as Ferraris, Lamborguinis, Bugatti etc… e destaco para a superioridade aérea F-22, o SU-35, o SU-27, o F-15C e interceptadores como o MIG-31, na verdade ambos fazem as duas coisas.
Os aviões de ataque seriam caças especializados em ataque ao solo, ou bombardeiro leves para missões de apoio aproximado, supressão de defesas… esses seriam aqueles carros que a gente usa para trabalhar, coloca escada em cima, carriola, saco de cimento, são feitos para moer como o nosso AMX, o A-10, o SU-25, o Tornado etc…
E os bombardeiros seriam os caminhões, para carregar bastante mercadoria de uma só vez, estes também tem subdivisões como bombardeiros táticos igual ao Tu-22, os supersônicos estratégicos igual o B-1 e o TU-160, os estratégicos de longo alcance subsônicos igual o B-52 e o TU-95 Bear e o Stealth que por enquanto só tem o B-2 spirit
É normal que muitas desses modelos que citei tenham versões que atendam a mais de uma função específica, como por exemplo o F-15C/D que é para air superiority e o F-15 E Strike Eagle que é avião de ataque e bombardeiro Tático.
Na verdade a tendência hoje na maioria das forças aéreas e das fabricantes e fazer caças multifuncionais ou seja com capacidades de atuar em todas essas missões para padronização da frota e redução de despesas, por isso hoje quase todos caças, mesmo os leves como o Gripen, estão vindo multifuncionais.
Deixei de citar muitos modelos mas no geral a classificação seria essa, espero ter ajudado.
Topol, desculpe a demora na resposta. Mas muito obrigado, o que você falou esclareceu muitas dúvidas sim, ajudou bastante com certeza. No momento acho que não tenho outras dúvidas, mas quando surgirem irei perguntar hehe.
Abraços.
Pelo menos isso. isso si não tivé mais roubo e desvio dinheiro sendo mandado pro exterior que ameaçe o financiamento desses aviões. Porque com a nossa Força Aérea com esses insuficientes para nossa defesa os Super Tucano A-29 e os sucateados F-5, estamos completamente vulneraveis.
Humberto, faco um reparo a seu comentario indignado….estes F5M sucateados q vc cita estao ai voando e em alerta nas suas respectivas bases. Obvio q isso vc nao ve ou le diariamente, mas te garanto q estao operacionais e devidamente mantenidos ao seu tempo………nao sao ou estao como mosca morta assim como vc e muitos aqui acreditam e criticam……….nao se passa 2 semanas sem q pelo 1 destes cacas esteja sendo enviado e outro devolvido a linha pelo PAMA em SP devidamente revisado e atualizado, num excelente servico de seus tecnicos….pergunte a qualquer piloto de F5M se eles tem alguma duvida ou medo de estarem no cockpit……eu sei e imagine como…….nao critique desta forma……….o q a FAB tem neste momento nao eh o melhor ddo mundo, mas suficiente para impor algum respeito no nosso cenario..ja qto a Marinha….kkkkkk Sds
Os 3,projetos prioritários da FAB tem que dar certo cara
3? FX, KC390 e KCX?
No meio de tantas PÉSSIMAS NOTICIAS de vez em quando pinga umas boas ,,, fora essa assinatura também pela terceira vez teve o voo do KC 390 em Gavião Peixoto
Ufá!!!………..Ainda bem, que o programa FX ainda não sofreu cortes e continua andando!!! Espero que continue assim!!!
Já era p esperado, agora gostaria de saber quando vai começar os testes com 1º Gripen E… o anunciado pela SAAB era inicio de 2016 más… existe um silencio grande e isso desagrada e gera desconfiança!
Um abraço.
O Gripen E sueco irá voar no 2º semestre de 2016.
Boa tarde, sou novo aqui e tenho algumas dúvidas, e acho que esse post por ser mais recente e por tratar do tema pode me ajudar, mas, gostaria de saber qual a diferença prática entre um caça, um bombardeiro e um avião de ataque, conforme vi no infográfico do post sobra a atuação da Rússia na Síria. Entendo que caça deve manter a superioridade aérea e bombardeiro atacar alvos em solo, mas imagino que existam diferenças maiores que isso, inclusive entre aviões de ataque. Se alguém puder ajudar, fico grato.
Att.
Olá Icaro…
Bem, posso estar errado em algumas afirmações, se os colegas ajudarem seria legal, mas vou tentar resumir pelo meu ponto de vista.
Fazendo uma analogia dos caças, dos bombardeiros e dos aviões de ataque com carros.
O “caças” são divididos em algumas vertentes assim como os carros:
Os caças leves que geralmente são monomotores como o F-5, o F-16, o Gripen são comparados aos carros de passeio, carros populares normais.
Os caças de guerra eletrônica para confundir radares e embaralhar o inimigo seriam aqueles carros de campeonato de som automotivo e tunados… nessa categoria eu destaco o F/A18G Growler, o EA6B Prowler, o EF-111 , alguns SU-24, etc…
Os caças multifuncionais são o que eu compararia com uma caminhonete ou uma pick-up ou um SUV pois tem mais de uma utilidade… nessa categoria coloco o Rafale, o F/A-18, o Typhoon, o Mirrage 2000, o SU-30, etc…
Os caças embarcados são os aviões destinados a operação a partir de porta aviões como o F/A-18, o F-14, o Rafale-M, o SU-33, o MiG-29K,o F-35 B/C… também existe uma subdivisão que são os caças embarcados VSTOL de decolagem vertical e recuperação pairada como o Sea Harrier e o F-35B
Tem também os caças pesados que podem ser de superioridade aérea, interceptação ou as duas coisas. São caças com grande autonomia e destinado ao combate aéreo e controle do espaço aéreo, ou a interceptar inimigos rapidamente. Esses seriamos carrões esportivos, as Ferraris, Lamborguinis, Bugatti etc… e destaco para a superioridade aérea F-22, o SU-35, o SU-27, o F-15C e interceptadores como o MIG-31, na verdade ambos fazem as duas coisas.
Os aviões de ataque seriam caças especializados em ataque ao solo, ou bombardeiro leves para missões de apoio aproximado, supressão de defesas… esses seriam aqueles carros que a gente usa para trabalhar, coloca escada em cima, carriola, saco de cimento, são feitos para moer como o nosso AMX, o A-10, o SU-25, o Tornado etc…
E os bombardeiros seriam os caminhões, para carregar bastante mercadoria de uma só vez, estes também tem subdivisões como bombardeiros táticos igual ao Tu-22, os supersônicos estratégicos igual o B-1 e o TU-160, os estratégicos de longo alcance subsônicos igual o B-52 e o TU-95 Bear e o Stealth que por enquanto só tem o B-2 spirit
É normal que muitas desses modelos que citei tenham versões que atendam a mais de uma função específica, como por exemplo o F-15C/D que é para air superiority e o F-15 E Strike Eagle que é avião de ataque e bombardeiro Tático.
Na verdade a tendência hoje na maioria das forças aéreas e das fabricantes e fazer caças multifuncionais ou seja com capacidades de atuar em todas essas missões para padronização da frota e redução de despesas, por isso hoje quase todos caças, mesmo os leves como o Gripen, estão vindo multifuncionais.
Deixei de citar muitos modelos mas no geral a classificação seria essa, espero ter ajudado.
Topol, desculpe a demora na resposta. Mas muito obrigado, o que você falou esclareceu muitas dúvidas sim, ajudou bastante com certeza. No momento acho que não tenho outras dúvidas, mas quando surgirem irei perguntar hehe.
Abraços.
Pelo menos isso. isso si não tivé mais roubo e desvio dinheiro sendo mandado pro exterior que ameaçe o financiamento desses aviões. Porque com a nossa Força Aérea com esses insuficientes para nossa defesa os Super Tucano A-29 e os sucateados F-5, estamos completamente vulneraveis.
Humberto, faco um reparo a seu comentario indignado….estes F5M sucateados q vc cita estao ai voando e em alerta nas suas respectivas bases. Obvio q isso vc nao ve ou le diariamente, mas te garanto q estao operacionais e devidamente mantenidos ao seu tempo………nao sao ou estao como mosca morta assim como vc e muitos aqui acreditam e criticam……….nao se passa 2 semanas sem q pelo 1 destes cacas esteja sendo enviado e outro devolvido a linha pelo PAMA em SP devidamente revisado e atualizado, num excelente servico de seus tecnicos….pergunte a qualquer piloto de F5M se eles tem alguma duvida ou medo de estarem no cockpit……eu sei e imagine como…….nao critique desta forma……….o q a FAB tem neste momento nao eh o melhor ddo mundo, mas suficiente para impor algum respeito no nosso cenario..ja qto a Marinha….kkkkkk Sds