Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Esquadrão HA-1 completa 44 anos

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
15/05/2022 - 10:59
em Aviação
4
0
compartilhamentos
1.9k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

Com o propósito de prover os meios aéreos integrantes do sistema de armas das Fragatas Classe Niterói, foi criado em 15 de maio de 1978, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino (HA-1), e ativado em 17 de janeiro de 1979.

O Esquadrão inicialmente contou com nove aeronaves Westland Sea Lynx Mk-21, designadas na Marinha do Brasil como SAH-11.

SAH-11 Lynx

Em 1995 as cinco aeronaves Mk21, remanescentes do lote inicial, foram enviadas para o fabricante afim de serem modernizadas para a versão Super Lynx Mk-21A, passando a ter, junto com as 9 novas aeronaves, a designação AH-11A Super Lynx.

Em virtude da aquisição pela MB de novos navios e da flexibilidade que o Lynx demonstrou em operação, o Esquadrão recebeu a partir de 1997, uma missão mais abrangente e teve a sua designação alterada para 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), permanecendo assim até os dias atuais.

AH-11A Super Lynx

O HA-1 executa, preferencialmente, missões de esclarecimento e ataque a alvos de superfície (ASuW) utilizando o MAS Sea Skua e ataques vetorados a alvos submarinos (ASW), com torpedos e cargas de profundidade, podendo ainda ser empregado em diversas outras missões a bordo dos meios da Esquadra.

O HA-1 iniciou uma nova fase operativa com a dotação de suas aeronaves com imageadores térmicos STAR Safire III, que proporcionou aos seus “Linces” enxergarem além do alcance, tornando sua missão esclarecedora mais eficiente e segura, mantendo sua aeronave fora do alcance de armas defensivas, e com o recebimento da metralhadora FN Herstal .50, ampliou a sua capacidade de auto-defesa e de patrulha armada, sendo utilizada atualmente na Operação Líbano.

No dia 03 de julho de 2014, a Marinha do Brasil e a AgustaWestland (hoje Leonardo Helicopters) anunciaram a assinatura do contrato para uma grande atualização de meia-vida em oito helicópteros Super Lynx Mk21A. O contrato, avaliado em mais de US$ 160 milhões (€117 milhões), inclui a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, os mesmos que equipam a mais nova versão da família Lynx, o AW159 Wildcat, do sistema navegação, inclusão do Full Glass Cockpit e os aviônicos de missão.

As atividades de atualização tiveram início em meados de 2015 na fábrica da Leonardo Helicopters, em Yeovil.

O novo painel, full glass cockpit, será totalmente compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna) e complementado por um conjunto de avançados aviônicos, que compreende um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento, RWR/ESM integrados, dispensers de contramedidas (Chaff/Flare) e um novo guincho de resgate (Hoist), acionado eletricamente.

A primeira aeronave modernizada realizou seu voo inaugural em 29/09/17 e no dia 26 de março ocorreu o primeiro voo de um piloto do Esquadrão na N-4001.

AH-11B WildLynx

Em 22 de janeiro de 2019, os dois primeiros helicópteros Super Lynx modernizados, o N-4001 e N-4004, chegaram às dependências do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), onde receberam a denominação de AH-11B. No dia 10 de janeiro de 2020, o HA-1 recebeu a terceira aeronave modernizada (N-4005) e no dia 26 de janeiro de 2021 o quarto WildLynx (N-4003).

 

O 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) conta com quatro aeronaves AH-11B WildLynx, tendo ainda a receber mais quatro helicópteros, quando passará então a operar com o inventário final de oito aeronaves modernizadas MK-21B.

Seu atual Comandante é o Capitão-de-Fragata Bruno Tadeu Villela.

Invenire Hostem et Delere

 

Tags: 1°Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1)Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav)Leonardo HelicoptersLynxLynx HelicopterLynx Mk21Marinha do Brasil (MB)Super Lynx Mk21ASuper Lynx Mk21BWestland HelicoptersWestland Lynx
Notícia Anterior

Vídeo - Voo de teste do terceiro H225M Naval da Marinha do Brasil

Próxima Notícia

Esquadrão HU-61 completa 27 anos

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Naval

Fragata ‘Cunha Moreira’ será batizada em 26 de junho

19/06/2026 - 16:39
Aviação

Esquadrão HS-1 realiza o 1º pouso do Seahawk no NE ‘Brasil’

17/06/2026 - 14:24
Palacio Pedro Ernesto
Naval

11 de Junho: Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha

11/06/2026 - 06:54
Carregar mais
Próxima Notícia

Esquadrão HU-61 completa 27 anos

Comentários 4

  1. dretor says:
    4 anos atrás

    Boa tarde, a intenção de aquisição de unidade Super Lynx para as novas gerações de fragata? tendo em vista a larga experiência da operação e manutenção mudar o meio pelo análogo americano seria ineficaz e pouco produtivo( sendo que estes em provas na coreia do sul se provou inferior em desempenho)

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      Por enquanto não tem nenhuma previsão de compra de novas células de Super Lynx.

      Responder
  2. Fábio says:
    4 anos atrás

    Boa tarde amigo Guilherme esse ano a MB receberá mais helicópteros super lynx modernizado?

    Obrigado
    Abraço.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      Ainda não tenho essa informação!

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval