Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Esquadrão HU-61 completa 27 anos

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
16/05/2022 - 08:17
em Aviação
0
0
compartilhamentos
454
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

A presença da Marinha na região Centro-Oeste remonta ao ano de 1873, quando teve início a construção do Arsenal de Marinha de Ladário, tendo a história da Aviação Naval no Pantanal iniciado nos idos de 1932, quando foi inaugurada a Base de Aviação Naval de Ladário.

Até 1936, operavam na área cinco hidroaviões “Farey-Gordon” pertencentes à Primeira Divisão de Esclarecimento e Bombardeio, cabendo ressaltar que, daquela época, permanece até hoje, a antiga torre de controle, marco histórico localizado nas instalações do atual Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário.

Em 1984 se iniciou a construção do atual hangar do Esquadrão e, cinco anos mais tarde, foram retomadas as operações aéreas na região, quando o então Destacamento Aéreo operava 02 helicópteros UH-12 Esquilo.

Em 16 de Maio de 1995, de acordo com a Portaria nº 0292 do então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, foi criado o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4).

Sua ativação deu-se em 06 de Junho de 1995, tornando-se assim uma Unidade Aérea Operativa da Marinha do Brasil, subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, cuja área de jurisdição compreende os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A partir de 29 de maio de 2004, o Esquadrão passou a operar 03 helicópteros IH-6B Bell Jet Ranger III.

Seus meios aéreos são empregados nas tarefas de transporte de tropa, ligação e observação, apoio aéreo aproximado, apoio logístico móvel, reconhecimento armado, cobertura aérea, escolta, ataque aéreo, esclarecimento, busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM) e combate a incêndio.

Em 23 de janeiro de 2012, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) iniciou o deslocamento de duas aeronaves UH-12 Esquilo, a N-7052 e a N-7053, a fim de apoiar o 6º Distrito Naval e qualificar oficiais e praças do então 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4) no novo modelo de aeronave.

Em 13 de julho de 2012 o HU-4 recebeu por transferência do Esquadrão HU-1, duas aeronaves UH-12 Esquilo de prefixos N-7052 e N-7053.

Seguindo as novas diretrizes para a denominação dos Esquadrões Distritais, em 21 de Junho de 2019, através da Portaria Nº 179/MB do Comandante da Marinha, o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4) teve a sua denominação alterada para 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (HU-61).

O HU-61 é conhecido como Esquadrão Gavião Pantaneiro, assim como as aeronaves que opera, alusivo a espécie falconiforme, da família dos aciptrídeos e falconídeos, ave dotada de visão privilegiada, soberana na região do Pantanal. Frequenta terrenos abertos, descampados, margens dos rios, lagoas e cerrados, onde a qualquer momento pode capturar sua presa.

O símbolo deste Esquadrão tradução a vivacidade, audácia e astúcia deste predador por natureza é a representação fiel dos sentimentos do Esquadrão HU-61 no cumprimento de suas missões.

Seu atual Comandante é o Capitão de Fragata Leonardo José de Pádua Andrade.

“Gavião, as Asas da Marinha no Pantanal”

 

Tags: 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (HU-61)4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4)6° Distrito NavalAirbus HelicoptersComando da Força Aeronaval (ComForAerNav)Gavião PantaneiroHB350 EsquiloHelibrasLadárioMarinha do Brasil (MB)UH-12 Esquilo
Notícia Anterior

Esquadrão HA-1 completa 44 anos

Próxima Notícia

COMAE realiza operação de controle do SGDC no COPE-S no Rio de Janeiro

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Vídeo – KC-390 da FAB lança carga na EACF pela primeira vez

02/07/2022 - 15:33
Aviação

Vídeo: KC-390 vai lançar carga na Estação Antártica Comte Ferraz pela primeira vez

30/06/2022 - 20:21
Aviação

Comando da Força Aeronaval realizará Cerimônia de Ativação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (QE-1)

29/06/2022 - 20:29
Carregar mais
Próxima Notícia

COMAE realiza operação de controle do SGDC no COPE-S no Rio de Janeiro

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Flanker em França, Alemanha e Suécia assinam acordo para o projeto do Future Mid-Size Tactical Cargo, que substituirá o C-130 Hercules e o CN-235
  • Dodô em NUCLEP fez novas entregas para o protótipo do Submarino Nuclear Brasileiro
  • Flanker em FAB intercepta avião carregando drogas e Super Tucano efetua tiro de detenção
  • Jefferson Kami em França, Alemanha e Suécia assinam acordo para o projeto do Future Mid-Size Tactical Cargo, que substituirá o C-130 Hercules e o CN-235
  • Kornet em França, Alemanha e Suécia assinam acordo para o projeto do Future Mid-Size Tactical Cargo, que substituirá o C-130 Hercules e o CN-235
  • ADM em ICT-MB no Rio de Janeiro recebem visita de Agência Norte-Americana de Pesquisa Naval
  • ADM em França, Alemanha e Suécia assinam acordo para o projeto do Future Mid-Size Tactical Cargo, que substituirá o C-130 Hercules e o CN-235




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval